Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 20 novembro 2024

# 1

Colocado por: dmanteigas

Tambem e verdade, mas ao contrario das ciencias sociais, nas restantes ciencias a serio as patetices sao uma percentagem infima e uma raridade. Nao a norma.
    ...

E porque de 'ciencia' tem muito pouco... ja que a larga maioria do que se 'estuda' nao faz sequer uso do metodo cientifico.

Basta ver que em pouco tempo eu consigo saber se uma vacina e ou nao eficaz e segura. Mas decadas e decadas de estudo nao permitem concluir objetivamente que ideologia e a melhor para gerar prosperidade e crescimento economico. Entre muitas outras coisas.
    Alem de que ao contrario de uma ciencia natural, na esmagadora maioria das 'ciencias sociais' nao ha hipoteses falseaveis e testaveis. A comecar pelo simples facto de que eu nao posso ter 5 Portugais cada um a ser gerido por um partido politico diferente para medir se no final de 4 anos estao melhor ou piores. Ou sequer que metricas usar para aferir se estao melhores ou piores.

Isto faz com que mesmo quando se tenta aplicar certas metricas seja impossivel ter uma discussao sequer remotamente 'cientifica' e que se acabe num ambiente onde a grande maioria do que se publica por ai fora nao passe de patranhas e opinioes disfarcadas de 'ciencia'.

Ate neste topico se nota. Os estrangeiros estao sobrerrepresentados na populacao prisional, o crime aumentou em 2022 e 2023 para niveis superiores a 2019 contrariando uma tendencia de descida o que coincide com o aumento da imigracao. Mas nem isto e suficiente para o AMG1 reconhecer uma simples teoria que e... aumentar a imigracao, aumenta a criminalidade.

O que acaba a ser o motivo pelo qual por esse mundo fora estamos a ficar entregues a malucos. Porque por receio das minorias ruidosas, o mainstream politico deixou de ter coragem de reconhecer coisas que sem serem objetivas, porque isso nao existe nas ciencias sociais, podemos dizer que existe pelo menos uma correlacao forte. Por exemplo, ter a coragem de dizer que a imigracao nao traz so coisas positivas. Ter a coragem de dizer que existe uma forte subsidiodependencia em Portugal (e nao, nao e so o RSI). Ter capacidade de reconhecer (e para nao desvirtuar o tema do topico) que o problema da habitacao e bem mais grave que os RNH e os 500 americanos ricos que decidem vir viver para Portugal por ano

Meu caro,
    Isto até dava para um debate epistemológico sobre as ciências sociais, mas como eu não sou capacitado para o fazer e como você já decretou que a norma nas ciências sociais e a patetice, não creio que tenhamos mais nada para dizer sobre o tema.
    O resto é um libelo politico, algo descontextualizado, sobre o qual também nada tenho a dizer. Já quanto à sua teoria, de que os imigrantes são responsaveis pelo aumento da criminalidade, que na verdade começou por ser um facto, de tal maneira óbvio que até nos chamou +/- ignorantes por não o percebermos. Afinal agora ja não é um facto, mas uma teoria. Ora, sendo o meu caro um entendido em metodologia cientifica também deve saber que mesmo para ser uma teoria, também precisa de mais do que uma mera especulação, mesmo que apenas se queira cingir a uma certa metodologia, tão do agrado da "escola" liberal.
    Mas eu até aceito, e já o disse anteriormente, que pode haver alguma relação, entre esses dois dados, só que enquanto não tivermos informação que demonstrem essa relação só estamos a especular, ou seja, a fazer +/- aquilo de que você acusa as ciencias sociais, mas neste caso como serve para validar a sua teoria, então talvez já não seja uma tontisse.
    O facto dos estrangeiros estarem sobre-representados na população prisional, só se verifica se compararmos os presos estrangeiros, com os estrangeiros residentes, ora esta comparação assim de forma simples, não tem sentido, pelo facto de que nem todos os estranheiros detidos são imigrantes, alguns serão meros turistas, outros detidos nos aeroportos. Até porque, se a memoria não me falha, um dos crimes mais recorrente entre os presos estrangeiros está o tráfico de drogas.
    Portanto a validação da sua teoria só será possível, quando pudermos distinguir entre os presos estrangeiros aqueles que são residentes de todos os outros. Isto admitindo, óbviamente, que esse indicador dos presos estrangeiros é um indicador válido para determinar o indice de criminalidade dos imigrantes dos ultimos anos, coisa que eu não sei e suspeito que o autor da teoria também não, mas como para si as ciências sociais são mera patetice, imagino que isso também tenha pouco interesse.
    Mas para resumir, você até pode ter razão. A meu ver só não pode, ou melhor, não deve é afirmar que essa sua percepção está validada, porque não está. Mas evidentemente que pode continuar a propalar essa sua percepção como entender, afinal temos liberdade de expressão e cada um faz dela o uso que entender e a desinformação é a nova moda dos nossos tempos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  1.  # 2

Colocado por: AMG1Mas para resumir, você até pode ter razão. A meu ver só não pode, ou melhor, não deve é afirmar que essa sua percepção está validada, porque não está. Mas evidentemente que pode continuar a propalar essa sua percepção como entender, afinal temos liberdade de expressão e cada um faz dela o uso que entender e a desinformação é a nova moda dos nossos tempos.

Que eu tenho razao e relativamente evidente... nao tem nada de desinformacao. Mais uma vez, voces agarram-se a 'detalhes' que so existem porque quem tem acesso aos dados, nao os divulga. Precisamente para nao me dar razao :)

A criminalidade estava em queda em Portugal desde o periodo da troika. O que e relativamente normal, ja que a melhoria da situacao economica tira mais pessoas da pobreza e reduz a propensao para o crime. Em 2022, 2023 essa tendencia de descida que se observava ate 2019 foi invertida. O que ocorreu nestes anos para explicar esta inversao de tendencia? Uma deterioracao da situacao economica? Nao parece. O desemprego estava estavel e baixo, os rendimentos ate subiram em termos reais. Qual foi o unico fator com dimensao suficiente para explicar este aumento? O aumento exponencial da imigracao. Ate pela tipologia de crime que aumentou podemos concluir isto... O que permite concluir isto com mais certeza, e precisamente o facto de nao se divulgar a criminalidade por nacionalidade. Porque se efetivamente isto nao se observasse, os dados ja estavam ca fora ha muito tempo...

Agora os 'factos'. Podemos fazer como os 3 macacos e tapar a boca, os olhos e os ouvidos para ignorar esta relacao enquanto metemos um cartaz a dizer 'mas os dados nao fazem a distincao entre imigrantes e os nacionais'. Claro que podemos. E o que tem feito a classe politica. Com o sucesso que lhe reconhecemos.
    Qual seria para mim a solucao que seria mais eficaz em transmitir a verdade, combater a desinformacao e o populismo? Ser transparente. Admitir que houve uma inversao na trajetoria da criminalidade, que esta essencialmente relacionada com o aumento da imigracao (algo que teria sido facilmente verificavel se eles divulgassem os dados), que o governo esta atento a isto e a tomar as medidas necessarias, mas salvaguardo algo que tambem e factual - que o Portugal de hoje, continua a ser muito mais seguro que o Portugal de 2014!

Idem para a habitacao. Em vez do tradicional discurso do 'existe falta de mao de obra' (num pais com mais de 2.5 milhoes de inativos e desempregados), e 'precisamos de imigrantes' e 'sem imigrantes nao se faziam casas', ganhava-se muito em termos pessoas moderadas a explicar que isto da imigracao nao e so vantagens. Porque se em 2 anos entram 500 mil novas pessoas em centros urbanos onde ha elevada pressao imobiliaria, nao ha 'milagres'. A funcao da malta da praca publica nao e ignorar os problemas. E reconhece-los e encontrar solucoes.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  2.  # 3

Colocado por: dmanteigasEm 2022, 2023 essa tendencia de descida que se observava ate 2019 foi invertida. O que ocorreu nestes anos para explicar esta inversao de tendencia? Uma deterioracao da situacao economica? Nao parece. O desemprego estava estavel e baixo, os rendimentos ate subiram em termos reais. Qual foi o unico fator com dimensao suficiente para explicar este aumento? O aumento exponencial da imigracao.

Porquê é que não vai ver as estastiticas?

10% dos prisioneiros são estrangeiros, portanto, 90% são portugueses.
    Para aí 8% dos prisioneiros, são mulheres, portanto, cerca de 92% são homens.
    O número de prisioneiros que terminaram o ensino superior, nem chega aos 5%, portanto, mais de 95% não tiraram uma licenciatura.

Resumindo, a característica regular de um prisioneiro em Portugal, é ser do sexo masculino, nacionalidade portuguesa e quem não tem uma licenciatura.

Para quem quiser aprofundar este tema: https://dgrsp.justica.gov.pt/Estat%C3%ADsticas-e-indicadores/Prisionais
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 4

Colocado por: vmontalvaoResumindo, a característica regular de um prisioneiro em Portugal, é ser do sexo masculino, nacionalidade portuguesa e quem não tem uma licenciatura.

O que interessa perto de 0 para esta discussao. Seria interessante se alguem tivesse afirmado que so os estrangeiros cometem crimes.

Tem que voltar as aulas de estatistica...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  4.  # 5

Colocado por: dmanteigasQual foi o unico fator com dimensao suficiente para explicar este aumento? O aumento exponencial da imigracao. Ate pela tipologia de crime que aumentou podemos concluir isto... O que permite concluir isto com mais certeza, e precisamente o facto de nao se divulgar a criminalidade por nacionalidade. Porque se efetivamente isto nao se observasse, os dados ja estavam ca fora ha muito tempo...

Primeiro pergunta pelas coisas, depois quando vê que os números não são aquilo que diz, já interesa zero para a discussão. LOL
    A ver se tira também umas aulas de como pesquisar na net.
    Cá vai a estatistica que disse não existir: https://dgrsp.justica.gov.pt/Portals/16/Estatisticas/%C3%81rea%20Prisional/Anuais/2023/Q09-CRIMS__RCLSS(2).pdf?ver=OHAYy4SPbuv5wsPBL21SKw%3d%3d
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 6

Estamos a falar de criminalidade reportada, voce vem falar de reclusos... mas o que tem o **** a ver com as calcas? Os reclusos de 2023 sao de crimes cometidos e de malta condenada ha bastante tempo. Os dados que estamos a falar e relativamente a criminalidade reportada.

Ate perco a vontade de comentar o que quer que seja com este tipo de 'atitudes'....
  6.  # 7

Até prova em contrário, somos todos inocentes.
    Reportar algo, não dá imediatamente o estatuto de criminoso à alguém.
    Este tipo de "atitudes" é o que você está a querer usar para provar algo?

Pelo menos, os reclusos são condenações efectivas. Sempre poderá extrapolar para a criminalidade "reportada".
    Já sei, agora irá dizer que 99% dos estrangeiros que cometem crime não são presos, por isso é que não bate certo com as estastiticas prisionais :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  7.  # 8

https://es.gizmodo.com/esta-es-la-nacionalidad-extranjera-con-mas-reclusos-en-las-carceles-espanolas-2000135754#:~:text=Seg%C3%BAn%20datos%20del%20Ministerio%20del,7%25%20de%20la%20poblaci%C3%B3n%20empadronada.

Segundo esta noticia de hoje, 31,4% dos reclusos em Espanha são estrangeiros, apesar da população residente estrangeira ser apenas 12,7%. Apesar de interessante, a noticia peca por omitir o que realmente interessaria aqui... que é: Desses 31,4%, quantos são residentes? Para poder comparar alhos com alhos e não com bugalhos.

Cidadãos Espanhóis na População Total: 87,3% - Cidadãos Espanhóis nas cadeias: 68,6%
    Residentes Estrangeiros na População: 12,7% - Residentes Estrangeiros nas cadeias: ?

Ainda assim, se se chegasse à conclusão que os residentes extrangeiros estão sobre-representados (o que pelos numeros supracitados parece altamente provável), o que é que isso quereria dizer? Que os estrangeiros são piores pessoas? Eu acho que o que se iria verificar é que os estrangeiros simplesmente fazem parte, na sua grande maioria, do estrato social mais baixo, mais propenso a cometer crimes. Pelo que, uma vez mais, o problema não seria tanto ter ou ter imigrantes, mas que tipo de imigração. O que fazem os países mais desenvolvidos, é precisamente poder triar aqueles que o país precisa. Em função da economia...

Agora, não basta "escolher" (e nem isso fazemos), se depois o país que acolhe não faz a sua parte.
    Vejam-se as multiplas reportagens sobre aqueles que de um dia para outro deixam de estar legais, por culpa dos serviços, dos que passam dias nas filas, dos esquemas para marcação e agendamento de consultas, da estigmatização destas pessoas. Se se vêm numa situação altamente frágil, a fuga para o crime, é tudo menos surpreendente. Se a burocracia é pesadíssima para os nacionais, imagem como há-de ser para os estrangeiros. É uma loucura.

É tal e qual a questão dos bairros sociais... se os segregamos, se lhes damos menos oportunidades, menos serviços, menos transportes, menos segurança, maior desprezo, racismo, descriminação... o que é que tem de surpreendente que haja mais crime nesse segmento da população? Se ignoramos tudo isso... e só queremos ver aquilo que vai de acordo com a narrativa, de pouco adianta discutir muito. Se aos estrangeiros, além disto tudo ainda lhe tiramos por vezes a "legalidade", cortámos pela raíz a possibilidade de contribuirem, de terem um emprego normal... que mais resta? Se logo à noite é preciso comer e pagar a renda no final do mês.

Acredito que tal como Espanha, não faltem em Portugal reclusos estrangeiros não residentes também, dado a geografia da peninsula funcionar como porta de entrada de drogas e contrafação provenientes de África e Amércia Latina. Esses não são imigrantes.
  8.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraEu acho que o que se iria verificar é que os estrangeiros simplesmente fazem parte, na sua grande maioria, do estrato social mais baixo, mais propenso a cometer crimes. Pelo que, uma vez mais, o problema não seria tanto ter ou ter imigrantes, mas que tipo de imigração.

Agora va la ao topico do governo de direita umas dezenas de paginas atras onde a minha conclusao e exatamente a mesma :)

E o volume e o tipo de imigracao. E quanto maior for o volume de imigracao, mais dificil fica fazer a triagem.

Mas isto ate e um topico sobre comprar casa... e acho que deve ser consensual que a imigracao e um dos fatores que agrava um problema pre-existente
  9.  # 10

Colocado por: dmanteigasE quanto maior for o volume de imigracao, mais dificil fica fazer a triagem.

Isso deve ser feito a montante, pelo que o volume só se verifica depois.

Colocado por: dmanteigasa imigracao e um dos fatores

Está ver, não foi dificil, pois não?
    É um dos factores. Não é "o problema".
    No entanto, não "sabemos" discutir nenhum outro factor além deste.
    O seu impacto é desproporcional face à percepção que se tem.

De mencionar ainda, que actualmente, este mesmo factor, é parte da solução também, ao colmatar parte da falta de mão de obra que ajudam a criar mais oferta.
    • AMG1
    • 20 novembro 2024

# 11

Colocado por: dmanteigas

Agora os 'factos'. Podemos fazer como os 3 macacos e tapar a boca, os olhos e os ouvidos para ignorar esta relacao enquanto metemos um cartaz a dizer 'mas os dados nao fazem a distincao entre imigrantes e os nacionais'. Claro que podemos. E o que tem feito a classe politica. Com o sucesso que lhe reconhecemos.
    Qual seria para mim a solucao que seria mais eficaz em transmitir a verdade, combater a desinformacao e o populismo? Ser transparente. Admitir que houve uma inversao na trajetoria da criminalidade, que esta essencialmente relacionada com o aumento da imigracao (algo que teria sido facilmente verificavel se eles divulgassem os dados), que o governo esta atento a isto e a tomar as medidas necessarias, mas salvaguardo algo que tambem e factual - que o Portugal de hoje, continua a ser muito mais seguro que o Portugal de 2014!

Idem para a habitacao. Em vez do tradicional discurso do 'existe falta de mao de obra' (num pais com mais de 2.5 milhoes de inativos e desempregados), e 'precisamos de imigrantes' e 'sem imigrantes nao se faziam casas', ganhava-se muito em termos pessoas moderadas a explicar que isto da imigracao nao e so vantagens. Porque se em 2 anos entram 500 mil novas pessoas em centros urbanos onde ha elevada pressao imobiliaria, nao ha 'milagres'. A funcao da malta da praca publica nao e ignorar os problemas. E reconhece-los e encontrar solucoes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dias12

Mas porque carga de água é que você teima em afirmar que alguém esta a ignorar seja que problema for. Lamento, mas não concordar consigo, não tem de significar que se esteja a ignorar seja o que for, ou sequer que a sua leitura, ou a minha, estejam certas. Eu penso pela minha cabeça, mas tenho humildade suficiente para não me achar "a ultima bolachinha do pacote".
    Vamos lá ver, ninguém tem dúvidas de que a criminalidade aumentou nos ultimos três anos, simplesmente porque não foi só você que aprendeu a ler um gráfico.
    Também parece razoável, pelo menos a mim, que parte desse aumento de decorra da população residente ter aumentado quase 7 ou 8%, tanto mais que, tal como você próprio reconhece, muitos desses novos habitantes pertencem ao extracto sócio económico onde tem origem a maioria da criminalidade.
    Chegados aqui, quem é que está a ignorar seja o que for, a não ser a sua conclusão (que ja foi facto, agora teoria ou especulação, já nem sei) de que a imigracao é fonte de criminalidade ou que os imigrantes que recebemos são mais propensos a praticar crimes do que os nacionais?
    Não fosse o Dmanteigas ser um céptico, a ponto de insultar o estudo da realidade social e eu sugeria-lhe que em associação com outros que pensem como você fizessem p.e. aquilo que é comum aqui nos USA e pagassem a um centro de investigação que estudasse o tema, com isso saciavam a vossa curiosidade e ao mesmo tempo prestavam um serviço à comunidade. Isso seria muito mais util, do que andar a propagar a ideia de que os governos não divulgam informação de forma propositada para não validarem a vossa teoria.
    Pensando bem, talvez nem seja boa ideia, até porque se o resultado não fosse aquele que vocês já "conhecem", muito provavelmente seria mais uma patetice e ainda iam achar que era dinheiro deitado a rua.
  10.  # 12

Colocado por: AMG1Pensando bem, talvez nem seja boa ideia, até porque se o resultado não fosse aquele que vocês já "conhecem", muito provavelmente seria mais uma patetice e ainda iam achar que era dinheiro deitado a rua.

Certamente nao era boa ideia, mas pelo simples facto de que em Portugal isso era impossivel pelos mais variados motivos (a comecar pela CNPD). Isto nao sao os US onde ate dados de saude se podem vender.

Colocado por: AMG1Chegados aqui, quem é que está a ignorar seja o que for, a não ser a sua conclusão (que ja foi facto, agora teoria ou especulação, já nem sei) de que a imigracao é fonte de criminalidade ou que os imigrantes que recebemos são mais propensos a praticar crimes do que os nacionais?

Colocado por: AMG1tanto mais que, tal como você próprio reconhece, muitos desses novos habitantes pertencem ao extracto sócio económico onde tem origem a maioria da criminalidade.

Vou deixar aqui a resposta que da a si proprio. Concorda com tudo, mas depois nega a conclusao 'evidente'.
    E digo mais... a percepcao de criminalidade ate pode nem estar diretamente relacionada com a criminalidade geral. Por exemplo, se todos os outros crimes permanecerem estaveis e existir um aumento de 300% no crime de violencia domestica, vamos ter um aumento da percepcao de criminalidade na populacao? Agora se a criminalidade no global diminuir, enquanto sobe por exemplo trafico de estupefacientes, homicidios, e roubos (com recurso a violencia) o que acontece? O problema 'atual' e mesmo esse. O aumento da criminalidade que se verifica, e no tipo de criminalidade que gera a percepcao de inseguranca.
    Isto nao se trata de achar que Portugal em 2023 importou 300 mil criminosos. Agora a % de potenciais criminosos nesses 300 mil sera certamente superior a % de potenciais criminosos nos nacionais pelos motivos que referiu (estratos sociais baixos, pessoas desesperadas, sem suporte social ou ate mesmo culturas diferentes), e ao contrario dos nacionais sao criminosos que antes nem sequer estavam ca. Se isto e um enorme problema? Eu pessoalmente nao acho. Ha coisas piores, como a habitacao. Mas quando se esta constantemente a negar as evidencias com um 'falsas percepcoes de inseguranca'... gera revolta em quem sente estas percepcoes no seu dia a dia de forma mais intensa.

Colocado por: N Miguel OliveiraEstá ver, não foi dificil, pois não?
    É um dos factores. Não é "o problema".

Mas alguma vez eu disse algo que nao isto? :D

Eu sempre disse desde o 1o dia que o problema da habitacao e multifatorial. O que nao se pode negar e que a imigracao tem um peso bem grande dentro dos problemas... isto nota-se mais numa cidade relativamente pequena como Viseu onde a imigracao em massa teve um peso gigante principalmente nos arrendamentos.
  11.  # 13

Colocado por: dmanteigaspeso bem grande dentro dos problemas... isto nota-se mais numa cidade relativamente pequena como Viseu onde a imigracao em massa teve um peso gigante

É essa percepção da proporção, do peso, da influência da imigração que ponho em causa. Quem o lê, parece que é esse "o problema".
  12.  # 14

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ essa percepção da proporção, do peso, da influência da imigração que ponho em causa. Quem o lê, parece que é esse "o problema".

Nao e 'o problema' porque os precos tinham aumentado na mesma com ou sem imigrantes. Agora como disse, numa cidade pequena e principalmente no arrendamento a imigracao teve um impacto absurdo. Tenho um conhecimento relativamente solido do mercado imobiliario local, e posso dizer-lhe que neste momento cada anuncio de apartamento para arrendar, 70% dos interessados sao imigrantes.
  13.  # 15

Colocado por: dmanteigasNao e 'o problema' porque os precos tinham aumentado na mesma com ou sem imigrantes. Agora como disse, numa cidade pequena e principalmente no arrendamento a imigracao teve um impacto absurdo. Tenho um conhecimento relativamente solido do mercado imobiliario local, e posso dizer-lhe que neste momento cada anuncio de apartamento para arrendar, 70% dos interessados sao imigrantes.

Eu não duvido do que diz. Não conheço a situação de Viseu pelo que não tenho razão para duvidar de sí.
    Mas interessar-me-ia mais perceber o porquê da % dos nacionais ser apenas de 30%.
    Numa altura em que o ensino cria profissionais desfazados com a necessidade local... suponho (e corro o risco de falhar completamente), que boa parte "estuda", para que depois o emprego que cumpra com as espectativas da formação que teve esteja no Porto, Lisboa ou no estrangeiro. Ao passo que por Viseu, as vagas laborais acabam por ser preenchidas pela malta que está disponível a fazer esses trabalhos locais.
    Por outro lado, tenho em crer, que tal como na minha terra, os nativos preferem endividar-se e construir a casita de raíz, numa qualquer aldeia dos arredores, ou comprar via crédito um apartamento na cidade. O mercado de arrendamento, termina por ser orientado quase em exclusivo a quem está aberto à ideia de ir mudando de sítio a cada X anos, a quem está a entrar no mercado de trabalho, a quem não tem uma situação tradicional ou estavél.
    Isto para dizer, que não me parece que o mercado de arrendamento esteja desprendido da mentalidade portuguesa no que à propriedade duma habitação própria diz respeito.
    Quanto aos imigrantes, acho perfeitamente normal que quem chega a um sítio novo, não desate a comprar ou construir... e vá com naturalidade pela via do arrendamento, a ver se gosta da terra, das suas gentes, etc...
    Parece-me perfeitamente natural que uma alta % de quem procure alugar casa não seja dali. Como não me parece que Viseu seja própriamente uma Meca a nível de emprego, como Porto ou Lisboa, os que chegam acabam por ser sobretudo estrangeiros. Nas cidades maiores, além dos imigrantes, levam também com as gentes da terra de Viriato...

Porque para os nativos, a situação mais comum que vejo, e via igualmente há 8-10 anos era a seguinte, se a renda representa já 50% do rendimento duma pessoa... mais tarde ou mais cedo, e depois de feitas as contas e uns trocos no mealheiro, pede-se um crédito, e essa pessoa (ou casal) deixa de representar "procura" no mercado de arrendamento... Nos amigos e familiares da minha geração, 35-40 anos, que seja casado, é raro aquele que viva em apartamento alugado. Já naqueles que são imigrantes com a mesma idade, construir ou comprar é praticamente impensável. Primeiro porque não têm os vínculos familiares com a terra que os prenda ali, e por vezes, nem sequer consiguiriam pedir um crédito face à sua situação migratória. Pelo que não há alternativa ao mercado de arrendamento, custe o T1 300 ou 1000€.

Há sectores em Portugal, que 25-30% da mão de obra é estrangeira. Ter-se-ia que ver quanto teriam que subir os salários e melhorar as condições de trabalho, para que esses empregos fossem ocupados por nativos, que entretando emigraram para ganhar 3, 4, 5x mais. No caso da construção, que devem ser uns 20-25%... para que tal % desça e só tenhamos nativos nas obras, as casas iriam certamente ficar mais "caras" ainda. Quer queiramos quer não, esses sectores onde há muitos estrangeiros, têm um peso significativo na economia. Pelo que é necessário também, rever que tipo de economia queremos ter. E isso, é tudo menos simples de se fazer. Eu também preferia que fossemos um Silicon Valley e que os imigrantes que acolhessemos fossem todos Engenheiros Informáticos, Médicos, etc etc... É preciso ir dando um passo de cada vez. Talvez um dia lá chegaremos. Aos que vão entretanto chegando, é preciso tratá-los como se fizessem parte da casa, em vez de segregá-los ou deixá-los numa situação muito frágil por mera incompetência dos serviços ou descriminação por parte da população nativa.
  14.  # 16

Quanto à oferta, este é o resultado quando não se constrói:

https://expresso.pt/sociedade/justica/2024-11-21-rendas--muito--altas-vao-obrigar-tribunais-de-lisboa-a-sair-do-campus-da-justica-c476fa7a

Ou será que a culpa também é dos imigrantes?
  15.  # 17

Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos imigrantes, acho perfeitamente normal que quem chega a um sítio novo, não desate a comprar ou construir... e vá com naturalidade pela via do arrendamento, a ver se gosta da terra, das suas gentes, etc...

Obviamente... eu nao coloquei isso em causa e concordo com o que diz. Apenas falei no arrendamento porque ao contrario da aquisicao, e uma situacao dramatica.
    E repare numa coisa... no caso de Viseu, e a maldicao da 'melhor cidade para viver'. Ha muita gente a vir para ca com base no slogan, nao porque a cidade precise de pessoas por ter 'falta de mao de obra'. E isto criou uma situacao muito complicada a quem vive com base no arrendamento, que ainda sao uma quantidade jeitosa de pessoas e principalmente jovens. No inicio do ano, um casal jovem amigo foi 'obrigado' a trocar de casa porque o senhorio propos um aumento de 250e/mes ou entao nao renovava o contrato. O motivo? Um mercado de arrendamento demasiado 'quente'. Esta aqui um exemplo em como a imigracao e a principal responsavel... pois Viseu nao e uma cidade que 'atrai' jovens para trabalhar ou pessoas a fixarem-se. O que aconteceu para entrarmos nesta loucura onde em 2021 eu arrendei um T3 NOVO por 700e/mes, e agora um apartamento nas mesmas condicoes custa mais de 1000e? Onde antes um T3 velhote na cidade se arrendava por 400e, e agora pedem 800 e sem dificuldades em arrendar? Tudo isto foi unica e exclusivamente por causa da imigracao. Principalmente porque no 'desespero', estao dispostos a aceitar outras condicoes como morarem 2 e 3 familias num apartamento por exemplo. Isto foi o reflexo do mercado de 2022, mas principalmente de 2023. Em 2024 abrandou um bocado, pois o 'passa palavra' ja serviu para avisar muito imigrante que vinha para ca na ilusao, que isto nao era o 'el dorado de portugal'.

La esta... os imigrantes nao foram 'a' causa, mas neste caso especifico foram o fator que mais contribuiu em especifico no arrendamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 18

Colocado por: dmanteigasTudo isto foi unica e exclusivamente por causa da imigracao. Principalmente porque no 'desespero', estao dispostos a aceitar outras condicoes como morarem 2 e 3 familias num apartamento por exemplo.

Posso confirmar que em Aveiro está a acontecer precisamente isso...
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  17.  # 19

Colocado por: vmontalvao
    Porquê é que não vai ver as estastiticas?

10% dos prisioneiros são estrangeiros, portanto, 90% são portugueses.
    Para aí 8% dos prisioneiros, são mulheres, portanto, cerca de 92% são homens.
    O número de prisioneiros que terminaram o ensino superior, nem chega aos 5%, portanto, mais de 95% não tiraram uma licenciatura.

Resumindo, a característica regular de um prisioneiro em Portugal, é ser do sexo masculino, nacionalidade portuguesa e quem não tem uma licenciatura.

Para quem quiser aprofundar este tema:https://dgrsp.justica.gov.pt/Estat%C3%ADsticas-e-indicadores/Prisionais
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Aqui está mais um belo exemplo de desonestiade intelectual.

Desculpa, mas de duas uma: ou estás a tentar insultar a nossa inteligencia, ou estás a humilhar a tua propria inteligencia.

Já agora deixo um desafio.

Qual é o significado da seguinte palavra?

Colocado por: ferreiraj125sobrerrepresentados
  18.  # 20

Colocado por: ferreiraj125Qual é o significado da seguinte palavra?

sobrerrepresentados

https://dicionario.priberam.org/sobrerrepresentados

3.6207 seg. NEW