Colocado por: PalhavaNo mínimo 400€/mês por cada 100K de investimento.
Colocado por: N Miguel Oliveirahttps://expresso.pt/sociedade/2025-01-23-casas-hoteis-piscinas-94-dos-projetos-urbanisticos-inspecionados-tinham-ilegalidades-1f3ba388
Da saga, "procuro Arquitecto barato e com conhecimentos na Câmara"...
Ainda que isto parece-me demasiado alarmista. 94%??? Muitas destas ilegalidades podem advir da própria legislação ambígua e dispersa que temos.
Se isto foi assim entre 2020 e 2024... imagino agora com as Comunicações Prévias...
Colocado por: dmanteigas
E haver quem os pague? :)
Ate a 1000e ja ficam meses os anuncios no Imovirtual... quando eu arrendei o meu em 2021 ate encontrar anuncios era dificil. Agora ja existem bastantes e que se arrastam no tempo.
Tambem por isso acho que vamos existir a uma estabilizacao nos precos. O novo imobiliario nao tem qualquer atratividade para investidores em muitas partes do pais que nao seja rezar por um ritmo de subida do valor do imovel elevado.
Colocado por: dmanteigasTambém é verdade. Há alguns anúncios com requisitos ridículos. O último que vi até seguro se renda pedia ou em alternativa 1 ano de rendas pagas de avanço
Colocado por: dmanteigasFaça o seu trabalho de casa e em vez de arrendar a quem paga mais, arrendar a quem dá garantias de tratar bem a casa
Colocado por: Carvai
Exatamente o que faço há 12 anos. Rendas acessíveis (abaixo das consideradas pelo Estado) mas só com Garantia Bancária. Neste momento tenho um T2 arrendado em Benfica por 750€. No Algarve outro T2 c/ garagem por 480€. Contratos de 5 anos para poupar no IRS. E até agora tenho-me dado bem.
O que tem de ridículo um seguro de renda ou uma garantia bancária? Devo entregar uma casa de centenas de milhares de euros a uma pessoa que os bancos não dão um crédito de meia duzia de milhares?
Mais de 2 rendas adiantadas não é legal e não resolve nada, apenas adia um potencial problema.
- Os Governos desde o tempo de Salazar só têm feito asneira no arrendamento alegadamente para proteger uma classe, os inquilinos, mas que acabou por desvirtuar totalmente o mercado.
Uma Justiça que tal como noutras atividades falha completamente.
Colocado por: dmanteigasTer o estado a dar garantias bancárias para rendas era uma ideia excelente... Para meter o contribuinte a pagar as casas dos outros :)
Colocado por: dmanteigasAMG, o que muda é que a garantia bancária para a casa tem... Uma casa como garantia, sendo que o estado tem preferência. Logo as possibilidades de o estado perder dinheiro com a garantia a compra são quase nenhumas.
Uma garantia a renda tem... 0 garantias. Se o inquilino deixa de pagar (altamente provável) não há nada que o estado possa executar.
É uma ideia estapafurdia
Colocado por: dmanteigasAMG, o que muda é que a garantia bancária para a casa tem... Uma casa como garantia, sendo que o estado tem preferência. Logo as possibilidades de o estado perder dinheiro com a garantia a compra são quase nenhumas.
Uma garantia a renda tem... 0 garantias. Se o inquilino deixa de pagar (altamente provável) não há nada que o estado possa executar.
É uma ideia estapafurdia