Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PickaxeChega e sobra, a presença deles não implica mais gastos com manutenção dos espaços publicos, iluminação pública, e todos os outros que mencionou.
    Então venha comigo falar com ministro das finanças, e mostra-lhe os seus cálculos, é que seu eu puder pagar apenas metade do IRS, também me dava jeito ficar com o resto para dar lucro ao dono dos restaurantes e assim.

Como já expliquei acima, pouco importa se a conta é maior. Mesmo que a conta seja igual, quanto mais pessoas pagarem essa conta, menos paga cada um.
    • AMG1
    • 6 outubro 2024

# 2

Colocado por: Carvai
    Epá, estou interessado nisto. Quais os países onde posso pagar poucachinho dos impostos sobre a minha reforma em Portugal. Tenho preferência por países tropicais...

Tropicais é mais dificil, porque têm outros riscos. Mas aqui na europa tem vários, já ai coloquei uma lista não exaustiva. Quase todos têm climas jeitosos, boas vistas e comida capaz, o que pode um reformado querer mais.
    Mas já vi que o Carvai ainda não percebeu bem a questão. A ponto não é se são bons para viver, mas quais são aqueles em que se pagam menos impostos. O "viver" é muito relativo e alguns ate já perceberam isso tão bem, que as exigências quanto a isso, quase que podem ser cumpridas remotamente.
    Mas só compensa se o indigena em questão estiver mesmo sujeito ao tal saque fiscal, mas a sério.
  2.  # 3

Colocado por: CarvaiBom bom são os imigrantes que vivem nos Anjos, Que vivem em hostels á nossa conta. E o PCP já reclamou que não têm as condições do Ritz. E os "turistas" que se "hospedam" nos nossos hospitais para parirem ou tratarem o HIV.
    Ainda há bocado me viu a referir precisamente o contrário disso quando sugeri a reportagem. Tal como essas situações estão erradas, o benefício fiscal a essas pessoas, também está.
  3.  # 4

Colocado por: HAL_9000quanto mais pessoas pagarem essa conta, menos paga cada um.

Se eles tivessem que pagar a conta não vinham, ficávamos a perder.
    • AMG1
    • 6 outubro 2024

# 5

Imaginem que todos os paises da UE resolviam implementar esta medida poara os reformados dos outros paises.
    No fim era o equivalente a isentar todos os reformados de pagarem impostos sobre o rendimento. Eu até acho que era uma medida bem acertada. Como tenho rendimentos em dois, acabava por ter menos opções de escolha do que a maioria, mesmo assim agradecia imenso que pudéssemos caminhar nesse sentido.
  4.  # 6

Continuo a não perceber. Qual é o país para o qual eu possa ir morar e que o Estado português me isente de pagar o IRS sobre a reforma que recebo aqui?
  5.  # 7

Colocado por: Pickaxeficávamos a perder.
    Mas a perder o que? O lucro dos pasteis de nata que compram?

Mas mesmo assim será que ficávamos a perder?
    Esses RNH também contribuírem para o aumento do preço da habitação, que leva a que depois o estado ande a subsidiar habitação as pessoas, porque mesmo trabalhando elas não conseguem pagá-la. Entre o ter é o haver não sei se o país fica a ganhar alguma coisa, pelo menos não ganha o suficiente para que seja criada uma situação de injustiça fiscal.

O que é simples, não devia ser complicado, mora cá têm os mesmo diretos, mas temos mesmos deveres que todos os outros.
    Concordam com este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 6 outubro 2024

# 8

Colocado por:
    Se eles tivessem que pagar a conta não vinham, ficávamos a perder.

Parece que o António Mexia recebeu uma comissao ou algo assim numa ilhota qualquer que, por mero acaso também não cobra impostos, tal como estado português faz com estes reformados. Só que neste caso o mesmo estado português está disposto a acusar o homem de fraude fiscal.
    Porque razão o Mexia deve ter mais obrigações fiscais com Portugal do que os reformados do resto da europa. Ele também não vai a restaurantes? Será que usa o SNS? Os filhos dele andam nas escolas publicas?
    O padrão de consumo da familia dele sera inferior ao de um casal de idosos alemães?
    Nao percebo porque razão hão-de estar a perseguir o homem, afinal ele ainda deve contribuir bem mais para o erário publico português do que a maioria destes reformados.
    Isto é uma tremenda injustiça para com o Mexia, mas para os restantes portugueses que pagam os seus impostos direitinho, isto não é só uma injustiça, também é um insulto. Mas aparentemente há quem goste, como diz o outro: há gostos para tudo.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  6.  # 9

Colocado por: HAL_9000Mas a perder o que? O lucro dos pasteis de nata que compram?

Os turistas não pagam IRS, e contribuem para o nosso PIB...agora pense.
    • AMG1
    • 7 outubro 2024

# 10

Colocado por: Pickaxe
    Os turistas não pagam IRS, e contribuem para o nosso PIB...agora pense.

O Pickaxe, em Portugal, contribui para o PIB, para o IRS, ou para as duas coisas?
    Já pensou nisso?
    Agora a comparação com os turistas é de, de facto, um bom argumento. Até porque os turistas também não pagam IRS no pais onde residem.
  7.  # 11

Ainda vamos chegar à conclusão que ter pessoas com dinheiro a viver em Portugal é mau para o país. O vírus do comunismo infectou muita gente.
    Concordam com este comentário: Pickaxe, ferreiraj125, Carvai, JoãoEduardoDias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iko
    • AMG1
    • 7 outubro 2024

# 12

Colocado por: rjmsilvaAinda vamos chegar à conclusão que ter pessoas com dinheiro a viver em Portugal é mau para o país. O vírus do comunismo infectou muita gente.
    Concordam com este comentário:Pickaxe

Muito dificilmente se conseguiria resumir melhor o que aqui tem sido escrito.
    Quanto ao virus do comunismo, olhe que não me admiro nada. Na sexta feira fui vacinado contra a Covid e todos sabemos que aquelas vacinas estão cheias de coisas esquisitas.
  8.  # 13

Colocado por: rjmsilvaAinda vamos chegar à conclusão que ter pessoas com dinheiro a viver em Portugal é mau para o país. O vírus do comunismo infectou muita gente.
    Ter pessoas com dinheiro a viver em Portugal é ótimo para o país, mas como estamos num país europeu e não no faroeste em 1750, há que pagar impostos como qualquer outra pessoa que aqui viva, caso contrário esta-se a provocar uma distorção no mercado.
  9.  # 14

Colocado por: HAL_9000há que pagar impostos como qualquer outra pessoa que aqui viva, caso contrário esta-se a provocar uma distorção no mercado.

É melhor então que elas não venham? É melhor que os jovens vão embora? Também não vão pagar impostos como qualquer outra pessoa.
  10.  # 15

Colocado por: rjmsilvaÉ melhor então que elas não venham? É melhor que os jovens vão embora?
    Neste momento e se é para terem borlas fiscais, é melhor que nao venham sim. Como já disse, os RNH vieram agravar o preço da habitação, logo contribuindo para piorara as condições de vida dos residentes habituais e obrigando o estado a gastar mais dinheiro em politicas de habitação. Entre o ter e o haver, não sei se o país está a ganhar alguma coisa com essa injustiça fiscal.

Quanto aos jovens, em princípio também não deveria haver qualquer benefício fiscal. Contudo em termos estratégicos para o país é completamente diferente tentar reter aqui mão de obra que vai produzir na nossa economia. Mão de obra que é necessária se quisermos aumentar a nossa produtividade, ou tentar atrair para ca alguns idosos alemães ou suecos para comprar uns pastéis de nata, umas tostas de abacate e casas a preço inflacionado.

A ter de dar uma borla fiscal, que seja aos jovens para que não se vão embora.

Dito isto, o rjmsilva não está sozinho nessa meira de pensar. Não só o Pickaxe concorda consigo, mas também o João Galamba
    https://eco.sapo.pt/opiniao/um-irs-justo-para-todos-e-alinhado-com-o-futuro/
  11.  # 16

Eu fico bastante emocionado quando vejo os mais jurássicos contra o IRS jovem, pessoas que puderam usufruir das melhores condições que existiram no que toca ao crédito de habitação. Entre outras condições sócio-económicas inalcançáveis aos mais jovens actualmente.

Malta que mamou tanto, ao ponto de até poder mobilar a casa com o crédito, e alguns no final até carros conseguiram comprar.

Agora são os primeiros a dizer que o IRS jovem é injusto. Juro que fico mesmo emocionado ao ponto de querer acabar com o seu sofrimento e de os querer eutanasiar para não sofrerem neste mundo tão injusto para eles.

O Português é de facto um ser mesquinho até mais não. Portugal está condenado à mediocridade.
    Concordam com este comentário: Dias12, HAL_9000
  12.  # 17

Colocado por: HAL_9000Neste momento e se é para terem borlas fiscais, é melhor que nao venham sim.

Para ser coerente também é contra as borlas fiscais que se dão às empresas, tipo Auto Europa?
  13.  # 18

Colocado por: NostradamusOPortuguêsé de facto um ser mesquinho até mais não. Portugal está condenado à mediocridade.

Bem, para nao prolongar mais a discussao porque isto e suposto ser sobre habitacao, isto resume na perfeicao todas as discussoes das ultimas 10 paginas relativamente as politicas do governo. Enquanto se cultivar este odio a riqueza e odio ao sucesso alheio vai ser muito dificil sair da cepa torta. Enquanto nao comecarmos a ver como bom alguem suceder na vida e ganhar bem ao inves de ver como um 'alvo a abater aka taxar'... vai ser muito dificil retirar esta visao 'moral' que temos da fiscalidade para ter uma 'politica fiscal' que posso ser definida como tal ao inves de uma 'punicao fiscal'.

E que ao contrario do IRS jovem que nunca foi testado, estas ideias malucas de 'taxar os ricos' ja foram testadas por exemplo em Franca durante o reinado do Hollande com os resultados maravilhosos que se conhecem. 100 e poucos milhoes a mais de receita no primeiro ano, quase nenhuma receita adicional no 2o, e acabaram com ela no 3o ano antes que viesse mesmo menos receita. Enquanto continuarmos a ver cartazes do BE a dizer 'baixar o IRC para as empresas? Os ricos agradecem' e isso ressoar com grande parte da populacao, nao ha muito a fazer.

////////////////////////////////////////////////

Relativamente a habitacao, nao sei se ja aqui foi discutido mas a portaria para o credito jovem 100% ja foi publica (https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/236-a-2024-889277003) e e expectavel que entre em vigor em 2025.

Entretanto, dizem as mas linguas que apos a publicacao desta portaria, os precos da casas ja subiram 20% para acomodar a procura explosiva que isto vai trazer ao mercado e que quando a garantia publica estiver efetivamente operacional, os vendedores vao passar a anunciar os precos das casas em duas modalidades: uma para os outros, e 30% mais caro se recorrerem a garantia estatal.
  14.  # 19

Epa sinceramente creio que a vinda de expats ricos para Portugal tem reflexo negativo "apenas" no preço da habitação. De resto é um grande bónus, porquê gastam dinheiro em serviços e consequentemente aumenta a colecta de IVA....
    Ou também querem restaurantes com pratos a 4 euros todos a cairem de podre, falta de oferta de serviços, etc etc?
  15.  # 20

Colocado por: JosebaEpa sinceramente creio que a vinda de expats ricos para Portugal tem reflexo negativo "apenas" no preço da habitação.

E o impacto e relativamente limitado, porque a malta fala como se fossem 100 mil expats ricos, quando deve ser mais na ordem dos 5 a 6 mil...

Mas e engracado que ha muitas pessoas que se queixam do impacto dos expat ricos na habitacao, mas depois quando falamos dos 300 mil imigrantes que entraram em 2023 ja passa a ser 'um problema de integracao do estado'.

Eu desconheco os problemas de habitacao no centro de Lisboa, mas posso garantir que onde eu moro teve muito mais impacto a quantidade enorme de brasileiros que vieram para ca morar do que os 3 expats ricos que escolheram Viseu como residencia nos ultimos 3 anos. Principalmente no arrendamento, onde se torna impossivel de competir com alguem que esta disposto a pagar 900e por um T3 e viverem la '3 familias'.
    Concordam com este comentário: Carvai

0.0832 seg. NEW