Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Inspectorgadjet
    Eu conseguir ainda consigo. Mas ando há mais de 5 anos à espera de comprar tinha uma vista com bastante terreno que consegui negociar alguma coisa, mas acho que os preços vão descer. Já há bastantes indícios Zona de Leiria
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Baixar quanto?
  2.  # 82

Dificilmente recupera o valor que subiu durante cinco anos...
    Concordam com este comentário: lpetinga, Sandra_cc, ferreiraj125, JMHouse
  3.  # 83

Colocado por: HAL_9000Pois se parte dos problemas existentes é culpa do governo quer que façam o que?

Por exemplo, então o país toma a decisão estratégica de apostar na formação dos seus jovens, e depois manda-me embora e importa mão de obra não qualificada? Faz sentido? E isto é falta de estratégia.

A formação escolar e superior depende do investimento público, que não precisa ser lucrativo.

O trabalho qualificado depende do investimento privado, que precisa ser lucrativo.

A formação escolar e superior não cria investimento privado.

O incipiente valor acrescentado criado de raiz em Portugal vai-se embora: conheço algumas empresas ex-portuguesas de muito valor acrescentado, na área das tecnologias, que ao atingir certo nível foram compradas por grupos internacionais.

Isto tudo é mais difícil do que parece.
    • AMVP
    • 30 junho 2023

# 84

Colocado por: palmstroke
    O incipiente valor acrescentado criado de raiz em Portugal vai-se embora: conheço algumas empresas ex-portuguesas de muito valor acrescentado, na área das tecnologias, que ao atingir certo nível foram compradas por grupos internacionais.

E pq? Falta de dinheiro para crescer?
  4.  # 85

Colocado por: palmstrokeO trabalho qualificado depende do investimento privado, que precisa ser lucrativo.
    Então mas se o mesmo é lucrativo na maioria dos países europeus, aqui não é, porquê?
  5.  # 86

Colocado por: MS_11Dificilmente recupera o valor que subiu durante cinco anos...
    Concordam com este comentário:lpetinga,Sandra_cc,ferreiraj125

Pois, tanto espera que dificilmente vai compensar.

Eu proprio estou a pensar esperar, mas no maximo 1 ano só para ver se realmente entramos num ponto de inflexão dos preços.

A subida dos juros é um fator que pode espoletar essa inflexão, mas se não acontecer também não vou esperar mais de 2 anos para comprar casa.
    Concordam com este comentário: Inspectorgadjet
  6.  # 87

Colocado por: AMVPNão há espanto nenhum, mas não sendo exclusivo de lisboa não percebi a necessidade.

Peço desculpa se ofendi alguém.
    Desconhecia que "alfacinha" tivesse algum tom depreciativo. Sempre associei o termo a "lisboeta", "lisbonense"...

No fundo era o que queria dizer, alguém que resida na capital, por ser onde esse tema seja mais vincado, imagino.
  7.  # 88

Colocado por: AMVPdependerá das zonas, não acha? O qye se tem passado nestas discussões é que se tem baralhado tudo. Os dados oficiais, que valem o que valem face à realidade, e depois a percepção que cada um tempo da realidade em seu redor. Posso dizer-lhe que onde resido tenho imigrantes e quase nenhum é dos PALOPs mas lá está esta é a minha realidade não significa que seja igual à sua.

Sim, está correcto. É assim mesmo.
  8.  # 89

Colocado por: Vítor MagalhãesO mercado é livre, depois vai escolher entre os produtos portugueses com o preço adequado ou os importados mais baratos? É a carteira que escolhe. O que sugere? Já sabemos... emigrar, abrir uma empresa, ser empreendedor, etc...
    É tão fácil falar de barriga cheia.

Não Vitor.
    Fácil é queixar-se contra algo ou alguém e depois ainda contribuir conscientemente para o problema.

Se se aposta num produto de qualidade, tudo bem. Se o povo não o pode pagar, como faz? Importa? Reduz a qualidade? Como faz?

De pouco adianta querer sempre o mais, o melhor, o "valor acrescentado", o país dos doutores, se depois despreza o resto.

Olhe, ainda há dias numa obra, estive com um trolha que me contava que já foi 5x ao hospital para ser operado. E das 5x foi cancelado, não por falta do doutor, mas do auxiliar. A meu ver, é um pouco assim que está o país.

Se há falta de trolhas, que se incentive o mercado para que hajam mais, que ganhem melhor. O problema não está em que sejam brasileiros a trabalhar nas obras, está no facto dos nacionais por inumeras razões não seguirem essa profissão. É apenas um exemplo.

Quanto à barriga cheia, não percebi.
    Mas o que vejo mais neste fórum são "criticas de barriga cheia", seja do abuso dos juros negativos, seja pelas manias e pinterests ao construir, seja pela pouca sensatez nas decisões tomadas. Para mim é igual ao litro.
  9.  # 90

Colocado por: AMVP
    E pq? Falta de dinheiro para crescer?

exactamente.

um exemplo: Outsystems
    https://eco.sapo.pt/2021/02/17/outsystems-levanta-mais-150-milhoes-e-ja-vale-95-mil-milhoes-de-dolares/
    vale apenas 9.5 mil milhões, na bolsa de NY. metade do que vale a EDP. nasceu em portugal em 2018.

outro exemplo: WeDo
    https://www.publico.pt/2019/07/11/economia/noticia/sonaecom-vende-wedo-valor-inicial-62-milhoes-euros-1879536
    não sei quanto vale agora, mas trabalhei em várias empresas que usam esta tecnologia.
  10.  # 91

Colocado por: ferreiraj125

Pois, tanto espera que dificilmente vai compensar.

O meu ponto é esse esperei porque primeirk foi o covid estava à espera que descesse depois os preços dobraram em Leiria e se no fim de esperar 5 anos e agora compro e em 1 ano isto desce. A questão é o que vai descer? Apartamentos velhos vão entrar no mercado de certeza mas o resto

Eu proprio estou a pensar esperar, mas no maximo 1 ano só para ver se realmente entramos num ponto de inflexão dos preços.

A subida dos juros é um fator que pode espoletar essa inflexão, mas se não acontecer também não vou esperar mais de 2 anos para comprar casa.
    Concordam com este comentário:Inspectorgadjet
  11.  # 92

Colocado por: palmstroke

exactamente.

um exemplo: Outsystems
    https://eco.sapo.pt/2021/02/17/outsystems-levanta-mais-150-milhoes-e-ja-vale-95-mil-milhoes-de-dolares/
    vale apenas 9.5 mil milhões, na bolsa de NY. metade do que vale a EDP. nasceu em portugal em 2018.

outro exemplo: WeDo
    https://www.publico.pt/2019/07/11/economia/noticia/sonaecom-vende-wedo-valor-inicial-62-milhoes-euros-1879536
    não sei quanto vale agora, mas trabalhei em várias empresas que usam esta tecnologia.

Se é essa a razão é pena, na minha opinião aí era bem aplicado o dinheiro público mesmo que a título de empréstimo. Mas tb há problemas de ajudas de estado , mas deve existir alguma forma do estado colocar dinheiro.
  12.  # 93

Ainda ontem li um artigo que menciona que os portugueses trabalham mais 5h em média por semana que a média europeia e produzem expressivamente menos que a média europeia.

Paradoxal mas ilustrativo da ineficiência.
  13.  # 94

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não Vitor.
    Fácil é queixar-se contra algo ou alguém e depois ainda contribuir conscientemente para o problema.

Se se aposta num produto de qualidade, tudo bem. Se o povo não o pode pagar, como faz? Importa? Reduz a qualidade? Como faz?

De pouco adianta querer sempre o mais, o melhor, o "valor acrescentado", o país dos doutores, se depois despreza o resto.

Olhe, ainda há dias numa obra, estive com um trolha que me contava que já foi 5x ao hospital para ser operado. E das 5x foi cancelado, não por falta do doutor, mas do auxiliar. A meu ver, é um pouco assim que está o país.

Se há falta de trolhas, que se incentive o mercado para que hajam mais, que ganhem melhor. O problema não está em que sejam brasileiros a trabalhar nas obras, está no facto dos nacionais por inumeras razões não seguirem essa profissão. É apenas um exemplo.

Quanto à barriga cheia, não percebi.
    Mas o que vejo mais neste fórum são "criticas de barriga cheia", seja do abuso dos juros negativos, seja pelas manias e pinterests ao construir, seja pela pouca sensatez nas decisões tomadas. Para mim é igual ao litro.

Parece-me que há uma confusão entre trabalho qualificado e formação superior. Uma coisa não implica necessariamente a outra.
  14.  # 95

Os portugueses continuam a ter como salários de sonho, remunerações que são perfeitamente comuns em nações do nosso contexto civilizacional.

Um grande numero de portugueses têm 5000€ como salário de 'sonho'.

Se você mencionar esta remuneração a um britânico, irlandês, luxemburguês, holandês, norueguês, alemão, sueco, americano, canadiano, japonês, austríaco, suíço, australiano, etc, esse valor é tido como vulgar e comum. Para alguns até já estará no limite do mau, e até é provável que essa pessoa aufira mais que isso.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 1 julho 2023

# 96

Antigamente poderíamos dizer que os estrangeiros ganhavam muito mais, mas lá no estrangeiro as casas eram muito caras e a alimentação era mais cara.

Agora... vivemos aqui com salários do México e preços da Alemanha.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc, smart, Nmaster1988
  15.  # 97

Colocado por: euAntigamente poderíamos dizer que os estrangeiros ganhavam muito mais, mas lá no estrangeiro as casas eram muito caras e a alimentação era mais cara.

Agora... vivemos aqui com salários do México e preços da Alemanha.
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Ainda há uma substancial diferença de preços, mas que se esbateu imenso essa diferença nos últimos 5/10 anos, lá isso é verdade. E ainda por cima nos salários é que o 'gap' é cada vez maior.
  16.  # 98

Há pessoas aqui que acham bem aquilo que se paga cá r que quem está mal somos nós que não queremos trabalhar.

Conheço alguns portugueses que quiseram trabalhar nas obras mas foram para outros países porque será
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  17.  # 99

Colocado por: Reduto25Há pessoas aqui que acham bem aquilo que se paga cá r que quem está mal somos nós que não queremos trabalhar.

Conheço alguns portugueses que quiseram trabalhar nas obras mas foram para outros países porque será
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Outro dia ia num Uber e dei por mim a pensar porque quase não há portugueses a conduzir Ubers e entregar refeições.

A resposta é evidente:
    -ganha-se mais a conduzir um Uber em Londres, ou em Dublin, etc.

Uber, por Uber mais vale onde se ganha melhor.

Isto vale para tudo...
  18.  # 100

Colocado por: Sandra_cc

Outro dia ia num Uber e dei por mim a pensar porque quase não há portugueses a conduzir Ubers e entregar refeições.

A resposta é evidente:
    -ganha-se mais a conduzir um Uber em Londres, ou em Dublin, etc.

Uber, por Uber mais vale onde se ganha melhor.

Isto vale para tudo...

Mas já houve advinhe quem lhes veio estragar lhes a vida ....

No início antes da coisa dos táxis eles faziam o dinheiro que queriam e andavam vestidos de fato eu sei porque usava muito em 2016 por aí
    , depois veio os indianos os brasileiros e puff

0.1172 seg. NEW