Colocado por: N Miguel Oliveira
Pois, é verdade.
Como também o é de muitos norteamericanos morrerem em casa ou na rua sem nenhum cuidado médico nas últimas horas, porque nem ao hospital vão. Muitos têm uma saúde péssima, fazem exames a cada 15 anos... e nem pensar em ir ao médico.
Um azar duma poeira num olho, que crie infecção... até que lá desiste e vai ao médico uns 3 ou 4 dias depois... pode custar-lhe mais que o seu salário do mês. Acho que é mesmo falar da boca para fora... e de barriga cheia...
O simples facto de que sabe que vai ter que pagar uma ambulância nos USA ou na Suíça... faz o quê? Faz com que muitos tentem socorrer-se por outros meios... Por vezes isso leva a complicações... ou até mesmo à morte.
Colocado por: AMG1Agora comparar o nivel de stress p.e. de uma familia da classe média americana que se preocupe verdadeiramente com a educação dos seus filhos, com o truque da troca de moradas em Portugal é mesmo de quem não percebe peva do que estamos a falar.
Principalmente em Portugal, onde metade da populacao recebe subsidios do estado de alguma coisa.
Colocado por: regPorque muitos países gostam de ter nomes originais e não estrangeiros.
Colocado por: dmanteigas
Eu conheco razoavelmente bem o sistema de saude americano, fruto do meu trabalho.
O tipo de criticas que o N Miguel faz sao as normais para quem desconhece como funciona na pratica e a diferenca de principio vs o acesso a saude europeu.
Nos US, basicamente funciona a base da maxima liberdade, maxima responsabilidade. Ha coisas na vida que eu acho que nao devem funcionar assim. Saude e previdencia social (reformas), porque acho que as pessoas no geral sao demasiado 'burras' para terem responsabilidade sobre temas tao importantes. Digo acho porque nao tenho a sobranceria de julgar os sistemas dos outros, ate porque o sistema de saude dos US sustenta a inovacao em saude para quase todo o mundo. Logo sem um sistema como o deles, a nossa saude seria muito pior... Mas voltando ao tema. O que acontece na esmagadora maioria dos casos (e seria exatamente o mesmo que aconteceria em Portugal) e que a larga maioria das pessoas com toda esta liberdade opta sempre pelo minimo indispensavel. Vou pagar mais 100 dolares por mes para ter coberturas adicionais que podem ou nao acontecer? Ou que como tenho 30 anos e sou invencivel, de certeza que nao vou precisar? Obviamente que depois acabam nesses casos que refere... e obviamente que para quem e muito pobre ainda pior, apesar de o Obamacare ter tornado tudo bastante melhor.
Colocado por: dmanteigasVou abster-me de comentar isto :P
Existem enormes assimetrias entre escolas.
Colocado por: dmanteigasEu conheco razoavelmente bem o sistema de saude americano, fruto do meu trabalho.
O tipo de criticas que o N Miguel faz sao as normais para quem desconhece como funciona na pratica e a diferenca de principio vs o acesso a saude europeu.
Colocado por: regMas ninguém disse que o modelo americano é que é bom. Apenas disse que português está falido e precisa de reforma.
Colocado por: vmontalvao
Colocado por: N Miguel OliveiraConcerteza, e tem toda a razão nisso.
Colocado por: dmanteigastenha acabado com um PIB per capita inferior ao PIB per capita alemao
Colocado por: N Miguel Oliveira
Certo certo...
Lembre-se que quando o alemão vai a pé para o trabalho, ou de bicicleta... não contribui para o PIB.
Lembre-se que quando o americano pega na pick-up, enche o depósito, paga o desgaste e revisões, paga as portagens, paga o estacionamento, contribui bastante para o PIB por comparação com o alemão que nada fez.
Lembre-se que quando o alemão bebe àgua da fonte, usa o painel solar, etc... não contribui para o PIB.
Ao passo que o americano já nem água bebe, vai um latte e mete o AC no máximo... o PIB aumenta.
Quando a renda dum americano é muito maior que a dum alemão, este também contribui mais para o PIB.
Convém ter a noção que o PIB per capita é sim um bom indicador mas não conta a verdade toda. Ganhar mais, muito mais, não significa forçosamente ter melhor vida. Depende onde vive. Começo N de amigos e colegas com salários nos 120-150k$/ano e vivem de paycheck em paycheck ou quase.
Colocado por: regagora digo uma coisa, e tem a ver precisamente com esse tópico. Portugal é um país pobre em comparação com o resto da Europa/EUA, daí termos esses problemas todos, habitação, saúde, etc. É preciso investir claro mas quando não há dinheiro para tudo... isso é como nas profissões, ninguém é bom em tudo, pode é ter uma especialização numa coisa. É o problema crónico de Portugal que quer tudo de bom e depois tem tudo em mau estado.
Colocado por: regO Miguel tocou na ferida :) em Portugal temos muitos a viver em casas sociais a receber apoios sociais e não contribuir rigorosamente nada para o PIB, realmente tem toda a razão.
Colocado por: N Miguel OliveiraO problema do imobiliário resolve-se (não totalmente, mas sobretudo) através duma Secretaria de Estado (que devia ser Ministério) chamada Ordenamento do Terriório.
Colocado por: N Miguel OliveiraTodos nós queríamos ter nascido num berço mais dourado um pouco. :)
Colocado por: regO Miguel devia se afiliar num partido qualquer (PS/PSD) e ser nomeado o ministro desse tal gabinete e ficava resolvido. Se fosse tão fácil, já estaria resolvido.
Colocado por: reghá quem nasce na pobreza e consegue sair dela e viver melhor do que muitos, e não tem nada a ver com sorte, depois temos outros que preferem chorar e lamentar para o resto da vida
Colocado por: N Miguel OliveiraUrbanismo, Arquitectura, Engenharia Civil, Infraestrutura e Transportes
Colocado por: AMG1Não é sequer o facto do sistema ser financiado com seguros, que o torna menos inacessível do que os sistemas europeus, até porque alguns deles também são financiados dessa forma. O que o torna menos acessivel é tão só o facto do estado (e também a esmagadora maioria dos americanos) entender que tratar da saúde de cada um, não deve ser responsabilidade de todos.
Colocado por: AMG1Estava e bem, a referir-se as condições de acesso a cuidados de saude por parte da generalidade da população americana e não à qualidade desses serviços que são, em geral ótimos, muito provavelmente os melhores do mundo em muitas áreas, mas só acessíveis a quem os possa pagar, nem que seja por via dos seguros.
Colocado por: AMG1A questão é que para um americano, a simples ideia de que podemos todos ter o acesso garantido a cuidados de saúde por via da partilha dos custos, é algo que não lhes entra na cabeça, mesmo até a alguns daqueles a quem na europa chamam de radicais de esquerda.
Este tema até põe bem a claro as fragilidades, ou melhor, as perfeitas tontisses que são algumas leituras da politica americana, a partir da realidade europeia, como p.e. designar o partido democrata de esquerda, quando o que defendem, em muita coisa, não chega sequer aquilo que para um liberal europeu é um dado inquestionável.
Colocado por: N Miguel OliveiraGanhar mais, muito mais, não significa forçosamente ter melhor vida. Depende onde vive. Começo N de amigos e colegas com salários nos 120-150k$/ano e vivem de paycheck em paycheck ou quase.
Colocado por: N Miguel OliveiraNo final o meu ponto é, mesmo em áreas pequenas, comparavéis à relidade europeia, portuguesa... quando pega numa cidade, num county pode ter uma brutal riqueza dum lado dum muro... e a antítese disso a apenas alguns metros ao lado.
Colocado por: N Miguel OliveiraPrecisamente! É o que mais vou lendo... é o lamento, e a culpar os outros :)
Em vez de se fazerem à vida...
Colocado por: dmanteigasEu sei que o N Miguel quer a forca toda tentar passar a ideia que nao se vive assim tao bem nos US. E nao... mas no pior County americano, vive-se melhor que no Pais onde sem transferencias sociais mais de 40% da populacao vivia em pobreza extrema. E mesmo com transferencias sociais a % nao fica muito melhor...
Colocado por: dmanteigasSou aqui a que se chama talvez um liberal social, ou como diz o Camilo, um Social Democrata com pendor liberal. Dai que acho que o estado tem de intervir pouco, mas no pouco que intervem ser muito bom.Eu diria exactamente a mesma coisa de mim...