Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: Miguel JR

    Vocês têm noção do que escrevem ?

    Portugal é e sempre será o país dos Doutores. Nos outros países Europeus ser médico é ter uma profissão como outra qualquer. Em Portugal é achar-se mais do que os outros. O que é que um médico tem a mais que um Eng., Professor, Economista para achar que é justo receber 10k por mês ? O que é que um médico tem a mais que um enfermeiro para haver a discrepância que existe ?? Que mentalidade tão curta.. o problema é mesmo haverem poucos médicos, fruto do tão falado lobby dos médicos.
    Hoje em dia ainda há médicos da praça pública da velha guarda que ser formaram com médias de 12... E não deixam de ser médicos. Mas o lobby criou a falsa sensação de que para ser médico é preciso ter média 19…. Abram mais vagas e os problemas deixam de acontecer.

    Devia de ser bonito se todos os médicos ganhassem no público um salário base de 5 ou 10k ... Pagos por quem em média recebe 1.5k...


    Em qualquer país a profissão médica é das 3 mais bem remuneradas, quer por conta de outrem, quer como profissional liberal. Num grande numero nações é mesmo a primeira. Em quase nenhum país, África, à Ásia ou américas, nao há desemprego médico, o que a torna uma profissão praticamente única no panorama internacional.

    O que torna a profissão diferente e mais bem remunerada não é nenhum lobby, nem organização secreta, mas, como tudo o resto, a lei da procura e oferta.

    As vagas, já foi mais que repetido, são o triplo que eram há 20 anos, o quadruplo de há 25. Nada se resolveu, pelo contrário cada vez mais de nós se encontra alienado e fora do SNS. Nunca, mas nunca em Portugal houve metade dos inscritos na ordem a trabalhar fora do SNS! Nunca! Quando há uns anos chegou a um terço foi um escândalo. Quem diria que íamos chegar a isto?! Mas chegámos e para ficar! Quem me leva de volta para o SNS?! Nem arrastada de grilhetas!
  2.  # 162

  3.  # 163

    Colocado por: rjmsilva

    É o que eles estão a tentar descobrir com estas subidas do BCE.
    Quanto mais altas as taxas menos dinheiro é "criado" e colocado a circular através de créditos.

    Na escola, ainda no básico dos básicos, ensinavam que a subida da taxa de juro ajudava a controlar a inflação não apenas PQ o dinheiro ficava mais caro, mas principalmente pq havia um incentivo ao aforro. Ora de momento só temos 1 deles, pelo que alguém está a falhar em garantir a outra parte da equação. Deixem de ceder tanta liquidez aos bancos, deixem de lhes remunerar da mesma forma os depósitos e veremos se tem resultado.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  4.  # 164

    Colocado por: euAntigamente poderíamos dizer que os estrangeiros ganhavam muito mais, mas lá no estrangeiro as casas eram muito caras e a alimentação era mais cara.

    Agora... vivemos aqui com salários do México e preços da Alemanha.


    E está a ser simpático.

    É comum, bastante comum mesmo, encontrar gente a ganhar mais no México que em Portugal para a mesma profissão (ensino superior).

    Do mesmo modo, é relativamente fácil comprar produtos e/ou serviços na Alemanha a preços mais baixos que em Portugal.

    No final, o que vejo em ambos os casos, seja no México ou na Alemanha é a velhinha e mais que batida, relação entre a oferta e a procura.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  5.  # 165

    Colocado por: Sandra_ccAcha que alguém do México vem exercer em Portugal quando tem os EUA a um passo?!...


    Ora nem mais.

    Mesmo para a Europa, qualquer país seria mais atrativo que Portugal. Espanha pelo idioma, os demais pelos salários. Portugal só mesmo pelas sardinhas :)

    Mas nem isso. Um médico no México estará relativamente bem, pois é mais abonado que os demais concidadãos... pelo que mexer-se para os EUA não é tão atrativo como noutras profissões. Uma vez mais, oferta vs procura.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
  6.  # 166

    Colocado por: Reduto25vai se buscar médicos ao méxico ora essa


    Vá-se rindo...
    Se os médicos portugueses soubessem da mina que é a saúde privada no México... e a vidinha que poderiam ter (face à diferença de salários para outras profissões), deixariam Portugal ainda mais depenado.

    Portugal não é o centro do mundo. Muito longe disso.
    Concordam com este comentário: eu, Sandra_cc
  7.  # 167

    Colocado por: Miguel JRVocês têm noção do que escrevem ?
    não para esclarecer, no caso de não ter percebido. O meu comentário dos 10k era irónico....
  8.  # 168

    Colocado por: Sandra_cc
    As vagas, já foi mais que repetido, são o triplo que eram há 20 anos, o quadruplo de há 25.
    E o número de idosos (que teem mais propensão a precisar de cuidados médicos)?
  9.  # 169

    Colocado por: N Miguel Oliveirae a vidinha que poderiam ter (face à diferença de salários para outras profissões), deixariam Portugal ainda mais depenado.
    Por outro lado o México não me parece um país com uma segurança que atraia muita gente.

    Os.meus amigos que já foram ao México e não se limitaram a ficar em resorts vieram de lá a jurar para nunca mais, sensação de insegurança enorme, mesmo da parte da polícia.

    Depois as notícias que envolvem os cartéis de droga, não ajudam também a ter uma ideia muito favorável do mexico.

    Isto contudo é uma visão redutora, nunca estive no México, pelo que a ideia que tenho do país pode estar muito moldada por estereótipos.
    Ainda assim não me parece que seja um país que atraia muitos médicos.
  10.  # 170

    Colocado por: HAL_9000Por outro lado o México não me parece um país com uma segurança que atraia muita gente.


    Qualquer país com aquele tamanho (México, USA, Canadá, Brasil, Argentina, etc)... são de tal modo grandes que consegue ter de tudo.

    A insegurança é real, mas por vezes está em zonas tão longe que nem vale a pena considerá-la. É como quando na Cidade do México ou na California me perguntam como estão as coisas na minha terra (Portugal) sobre a invasão russa... e lá tenho eu que lhes explicar que a Ucrânia não é propriamente assim tão próximo para me preocupar. No México é idêntico, há de tudo.

    Ainda assim, nem sequer era a minha intenção referir isso... era mais uma resposta à mania de achar que alguém que venha dum país com menor PIB per capita seja necessariamente mau para o nosso país, por si só. É que às vezes é isso que parece.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Sandra_cc
  11.  # 171

    Bom a taxa de esforço para a concessão de crédito vai aumentar. A questão é, quanto tempo até darmos mais dinheiro para os bancos?
  12.  # 172

    Colocado por: AMVPBom a taxa de esforço para a concessão de crédito vai aumentar.
    Se isso se confirmar, basicamente o regulador vê os portugueses com a corda à volta do pescoço (já somos um dos países com mais exposição direta às políticas monetárias do BCE, o que nos faz passar dificuldades quando há politicas restritivas), então toma a decisão de dar mais um pouquinho de corda para ter a certeza que se consegue fazer bem o nó. Faz todo o sentido.

    Os portugueses são frequentemente acusados de ter pouca literacia financeira, mas diga-se que o regulador em nada contribui para reverter essa situação.
  13.  # 173

    Colocado por: HAL_9000portugueses são frequentemente acusados de ter pouca literacia financeira, mas diga-se que o regulador em nada contribui para reverter essa situação.

    Tb é português
  14.  # 174

    Colocado por: AMVPTb é português
    ?
  15.  # 175

    Colocado por: HAL_9000?

    O governado do BdP é português, não tem iliteracia financeira mas tem cabeça de português e age como tal, foi isto que quis dizer
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 176

    Colocado por: AMVPBom a taxa de esforço para a concessão de crédito vai aumentar. A questão é, quanto tempo até darmos mais dinheiro para os bancos?

    Hum
    Então está medida não concorre para a inflação?
    Aumentando a procura e assim os preços?
    🙄🤔
    Enfim
  17.  # 177

    Colocado por: smart
    Hum
    Então está medida não concorre para a inflação?
    Aumentando a procura e assim os preços?
    🙄🤔
    Enfim

    A inflação que está a ser medida julgo não considerar o preço da habitação. Mas sim, entra mais dinheiro na economia, ou melhor devem estar com o problema de colapso de empresas e negócio bancário, isto digo eu.
  18.  # 178

    Tretas os medicos no México ganham uma miséria por isso e que abandonam o Pais eu falei no México porque conheço diversos casos desses
  19.  # 179

    Colocado por: smart
    Hum
    Então está medida não concorre para a inflação?
    Aumentando a procura e assim os preços?
    🙄🤔
    Enfim


    Sem perceber muito do assunto, provavelmente a concessão de credito reduzio bastante e para ajudar a fonte de rendimento dos bancos lá decidiram relaxar e permitir taxas de esforço maiores.
    Assim como foi a extinsão da anterior serie de certificados de aforro e onde a nova serie pode ser vendida por intermédio dos bancos e com taxa de remuneração inferior, ajudando a manter o dinheiro no sistema bancario.
    Como tiro coleteral o risco de incumprimento deve subir, e o aumento/manter de preços deve continuar, mas que o principal interesse deve ser o de manter a fonte de receita dos bancos como sempre tem sido até aqui.
    Mas, se supormos que dentro de algum tempo a taxa euribor pode inverter, pode eventualmente ser sustentavel, quem sabe.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  20.  # 180

    Colocado por: Reduto25Tretas os medicos no México ganham uma miséria por isso e que abandonam o Pais eu falei no México porque conheço diversos casos desses


    Por isso digo que há que ter cuidado ao "falar" de territórios que em nada se assemelham à escala dum país europeu. São de tal modo grandes e díspares que consegue encontrar de tudo. Desde miseráveis a milionários com a mesma profissão.

    Já agora, não falo de cor, já vivi lá, e por coincidência os meus sogros são os dois médicos radiologistas mexicanos, a trabalhar na capital mexicana... além dos inumeros colegas deles que conheço, pelo que é-me fácil vislumbrar a qualidade de vida que levam por comparação com um profissional da saúde português em Portugal. Isto para não falar da tendência migratória no sector em ambos países. E não se iluda, nem o México é o buraco que pinta, nem Portugal o país das maravilhas para um mexicano... sabe Deus se eles souberem localizar num mapa país tão pequeno como o nosso.

    Agora claro que não é sempre assim e que pode atirar-me numeros estatísticos e dizer que tem menos PIB per capita... e por isso são todos miseraveis.
    Isso vale o que vale. O que é certo é que tropeçará com mais portugueses lá, que mexicanos cá. Por algo será digo eu.
    Concordam com este comentário: Sandra_cc
 
0.1004 seg. NEW