Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: diouf_matos

    Não é só a idade da reforma que tem mudado.
    Tem mudado os anos que contavam para a reforma, tem mudado a percentagem sobre esses montantes... e vai continuar a mudar, continuem a acreditar que são só os anos que mudam, quando se reformarem a levar metade ou menos daquilo que estão habituados a receber até apitam...
    Concordam com este comentário:HAL_9000


    Infelizmente é esse o futuro. O problema está na forma como estamos a fazer descontos, e não são poucos se considerarmos a parte que a empresa paga. Está tudo trocado.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: ferreiraj125

    é uma situação tragica

    estes imigrantes vêm remediar um problema especifico no curto prazo (reformas atuais)

    criando outro tipo de problemas no curto prazo, e problemas ainda maiores no longo prazo

    o mundo está louco


    Toda a gente aplaude, porque os imigrantes na realidade são vistos como escravos com salários. Vêm para fazer o que mais ninguém quer fazer, vivem em casas onde mais ninguém quer viver, fazem descontos para SS que muito provavelmente não vão usufruir porque quase de certeza vão sair daqui.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: ferreiraj125os reformados atuais andam a receber quase tanto quanto recebiam antes de se reformar, uma miseria, eu sei, mas no futuro, não vamos receber nem metade disso, mas que se f***!


    Ora exatamente por isso é que o estado sem querer anda a criar futuros sem abrigo, quem por exemplo receber SMN hoje vai ter uma reforma muito miserável. E por muito que tentam subir o SMN não estão a ajudar nada, só pioram, porque deixam de pagar IRS.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: ferreiraj125não seria mais justo cair já para um valor mais toleravel como 70% mas que permitisse no futuro mantê-la pelo menos nos 60%?


    Isso levaria a cortes das reformas atuais, nenhum governo faria isso. Ao meu ver, o que vai acontecer é que vão deixar chegar até ao ponto de não retorno e vão por toda a gente perante uma escolha, corte brutal nas reformas ou não receber de todo.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: ferreiraj125Eu não quero esperar até aos 67 anos para curtir a vida.


    É o preço do estado social. Deve existir um equilíbrio sim. Batemos no fundo.
  1. Colocado por: regestamos a falar da SS e vem falar das escolas?


    Não, estamos a falar de imobiliário.

    E vêm vocês com a idade da reforma e com gozar a vida, seg social, e a constituição comunista :)

    Apenas comento, que era bom passarem uns tempos num país comunista para ver como é de facto... e uns tempos num país em que é tudo muito liberal, tudo privado... e talvez usássemos as palavras de melhor maneira. Pelo menos comigo, foi essa "constituíção comunista" como lhe chamou, que me permitiu estudar, perceber as diferenças, e a esta altura do campeonato perceber como irei viver a minha reforma sem contar com a Seg Social para nada. É um bónus, um chocolate, vai dar para ir almoçar fora algumas vezes e pouco mais. O que é que isto tem que ver com as escolas? Tudo! Queremos mais Doutores e empregos de valor acrescentado e blá blá blá... Pois, a base de tudo é a escola, e pelo que me parece a escola pública, com todos os problemas que tem, ainda se vai safando e dando oportunidades tanto a pobres como aos ricos.

    Falta o resto... que é ter gente orientada para os outros trabalhos também, que são indispensáveis. Com um ensino profissional mais robusto também. E aí, das duas uma, ou esses serviços começam a ser melhores remunerados, ou só encontrará imigrantes para as preencher as vagas.

    A base de tudo está no ensino.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel Oliveiraelo menos comigo, foi essa "constituíção comunista" como lhe chamou, que me permitiu estudar


    Países nórdicos têm excelentes escolas e no entanto não têm constituições comunistas nem de perto.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel Oliveiraperceber as diferenças, e a esta altura do campeonato perceber como irei viver a minha reforma sem contar com a Seg Social para nada


    grande parte do pessoal em Portugal não quer saber disso mas depois chora, é esse o problema crónico que temos
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  2. Colocado por: regPaíses nórdicos têm excelentes escolas e no entanto não têm constituições comunistas nem de perto.


    À beira da nossa, você acha que não?
    Com impostos ainda mais altos e tudo mais?

    Por isso digo, fazia falta passarem uns tempos em certos sítios para aprender a usar melhor as palavras.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel OliveiraPois, a base de tudo é a escola, e pelo que me parece a escola pública, com todos os problemas que tem, ainda se vai safando e dando oportunidades tanto a pobres como aos ricos.


    fala de escola pública como se fosse uma coisa boa. No entanto não ensinam sobre literacia financeira, uma coisa tão básica
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel OliveiraCom impostos ainda mais altos e tudo mais?


    impostos altos é sinónimo de comunismo?
  3. Colocado por: N Miguel Oliveira

    À beira da nossa, você acha que não?
    Com impostos ainda mais altos e tudo mais?

    Por isso digo, fazia falta passarem uns tempos em certos sítios para aprender a usar melhor as palavras.

    Constituições comunistas nos países nórdicos? Países onde o comunismo praticamente não teve expressão?
    Concordam com este comentário: reg
  4. Colocado por: regfala de escola pública como se fosse uma coisa boa.


    Terá muitos defeitos certamente... mas não tenho a menor dúvida que ter uma escola pública é fundamental. É o que permite a quem não nasceu num berço d'ouro estudar enquanto criança com o mínimo de condições. Ao passo que permite aos jovens terminarem um curso aos 23, em vez de terminar aos 30 por ter que estudar e trabalhar em simultâneo.

    Pelo gráfico atrás, até me parece que a nossa escola pública nem seja assim tão má... pois até os ricos vêem nela certa qualidade, por comparação com o ensino semipúblico/privado por exemplo.
  5. Colocado por: regimpostos altos é sinónimo de comunismo?


    Colocado por: SasapoConstituições comunistas nos países nórdicos? Países onde o comunismo praticamente não teve expressão?


    Eu não disse que são.
    Só não acho que a nossa constituíção seja mais comunista do que a deles.

    Por isso referi atrás, talvez passando por certos sítios apredessemos a usar melhor as palavras.
    Se sentissemos na pele o que é o comunismo verdadeiramente, talvez não diriamos isso da nossa constituíção.
  6. Colocado por: reggrande parte do pessoal em Portugal não quer saber disso
    Grande parte do pessoal não ganha sequer o suficiente pra fazer face ás despesas diárias quanto mais para investir a pensar na reforma. Ainda que concorde que cada um de nós deveria ter um plano alternativo para assegurar a sus subsitência um dia mais tarde, também tenho perfeita noção da realidade do país em que vivo.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel OliveiraÉ o que permite a quem não nasceu num berço d'ouro estudar enquanto criança com o mínimo de condições


    não basta nascer numa família rica, é preciso ter cabeça, sem isso nem na escola pública consegue estudar, ou melhor, consegue o canudo e fica a trabalhar num supermercado para o resto da vida.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel OliveiraAo passo que permite aos jovens terminarem um curso aos 23, em vez de terminar aos 30 por ter que estudar e trabalhar em simultâneo.


    muitos jovens têm de trabalhar para pagar quartos
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: N Miguel OliveiraSó não acho que a nossa constituíção seja mais comunista do que a deles.


    a nossa constituição infelizmente põe em causa a sustentabilidade do país, porque por exemplo não se pode discriminar pessoas positivamente, tudo têm de ser progressivo, ou seja se hipoteticamente toda a gente ganhava o mesmo salário e o mesmo fosse demasiado baixo, ninguém pagava nada e não teríamos o estado
  7. Colocado por: regnão basta nascer numa família rica, é preciso ter cabeça, sem isso nem na escola pública consegue estudar, ou melhor, consegue o canudo e fica a trabalhar num supermercado para o resto da vida.

    Mas acha que, tirando a parte monetária, na privada é mais dificil conseguir o canudo, é isso?
    Eu diria que é preciso ter cabeça seja onde fôr. E que é sem dúvida uma mais valia que qualquer jovem possa estudar até onde a cabeça lhe permitir... sem ter que abandonar o ensino, porque causa do custo desse mesmo ensino.

    Colocado por: regmuitos jovens têm de trabalhar para pagar quartos

    Obvio, e comer, materiais de estudo, materiais para os projectos, maquetas, transporte, etc. etc...
    Pelo que se não tiver que pagar uns milhares em propinas, já é uma valente ajuda que a sociedade lhes dá.
    Veja-se o exemplos dos USA, que aos 30-40 anos ainda andam a pagar os créditos bancários universitários...
    Eu definitivamente prefiro o ensino em Portugal que o dos USA por exemplo... Pode não ser tão bom, mas o cidadão médio sabe um bocado de tudo, por muito mal que lhe tenha corrido a escola.
    • reg
    • 5 fevereiro 2025
    Colocado por: HAL_9000Grande parte do pessoal não ganha sequer o suficiente pra fazer face ás despesas diárias


    Ora aí está a resposta correta. Não podemos continuar a fingir que somos ricos e dar tudo e à todos quando maioria não consegue sustentar a si próprio quanto mais ajudar o outro. É tudo relativo neste mundo.
 
4.3905 seg. NEW