Colocado por: pcspinheiroNão sei se percebi mal, mas acho que não. ENão percebeu nada mal. Quem está reformado tem o rendimento actualizado pela taxa de inflação, independentemente se ganha 300 euros ou 3000 de pensão.
Colocado por: pcspinheiroA ser verdade, o que acho errado é beneficiar quem tem a vida feita, filhos criados, despesas teoricamente mais reduzidas, enquanto os que alimentam esses aumentos - eu e muitos como eu - vamos ficando cada vez mais defraudados. Quem precisa dos aumentos paga-os a quem não precisa. E é isto Portugal.
Quem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...
Colocado por: pcspinheiroQuem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...
Colocado por: HAL_9000Sem montagem, transporte ou base de assentamento
Colocado por: Reduto25Esse deve ser o preço base só paredes. Junte-se acabamentos de qualidade média, arranjo de terrenos e exteriores, etc,
Colocado por: pguilhermeSerá que há soluções deste género por cá? Estaria comprador de mais de uma.mesmo que não haja, acho que mantendo o conceito facilmente se consegue a coisa por 1000€m2
Colocado por: pguilherme1000€/m2+IVA já é o dobro do preço.eu falava mesmo em 120k ja com iva. Sinceramente acredito que em algumas zonas seja possível
E atenção que são 132m2 brutos, o que já ficaria a 132k€ + IVA.
Por fim, vejo vantagens em ser algo pré desenhado/fabricado, em reduzir as dependências e procura de mão de obra para isto e para aquilo, ficar à mercê dos tempos e preços que possa haver numa região e imagino que o tempo de execução seja muitíssimo menor, pois não é algo bespoke, mas sim algo pronto a montar.
Colocado por: DR1982mesmo que não haja, acho que mantendo o conceito facilmente se consegue a coisa por 1000€m2Já viu alguma casa destas terminadas? Eu conheço duas casas modulares do género, e por fora não impressionam nada. Nunca as vi por dentro.
Ou seja um T3 por 120k.
Quem não se deixar iludir pelos ja agoras desta vida…
Colocado por: DR1982Ou uma garagem, coberto que depois vira 1 ou dois quartos e uma wc, por exemplo… mas na minha opinião a ”caixa exterior” deve ser logo feita de início por vários motivos…
Colocado por: NTORIONPode ser, mas é 1 risco. Da maneira que as coisas andam, é possível que passado 10 anos o PDM já n permita mais construção. O que querem é que a malta recupere as casas antigas.
Colocado por: HAL_9000Já viu alguma casa destas terminadas? Eu conheço duas casas modulares do género, e por fora não impressionam nada. Nunca as vi por dentro.Não, não vi nenhuma destas em kit terminadas mas não me admira que não impressionem, o objetivo delas não é esse.
1000 eur/m2 pode ser caro.
Colocado por: HAL_9000Dito isto é sempre melhor ter esta opção que não ter.mas a opção existe sempre, sobretudo quando se constroi de raiz, pode-se sempre fazer mais pequeno, mais simples, menos vistoso.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas lá está, também é melhor pedir só 10 ao banco em vez de 20, porque a diferença não são só 10 tanpouco.visto que cada euro atualmente pedido ao banco custa quase 3…
Depende como é feito, não é nada de novo.
Colocado por: eu
Considerando a inflação, eu não acho errado.
Errado é todos os outros terem aumentos de 2% ou até mesmo zero.
Colocado por: pcspinheiroA ser verdade, o que acho errado é beneficiar quem tem a vida feita, filhos criados, despesas teoricamente mais reduzidas, enquanto os que alimentam esses aumentos - eu e muitos como eu - vamos ficando cada vez mais defraudados. Quem precisa dos aumentos paga-os a quem não precisa. E é isto Portugal.
Quem ganha mais de 3000€ brutos de reforma não precisa de mais de 5% de aumento no contexto actual...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sim há sempre um risco inerente. Daí mencionar que "depende".
Mas um terreno que tem casa legal já não volta a agricola em principio.
Do mesmo modo, havendo falta de habitação, é bem mais provável que permitam aumentar os indicies de construção que o contrário.
Até porque, para incentivar a remodelação de casas velhas, há-que possibilitar precisamente as "ampliações" também... pois outrora vivia-se com menos espaço.
Mas se há receio com a ampliação, pode sempre licenciar tudo já sabendo que só fará uma parte, e depois corrigir os desenhos ao pedir a LAU. Quanto muito serve de precedente para uma futura ampliação.
Senão, pode fazer o que mencionei atrás, monta logo a estrutura toda e já fica com o lugar ocupado... e registado.
A própria forma da casa poderia ser reflexo disso, em vez do tradicional sala dum lado e quartos do outro... eventualmente teria a sala a meio... suite dum lado, 2 quartos do outro... em que o futuro módulo tanto poderia ser o da suite como o dos dois quartos.
Ou... simplesmente estender o corredor mais um bocado numa configuração mais comum.
Colocado por: RUIOLIComo é que funciona a construção por fases prevista no RJUE?ou fazes tudo de uma vez, ou não fazes.