Colocado por: kiianDinheiro esse que nunca vai ver na vida.
Colocado por: matavelhosum casal com um salario mediano deve almejar um T1
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pode construir um T1, adicionando os outros 2 quartos (+ wc adicional) e a garagem mais tarde por exemplo.
Colocado por: N Miguel Oliveiranão existia mercado de arrendamento nenhum.O mercado de arrendamento não deveria exigir um esforço financeiro tão grande por parte das famílias, como o que se verifica actualmente. No panorama actual, concordo com o matavelhos, arrendar é estar a perder liquidez e capacidade de poupança, tratando-se de uma alternativa de último recurso.
Colocado por: N Miguel OliveiraPode construir um T1, adicionando os outros 2 quartos (+ wc adicional) e a garagem mais tarde por exemplo.Até tem lógica a estratégia, ainda que um novo processo de licenciamento e a dificuldade em arranjar mão de obra para fazer essas adições, desencorage o mais bravo dos DO.
Colocado por: Carvai
O Estado tem como missão principal obter o maior saque possível.
Se eu quiser vender a casa onde habito que atualmente é grande demais para as minhas necessidades e ir para uma mais pequena e longe de Lisboa o Estado saca logo 25% em mais valias.
Se vender uma casa onde não habito o Estado saca outros 25% e depois reclama que os proprietários são uns gananciosos.
Arrendo uma casa e o Estado saca 30%, congela as rendas, marinba-se para os caloteiros e chama nomes aos senhorios.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pode construir um T1, adicionando os outros 2 quartos (+ wc adicional) e a garagem mais tarde por exemplo.
Colocado por: HAL_9000O mercado de arrendamento não deveria exigir um esforço financeiro tão grande por parte das famílias, como o que se verifica actualmente. No panorama actual, concordo com o matavelhos, arrendar é estar a perder liquidez e capacidade de poupança, tratando-se de uma alternativa de último recurso.
Colocado por: ferreiraj125
Se venderes ao preço que compraste não és tributado por quaisquer mais valias.
Achas mal o estado desincentivar a especulação imobiliaria?
Colocado por: HAL_9000No panorama actual, concordo com o matavelhos, arrendar é estar a perder liquidez e capacidade de poupança, tratando-se de uma alternativa de último recurso.
Colocado por: HAL_9000Até tem lógica a estratégia, ainda que um novo processo de licenciamento e a dificuldade em arranjar mão de obra para fazer essas adições, desencorage o mais bravo dos DO.
A solução tem de passar por um reajuste do preço da habitação aos rendimentos médios, seja via aumento de oferta, seja via aumento de rendimentos. No panorama actual a solução mais viável para quem está fora do mercado de arrendamento está mais próximo de ser uma tenda do que um T1
Colocado por: matavelhosEssa estratégia era interessante.
Colocado por: matavelhosa Casais
Colocado por: N Miguel OliveiraSim, eu bem sei que para o HAL é bem complicado ver as alternativas e fazer diferente do que fez o vizinho.eu fiz diferente. Fiz uma casa com metade do tamanho da deles.
Colocado por: N Miguel OliveiraAlguma vez viu um dono de obra comum ir à Casais (ou similar) pedir orçamento para a sua casita?E Não são? Face a média?
São logo excluídos pela pressunção de que vão ser caros...
Colocado por: HAL_9000eu fiz diferente. Fiz uma casa com metade do tamanho da deles.
Colocado por: HAL_9000Como lhe disse, a estratégia faz sentido, só não sei se é exequível na prática...em termos de licenciamento.
Colocado por: HAL_9000E Não são? Face a média?
Nao estou a sugerir que não valham o que pedem. Mas quando o DO não tem dinheiro nem para o Zé da carrinha, quanto mais para pagar a uma empresa com esta envergadura e tudo que ela comporta.
Colocado por: N Miguel OliveiraGasta quanto mais em papeladas? É significativo quando comparado com a folga orçamental que teria de inicio? Diga-me você.Se a questão for só gastar em papeladas, faz todo sentido.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas no final acaba por gastar mais… sendo obras de tamanho menor acaba por ser mais caro, acaba por haver custos que são duplicados ou triplicados (montagem de estaleiro por exemplo) e com o passar dos anos acho que tudo tende a ser mais caro… por isso….
Até pode desenhar a casa toda e no final na obra corrige os desenhos com a versão pequena com a desculpa da falta de verbas. Retoma o projecto daí a 5, 6, 10 anos quando tiver dinheiro. Que custa submeter? As taxas? Desde que combinado previamente com os projectistas... não é assim complicado. Tem é que ser combinado desde o primeiro dia.
Ou faz um T1, e depois projecto da ampliação, simples.
Gasta quanto mais em papeladas? É significativo quando comparado com a folga orçamental que teria de inicio? Diga-me você.