Colocado por: rxptPorque? As casas não sofrem desgaste? A construção não fica "desactualizada" comparada com construção nova? Não perdem eficiência energética comparada com novas construções?
O que estou a comparar é que as casas são o único produto que valoriza mesmo sendo usado.
Colocado por: SolivaEstamos a fugir ao assunto e lamento mas esse já foi discutido até á exaustão.Nao creio que estejamos a fugir ao assunto uma vez que estão diretamente relacionados. Como o próprio soliva disse atrás, a procura por habitação é muito superior à oferta ( tanto que até conseguiu duplicar o investimento feito em 4 anos). Perante isto, das duas uma, ou o Soliva quer meter os imigrantes em contentores, ou acha saudável que continue a persistir a pressão nos preços da habitação que temos assistido nos últimos 5-6 anos.
Colocado por: HAL_9000Perante isto, das duas uma, ou o Soliva quer meter os imigrantes em contentores, ou acha saudável que continue a persistir a pressão nos preços da habitação que temos assistido nos últimos 5-6 anos.
Colocado por: rxpt
O que estou a comparar é que as casas são o único produto que valoriza mesmo sendo usado.
Colocado por: HAL_9000Nao creio que estejamos a fugir ao assunto uma vez que estão diretamente relacionados. Como o próprio soliva disse atrás, a procura por habitação é muito superior à oferta ( tanto que até conseguiu duplicar o investimento feito em 4 anos). Perante isto, das duas uma, ou o Soliva quer meter os imigrantes em contentores, ou acha saudável que continue a persistir a pressão nos preços da habitação que temos assistido nos últimos 5-6 anos.
Colocado por: SolivaPara abrir os olhos a quem defende a estatização do parque habitacional ou regulamentação…
https://maisliberdade.pt/artigos/catalunha-mais-um-exemplo-do-fracasso-das-medidas-de-controlo-de-rendas/
Alguém que demonstre um exemplo de que a regulamentação estatal de habitação trouxe aspectos positivos para a comunidade de um país.
Colocado por: AMG1Ja sim senhor, falei com o psicólogo AMG1 e com o psicólogo Soliva.
O Hal você ja falou com alguém por causa dessa coisa dos imigrantes a proposito de tudo?
Colocado por: rxptPara além das casas diga-me um produto que depois de usado fica a valer mais?
Colocado por: ferreiraj125Compraste por 100k? Bom para ti. Deverias poder vender por 300k?
Com certeza, mas o estado deveria ficar com a maior parte do lucro.
Colocado por: SolivaO que é bem grave … o que mais me chocou este ano , foi a quantidade de negócios que arderam este ano e os seus proprietários dizerem á boca cheia que não tinham seguros e almofadas financeiras.
Colocado por: SolivaPara abrir os olhos a quem defende a estatização do parque habitacional ou regulamentação…
https://maisliberdade.pt/artigos/catalunha-mais-um-exemplo-do-fracasso-das-medidas-de-controlo-de-rendas/
Alguém que demonstre um exemplo de que a regulamentação estatal de habitação trouxe aspectos positivos para a comunidade de um país.
Colocado por: SolivaO mercado livre rege-se pela relação procura/oferta … se a balança está desequilibrada no lado da oferta … parece-me óbvia a solução.
Colocado por: SolivaEu continuo na minha que o problema na Europa relativamente á oferta de habitação que escasseia é a sobre regulamentação e a falta de incentivos á actividade
Ainda há meses atrás … regulamentava-se a obrigatoriedade da casa de banho ter a loiça XYZ …para obter uma licença de utilização.
Colocado por: AMG1
Mas nesse caso o mais provável era ele não vender. Depois se vende também precisa de ir viver para qualquer lado.
A sua ideia de fazer o estafo beneficiario das mais valias imobiliárias era um completo desastre, não resolvia nada 3 ia agravar ainda mais, porque reduzia a dimensão do mercado, só em ultimo caso é que alguém iria vender uma casa.
A fiscalidade pode e deve ser usada, mas ao contrário para beneficiar quem liberte casas seja para alugar ou vender.
Nós não precisamos de mais impostos, precisamos é de casas no mercado.
Colocado por: SolivaNem quero saber quem é o “+Liberdade”… mas o conteúdo do artigo …
E o artigo é relevante aquando da exemplificação das consequências da regulamentação por parte do estado.
Que tal pararmos de focar em quem diz algo e focarmos no conteúdo da mensagem?
Até o AV volta e meia tem razão no conteúdo da mensagem…
Não vi ou encontrei casos de sucesso em situações que o estado meteu “a colher” no mercado imobiliário.
Eu continuo na minha que o problema na Europa relativamente á oferta de habitação que escasseia é a sobre regulamentação e a falta de incentivos á actividade
Ainda há meses atrás … regulamentava-se a obrigatoriedade da casa de banho ter a loiça XYZ …para obter uma licença de utilização.
Colocado por: AMG1Talvez esta crise tenha razoes mais profundas do que as exclusivamente nacionais. Seria um tema para alguem estudar, se por acaso ainda não o fizeram.
Colocado por: HAL_9000
Ja sim senhor, falei com o psicólogo AMG1 e com o psicólogo Soliva.
Como disse antes só me estava a meter com o Soliva.
Mas não disse mentira nenhuma: se por uma lado se diz: "olha é o mercado, ha mais procura que oferta" e por outro não se vê qualquer problema em continuar a aumentar a procura sem que haja uma estratégia para resolver os problemas de oferta, então continuaremos a duplicar o preço das casas a cada 4 anos (ou pior, na zona onde eu comprei em jan 2020, o preço praticamente quadruplicou, uma estupidez completa).
Isto leva a quê? A um agravar das condições de vida: enquanto o jovem Soliva consegui comprar a sua primeira habitação por 100k ( com todo o esforço e mérito),4 anos depois um "casal de portugueses em início de vida." Já teve de gastar o dobro (e provavelmente endividar-se em dobro) para aceder exatamente a mesma habitação. Isto claro os que … “do something” e não ficaram "na casa dos pais ad eternum a queixar-se que a vida está mal." - estes últimos eventualmente acabarão por emigrar.
Quando Portugal tem um problema se fuga de mao obra qualificada, parece-me uma má estratégia apenas isso.
Colocado por: dmanteigas
Nao ha nada para estudar. Sao os efeitos de quase uma decada de juro 0 ou negativo tanto na europa, como nos US.
Agora em Portugal agrava-se mais pois a burocracia na habitacao e absurda (muito pior que no resto da europa, tenho a certeza absoluta. Duvido que existisse mais algum pais na europa onde obrigassem casas de banho a ter bide e banheira) e tivemos um grave problema de financiamento bancario a construcao. Por isso e que mesmo com subida dos juros, os precos aqui aumentaram.
Colocado por: dmanteigasGasta-se tanto dinheiro em comissoes, grupos consultivos, etc e nao somos sequer capazes de identificar corretamente os problemas. E sem reconhecer os problemas nao e possivel encontrar boas solucoes.
Colocado por: AMG1
Acho que você pode ganhar umas boas massas como consultor dos banqueiros, é que eles ainda não descobriram como fazer isso: ganhar sempre!
Quantas pessoas entregam a casa ao banco, quando a podem vender e saldar a divida?
Quanto ganharam os bancos na ultima crise imobiliária?
Ainda hoje andam por aí, nas mãos de alguns fundos uma boa variedade de "monos" que ninguem quer e que os bancos tiveram de vender a pataco.
Agora é verdade que a concorrência bancaria nalguns segmentos de mercado é, como diz um amigo: uma batata frita.
Os bancos em Portugal descobriram como passar para muitos clientes um dos maiores riscos do seu negócio: o risco de variação
da tx de juro.
O mais engraçado é que os clientes gostam. É vê-los a sair do banco todos contentes porque negociaram um spreed todo catita, por contrapartida de garantirem uma renda permanente ao banco, por via dos serviços que vão utilizar e óbviamente ignorando que uma parte muito substancial ganho do banco, nalguns casos a maior, não está nesse spreed.