Colocado por: AMG1uando a, destempero, comparou uma qualquer ideia minha com uma proposição da IL.Não foi bem um destempero, efectivamente o AMG1 sugeriu que os pobres só se mantêm pobres porque querem.
Colocado por: AMG1É claro que a imigracao, tal como os vistos Gold, os reformados europeus, os nomadas digitais, o AL, os hotéis,... tudo isso contribui para aumentar a procura. Mas repare que também foi todo esse movimento que permitiu a recuperação dos centros das cidades que estavam abandonados e em degradação há decadas. Foi tambem esse movimento e o investimento estrangeiro que pegou em partes das cidades em que ninguem pegava e is trouxeram oara o mercado. Veja o exemplo da zona oriental de Lisboa.Certissimo, e pode ter feito sentido nessa altura, o que não quer dizer que continue a fazer sentido no panorama atual.
Colocado por: AMG1Mas o Hal pode muito bem ter a razão em apontar os imigrantes como responsaveis pelos altos preços da habitação,Exatamente em que ponto do meu discurso é que me viu a culpar os imigrantes? Culpo sim as políticas de imigração, que é algo completamente diferente. Eu ao contrário do Vance, e de muita gente que aqui comenta sobre imigração, eu moro efectivamente numa zona com muitos imigrantes e não me lembro de algum dia ter tratado algum deles com menos respeito do que a qualquer nacional.
Colocado por: Carvai
Os problemas estão claramente identificados. A quebra dos casamentos e a subida enorme de divórcios duplicou a procura de casas sem nenhum aumento da população. Depois veio a imigração e aumentou a população e logo a procura. A oferta foi baixando porque os investidores mudaram de patos-bravos para CEO de imobiliárias e descobriram que é melhor fazer T3 a 1 milhão do que construir torres de T0 e T1. E a ultima solução dos pobres que eram os bairros de barracas ou clandestinos também foram acabando. Teoricamente aumentamos a qualidade da habitação mas inevitavelmente a quantidade diminui.
No arrendamento a praga dos incumprimentos foi aumentando, que até o próprio Estado é vitima :
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/550-familias-vao-ser-despejadas-pela-camara-de-loures-por-falta-de-pagamento-das-rendas-sociais?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Colocado por: AMG1Claro que não há nada para estudar. Basta pegar na soluções que o dmanteigas aponta.
Colocado por: AMG1Epa, ter opiniões fortes, alicerçadas e não ter receio de as apresentar de forma assertiva, parece-me ótimo. Mas...enfim. Fiquemos por aqui.
Claro que você tem razão em apontar o tema dos estímulos e sobretudo o impacto que a sua duração teve.
Colocado por: AMG1A verdade é que não estamos perante um problema de facil solução, nem sequer rápida e por isso ninguém espere milagres, mas convinha vermos um objectivo e um roteiro para lá chegar, em vez de paliativos para atenuar a dor a todos. Isso já tivemos com o Costa.
Colocado por: CarvaiOs problemas estão claramente identificados.
Colocado por: AMG1Pois as causas estão completamente identificados, por isso é que o FMI,
Colocado por: AMG1Já o "radical" PNS parece que encontrou um aliado insuspeito quanto ao IRS jovem.
Colocado HAL_9000 Não foi bem um destempero, efectivamente o AMG1 sugeriu que os pobres só se mantêm pobres porque querem.
Colocado por: AMG1Mas mostre lá onde me passou esse dislate pela pena, porque pela cabeça, só se for depois da senilidade, que felizmente ainda não chegou.Eu não gosto de dúvidas no ar, o que o caro AMG1 disse foi o seguinte:
Colocado por: AMG1O problema é que em Portugal em vez de se arregaçar as mangas, culpa-se o governo ou então também há quem acenda uma vela ao santo da sua devoção.
Os outros por essa europa fora, também tiveram tudo dado de borla, nunca foi preciso mexerem-se para nada, só para nós é que a vida é lixada.
Colocado por: HAL_9000e o outro vê a mesma solução em tudo: " temos de ser exigentes, nao sermos piegas.....emigrem."
A não ser que o Miguel me diga que na sua opinião Portugal está ótimo e recomenda-se, eu parto do princípio que os problemas serão reais e não coisas da minha cabeça.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas como isso pressupõe fazer-se à vida, arriscar, testar, falar noutro idioma, sair da zona de conforto, o Hal descarta-as logo.Nunca as descartei e não tenho qualquer diferendo consigo relativamente a essas opções. A única alternativa com a qual não concordo, sempre que se fala no baixo poder de compra nacional é a emigração. Daí que eu a refira, pois é frequente também o N Miguel Oliveira a sugerir.
Colocado por: N Miguel Oliveirae tal, "o país, o governo, o banco, etc deve fazer isto e aquele outro, apostar nisto e naquilo"... já o cidadão comum deve esperar sentadinho em casa à espera que tudo lhe caia do céu.sabe muito bem que nunca aludi a que o cidadao comum deva esperar sentadinho. O meu ponto é precisamente o contrário, o cidadão comum vai a luta, faz o melhor que consegue e frequentemente bate de frente com os entraves tipicamente nacionais, sendo que a falta de perspectivas e oportunidades é o maior deles.
Colocado por: dmanteigas
Não há qualquer duvida sobre qual foi a raiz do 'problema'. E teoria economica basica, que se aprende em quem faz a escolaridade obrigatoria em Portugal.
....
Ou seja... diz exatamente o mesmo que eu palavra por palavra. Ate me custa a tentar perceber de onde vem tanta 'discordancia'.
...
E engracado como o FMI serve como 'arma de arremesso' conforme convem a cada parte...
...
Entao deduzo que tambem esteja de acordo com as medidas que o FMI sugeriu para Portugal em 2011? :)
Colocado por: HAL_9000
Obviamente que quando se transmite uma mensagem, corre-se sempre o risco de quem está do outro lado fazer uma interpretação errada da mesma, nomeadamente a interpretação que melhor assenta na sua contra argumentação.
Pois se sou tantas vezes mal interpretado, é perfeitamente plausível que por vezes possa eu interpretar mal também.
Colocado por: HAL_9000Daí que eu a refira, pois é frequente também o N Miguel Oliveira a sugerir.
Colocado por: AMG1apenas acho que há demasiada gente a espera que o estado lhes resolva o que eles proprios não tentaram sequer resolver e isso ocorre em todos os extractos sociais.Haverá com certeza, mas em muitos casos sera apenas o reflexo de o estado se meter em demasia na vida das pessoas e de ha uns anos a esta parte o estado se dedicar a governar para clientelas.
Colocado por: N Miguel Oliveira. O país não pode emigrarPois não, mas pode emigrar a não de obra do país, mão de obra essa, sem a qual não sairemos da cepa torta. A minha implicância é só com isso.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe está a pagar casa, é mais complicado mudar de emprego, de sítio, etc... tende a ser mais conservador nas decisões que toma.A propria decisão de comprar casa é notória de uma maneira de ser mais conservadora.
Colocado por: HAL_9000Não me sinto mais preso por estar a pagar prestação em vez de renda.
Colocado por: N Miguel Oliveiraque alugar casa seja manifestamente mau para toda a genteNem eu disse que era. Simplesmente vou vendo o valor que pedem pelas rendas, pergunto a algumas pessoas com as quais trabalho e não consigo perceber como podem pagar rendas de 700, 800, 1000 euros. Parecem-me valores muito descabidos para o nosso nível de rendimentos. Daí que eu diga que no panorama actual, talvez compense mais comprar do que arrendar (até porque as casas não estão a desvalorizar).
Colocado por: N Miguel OliveiraAliás, o que não faltam são ricos a viver de aluguer como bem lhes apetece porque os rendimentos chegam para isso... pois o seu foco sempre esteve mais no aumento de rendimentos que propriamente na contensão de custosclaro que sim. Só não percebo porque o associa ao comprar casa, a ter o foco em "contensão de custos". Eu pelo menos ao comprar, o meu foco é ter uma fonte de rendimento no futuro, seja através de renda ou venda. A nivel profissional estou sempre atento a oportunidades que surjam, se amanhã perceber que tenho hipotese ir ganhar mais para o Algarve, ou para o Minho, facilmente coloco a casa a arrendar. Pago de prestação pouco mais de 100 euros, e consigo uma renda de 600 euros, é um negócio sem grande risco.
Colocado por: Joseba
Desculpa mas na minha opinião isso é overrated.
É o mesmo que comprar um Ferrari e ficar preocupado com o gasto de gasolina.
Quem tem 1000 euros para amortizar não vai se preocupar com 20 euros de taxa...
Colocado por: HAL_9000A nivel profissional estou sempre atento a oportunidades que surjam, se amanhã perceber que tenho hipotese ir ganhar mais para o Algarve, ou para o Minho, facilmente coloco a casa a arrendar.
Colocado por: HAL_9000
Veja-me o exemplo desta medida do IRS Jovem. Como já disse antes, eu não tenho bem opinião formada acerca dela. Se por um lado de facto me parece injusta, e não sei muito bem como iria ser feita a transição dos 35 para os 36 anos em termos de impostos, por outro, poderia ajudar a reter alguma da mão de obra que não vê aqui grandes perspectivas.
Ora bem o PS é contra a medida porque discrimina em função da idade e não a aceita, o que é legítimo. Porém ao poupar 1000 milhões de euros com a não aplicação dessa medida, qual é a proposta do PS para um terço desse valor? Aumentar os reformados pois então. Juro que não entendo. Nesse caso já não é discriminar em função da idade?
Colocado por: ParamonteOra vamos olhar para os países do norte da Europa:
Inquilinos que não pagam são despejados rápidamente. A polícia tem poder para interpretar os contratos de arrendamento.
O valor das rendas são decididos pelos senhorios. é o mercado a funcionar. Se o senhorio não quer ter crianças ou animais de estimação, tem a liberdade de assim estipular. As leis do ruído são cumpridas...etc
Quando os senhorios precisam das casa, só têm que avisar e sabem que vão ter as cassas de volta rapidamente, independentemente do inquilino que têm.
Se os inquilinos estragam as casas, arranjam um problema sério, e vão ter que pagar o que estragaram, só mesmo em condições muito excepcionais vão-se livrar de pagar, mas não voltam a poder alugar casas.
Existe uma base de dados de inquilinos, onde os senhorios colocam as apreciações aos inquilinos que tiveram, e pode ser consultada por todos. Em Portugal isso seria impensável, por causa da lei de protecção de dados.
As taxas de habitação social na Europa são, por exemplo:
:
Holanda: 30%
França: 17%
Dinamarca 20%
Suécia : 22%
Reino Unido : 17%
...
Portugal: 2% a 3%
Querer fazer dos senhorios a segurança social é errado e provoca o efeito ao contrário do desejado
Se uma pessoa deixar de pagar o empréstimo da casa, o banco vai despejá-la sem apelo nem agravo, seja quem fôr o inquilino, mesmo que tenha 70 anos.
Se uma pessoa deixar de pagar a renda de casa, o senhorio vê-se grego para fazer o despejo, isto se puder fazê-lo...
Colocado por: AMG1para pagar a exclusividade no SNSQuanto a isto ainda gostava de ver uma coisa tão simples como: Valor massa salarial paga a médicos /Nº Médicos no SNS.
Colocado por: AMG1A mim parece-me que estamos a assistir a um bailarico, em que os dois dançarinos ja decidiram que querem ir para eleições.Também me parece que sim. E é mesmo disso que o país está a precisar. Acho que podiamos fazer das eleições uma nova época festiva anual. Há o Natal, há a Páscoa, há o Carnaval, e haveria as eleições.
Colocado por: AMG1O PNS não se importa de perder as eleições e ficar 4 anos a reorganizar as tropasO PNS se perder as eleições não se aguenta como Secretário-Geral do Partido Socialista. Pode ir à vidinha dele e levar com ele a Alexandra Leitão que já niguém a aguenta.