Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: JMHouse

Eu morei no centro de Lisboa (Av. de Roma, junto à Praça de Londres) vários anos e não recomendo a ninguém...

Então porque eu já vivi na avenida de Roma também qual e o problema só se for o trânsito
  2.  # 2

Colocado por: Sandra_cc

Basta atravessar a Vasco da gama e tem uma dúzia delas.

Ok, pode dar-me o exemplo de uma, por favor?

Gosto do facto de atravessar a Vasco da Gama ;)
    Fazer 15 km no interior é demais mas fazer 25 km numa ponte/AE com trânsito já é perfeitamente admissível...

Mas sim, agradecia o exemplo de uma dessas aldeias? Samouco, seria essa que estaria a pensar? Pias? Pegões?
    Sarilhos Grandes/Pequenos?

Dê-me um exemplo de uma, basta uma, que tenha as boas acessibilidades a que se referiu?
  3.  # 3

Isso mesmo.

Simplesmente para mim viver no interior não quero, nem gosto.

O que é perfeitamente legítimo. Aliás, um problema que eu antevejo é que qualquer dia, algumas cidades do interior estejam cheias de urbanitos, mas enfim, dá para escapar se ainda estivermos na aldeia.

O importante, o verdadeiramente importante é que se conheça a realidade de que se fala. E se tome decisões com base no conhecimento e não na ignorância.
  4.  # 4

A única coisa que há melhor em Lx que nas aldeias são os empregos, não a qualidade deles, mas a remuneração. Isto para o meu estilo de vida. Viver em lx é ter tudo tão perto e demorar uma eternidade a lá chegar.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, John Doe
  5.  # 5

Colocado por: powerPTCada um tem as suas vivências e gostos, estar a discutir rural vs metrópole é desnecessário.

Pessoalmente já estive nos dois lados.
    Eu gosto de tardar 15min ao hospital central (tenho 1 a 5min aberto até às 22, outro com urgências e tudo a 10min mas que não gosto), gosto de plantar e cuidar da minha horta, gosto de lavar a calçada e os carros juntamente com umas minis, gosto de me reunir com os amigos e família junto à piscina e fazer umas belas churrascadas, gosto de bricolage e desenvolver a criatividade dos pequenitos em construções de madeira e aço, gosto de olhar para a janela e ver campos, montanhas, os pequenitos e os cães a correr pelo terreno.
    Gosto de acordar e ver natureza.
    Gosto de meter um filme e o sistema de home-cinema a funcionar em pleno sem incomodar ninguém.
    Gosto de ir ao cinema? Gosto e vou, tardo 30min até um dos grandes num shopp da grande cidade. Tenho um a 7min mas prefiro ir a outro.
    Gosto de ir a um restaurante mais gourmet. Tardo 40/45min.
    A aldeia tem creche, centro de dia, lar de idosos, escola primária e imagine-se, um centro de saúde com médico sempre presente e que para marcar consultas faço online.
    Praia? Estou a 30min. Serra? Estou a 15min.

Ganhei anos de vida!
    Concordam com este comentário:JMHouse,eu

Não demora assim tanto tempo, nem tenho (ainda) piscina. Mas de resto, podia ser sósia. ;)
  6.  # 6

Colocado por: RCF
    Existem muitas diferenças. Muitas coisas boas para uns e más para outras e vice versa, tudo dependendo dos gostos de cada um... mas, há uma coisa que é indiscutível - quem tem uma casa no Saldanha, pode, a qualquer momento, vender essa casa e comprar uma em Celorico da Beira. Já o contrário, não!
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Será que pode? Depende de quando a comprou... E o crédito, quem o paga? ;)

Tenho o exemplo real e recente de amigos meus. Tinham a ideia de vender o apartamento em Lisboa (quase com 80% de valorização) e comprar uma casa no interior, a pronto. Problema: foram ver o crédito e contas feitas, com quase 6 anos de crédito pago, a somar às despesas que ainda tiveram na compra do apartamento(IMT, IS e obras), mais os custos de venda (mediação) e só tinham verba para comprar a pronto uma moradia velha no interior.
    Mas, lá acabaram por tomar a decisão e hoje têm uma casa com 5 vezes o tamanho da anterior (no antigo apartamento junto às Amoreiras tinhamos de ir à vez fumar na mini-varanda da sala), cada filho tem o seu quarto, a garagem cabem os 2 carros da casa e mais ainda e principalmente, pagam uma prestação de 490 euros e não de 1400 euros...
  7.  # 7

É uma questão de equilíbrio, lá atrás falaram em cafés, no interior o que não falta são cafés, mercearias e afins, familiares e tudo boa gente, na cidade um café é sinónimo de barulho e desacatos durante a noite, tudo generalizando é obvio.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  8.  # 8

Colocado por: Reduto25

Vou a pé defensor de chaves continente . Tem o da praça de Londres e tem o da Av república para mim são ambos perto quem não tem o hábito de andar a pé pode achar longe
    Concordam com este comentário:Sandra_cc

Ou seja, acha que o Bom Dia é um hipermercado? Qual da Praça de Londres? O Pingo Doce da Av. de Paris (e depois sobe o Técnico com as compras na mão)? Isso é um hipermercado? Então, nesse caso, a menos de 5 min de minha casa, no interior Português, tenho 4 hipermercados :)

Agora hipermercados a sério, só mesmo a 15 min de casa.
  9.  # 9

Eu odiava ter uma casa grande
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 10

Colocado por: JMHouse

Ou seja, acha que o Bom Dia é um hipermercado? Qual da Praça de Londres? O Pingo Doce da Av. de Paris (e depois sobe o Técnico com as compras na mão)? Isso é um hipermercado? Então, nesse caso, a menos de 5 min de minha casa, no interior Português, tenho 4 hipermercados :)

Agora hipermercados a sério, só mesmo a 15 min de casa.

Eu estava a falar dos McDonald's nesse comentário praça de Londres de Av da república são 2.

Supermercados digo pela última vez continente da defensor de chaves e pingo doce da duque d'Ávila não me volto a repetir
  11.  # 11

Ora, ora...daquelas aldeias que estão a 20mins de Lisboa?!....

Não... fui ver. A minha aldeia está a precisamente 337 km do Marquês de Pombal... e ainda assim, tenho fibra.

UAU, que loucura!! :)
  12.  # 12

Colocado por: Reduto25Eu odiava ter uma casa grande
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Idem.
    Prefiro uma casa com 80/100 m2 e uma área exterior generosa. Grande mesmo só a cozinha/openspace que é o sitio onde está mais gente ao mesmo tempo, ainda assim, que não represente mais de 40% do área total útil.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  13.  # 13

Colocado por: Vítor Magalhães
    Idem.
    Prefiro uma casa com 80/100 m2 e uma área exterior generosa. Grande mesmo só a cozinha/openspace que é o sitio onde está mais gente ao mesmo tempo, ainda assim, que não represente mais de 40% do área total útil.
    Concordam com este comentário:Reduto25

Nem mais eu acho que acaba por perder aquele aspecto de conforto de ser mais compacto . Depois lá está tem que se preencher mais espaços mais para limpar....
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  14.  # 14

Colocado por: Vítor MagalhãesEu acho que só eu é que não estou contente com o que tenho, e isto porque moro na cidade e anseio pelo dia de ir morar para o interior. A sorte é que comprei uma moradia T2 por 60K e por este andar não demora muito a triplicar de valor porque os preços só estão aceitáveis para vender. 😎

Vou dar-lhe um conselho de quem, por isto e por aquilo, adiou essa decisão durante mais de 15 anos (afinal de contas sou alfacinha de gema): não tome a decisão tarde. Arrepende-se do tempo perdido. E só se vive uma vez.

Sentido por mim e por todos os que conheço que tomaram essa decisão nos últimos tempos.

Todos os dias atravesso a cidade capital de distrito aqui ao lado para ir deixar um dos filhotes na escola (há outras mas quis aquela). Nos 20 min que levo desde que saio de casa (a quase 20 km daquela escola), em "hora de ponta", cada vez que vou a ouvir no rádio as notícias de trânsito em Lisboa e Porto e penso nas horas de vida que perdi (e felizmente nunca usei IC19 ou Pontes), tenho pena de não poder voltar atrás. Daria anos de vida para retroagir a minha decisão mas infelizmente não posso.
  15.  # 15

Colocado por: Reduto25Eu odiava ter uma casa grande
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães

Não é obrigado a ter uma casa grande. Nas grandes cidades, a maioria é obrigado a ter uma casa pequena.
    Concordam com este comentário: JMHouse
  16.  # 16

Colocado por: Vítor Magalhães
    Idem.
    Concordam com este comentário:Reduto25
    uma casa com 80/100m2 é realmente pequena, se isso incluir garagem então…
    Mas depende dos casos, se for um T2 apenas, talvez dê
  17.  # 17

Colocado por: NTORIONA única coisa que há melhor em Lx que nas aldeias são os empregos, não a qualidade deles, mas a remuneração. Isto para o meu estilo de vida. Viver em lx é ter tudo tão perto e demorar uma eternidade a lá chegar.

A lá chegar e depois a conseguir colocar o carro no bolso...

Mas olhe que essa ideia da remuneração não é bem assim. Eu continuo com remuneração que ganhava em Lisboa mas, por exemplo, o cônjuge trocou de trabalho. Como ganhava bastante bem, passou a ganhar menos de metade. No entanto, em Lisboa não conseguimos fazer face às despesas anuais/mensais com a antiga remuneração. Agora conseguimos... o que ganho é 100% poupança (tirando um ou outro desvario).

Dou-lhe um exemplo concreto. Todos os fim‑de‑semana ia almoçar e jantar fora, pelo menos uma vez. Nunca conseguia pagar menos de 90 euros, para comer minimamente bem. Por ano, tinhamos despesas de restauração (excluindo dias laborais, férias e estrangeiro) perto dos 8000 euros. Actualmente faço a mesma vida... só essas despesas reduziram para mais de 4000 euros.
    Dou-lhe outro exemplo: no meu antigo escritório pagava 3600 euros por uma avença anual de garagem. Actualmente, pago menos de 1000 euros, com a mesma centralidade. E os exemplos, multiplicam-se. Então, agora com a subida dos preços da alimentação, a realidade (que nunca contabilizei) ainda é outra. Mas acho que, sobretudo, é pela desnecessidade de gastar dinheiro (também passamos mais tempo em casa - porque temos mais e melhor casa - e quando saímos não temos portagens, nem deslocações tão grandes).

Não me recordo a última vez que comprei fruta (tirando mangas), legumes (excepto um ou outro) ou ovos. O que não tenho, acaba por ser vizinhos que dão, pelo simples facto de terem em demasia e não precisarem (é o caso dos ovos). Fora uma outra galinha ou coelho que por vezes vêm cá dar. Porquê? Pelo simples facto de querem dar (é essa a melhor economia de todos que verifiquei quando vi viver para o interior).

E a diferença entre uma alface colhida 30 min antes de ir para a mesa para com uma alface do Pingo Doce, nem sequer é comparável.
  18.  # 18

Tendo em conta que maior parte do pessoal vem aqui pedir orçamentos para 200-300 m2
  19.  # 19

Colocado por: DR1982uma casa com 80/100m2 é realmente pequena, se isso incluir garagem então…
    Mas depende dos casos, se for um T2 apenas, talvez dê

A garagem não conta. Nem a garagem nem a oficina para as bricolagens. Isso resolve-se com um anexo de 40 m2 😎
  20.  # 20

Eu adoro conceitos t0 confesso.que acho super confortável. Não sou fã de moradias

0.2188 seg. NEW