Colocado por: Sasapo
se os governos tomassem medidas para reduzir a liquidez geral na economia, não seria necessário aumentar juros.
Colocado por: rjmsilvaE isso faz-me sentido.
É o que eles estão a tentar descobrir com estas subidas do BCE.
Quanto mais altas as taxas menos dinheiro é "criado" e colocado a circular através de créditos.
Colocado por: HAL_9000E isso faz-me sentido.
Só não percebo é que maneira é que isso controla o aumento de margem de lucro das empresas e que aparentemente contribuiu para mais de 50% da inflação verificada (cujo controlo é oúnico mandatodo BCE).
Colocado por: Sasapoidealmente o BCE que foi quem imprimiu durante a pandemia.E é o BCE que o está a recolher? Parece-me que ele está a ficar ali pelo caminho.
Colocado por: Sasapoisso é exactamente como se gera inflaçãoolhe,se foi isso que gerou a inflação, eu não senti nada. Muito pelo contrário sentia era o meu poder se compra a diminuir a cada ano que passava, mesmo com a inflação a 2% ou negativa.
Colocado por: Sasapoerrado, o mandato é garantir a estabilidade do Euro.Tem de os avisar então para corrigir a informação que colocaram no seu próprio site:
Colocado por: HAL_9000gerir o euro
Colocado por: HAL_9000E é o BCE que o está a recolher? Parece-me que ele está a ficar ali pelo caminho.
Colocado por: Sasaponão vale a pena estar a implicar por semantica.o Sasapo é que implicou, se eu me limitei a copiar a frase que eles lá tinham, disse que estava errado porque?
Colocado por: HAL_9000"O seu principal objetivo é manter a estabilidade dos preços e,..."
Colocado por: HAL_9000uma única funcão: garantir a estabilidade de preços.
Colocado por: HAL_9000Função: gerir o euro
Colocado por: Sasapose o BCE empresta dinheiro e cobra 4% em vez de 0%, para onde acha que vai o dinheiro?Mas factualmente empresta dinheiro a quem, se os bancos para a sua actividade créditicia estão cheios de dinheiro dos clientes pago a 1% e diria até algum que foram buscar a custo zero durante a pandemia?
Colocado por: HAL_9000Mas factualmente empresta dinheiro a quem, se os bancos para a sua actividade créditicia estão cheios de dinheiro dos clientes pago a 1% e diria até algum que foram buscar a custo zero durante a pandemia.
Por outro lado paga juros a 3,75% a quem lá depositar...
Colocado por: Sasapoprincipal é diferente de unicaQuais são as outras que não lhas conheço?
Colocado por: HAL_9000Quais são as outras que não lhas conheço?
O FED tem outras funções, agora o BCE, tem quais mais?
.
Dizer: manter a estabilidade do euro, ou dizer manter a estabilidade dos preços vai dar ao mesmo.
Colocado por: smartOs bancos, emprestaram muito dinheiro, mas só parte, corresponde ao valor efectivo dos depósitos.
Colocado por: Sasapose tivessem cheios de dinheiro, acha que o BCE andava a emprestar dinheiro a 4%Como lhe perguntei atras, factualmente o BCE empresta dinheiro a que entidades?
Colocado por: Sasapose tivessem cheios de dinheiro,Não sou eu que o digo. São os próprios bancos. Dizem que não precisam de remunerar depósitos porque tem mais liquidez que aquela que conseguem emprestar. Então se os bancos se podem financiar a 2-3% ( no caso dos portugueses a 1%) junto dos clientes, porque vai ao BCE pedir emprestado a 4%?
Colocado por: HAL_9000Como lhe perguntei atras, factualmente o BCE empresta dinheiro a que entidades?
Ele tem a taxa de facilidade permanente de cedência marginal de liquidez, ou lá como se chama, a 4%. Mas neste momento o BCE está a emprestar dinheiro a quem.
Colocado por: HAL_9000Não sou eu que o digo. São os próprios bancos. Dizem que não precisam de remunerar depósitos porque tem mais liquidez que aquela que conseguem emprestar. Então se os bancos se podem financiar a 2-3% ( no caso dos portugueses a 1%) junto dos clientes, porque vai ao BCE pedir emprestado a 4%?
Pode haver alguma explicação lógica, mas não estou a ver quak
Colocado por: smartAgora imagine que um banco tem 70 mil milhões disponíveis, se emprestar de capitais próprios, tem de lhe pagar ao banco a 4, sendo o valor com que este se financia nos mercados/bceCerto, mas factualmente neste momento, não se pode dizer que as taxas de juro só BCE estejam a retirar liquidez aos bancos (a fazer fé nós resultados dos mesmos), mesmo que eles estejam a pagar as tais taxas a 4%
Mas se os clientes mudarem todos para certificados de aforro, o banco que se financiava a 1 junto dos clientes, terá que se financiar a 4...
Daí que corte se nos certificados de aforro, seria uma média a interessar a banca.