Colocado por: ferreiraj125Como vês, para os bancos compensa mais remunerar pouco os depositos e pagar mais pelo que necessitarem a mais, do que remunerarem mais TODOS os depositos para conseguirem que as pessoas depositem dinheiro suficiente para as necessidades do banco.Eu não disse o contrário, sei exatamente porque que o fazem, não quer dizer que concorde com o mecanismo que permite isso.
Colocado por: rjmsilvaNo seu saldo nunca desaparecem os 500 euros e você pode usar os 1000 euros à vontade, assim como eu posso usar os 500 euros que pedi, logo na economia havia 1000 e depois de eu obter o empréstimo passam a haver 1500. 500 euros foram criados pelo banco.Isso seria um problema se os depositantes todos decidissem usar todo o dinheiro em depósito, enquanto o dinheiro a crédito ainda não foi devolvido. Mas creio querido não se passa.
Colocado por: HAL_9000Isso seria um problema se os depositantes todos decidissem usar todo o dinheiro em depósito, enquanto o dinheiro a crédito ainda não foi devolvido. Mas creio querido não se passa.
Ou seja, seria impossível o depositante dos 1000 euros e quem fez o crédito de 500 usarem simultaneamente os 1500 euros. Mas é perfeitamente possível o depositante dos 1000 euros usar até 500 e quem fez o crédito os outros 500.
Os bancos jogam com o facto de as poupanças, por regra não serem para mobilizar todas de uma vez.
Daí que os bancos tb paguem melhor ou pior os empréstimos, em função da sua necessidade dos mesmos.
Colocado por: rjmsilva. O dinheiro emprestado não é o dinheiro dos depositantes.certo, mas creio que não é muito saudável para o banco ter mais dinheiro em empréstimos do que em depósitos.
Colocado por: rjmsilvaA maior parte do dinheiro é apenas números num computador.
Colocado por: rjmsilva
No seu saldo nunca desaparecem os 500 euros e você pode usar os 1000 euros à vontade, assim como eu posso usar os 500 euros que pedi, logo na economia havia 1000 e depois de eu obter o empréstimo passam a haver 1500. 500 euros foram criados pelo banco.
O dinheiro que me estão a emprestar é dinheiro que eu vou ganhar no futuro.
Colocado por: ferreiraj125
A rigor ele não disse que houve emissão de moeda.
Quando eu meto 100 000 € no banco e o banco decide emprestar 10 000 € "do meu dinheiro", da minha perspetiva eu continuo a ter 100 000 €, mas alguém agora tem também 10 000 €.
Por curiosidade, por que motivo é que os bancos têm de depositar dinheiro no BCE?
Colocado por: InspectorgadjetE voltar ao assunto inicial comprar casa agora julho de 2023?!Se conseguir pagar, os preços ainda continuam aceitáveis.
Colocado por: AMG1Em Lisboa o problema esta resolvido!Foi burro, deveria ter apresentado "333 medidas para melhorar a habitação até 2333".
Colocado por: HAL_9000Se conseguir pagar, os preços ainda continuam aceitáveis.
Colocado por: AMG1
Em rigor o que o rjmsilva disse foi "os bancos emprestam dinheiro que não existe", o que não corresponde a realidade.
Colocado por: InspectorgadjetJá há bastantes indícios Zona de Leiriaeu acho que se esperou até agora, devia esperar até metade do segundo semestre.
Colocado por: rjmsilvaNão é assim que funciona. A maior parte do dinheiro é apenas números num computador. O dinheiro emprestado não é o dinheiro dos depositantes. É dinheiro criado pelos empréstimos. O dinheiro dos depositantes serve apenas para definir a quantidade de dinheiro que o banco pode criar, são os tais rácios de capital.
Colocado por: HAL_9000certo, mas creio que não é muito saudável para o banco ter mais dinheiro em empréstimos do que em depósitos.
Mas repara que o dinheiro emprestado raramente sai do sistema bancario.
Imagina que eu deposito 10 000 €, e o banco graças ao meu deposito empresta-te 9000 €.
A seguir vais comprar um carro em segunda mão, e para isso fazes um pagamento do teu banco ao banco do vendedor.
Alguém desse banco pede 8000 € que o banco empresta graças a ter agora um deposito de 9000 € do vendedor do carro.
O deposito original era de 10 000 € e deu origem a um credito de 9000 €, mas agora esse credito de 9000 € é um deposito algures que dá origem a um emprestimo de 8000 €, que por sua vez vai ser depositado algures e pode dar origem a mais credito.
O deposito "original" acaba por dar origem a muito mais dinheiro emprestado do que o dinheiro original.
Como o dinheiro não é fisico não se está realmente a pegar no dinheiro dum deposito e a emprestar a alguém, mas os racios servem para constranger os emprestimos do banco aos depositos.