Colocado por: Inspectorgadjet
Eu conseguir ainda consigo. Mas ando há mais de 5 anos à espera de comprar tinha uma vista com bastante terreno que consegui negociar alguma coisa, mas acho que os preços vão descer. Já há bastantes indícios Zona de Leiria
Colocado por: HAL_9000Pois se parte dos problemas existentes é culpa do governo quer que façam o que?
Por exemplo, então o país toma a decisão estratégica de apostar na formação dos seus jovens, e depois manda-me embora e importa mão de obra não qualificada? Faz sentido? E isto é falta de estratégia.
Colocado por: palmstroke
O incipiente valor acrescentado criado de raiz em Portugal vai-se embora: conheço algumas empresas ex-portuguesas de muito valor acrescentado, na área das tecnologias, que ao atingir certo nível foram compradas por grupos internacionais.
Colocado por: palmstrokeO trabalho qualificado depende do investimento privado, que precisa ser lucrativo.Então mas se o mesmo é lucrativo na maioria dos países europeus, aqui não é, porquê?
Colocado por: MS_11Dificilmente recupera o valor que subiu durante cinco anos...
Colocado por: AMVPNão há espanto nenhum, mas não sendo exclusivo de lisboa não percebi a necessidade.
Colocado por: AMVPdependerá das zonas, não acha? O qye se tem passado nestas discussões é que se tem baralhado tudo. Os dados oficiais, que valem o que valem face à realidade, e depois a percepção que cada um tempo da realidade em seu redor. Posso dizer-lhe que onde resido tenho imigrantes e quase nenhum é dos PALOPs mas lá está esta é a minha realidade não significa que seja igual à sua.
Colocado por: Vítor MagalhãesO mercado é livre, depois vai escolher entre os produtos portugueses com o preço adequado ou os importados mais baratos? É a carteira que escolhe. O que sugere? Já sabemos... emigrar, abrir uma empresa, ser empreendedor, etc...
É tão fácil falar de barriga cheia.
Colocado por: AMVP
E pq? Falta de dinheiro para crescer?
Colocado por: ferreiraj125
Pois, tanto espera que dificilmente vai compensar.
O meu ponto é esse esperei porque primeirk foi o covid estava à espera que descesse depois os preços dobraram em Leiria e se no fim de esperar 5 anos e agora compro e em 1 ano isto desce. A questão é o que vai descer? Apartamentos velhos vão entrar no mercado de certeza mas o resto
Eu proprio estou a pensar esperar, mas no maximo 1 ano só para ver se realmente entramos num ponto de inflexão dos preços.
A subida dos juros é um fator que pode espoletar essa inflexão, mas se não acontecer também não vou esperar mais de 2 anos para comprar casa.
Colocado por: palmstroke
exactamente.
um exemplo: Outsystems
https://eco.sapo.pt/2021/02/17/outsystems-levanta-mais-150-milhoes-e-ja-vale-95-mil-milhoes-de-dolares/
vale apenas 9.5 mil milhões, na bolsa de NY. metade do que vale a EDP. nasceu em portugal em 2018.
outro exemplo: WeDo
https://www.publico.pt/2019/07/11/economia/noticia/sonaecom-vende-wedo-valor-inicial-62-milhoes-euros-1879536
não sei quanto vale agora, mas trabalhei em várias empresas que usam esta tecnologia.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não Vitor.
Fácil é queixar-se contra algo ou alguém e depois ainda contribuir conscientemente para o problema.
Se se aposta num produto de qualidade, tudo bem. Se o povo não o pode pagar, como faz? Importa? Reduz a qualidade? Como faz?
De pouco adianta querer sempre o mais, o melhor, o "valor acrescentado", o país dos doutores, se depois despreza o resto.
Olhe, ainda há dias numa obra, estive com um trolha que me contava que já foi 5x ao hospital para ser operado. E das 5x foi cancelado, não por falta do doutor, mas do auxiliar. A meu ver, é um pouco assim que está o país.
Se há falta de trolhas, que se incentive o mercado para que hajam mais, que ganhem melhor. O problema não está em que sejam brasileiros a trabalhar nas obras, está no facto dos nacionais por inumeras razões não seguirem essa profissão. É apenas um exemplo.
Quanto à barriga cheia, não percebi.
Mas o que vejo mais neste fórum são "criticas de barriga cheia", seja do abuso dos juros negativos, seja pelas manias e pinterests ao construir, seja pela pouca sensatez nas decisões tomadas. Para mim é igual ao litro.
Colocado por: euAntigamente poderíamos dizer que os estrangeiros ganhavam muito mais, mas lá no estrangeiro as casas eram muito caras e a alimentação era mais cara.
Agora... vivemos aqui com salários do México e preços da Alemanha.
Colocado por: Reduto25Há pessoas aqui que acham bem aquilo que se paga cá r que quem está mal somos nós que não queremos trabalhar.
Conheço alguns portugueses que quiseram trabalhar nas obras mas foram para outros países porque será
Colocado por: Sandra_cc
Outro dia ia num Uber e dei por mim a pensar porque quase não há portugueses a conduzir Ubers e entregar refeições.
A resposta é evidente:
-ganha-se mais a conduzir um Uber em Londres, ou em Dublin, etc.
Uber, por Uber mais vale onde se ganha melhor.
Isto vale para tudo...