Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pcspinheiroNão sei se percebi mal, mas acho que não. E
    Não percebeu nada mal. Quem está reformado tem o rendimento actualizado pela taxa de inflação, independentemente se ganha 300 euros ou 3000 de pensão.

Quem está a descontar para pagar essas pensões é actualizado a 2%. O SMN é que é actualizado em 8% ou coisa que o valha, e como temos uma percentagem significativa dos trabalhadores com esse rendimento, acaba por puxar a taxa de actualização para cima.

Isto são lógicas à PS, garantir o voto em 2026.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  2. Colocado por: pcspinheiroA ser verdade, o que acho errado é beneficiar quem tem a vida feita, filhos criados, despesas teoricamente mais reduzidas, enquanto os que alimentam esses aumentos - eu e muitos como eu - vamos ficando cada vez mais defraudados. Quem precisa dos aumentos paga-os a quem não precisa. E é isto Portugal.

Quem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...

Por acaso acho que toda a gente em Portugal devia ser sempre atualizado pelo menos pela inflação. Ganhe 700,ou ganhem 7k,seja trabalhador, seja reformado. A atualização do pelo valor da inflação faz com que não perca poder de COMPRA. Ninguém merece perder poder de compra.

A partir daqui pode-se discutir se quem ganha muito, seja lá o que é esse muito, precisa de ter ou merece ter mais poder de compra.

Porque se começas a aumentar os salários mais baixos e a não aumentar os salários médios e medianos, vais chegar a situação em que o salário médio e mínimo é a mesma coisa. E com isto passas a ter uma % absurda de pessoas a ganhar o salário mínimo e com perda do poder de compra. Que é o que tem acontecido em Portugal.

Quem antes ganhava 1k tem vindo cada ano que passa a perder poder de compra e a aproximar-se cada vez mais do salário mínimo.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, IronManSousa, eu
  3. Colocado por: pcspinheiroQuem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...

Se pensar um pouco verá que a ideia "quem ganha x já não precisa de mais", para além de injusta e limitativa, derruba toda a nossa liberdade.

Para não falar que, se tem uma reforma de 3k, é porque andou a vida toda a descontar belissimamente. São as pessoas que mais descontaram que devem ser penalizadas?
    Concordam com este comentário: matavelhos
  4. Colocado por: HAL_9000Sem montagem, transporte ou base de assentamento

O preço base são 333€/m2 + IVA. Dá alguma folga.
    Transporte dizem ser 1.340€ + IVA.

Colocado por: Reduto25Esse deve ser o preço base só paredes. Junte-se acabamentos de qualidade média, arranjo de terrenos e exteriores, etc,

Pelo que dizem incluem bastante mais do que só as paredes.
    Todos os opcionais (tectos, divisõrias, canalização, electricidade, base de assentamento, móveis personalizados e kit de terraço) são mais 25k + IVA. Mesmo assim dá 522€/m2 + IVA.
    Parece-me muito bem.

Se vierem já com base para se fazer projecto de licenciamento, melhor ainda :)

Será que há soluções deste género por cá? Estaria comprador de mais de uma.
    • DR1982
    • 2 outubro 2023 editado
    Colocado por: pguilhermeSerá que há soluções deste género por cá? Estaria comprador de mais de uma.
    mesmo que não haja, acho que mantendo o conceito facilmente se consegue a coisa por 1000€m2
    Ou seja um T3 por 120k.
    Quem não se deixar iludir pelos ja agoras desta vida…
  5. 1000€/m2+IVA já é o dobro do preço.

E atenção que são 132m2 brutos, o que já ficaria a 132k€ + IVA.

Por fim, vejo vantagens em ser algo pré desenhado/fabricado, em reduzir as dependências e procura de mão de obra para isto e para aquilo, ficar à mercê dos tempos e preços que possa haver numa região e imagino que o tempo de execução seja muitíssimo menor, pois não é algo bespoke, mas sim algo pronto a montar.
  6. Colocado por: pguilherme1000€/m2+IVA já é o dobro do preço.

E atenção que são 132m2 brutos, o que já ficaria a 132k€ + IVA.

Por fim, vejo vantagens em ser algo pré desenhado/fabricado, em reduzir as dependências e procura de mão de obra para isto e para aquilo, ficar à mercê dos tempos e preços que possa haver numa região e imagino que o tempo de execução seja muitíssimo menor, pois não é algo bespoke, mas sim algo pronto a montar.
    eu falava mesmo em 120k ja com iva. Sinceramente acredito que em algumas zonas seja possível
  7. Assim de repente pela largura consegue resolver a estrutura com paredes perimetrais e lajes aligeiradas, é sempre a andar :)
  8. Estou a ver... Assim já é um caso a pensar.
  9. Colocado por: DR1982mesmo que não haja, acho que mantendo o conceito facilmente se consegue a coisa por 1000€m2
    Ou seja um T3 por 120k.
    Quem não se deixar iludir pelos ja agoras desta vida…
    Já viu alguma casa destas terminadas? Eu conheço duas casas modulares do género, e por fora não impressionam nada. Nunca as vi por dentro.

1000 eur/m2 pode ser caro.

Dito isto é sempre melhor ter esta opção que não ter.
  10. Colocado por: DR1982Ou uma garagem, coberto que depois vira 1 ou dois quartos e uma wc, por exemplo… mas na minha opinião a ”caixa exterior” deve ser logo feita de início por vários motivos…

Sim, claro que é sempre melhor ter o máximo de inicio, nem que seja a fundação e esqueleto sem paredes.
    Mas lá está, também é melhor pedir só 10 ao banco em vez de 20, porque a diferença não são só 10 tanpouco.
    Depende como é feito, não é nada de novo.
  11. Colocado por: NTORIONPode ser, mas é 1 risco. Da maneira que as coisas andam, é possível que passado 10 anos o PDM já n permita mais construção. O que querem é que a malta recupere as casas antigas.

Sim há sempre um risco inerente. Daí mencionar que "depende".
    Mas um terreno que tem casa legal já não volta a agricola em principio.

Do mesmo modo, havendo falta de habitação, é bem mais provável que permitam aumentar os indicies de construção que o contrário.
    Até porque, para incentivar a remodelação de casas velhas, há-que possibilitar precisamente as "ampliações" também... pois outrora vivia-se com menos espaço.

Mas se há receio com a ampliação, pode sempre licenciar tudo já sabendo que só fará uma parte, e depois corrigir os desenhos ao pedir a LAU. Quanto muito serve de precedente para uma futura ampliação.

Senão, pode fazer o que mencionei atrás, monta logo a estrutura toda e já fica com o lugar ocupado... e registado.

A própria forma da casa poderia ser reflexo disso, em vez do tradicional sala dum lado e quartos do outro... eventualmente teria a sala a meio... suite dum lado, 2 quartos do outro... em que o futuro módulo tanto poderia ser o da suite como o dos dois quartos.

Ou... simplesmente estender o corredor mais um bocado numa configuração mais comum.
    Concordam com este comentário: NTORION
  12. Colocado por: HAL_9000Já viu alguma casa destas terminadas? Eu conheço duas casas modulares do género, e por fora não impressionam nada. Nunca as vi por dentro.

1000 eur/m2 pode ser caro.
    Não, não vi nenhuma destas em kit terminadas mas não me admira que não impressionem, o objetivo delas não é esse.

Colocado por: HAL_9000Dito isto é sempre melhor ter esta opção que não ter.
    mas a opção existe sempre, sobretudo quando se constroi de raiz, pode-se sempre fazer mais pequeno, mais simples, menos vistoso.
  13. Colocado por: N Miguel OliveiraMas lá está, também é melhor pedir só 10 ao banco em vez de 20, porque a diferença não são só 10 tanpouco.
    Depende como é feito, não é nada de novo.
    visto que cada euro atualmente pedido ao banco custa quase 3…
    Claro que não é nada de novo, aliás acho que a moda de acabar tudo logo de uma vez é recente…
    Contudo, atualmente não é tão pacífico acabar a casa aos fins de semana com os primos, amigos, cão e gato…
    Para fazer tudo como mandam as boas regras, têm de se fazer bem contas…
  14. Colocado por: eu

Considerando a inflação, eu não acho errado.

Errado é todos os outros terem aumentos de 2% ou até mesmo zero.
    Concordam com este comentário:matavelhos

As reformas deveriam estar indexadas ao salario medio, até porque as contribuições advêm daí.

Claro que com a quantidade de mão de obra barata que tem sido importada até correriam o risco de baixar pensões, visto que com tanta mais gente a ganhar tão pouco aposto que a media não anda famosa.
  15. Colocado por: pcspinheiroA ser verdade, o que acho errado é beneficiar quem tem a vida feita, filhos criados, despesas teoricamente mais reduzidas, enquanto os que alimentam esses aumentos - eu e muitos como eu - vamos ficando cada vez mais defraudados. Quem precisa dos aumentos paga-os a quem não precisa. E é isto Portugal.

Quem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...

Yap, andamos aqui a trabalhar e a descontar para manter direitos adquiridos que já é mais que sabido que nós não vamos ter.

Toda a gente quer pensões mais altas, salarios mais altos, e que todos tenham a maior dignidade possivel.

Mas o facto é que é matematicamente sabido que quem está agora nos 20 ou 30 anos vai receber uma pensão muito mais baixa (em relação ao seu ultimo salario) do que os atuais pensionistas.
  16. Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim há sempre um risco inerente. Daí mencionar que "depende".
    Mas um terreno que tem casa legal já não volta a agricola em principio.

Do mesmo modo, havendo falta de habitação, é bem mais provável que permitam aumentar os indicies de construção que o contrário.
    Até porque, para incentivar a remodelação de casas velhas, há-que possibilitar precisamente as "ampliações" também... pois outrora vivia-se com menos espaço.

Mas se há receio com a ampliação, pode sempre licenciar tudo já sabendo que só fará uma parte, e depois corrigir os desenhos ao pedir a LAU. Quanto muito serve de precedente para uma futura ampliação.

Senão, pode fazer o que mencionei atrás, monta logo a estrutura toda e já fica com o lugar ocupado... e registado.

A própria forma da casa poderia ser reflexo disso, em vez do tradicional sala dum lado e quartos do outro... eventualmente teria a sala a meio... suite dum lado, 2 quartos do outro... em que o futuro módulo tanto poderia ser o da suite como o dos dois quartos.

Ou... simplesmente estender o corredor mais um bocado numa configuração mais comum.
    Concordam com este comentário:NTORION

Eu concordo em absoluto com isso. Mas tenho dúvidas que as câmaras municipais sejam ligeiras o suficiente para o aceitar, além da dificuldade em tratar de toda a papelada.

Vou dar-lhe só o meu exemplo, terreno com quase 1700m2, em espaço urbano consolidado que permitia a construção/implantação em 100% do terreno (uma palermice tb), projeto aprovado com respectivos arranjos exteriores, casa térrea 227m2 implantação e aprox 300m2 de pavimentação exterior (calçada).

Revisão do PDM, 50% terreno passou a REN (lá se foi a perspetiva de um dia ceder um pouco do terreno para os filhos fazerem uma habitação), Os outros 50% passaram a espaço urbano nível 1, que obrigam a 30% de terreno permeável.

Necessitava alterar ligeiramente a área da calçada e já foi um problema, pois estava praticamente no limite (novo), pois os 50% que passaram a REN já nem são tidos em conta. Quando o ideal para mim, era só fazer a calçada 2 ou 3 anos após a construção finalizada por a consolidar os terrenos, mas para isso ou não tinha a calçada no projeto, ou só a faria na candonga passado uns anos.
  17. Em Portugal construir uma casa é tão desnecessariamente complicado que, mesmo que estivesse em condições de o fazer (até estaria, mas não...) não me meteria nisso de ânimo leve. Ou tinha dinheiro para dizer "quero isto, façam" ou já tenho dores de cabeça que me cheguem todos os dias... Todos os dias mudam regras, PDMs e o raio a quatro. Por outro lado, se o objectivo último é complicar, estão a fazer um trabalho quase irrepreensível.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, NTORION, matavelhos, ferreiraj125
  18. Como é que funciona a construção por fases prevista no RJUE?
  19. Colocado por: RUIOLIComo é que funciona a construção por fases prevista no RJUE?
    ou fazes tudo de uma vez, ou não fazes.

1.0389 seg. NEW