Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: ferreiraj125Como vês, para os bancos compensa mais remunerar pouco os depositos e pagar mais pelo que necessitarem a mais, do que remunerarem mais TODOS os depositos para conseguirem que as pessoas depositem dinheiro suficiente para as necessidades do banco.
    Eu não disse o contrário, sei exatamente porque que o fazem, não quer dizer que concorde com o mecanismo que permite isso.

O problema é que por cá é não ha concorrência entre os principais bancos, e o pessoal esta demasiado acomodado.

Tivesse o pessoal fibra, bastava limpar os depósitos dos principais bancos e começar a depositar nos pequenos que oferecem melhores taxas, e talvez as taxas de juro dos depósitos aumentassem qq coisa.
  2.  # 62

Colocado por: rjmsilvaNo seu saldo nunca desaparecem os 500 euros e você pode usar os 1000 euros à vontade, assim como eu posso usar os 500 euros que pedi, logo na economia havia 1000 e depois de eu obter o empréstimo passam a haver 1500. 500 euros foram criados pelo banco.
    Isso seria um problema se os depositantes todos decidissem usar todo o dinheiro em depósito, enquanto o dinheiro a crédito ainda não foi devolvido. Mas creio querido não se passa.

Ou seja, seria impossível o depositante dos 1000 euros e quem fez o crédito de 500 usarem simultaneamente os 1500 euros. Mas é perfeitamente possível o depositante dos 1000 euros usar até 500 e quem fez o crédito os outros 500.

Os bancos jogam com o facto de as poupanças, por regra não serem para mobilizar todas de uma vez.
    Daí que os bancos tb paguem melhor ou pior os empréstimos, em função da sua necessidade dos mesmos.
  3.  # 63

Colocado por: HAL_9000Isso seria um problema se os depositantes todos decidissem usar todo o dinheiro em depósito, enquanto o dinheiro a crédito ainda não foi devolvido. Mas creio querido não se passa.

Ou seja, seria impossível o depositante dos 1000 euros e quem fez o crédito de 500 usarem simultaneamente os 1500 euros. Mas é perfeitamente possível o depositante dos 1000 euros usar até 500 e quem fez o crédito os outros 500.

Os bancos jogam com o facto de as poupanças, por regra não serem para mobilizar todas de uma vez.
    Daí que os bancos tb paguem melhor ou pior os empréstimos, em função da sua necessidade dos mesmos.

Não é assim que funciona. A maior parte do dinheiro é apenas números num computador. O dinheiro emprestado não é o dinheiro dos depositantes. É dinheiro criado pelos empréstimos. O dinheiro dos depositantes serve apenas para definir a quantidade de dinheiro que o banco pode criar, são os tais rácios de capital.
  4.  # 64

Colocado por: rjmsilva. O dinheiro emprestado não é o dinheiro dos depositantes.
    certo, mas creio que não é muito saudável para o banco ter mais dinheiro em empréstimos do que em depósitos.

Daí que eu nunca tenha interpretado que os bancos comerciais aumentassem a quantidade de dinheiro em circulação, apesar de digitalmente de facto existir registro de mais dinheiro.
    • eu
    • 29 junho 2023

# 65

Colocado por: rjmsilvaA maior parte do dinheiro é apenas números num computador.

E qualquer dia, todo o dinheiro será assim.
    • AMG1
    • 29 junho 2023

# 66

Colocado por: rjmsilva

No seu saldo nunca desaparecem os 500 euros e você pode usar os 1000 euros à vontade, assim como eu posso usar os 500 euros que pedi, logo na economia havia 1000 e depois de eu obter o empréstimo passam a haver 1500. 500 euros foram criados pelo banco.

O dinheiro que me estão a emprestar é dinheiro que eu vou ganhar no futuro.

Por isso é que eu escrevi la atras que os bancos aumentam a massa monetária em circulação.
    Repare que os 1000 do depositante nao desaparecem mesmo que o devedor não pague os 500€, nesse caso o banco tem de assumir a perda. No fim o resultado será sempre o mesmo.
    • AMG1
    • 29 junho 2023

# 67

Colocado por: ferreiraj125

A rigor ele não disse que houve emissão de moeda.

Quando eu meto 100 000 € no banco e o banco decide emprestar 10 000 € "do meu dinheiro", da minha perspetiva eu continuo a ter 100 000 €, mas alguém agora tem também 10 000 €.
    Concordam com este comentário:rjmsilva,eu

Em rigor o que o rjmsilva disse foi "os bancos emprestam dinheiro que não existe", o que não corresponde a realidade. Ou seja se por absurdo o banco só tivesse 1000€ de clientes, nao podia emprestar 1500€. Isto obviamente se so tivesse como fonte de financiamento os depositos dos clientes.
    Tal como disse o que os bancos provocam é um aumento da massa monetaria em circulação, mas não emitem moeda ou "dinheiro". Mais uma vez, estão sempre a emprestar o dinheiro de alguém, o seu, o dos depositantes ou o de quem lhe emprestou.
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 68

Por curiosidade, por que motivo é que os bancos têm de depositar dinheiro no BCE?

Só estão obrigados a depositar o que constitua reservas ou colaterais devidos p.e. pela participação em sistemas de liquidação interbancaria, ou outros. Mas em regra estes depositos estão sempre acima das reservas ou colaterais minimos, mais por conveniência operacional.
    O BCE não remunera estas reservas.
  5.  # 69

Boas.
    E voltar ao assunto inicial comprar casa agora julho de 2023?!
  6.  # 70

Colocado por: InspectorgadjetE voltar ao assunto inicial comprar casa agora julho de 2023?!
    Se conseguir pagar, os preços ainda continuam aceitáveis.
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 71

7.  # 72

Colocado por: AMG1Em Lisboa o problema esta resolvido!
    Foi burro, deveria ter apresentado "333 medidas para melhorar a habitação até 2333".

Fazia um título giro na mesma, estava mais próximo da realidade, e em 2333 já cá não estaría ninguém que leu esta notícia para "cobrar" os resultados.
  8.  # 73

Com um poder de compra médio cada vez mais irrelevante, imagino que, para uma grande fatia de portugueses, comprar casa seja uma miragem, ou um sacrifício muito profundo.
  9.  # 74

Colocado por: HAL_9000Se conseguir pagar, os preços ainda continuam aceitáveis.

Eu conseguir ainda consigo. Mas ando há mais de 5 anos à espera de comprar tinha uma vista com bastante terreno que consegui negociar alguma coisa, mas acho que os preços vão descer. Já há bastantes indícios Zona de Leiria
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  10.  # 75

Colocado por: AMG1
    Em rigor o que o rjmsilva disse foi "os bancos emprestam dinheiro que não existe", o que não corresponde a realidade.

É exactamente o que acontece.
  11.  # 76

Colocado por: InspectorgadjetJá há bastantes indícios Zona de Leiria
    eu acho que se esperou até agora, devia esperar até metade do segundo semestre.

Nessa altura a Euribor alta já atingiu grande parte dos créditos, a venda de imóveis deve ter abrandado ainda mais, e uma vêz que se trata de Leiria e não de Lisboa talvez os preços efectivamente comecem a descer.

Contudo eu não tenho grande esperança em descidas muito expressivas.
  12.  # 77

Colocado por: rjmsilvaNão é assim que funciona. A maior parte do dinheiro é apenas números num computador. O dinheiro emprestado não é o dinheiro dos depositantes. É dinheiro criado pelos empréstimos. O dinheiro dos depositantes serve apenas para definir a quantidade de dinheiro que o banco pode criar, são os tais rácios de capital.

Em termos praticos é a mesma coisa.

Como o dinheiro não é fisico não se está realmente a pegar no dinheiro dum deposito e a emprestar a alguém, mas os racios servem para constranger os emprestimos do banco aos depositos.
  13.  # 78

Colocado por: HAL_9000certo, mas creio que não é muito saudável para o banco ter mais dinheiro em empréstimos do que em depósitos.

Mas repara que o dinheiro emprestado raramente sai do sistema bancario.

Imagina que eu deposito 10 000 €, e o banco graças ao meu deposito empresta-te 9000 €.

A seguir vais comprar um carro em segunda mão, e para isso fazes um pagamento do teu banco ao banco do vendedor.

Alguém desse banco pede 8000 € que o banco empresta graças a ter agora um deposito de 9000 € do vendedor do carro.

O deposito original era de 10 000 € e deu origem a um credito de 9000 €, mas agora esse credito de 9000 € é um deposito algures que dá origem a um emprestimo de 8000 €, que por sua vez vai ser depositado algures e pode dar origem a mais credito.

O deposito "original" acaba por dar origem a muito mais dinheiro emprestado do que o dinheiro original.
    • AMG1
    • 30 junho 2023

# 79

Mas repara que o dinheiro emprestado raramente sai do sistema bancario.

Imagina que eu deposito 10 000 €, e o banco graças ao meu deposito empresta-te 9000 €.

A seguir vais comprar um carro em segunda mão, e para isso fazes um pagamento do teu banco ao banco do vendedor.

Alguém desse banco pede 8000 € que o banco empresta graças a ter agora um deposito de 9000 € do vendedor do carro.

O deposito original era de 10 000 € e deu origem a um credito de 9000 €, mas agora esse credito de 9000 € é um deposito algures que dá origem a um emprestimo de 8000 €, que por sua vez vai ser depositado algures e pode dar origem a mais credito.

O deposito "original" acaba por dar origem a muito mais dinheiro emprestado do que o dinheiro original.

Por isso é que quando alguém falha o pagamento do que lhe emprestaram, ou essa falha é compensada, ou cai o "castelo"
    Mas isto é o que sempre aconteceu. Os bancos fazem o mesmo negócio desde sempre, o que tem mudado sao os meios técnicos para o fazer.
  14.  # 80

Como o dinheiro não é fisico não se está realmente a pegar no dinheiro dum deposito e a emprestar a alguém, mas os racios servem para constranger os emprestimos do banco aos depositos.

Mas na prática aumenta o dinheiro em circulação na economia.

0.0958 seg. NEW