Colocado por: reg
Não necessariamente, se for mais difícil comprar então pessoas vão querer alugar mais, preços vão subir naturalmente, quem tiver dinheiro vai comprar na mesma e mete owra alugar mais caro.
Colocado por: jg231tenho que aprender é a mudar de país
Colocado por: dmanteigas
Tambem e uma opcao.
E acredite, ninguem ficou mais revoltado que eu com o aborto que foi o novo IRS jovem. Eu 2025 vou deixar so em retencao um montante que quase dava para a entrada de uma casa... com o IRS jovem original do PSD ia apenas pagar 1/3 daquilo. Com o atual, como estou no 11o ano de rendimentos, pago o mesmo que os outros... mas ainda assim nao faco as contas erradas. O atual IRS jovem que tem como limite os 28 mil euros coletaveis, permite poupar no maximo cerca de 6 mil euros no 1o ano, 4500 do 2 ao 4o ano, 3000 do 5 ao 8o ano e 1500 ate ao 10o ano. Ou seja... alguem que nos 10 anos usufrua sempre do desconto maximo do IRS jovem (rendimento coletavel superior a 28 mil euros) recebe uma borla fiscal total de 35500e. Longe dos 90 mil que falou...
Colocado por: jg231aparentemente n é assim que o limite funciona
Colocado por: jg231O desconto aplica-se a uma parte do rendimento que não exceda 28 mil euros e diminui todos os anos. Por conseguinte, o montante total do imposto poupado será significativamente inferior
aparentemente n é assim que o limite funciona
simução aqui para 3k,https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/orcamentoestado/irs-e-seguranca-social/regime-de-isencao-para-jovens.html qui
51k, bem mais que esses 35k
agora adicione mais uns €s e chega lá
E sim, a pwc e que so tem patetas a trabalhar... e foi derivado dessa 'patetice' que o Expresso ate publicou uma noticia onde dizia que um jogador de futebol ia poupar 15 mil euros :) E e muito simples de utilizar a cabeca, ter espirito critico, e perceber o erro da pwc. Basta pegar no seguinte:
Pagina do governo:
https://www2.gov.pt/noticias/novo-modelo-de-irs-jovem-em-2025
(print em baixo) - 100% de isencao apenas no primeiro ano de rendimentos, 75% no 2o, 3o e 4o anos.
Pagina da Pwc (print em baixo):
Todos os 4 anos apresentam exatamente a mesma isencao e valor de imposto que nao se paga, o que e... impossivel.
Alem de outros erros no apuramento do imposto. Por exemplo, alguem que receba 42000e/ano tem de rendimento coletavel cerca de 37 mil euros. Mesmo no 1o ano de IRS jovem, os primeiros 28 mil nao pagam imposto, mas os restantes 9 mil estao no 6o escalao de IRS pagando assim 35.5% o que corresponde a 3300e e nao os 2000 de imposto final que aparecem. Alias... o estagiario da Pwc que fez o quadro e as contas e tao burrinho que de um ordenado de 42000e anuais meteu como rendimento liquido 39300e que e impossivel... pois o IRS apura-se sobre o rendimento coletavel e para um ordenado de 42000 o rendimento coletavel e bem inferior a 39300.
Alias... basta pegar nos escaloes de IRS e perceber que ate ao 5o escalao (28300e) o imposto maximo que se paga e 5929e (1047+676+1116+1268+1822) logo e matematicamente impossivel ter isencao de IRS no valor de 6928e quando o maximo que se paga ate ao limite e 5929.
Quando se fala em literacia financeira e precisamente isto. 90% da populacao portuguesa completa a escolaridade obrigatoria sem fazer ideia como se apura o IRS.
Colocado por: Gabr98O desconto aplica-se a uma parte do rendimento que não exceda 28 mil euros e diminui todos os anos. Por conseguinte, o montante total do imposto poupado será significativamente inferior
Colocado por: jg231não, não é matematicamente impossível, não são os primeiros 28000 que estão isentos
A isenção do IRS jovem tem como limite máximo 55 vezes o valor do IAS, ou seja, 28.737,50 euros em 2025, e é de:
Acho que estamos a entrar na fase de ou nao saber ler, ou nao querer ler.
Retirado da pagina do governo acima:
Colocado por: N Miguel OliveiraO problema é que "instaurou-se" a ideia de que os residentes devem fugir do mercado de arrendamento como o diabo da cruz.Não se "instaurou" a ideia. A experiência é que dita que é mais seguro, e uma melhor decisão financeira, comprar do que arrendar.
Basicamente "todos" temos que ser proprietários, custe o que custar...
Colocado por: HAL_9000Arrendaram um apartamento T2 a meias com outro casal (...) Aos 65 anos
Colocado por: rod_2000Mas estando reformados, eles têm hipótese de viver onde quiseremEu também acho isso. Mas eles ainda n estão reformados, e de qualquer maneira não querem sair da zona onde vivem. Muito mais jovem sou eu, e fui viver para uma zona menos "in" de modo a não aumentar o meu esforço financeiro.
Colocado por: jg231informe-se melhor antes de dizer coisas disparatadas
Colocado por: HAL_9000Não me parece dificim perceber porquê que se "instaurou" a ideia.
Colocado por: ferreiraj125Não faço qualquer questão de morrer com centenas de milhares de euros empatados num imovel.
Colocado por: N Miguel OliveiraOu põe a casa que tem a alugar, para que com isso pague aluguer noutro lado. É preciso que haja fogos dedicados a este mercado...Seria essa a minha estratégia. Ainda assim, face ao panorama actual, e havendo possibilidade, continua a compensar comprar vs arrendar.
Colocado por: ferreiraj125Não faço qualquer questão de morrer com centenas de milhares de euros empatados num imovel.
Colocado por: HAL_9000Seria essa a minha estratégia. Ainda assim, face ao panorama actual, e havendo possibilidade, continua a compensar comprar vs arrendar.