Colocado por: jg231ai não é, basta ir ao twitter que vê muitos a virem para cá, só por causa do "NHR 2.0"
Colocado por: Dias12E não venha dizer que o problema é a falta de construção que não é verdade. Em 2019 éramos o país com mais casas por habitante. Mas parece que mesmo assim não chegam para nós.
https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/portugal-e-o-pais-desenvolvido-com-mais-casas-11629076.html/
Colocado por: N Miguel OliveiraOh... em Cascos de Rolha.
Colocado por: rafaellp24Boa noite!
Vinha aqui pedir algum aconselhamento se fosse possível. Tenho estado à procura de casa para comprar, a inclinar-me mais para a margem sul, em especifico Almada.
Tenho visto mais nas zonas de Corroios, Feijó e Laranjeiro. Não tenho carro por isso é importante estar perto de transportes.
Tenho um imóvel em vista que gostei bastante, que a que só consegui baixar 2k a negociar, de 199k para 197k. Ainda não avancei com CPCV e estou a pensar retirar a proposta. Acho que continua inflacionada, mas pelo que tenho visto, não há assim tantas casas disponiveis na zona pelo que estou a achar dificil comparar preços.
Alguém tem ideia dos preços para o centro do Laranjeiro? É um T2, com cerca de 72m2 brutos, superficialmente remodelado há cerca de 2 anos mas ainda com cozinha e casa de banho dos anos 2000. Prédio dos anos 80, sem elevador, último andar com arrecadação por cima.
Ontem apareceu um novo imóvel na mesma rua com 90m2 por 189k, o que me deixou ainda mais de pé atrás apesar de não ter gostado particularmente da casa.
Colocado por: RUIOLIHoje passei na serra de casal de cambra e havia moradias novas, construídas ao mesmo tempo da minha (terminada em meados de 2023), que ainda estavam para venda!
Colocado por: Varejote700k€ isoladas
Colocado por: RUIOLI
Acho que era mais assim
Colocado por: VarejoteTenho um amigo que fez lá moradia isolada na zona, comprou em 2015 o terreno ao preço da uva mijona.Foi como eu, se fosse agora, não tinha hipótese.
Colocado por: dmanteigasOs turistas tambem compram e arrendam casas?AL, valoriza e de que maneira as casas de determinada zona, pois passa, a ser consideradas como uma boa fonte de rendimento potencial.
Colocado por: dmanteigasSo digo que achar que o problema da habitacao em Portugal se deve a emigrantes ricos e nomadas digitais e precisamente um dos motivos pelo qual nunca vamos encontrar as solucoes certas.O problema de habitação em Portugal não se deve só a este ou aquele motivo, mas à convergência de todos eles. Ora os RNH e os emigrantes apenas vêm aquecer ainda mais um mercado de habitação que já não consegue suprir a demanda.
Colocado por: dmanteigasAchar que sao 10 ou 15% das transacoes que influenciam os precos... :)0% é que lhe garanto que não influenciaria.
Colocado por: N Miguel OliveiraPortugal não é a última bolacha do pacote...Mas era a bolacha mais barata. Era… que hoje em dia já não tenho a certeza
Colocado por: dmanteigasT3 a 350 mil euros, porque afinal e possivel comprar uma vivenda T2 em Boaldeia a 'supostos' 15 min de Viseu :)E não está a 15 min-20 min? Eu por acaso conheço bem a zona, e apesar de nunca ter cronometrado, o tempo deve ser esse. Quem acha que boaldeia é longe de Viseu é porque nunca viveu numa cidade grande.
Colocado por: dmanteigasComo a oferta e limitada e a procura muita, os precos aumentam,E portanto na sua perspectiva, RNM, nómadas digitais, imigrantes e turistas (via arrendamento) não têm qualquer impacto na procura? Ou um impacto muito reduzido, é isso?
Colocado por: dmanteigasCertamente. Porque se nao fossem os emigrantes ricos e os nomadas digitais, um quarto no centro de Lisboa custava ai 200e/mes. Um T3 novo a volta de 250 mil euros.
Colocado por: HAL_9000AL, valoriza e de que maneira as casas de determinada zona, pois passa, a ser consideradas como uma boa fonte de rendimento potencial.
Colocado por: HAL_9000O problema de habitação em Portugal não se deve só a este ou aquele motivo, mas à convergência de todos eles. Ora os RNH e os emigrantes apenas vêm aquecer ainda mais um mercado de habitação que já não consegue suprir a demanda.
Colocado por: HAL_90000% é que lhe garanto que não influenciaria.
Colocado por: HAL_9000E não está a 15 min-20 min? Eu por acaso conheço bem a zona, e apesar de nunca ter cronometrado, o tempo deve ser esse. Quem acha que boaldeia é longe de Viseu é porque nunca viveu numa cidade grande.
Colocado por: vmontalvaoO meu comentário não foi sobre Portugal e muito menos Lisboa.
Foi para tentar perceber qual a causa de nos países nórdicos, o preço das casas, não ter subido quase nada.
Esse poderá ser um dos factores, mas não serão certamente os únicos. Se quiser adicionar mais alguns, talvez ajudasse a tentar perceber este fenómeno.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Tem que deixar o twitter...
Sendo extra comunitário, reformado rico ou nómada digital... há outras opções também.
Para os PALOP nem tanto... mas lá está, nós temos os PALOP, outros ex-colonizadores têm outros acordos e tendências também...
Colocado por: dmanteigasA AL veio reabilitar casas que estavam a cair de podres porque ninguem as queria ha uns anos atrasCerto, e outras tantas que estavam desocupadas ou em arrendamento tradicional e transitaram para AL.
Colocado por: dmanteigasa aldeia onde comprei o terreno existem pelo menos 3 ALs que foram moradias velhas reabilitadas e a valorizacao dos terrenos e casas a volta foi zero..Pois já eu, na vila onde tenho a casa, bastou um casal de estrangeiros comprarem lá um terreno urbano a preço inflaccionado (o vendedor curiosamente é Lisboeta), para todos os terrenos urbanos na zona terem dispardo de preço (se os vendem ou não, são outros 500, mas a maioria das pessoas que está a vender, não tem grande pressa em fazê-lo). Tudo afeta o mercado, inclusivamente as percepções.
Colocado por: dmanteigas15min demoro eu na minha mota de 115cv sem respeitar as regras de transito. 20min demora um carro as 2 da manha sem transito. O normal e 25 a 30min a chegar ao centro.Juraria que de Caparosa a Viseu, não demoro mais de 20 min. Mas nunca cronometrei, e também não sei o que se considera centro.
Colocado por: dmanteigasAchar que a AL compete diretamente com o mercado habitacional e ter pouca nocao do mercado.Em algumas zonas acredito que seja extamanente como diz, mas em outras tantas o AL de facto veio contrubuir para o aumento de preços, sendo um entre outros factores.
Colocado por: HAL_9000RNM, nómadas digitais, imigrantes e turistas (via arrendamento)
Colocado por: jg231por causa do UK estar a "levar" com demasiados imigrantes