Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982Porque não há oferta ajustada à
    Realidade das maiorias, também não será por isso?

Como eu já disse antes, ou se aumenta a oferta para o rendimento existente. Ou se aumenta o rendimento para a oferta existente. Seja qual seja a solução, os factos actuais são os que vemos: a crise brutal de habitação.
    Mesmo o DR, que não tem salário portugues, percebe o esforço que implica adquirir habitação neste momento.
  2. Colocado por: HAL_9000Penso que hoje, temos uma perspectiva algo diferente para quem se está a iniciar no mundo do trabalho. O NTORION já reparou na evolução do preço das casas nos últimos 20 anos vs evolução do rendimento médio?
    Com um agravamento destes do esforço financeiro para aceder à habitação, que raio de motivação é que um jovem tem para poupar ? Por mais que poupe, o acesso à habitação continua a ser uma miragem. Além dos que trabalham para pagar rendas. Tem de considerar que nem toda a gente pode viver em casa dos pais, como aparentemente parece ter feito.

Começando pelo fim, o suporte familiar é obviamente fundamental, quem o tiver já é uma grande ajuda.

É muito, mas muito mais difícil não tenho qualquer dúvida, nem os salários aumentaram, acho que há 15 anos se começava no mercado de trabalho com o mesmo rendimento que agora, como tb tudo está mais caro.

Mas tendo a possibilidade de morar em casa de família, em 4/5 anos, é bem possível poupar 20 a 50k, dependendo do rendimento.
    • RCF
    • 4 outubro 2023
    Colocado por: HAL_9000Não falo em casa paga, homem. Falo em capacidade de a pagar

o seu comentário foi sobre o comentário do carvai, em que ele escreve que o filho tem a casa paga, apesar de ter tido sorte na compra e ajuda do pai
    • DR1982
    • 4 outubro 2023 editado
    Colocado por: HAL_9000
    Como eu já disse antes, ou se aumenta a oferta para o rendimento existente. Ou se aumenta o rendimento para a oferta existente. Seja qual seja a solução, os factos actuais são os que vemos: a crise brutal de habitação.
    Mesmo o DR, que não tem salário portugues, percebe o esforço que implica adquirir habitação neste momento.
    Lá está, eu mesmo sem ter um salário português, confesso que nao esperava uma subida tão repentina das taxas de juros.
    Quando comecei a pensar construir, fui pedi uma simulação ao banco e sempre olhei para a taxa maxima nos ultimos 20 anos que é cerca de 50% d qminha capacidade de poupança mensal atual, estava confortável, mas como isto subiu tao depressa não sei se estou disposto a pagar tanto de juros, sinceramente…
    A solução é reduzir custos, minimizar a necessidade de crédito ao minimo e pronto.
    Por isso ha sempre solução
  3. Colocado por: RCF
    o seu comentário foi sobre o comentário do carvai, em que ele escreve que o filho tem a casa paga, apesar de ter tido sorte na compra e ajuda do pai
    E o filho do Carvai é jovem (< 34 anos)? Eu tb n sei, mas assumo que nao. O Filho do Carvai teve sim capacidade de a pagar. No caso dele aproveitou um conjuntura favorável : comprou quando o mercado teve quebra, e aproveitou quase 10 anos de juros negativos para amortizar, e teve a ajuda do pai em menor ou maior extensão. Ele teve sorte, mas também muita cabeça e acredito que rendimentos acima da media. Suspeito que o filho do Carvai ainda assim represente uma minoria.

Muito mais gente poderia ter aproveitado estás mesmas condições. Mas não os jovens que falo. os jovens sãos os que entraram no mercado de trabalho nos últimos 10 anos, entre juntarem a entrada e adquirirem a habitação os preços já tinham disparado. Os que entraram nos últimos 4-5 anos mais puxados estão.

Basicamente o que queria dizer é que se você trabalha, não é calao, o rendimento que aufere deveria-lhe dar capacidade para conseguir pagar a sua habitação ( seja compra ou renda).
    Concordam com este comentário: matavelhos, sisu
    • Carvai
    • 4 outubro 2023 editado
    Colocado por: HAL_9000E o filho do Carvai é jovem (< 34 anos)

Tem um pouco mais, 38 , e começou a trabalhar aos 20 num call-center, depois uma breve passagem pelo Técnico. A mulher licenciada também começou a trabalhar no mesmo call-center e hoje trabalha na sua área de formação mas como tarefeira - ganha quando há trabalho.
    E não fizeram grandes sacrifícios, mas souberam aproveitar as oportunidades de trabalho que foram surgindo.
  4. Claro que agora está muito difícil para um jovem conseguir alugar ou comprar casa mas recuemos 5 anos onde o preço das casas era suportável a juros zero.

Quantos estavam em casa dos país com tudo pago e como foi dito era chapa ganha chapa gasta, muitos nem juntam para um carro pois usam o dos pais.

Foram pela estrada mais fácil de não amealhar nada e que era a descer, e agora têm uma rampa descomunal para ultrapassar
  5. Ou seja como o vencimento não dá para comprar casa, compramos tudo a que temos direito seja a crédito ou não, mesmo sem responsabilidades e a viver na casa dos pais sem pagar nada é chapa ganha chapa gasta, porque a vida foi feita para gozar enquanto cá estamos.

Nas redes sociais temos de mostrar aos amigos que estamos bem na vida e a gozamos.

Vida de "rico", bolso de pobre.
  6. Colocado por: NTORION

Que as casas estão caras, estão.

Mas a prioridade agora são:
    Carro
    iPhone
    Viagens/lazer.

No meu tempo de "jovem", não poupava 40%, poupava 100%, o que ganhava ao fds nos trabalhos extra chegava para os meus luxos.
    Se tiverem uns anos assim, já fazem um bom pé de meia.

O problema tb é acharem que têm direito a tudo, no imediato.
    Concordam com este comentário:Carvai,pcspinheiro

Que sorte, devia ganhar-s bem nessa altura.
  7. Colocado por: pcspinheiroE não é qualquer carro, querem logo um carro bom, e depois não sobra para a entrada da casa... Eu que tenho a casa paga ando num Opel com 22 anos. Sim, agora tenho um Jaguar de fim de semana, mas nem foi caro e é porque posso. E faço eu a manutenção.
    A malta jovem quer é logo um BMW ou mercedes caro, de IUC e seguro também caros, e depois ai e tal que o guito não chega e o estado devia ajudar a pagar a casa porque está caro...

Isso deve ser a malta jovem do tempo em que você era jovem.

Atualize-se.

O que eu vejo agora é cada vez menos jovens a tirar a carta sequer.
    Concordam com este comentário: sisu
  8. Colocado por: HAL_9000Eu concordo consigo. Hoje não existe grande esforço de poupança, nem sequer o minimo espirito de sacrificio.
    Fiz o mesmo que o NTORION, e ainda fui a tempo de conseguir investir na minha habitação (se bem que com recurso a CH porque o preço da habitação estava a evoluir muito mais rápido que as minhas poupanças). Se não tivesse aquele pé de meia era impossivel.
    Agora eu poupava com gosto e com método porque tinha um objetivo e o via como exequível a médio prazo. Sentia-me estimulado a fazê-lo.

Penso que hoje, temos uma perspectiva algo diferente para quem se está a iniciar no mundo do trabalho. O NTORION já reparou na evolução do preço das casas nos últimos 20 anos vs evolução do rendimento médio?
    Com um agravamento destes do esforço financeiro para aceder à habitação, que raio de motivação é que um jovem tem para poupar ? Por mais que poupe, o acesso à habitação continua a ser uma miragem. Além dos que trabalham para pagar rendas. Tem de considerar que nem toda a gente pode viver em casa dos pais, como aparentemente parece ter feito.

Não percebo esse hoje.

Sempre foi assim, aliás, antes era pior.

Basta ver a literacia financeira de alguém com mais de 50 anos.

Muitos nem sabem responder a questões básicas como o que é o efeito do juro composto.

Nos jovens, por outro lado, noto cada vez mais interesse na literacia financeira.
  9. Colocado por: RCF
    Não terá a geração anterior dito o mesmo sobe a geração adulta atual...?
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Claro.

Todas as gerações têm todo o tipo de pessoas, por isso é facil dizer que os jovens hoje em dia isto e aquilo, porque, obviamente, há jovens de todo o tipo.

As pessoas não mudam, o que muda é o contexto.

E isto é o que muitos velhos aqui não querem entender.

O problema não é esta geração ser uma raça de humanos diferente da anterior, é as coisas estarem diferentes.

As pessoas, continuam iguais.
    Concordam com este comentário: John Doe
  10. Colocado por: ferreiraj125

Que sorte, devia ganhar-s bem nessa altura.

Como diz a outra, a sorte dá muito trabalho...
    Estudar de semana, trabalhar ao fds, depois trabalhar de semana e ao fds... São opções.
    Concordam com este comentário: rguerreiro79
  11. Colocado por: HAL_9000Como eu já disse antes, ou se aumenta a oferta para o rendimento existente. Ou se aumenta o rendimento para a oferta existente

Aumentar o rendimento não faria assim tanta diferença.

Os preços atuais já são reflexo dos rendimentos das pessoas.

Se as pessoas ganharem mais, os preços aumentam.

Enquanto houver escassez de habitação, esta será sempre cara.
  12. Colocado por: Carvai
    Eu na tropa partilhei uma camarata com mais 15 - bons tempos. Não tínhamos telemóveis mas tínhamos umas Mauser que evoluíram para G3 com carregador...
    E ainda fui fazer um "Eramus" de 1 ano a África...

Uma coisa é a tropa, teres 18 anos e partilhares a camarata com os teus companheiros, outra é seres um "jovem" de 30 anos que ainda vive a partilhar casa com completos desconhecidos.
  13. Já dizia o outro:

Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos.
    Concordam com este comentário: NTORION, Carvai
  14. Colocado por: TelhadoJá dizia o outro:

Como em todos os tempos, uns choram, outros vendem lenços.
  15. Colocado por: TelhadoJá dizia o outro:

Concordam com este comentário:NTORION

Ou instrução dura, guerra fácil...
    Concordam com este comentário: Telhado, Carvai
  16. Colocado por: TelhadoJá dizia o outro:

Concordam com este comentário:NTORION

Por isso é que a geração dos 50s é tão fraca.
  17. Colocado por: NTORION
    Como diz a outra, a sorte dá muito trabalho...
    Estudar de semana, trabalhar ao fds, depois trabalhar de semana e ao fds... São opções.

Foi o que fiz... Desde os 12 anos. Sem férias nem fim de semana. Licenciei-me com média de 16; doutorei-me. Hoje em dia está tudo habituado a ter as coisas de mão beijada. É assim nos estudos, há-de ser assim em quase tudo. Basta ver as teses de mestrado absolutamente miseráveis que escrevem e não têm vergonha de entregar, porque sabem que o grau está garantido. Se eu fosse coordenador havia limpeza a fundo... Um dia, talvez. Mas divergimos.
    Concordam com este comentário: NTORION, AMVP

1.0590 seg. NEW