Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jg231ai não é, basta ir ao twitter que vê muitos a virem para cá, só por causa do "NHR 2.0"

Tem que deixar o twitter...
    Sendo extra comunitário, reformado rico ou nómada digital... há outras opções também.
    Para os PALOP nem tanto... mas lá está, nós temos os PALOP, outros ex-colonizadores têm outros acordos e tendências também...
  2. Colocado por: Dias12E não venha dizer que o problema é a falta de construção que não é verdade. Em 2019 éramos o país com mais casas por habitante. Mas parece que mesmo assim não chegam para nós.
    https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugal-e-o-pais-desenvolvido-com-mais-casas-11629076.html/

Oh... em Cascos de Rolha...
    Décadas a centralizar os empregos em Lisboa e Porto... e agora admirámo-nos.
    Casas vazias há muitas... longe de tudo. Essas sim, estão boas para os nómadas digitais, sejam eles estrangeiros ou portugueses.
    As cidades precisam de mais densidade e compactação ao nivel da habitação, pois é assim que está distribuído o emprego também.
    Se quisermos manter este tecido urbano difuso, é preciso "espalhar" o emprego pelo território também. Idem para os serviços, universidades, etc etc...
    Entre as duas, ainda acho melhor a compactação de tudo...
    Concordam com este comentário: paulo.g
  3. Colocado por: N Miguel OliveiraOh... em Cascos de Rolha.

Exato... mas isso interessa 'pouco' para quem ja tem ideias pre-concebidas.

Aqui em Viseu tambem pode refutar aquilo que eu disse sobre os T3 a 350 mil euros, porque afinal e possivel comprar uma vivenda T2 em Boaldeia a 'supostos' 15 min de Viseu :)
    https://www.idealista.pt/imovel/33571529/

Aqui a questao e que ninguem quer ir morar para cascos de rolha, todos querem morar em zonas urbanos e o mais proximo possivel da sua vivencia diaria. Como a oferta e limitada e a procura muita, os precos aumentam, seja aqui ou na Cochichina. Enquanto nao se aumentar a oferta para acomodar o aumento de procura, nao se vai impedir o crescimento dos precos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, OliveiroS/N
  4. Boa noite!

Vinha aqui pedir algum aconselhamento se fosse possível. Tenho estado à procura de casa para comprar, a inclinar-me mais para a margem sul, em especifico Almada.

Tenho visto mais nas zonas de Corroios, Feijó e Laranjeiro. Não tenho carro por isso é importante estar perto de transportes.

Tenho um imóvel em vista que gostei bastante, que a que só consegui baixar 2k a negociar, de 199k para 197k. Ainda não avancei com CPCV e estou a pensar retirar a proposta. Acho que continua inflacionada, mas pelo que tenho visto, não há assim tantas casas disponiveis na zona pelo que estou a achar dificil comparar preços.

Alguém tem ideia dos preços para o centro do Laranjeiro? É um T2, com cerca de 72m2 brutos, superficialmente remodelado há cerca de 2 anos mas ainda com cozinha e casa de banho dos anos 2000. Prédio dos anos 80, sem elevador, último andar com arrecadação por cima.

Ontem apareceu um novo imóvel na mesma rua com 90m2 por 189k, o que me deixou ainda mais de pé atrás apesar de não ter gostado particularmente da casa.
  5. Hoje passei na serra de casal de cambra e havia moradias novas, construídas ao mesmo tempo da minha (terminada em meados de 2023), que ainda estavam para venda!
    • NLuz
    • 12 novembro 2024
    Colocado por: rafaellp24Boa noite!

Vinha aqui pedir algum aconselhamento se fosse possível. Tenho estado à procura de casa para comprar, a inclinar-me mais para a margem sul, em especifico Almada.

Tenho visto mais nas zonas de Corroios, Feijó e Laranjeiro. Não tenho carro por isso é importante estar perto de transportes.

Tenho um imóvel em vista que gostei bastante, que a que só consegui baixar 2k a negociar, de 199k para 197k. Ainda não avancei com CPCV e estou a pensar retirar a proposta. Acho que continua inflacionada, mas pelo que tenho visto, não há assim tantas casas disponiveis na zona pelo que estou a achar dificil comparar preços.

Alguém tem ideia dos preços para o centro do Laranjeiro? É um T2, com cerca de 72m2 brutos, superficialmente remodelado há cerca de 2 anos mas ainda com cozinha e casa de banho dos anos 2000. Prédio dos anos 80, sem elevador, último andar com arrecadação por cima.

Ontem apareceu um novo imóvel na mesma rua com 90m2 por 189k, o que me deixou ainda mais de pé atrás apesar de não ter gostado particularmente da casa.

Sem elevador(3 andar ? )com essas características não dava mais de 170k
    Mas acho que já percebeu que ao aparecer esse novo imovel com melhores características e mais barato, o que anda a ver está caro...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6. Colocado por: RUIOLIHoje passei na serra de casal de cambra e havia moradias novas, construídas ao mesmo tempo da minha (terminada em meados de 2023), que ainda estavam para venda!

Quais, em banda acima de 700k€ ou as isoladas acima de 1.2M€?
  7. Colocado por: Varejote700k€ isoladas

Acho que era mais assim
  8. Colocado por: RUIOLI

Acho que era mais assim

As que vejo isoladas novas maiores, são acima de 1.2M€.

Tenho um amigo que fez lá moradia isolada na zona, comprou em 2015 o terreno ao preço da uva mijona.
  9. Colocado por: VarejoteTenho um amigo que fez lá moradia isolada na zona, comprou em 2015 o terreno ao preço da uva mijona.
    Foi como eu, se fosse agora, não tinha hipótese.
  10. Colocado por: dmanteigasOs turistas tambem compram e arrendam casas?
    AL, valoriza e de que maneira as casas de determinada zona, pois passa, a ser consideradas como uma boa fonte de rendimento potencial.
  11. Colocado por: dmanteigasSo digo que achar que o problema da habitacao em Portugal se deve a emigrantes ricos e nomadas digitais e precisamente um dos motivos pelo qual nunca vamos encontrar as solucoes certas.
    O problema de habitação em Portugal não se deve só a este ou aquele motivo, mas à convergência de todos eles. Ora os RNH e os emigrantes apenas vêm aquecer ainda mais um mercado de habitação que já não consegue suprir a demanda.
  12. Colocado por: dmanteigasAchar que sao 10 ou 15% das transacoes que influenciam os precos... :)
    0% é que lhe garanto que não influenciaria.

Colocado por: N Miguel OliveiraPortugal não é a última bolacha do pacote...
    Mas era a bolacha mais barata. Era… que hoje em dia já não tenho a certeza
  13. Colocado por: dmanteigasT3 a 350 mil euros, porque afinal e possivel comprar uma vivenda T2 em Boaldeia a 'supostos' 15 min de Viseu :)
    E não está a 15 min-20 min? Eu por acaso conheço bem a zona, e apesar de nunca ter cronometrado, o tempo deve ser esse. Quem acha que boaldeia é longe de Viseu é porque nunca viveu numa cidade grande.

Colocado por: dmanteigasComo a oferta e limitada e a procura muita, os precos aumentam,
    E portanto na sua perspectiva, RNM, nómadas digitais, imigrantes e turistas (via arrendamento) não têm qualquer impacto na procura? Ou um impacto muito reduzido, é isso?
  14. Colocado por: dmanteigasCertamente. Porque se nao fossem os emigrantes ricos e os nomadas digitais, um quarto no centro de Lisboa custava ai 200e/mes. Um T3 novo a volta de 250 mil euros.

O meu comentário não foi sobre Portugal e muito menos Lisboa.
    Foi para tentar perceber qual a causa de nos países nórdicos, o preço das casas, não ter subido quase nada.
    Esse poderá ser um dos factores, mas não serão certamente os únicos. Se quiser adicionar mais alguns, talvez ajudasse a tentar perceber este fenómeno.
  15. Colocado por: HAL_9000AL, valoriza e de que maneira as casas de determinada zona, pois passa, a ser consideradas como uma boa fonte de rendimento potencial.

A AL veio reabilitar casas que estavam a cair de podres porque ninguem as queria ha uns anos atras. E mais uma vez... isso e verdade no centro de Lisboa e Porto. Na aldeia onde comprei o terreno existem pelo menos 3 ALs que foram moradias velhas reabilitadas e a valorizacao dos terrenos e casas a volta foi zero... alias, continua tudo ao preco da uva mijona pois ninguem lhes quer pegar. Mesmo as que la estao, foram investimentos feitos com fundos europeus... Achar que a AL compete diretamente com o mercado habitacional e ter pouca nocao do mercado.

Colocado por: HAL_9000O problema de habitação em Portugal não se deve só a este ou aquele motivo, mas à convergência de todos eles. Ora os RNH e os emigrantes apenas vêm aquecer ainda mais um mercado de habitação que já não consegue suprir a demanda.

Colocado por: HAL_90000% é que lhe garanto que não influenciaria.

Obviamente... num mercado com 'problemas', tudo o que e adicional por mais pequeno que seja faz o copo transbordar ainda mais. Mas isto e tradicionalmente portugues. Pegar em algo de impacto reduzido mas com uma solucao aparentemente 'facil' (AL, RNH, Imigrantes ricos) para vender como sendo a raiz de todos os males. Alias... em Barcelona andam a testar muitas destas solucoes 'faceis' com os resultados desastrosos que se conhecem. A proxima vai ser o fim das ALs...

E repare numa coisa, eu dar-lhe-ia toda a razao se os dados objetivos demonstrassem que era este o problema. E ha certas zonas onde isto e o problema. Por exemplo, em certas zonas do Algarve e impossivel ter habitacao a precos 'normais' quando o mercado de luxo e tao forte e atrativo para quem vende/constroi. No centro de Lisboa e Porto e dificil encontrar casas a precos decentes pois o pouco que ha tem uma procura gigante por parte desta malta com maior poder de compra (centros esses que estavam completamente abandalhados e abandonados ha uns anos atras e eram um 'problema' urbanistico... mas entretanto toda a gente se esqueceu disso).

Colocado por: HAL_9000E não está a 15 min-20 min? Eu por acaso conheço bem a zona, e apesar de nunca ter cronometrado, o tempo deve ser esse. Quem acha que boaldeia é longe de Viseu é porque nunca viveu numa cidade grande.

15min demoro eu na minha mota de 115cv sem respeitar as regras de transito. 20min demora um carro as 2 da manha sem transito. O normal e 25 a 30min a chegar ao centro.
    De transportes publicos, que sao escassos, estamos a falar de quase 1h... eu sei bem porque o autocarro que me apanhava vinha da Boaldeia. Eu que morei em Torres Vedras e na Malveira a trabalhar em Lisboa percebo a falta de interesse nestas zonas. Porque ao contrario dos suburbios de uma grande cidade, estas regioes do interior nao tem rigorosamente nada. Querem fazer compras, e preciso ir a viseu. Querem tomar cafe, viseu. Jantar fora, viseu... Nao e como morar em Torres Vedras, que e um centro urbano mesmo estando a 50km de Viseu.

Mas porque motivo toquei neste ponto? Precisamente para explicar que o problema da habitacao por um lado e muito mais complexo e muito menos relacionado com a 'procura externa' do que aquilo que muita gente, principalmente da extrema esquerda, quer fazer parecer. Quando se diz que existem muitas casas em Portugal e efetivamente verdade. O problema e que existe uma falta tremenda de casas para o tipo de procura que temos. Um jovem casal, na casa dos 30, quer uma casa num centro urbano onde num raio de 3/5km tenha hipermercados, restaurantes, escolas para os filhos e acessibilidades para 'tocar' o minimo possivel no carro. Quer que tenha acesso a Uber eats, Glovo, etc. Quer que tenha transportes publicos eficientes e nao 3 autocarros por dia. Dai que encontramos estas disparidades que demonstrei - T3 novo no centro da cidade por 400 mil euros, e numa aldeia a 15km da cidade vemos por vezes moradias novas, com terrenos enormes e mais area por 300 mil euros. Ou um T2 usado por 200 mil euros, e moradias T2 remodeladas por nem 100 mil euros. E por exemplo... na aldeia onde comprei o meu terreno existem varias moradias velhas para venda. Os precos, nos ultimos anos, ao inves de subirem descem. No mesmo periodo de tempo, um T3 novo passou de 200 para 350 mil euros. Sao os RNH? Obvio que nao... e a concentracao urbana. Se 'toda' a gente quer vir viver para a cidade, nao ha milagres. As aldeias ficam despovoadas e os precos nas cidades sobem porque ha excesso de procura.

O mercado 'funciona' sempre. Viseu ja nao via tanta grua ha muitos anos. O problema e que na construcao o investimento que se faz hoje, so se nota passado 2/3 anos. E agora estamos essencialmente a 'comer' o resultado de anos de desinvestimento, excesso de burocracia estatal e falta de capitalizacao das empresas de construcao. Isto e valido para Viseu, Aveiro, Coimbra, Braga e suburbios das grandes cidades... nestas cidades mais pequenas, o que veio fazer o copo transbordar foi em 2 anos levarem com 5/10/15 mil imigrantes a procura de casas para arrendar e comprar na cidade, o que colocou maior pressao numa procura ja descontrolada. Mas sem eles os precos subiam na mesma... Porque o problema comecou muito antes. Falta de uma politica de transportes que permita ligar o meio urbano ao rural, excesso de burocracia e de pequenos poderes das camaras municipais e essencialmente um periodo alargado de anos em que a banca abandonou o investimento imobiliario o que fez com que as empresas deixassem de ter capital para construir e terem de se governar essencialmente com capitais proprios e permutas...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16. Colocado por: vmontalvaoO meu comentário não foi sobre Portugal e muito menos Lisboa.
    Foi para tentar perceber qual a causa de nos países nórdicos, o preço das casas, não ter subido quase nada.
    Esse poderá ser um dos factores, mas não serão certamente os únicos. Se quiser adicionar mais alguns, talvez ajudasse a tentar perceber este fenómeno.

Na Noruega qualquer estrangeiro pode comprar casas sem qq limitacao.
    Os precos la nao sobem sequer acima da inflacao por um motivo muito simples. Oferta e procura. Nao ha procura.
  17. Colocado por: N Miguel Oliveira

Tem que deixar o twitter...
    Sendo extra comunitário, reformado rico ou nómada digital... há outras opções também.
    Para os PALOP nem tanto... mas lá está, nós temos os PALOP, outros ex-colonizadores têm outros acordos e tendências também...

Não é nem reformado nem nomada digital. Claro que afeta o mercado, agora também concordo que obviamente não são os que afetam mais.

Curiosamente, a pessoa em questão vem do UK por causa do UK estar a "levar" com demasiados imigrantes que depois vão buscar benefícios sociais. 😅
  18. Colocado por: dmanteigasA AL veio reabilitar casas que estavam a cair de podres porque ninguem as queria ha uns anos atras
    Certo, e outras tantas que estavam desocupadas ou em arrendamento tradicional e transitaram para AL.

Colocado por: dmanteigasa aldeia onde comprei o terreno existem pelo menos 3 ALs que foram moradias velhas reabilitadas e a valorizacao dos terrenos e casas a volta foi zero..
    Pois já eu, na vila onde tenho a casa, bastou um casal de estrangeiros comprarem lá um terreno urbano a preço inflaccionado (o vendedor curiosamente é Lisboeta), para todos os terrenos urbanos na zona terem dispardo de preço (se os vendem ou não, são outros 500, mas a maioria das pessoas que está a vender, não tem grande pressa em fazê-lo). Tudo afeta o mercado, inclusivamente as percepções.

Colocado por: dmanteigas15min demoro eu na minha mota de 115cv sem respeitar as regras de transito. 20min demora um carro as 2 da manha sem transito. O normal e 25 a 30min a chegar ao centro.
    Juraria que de Caparosa a Viseu, não demoro mais de 20 min. Mas nunca cronometrei, e também não sei o que se considera centro.
    Ainda assim, ter preços acessiveis a 25 min de um grande centro urbano, não me parece nada mal.

Colocado por: dmanteigasAchar que a AL compete diretamente com o mercado habitacional e ter pouca nocao do mercado.
    Em algumas zonas acredito que seja extamanente como diz, mas em outras tantas o AL de facto veio contrubuir para o aumento de preços, sendo um entre outros factores.

De resto, totalmente de acordo consigo.
  19. Colocado por: HAL_9000RNM, nómadas digitais, imigrantes e turistas (via arrendamento)

Colocado por: jg231por causa do UK estar a "levar" com demasiados imigrantes

Levamos 4000 comentários nesta discussão... e é excusado.
    É "falar pó boneco", com isto dos imigrantes.
    Entendo que é o mais fácil, é o mais evidente, é muito mais simples procurar uma justificação básica e há vista de todos, que tentar compreender que o tema da habitação é complexo, e altamente dependente do Ordenamento do Território, do ciclo económico, da situação laboral, da demografia dos empregos, do tipo de empregos, do estado do Ensino, da burocracia, do sistema bancário.
    Mas como são temas "chatos", chuta-se para canto. "O problema são os estrangeiros, residentes e turistas..." Por favor... já não há paciência. Se contribuem para o agudizar do problema? Certamente que sim. Mas numa proporção que em nada tem que ver com a "realidade" que aqui se tenta passar, mais do que explicado sei lá quantas páginas atrás... Mas volta e meia, lá aparecem eles de novo, os estrangeiros, esses vandalhos...

Enquanto andarmos há volta de 20% da população e os efeitos "nefastos" que trazem consigo, e esquecer o real problema do nosso anémico Ordenamento do Território, do poder da Banca, da falta de valorização do ensino profissional, etc etc... podemos debater o que quisermos e desaparecer com todos os estrangeiros, residentes ou turistas... que o "problema" da habitação continuará.

O simples sintoma de que praticamente quase não existam promotores imobiliários (quando comparados com outros países), para mim é mais do que explicativo da situação. Outro detalhe importante... no dia em que uma casal só consiga pedir ao banco 100 ou 150mil, veremos o que acontece ao preço das casas. No dia em que deixarmos de tratar todos os empreiteiros por "gatunos" e olharmos com olhos de ver para o Ensino Profissional... talvez tenhamos alguma esperança... Outra coisa que parece faltar é responsabilidade urbanística de quem constrói e/ou de quem deixa construir... mas isso já é muita proza...

3.8750 seg. NEW