Colocado por: N Miguel OliveiraEste "parece-me" é sintomático
Colocado por: N Miguel Oliveira"- 67% das pessoas acham que o aumento da criminalidade está associada aos imigrantes, quando não tem havido aumento da criminalidade sequer...
Colocado por: N Miguel Oliveira- + de 50% acha que os imigrantes tiram da Seg Social mais do que lá metem... quando na verdade fazem 3000 milhões em descontos, mas só beneficiam de 400 milhões;
Colocado por: jg231continua é com a lenga lenga do estão a pagar a reforma, ambos sabemos que isso não é verdade, basta analisar relatórios de vários países, ou dividir o total de rendimentos pelo número de imigrantes, acho que de alguma maneira até dava algo abaixo do salário mínimo LOL
Colocado por: N Miguel OliveiraSe o vencimento é pago no exterior, tudo que entre na economia vindo de fora é-nos benéfico.Não propriamente. Quando competem, de forma desigual, diga-se, pelos mesmos recursos que já são escassos (ex. Habitação) acabam por criar tensões sociais, descontentamento. Esse descontentamento pode depois ser canalizado de varias maneiras, mas em nenhuma delas eu vejo vantagem para o país.
Colocado por: N Miguel Oliveira60% das pessoas querem travar a entrada de indianos, quando são apenas 73'000 entre 1 milhão, 7,3%"se 73000 pessoas já causam essa sensação imagine quando forem 730000. Não tenho problema nenhum em admitir que se eu tivesse respondido a esse estudo, provavelmente estaria nesses 60%. Os imigrantes são bem vindos, mas se pudesse escolher, preferia que não viessem do sub continente asiático. Têm valores culturais muito diferentes dos nossos, o que dificulta imenso a integração, e no geral a nossa sociedade não quer de todo assimilar parte da cultura dessa região.
Colocado por: AMG1De qualquer maneira, isto não tem nada que ver com os estrangeiros, que por mim são todos muito bem vindos sejam ricos e venham para cá gastar o que ganharam noutro lado, ou sejam pobres e só venham a procura de uma vida melhor entre nós trabalhando e participando na nossa vida coletiva.Na sua situação (aparente) é natural que tenha essa opinião.
Colocado por: HAL_9000Na sua situação (aparente) é natural que tenha essa opinião.
Agora seria interessante ver se alguém que ganha o SMN, ou próximo disso (como vimos no gráfico atrás a vastíssima maioria da população ativa ganha até 1500 euros), e compete diretamente pelos mesmos trabalhos e pela mesma habitação que os imigrantes que chegam, tem a mesma opinião.
Basicamente a opinião de cada um sobre a imigração depende muito da sua condição particular : qualificações, local onde mora, rendimentos, se tem ou não habitação garantida, etc.
Continuo a achar que o principal problema da imigração, é na verdade o saldo migratório. Enquanto não conseguirmos reter a mão de obra que formamos é sinal que as nossas políticas migratórias estão erradas, ou com o foco no local errado ( pelo menos enquanto a imigração estiver a contribuir para o dumping salarial).
Colocado por: AMG1Meu caro HAL_9000, o facto de ser reformado não retira, nem acrescenta, qualquer valor as minhas opiniões.Nem eu o sugeri. Nem sequer estava a aludir ao facto de ser reformado, mas sim à condição económica no geral. Apenas aludi ao facto de esta imigração o afetar de forma diferente do que afeta as pessoas que competem pelos mesmos empregos/habitação, ou aquelas que vêm a progressão salarial bloqueada porque há sempre quem faça por menos.
Colocado por: AMG1O Hal fala de dumping salarial no mercado de trabalho pouco qualificado e eu não nego que isso até pode estar a acontecer, mas convém também ter presente que sem os imigrantes a oferta de bens e serviços produzidos por essas pessoas também teriam de ser muito melhor pagos pelos consumidores. Afinal "não há almoços grátis".Por acaso ia jurar que esses bens e serviços já estava a ser "muito melhor pagos pelos consumidores". Nos últimos 14 anos tenho viajado bastante pela europa, e se em 2010, 2011, de facto havia uma diferença significativa (mais barato por cá) nos bens e serviços de consumo habitual (comida, gasóleo, alojamento, etc), a verdade e que neste período pós-covid, para além de não ver qualquer diferença, fico com a sensação que é mais caro cá (sem entrar em questões como poder de compra).
Colocado por: AMG1Em resumo, não vejo qualquer razão para não achar que são bem vindos todos os que de boa fé querem viver entre nós.Correndo o risco de estar a ser injusto, eu preferia que os imigrantes tivessem uma matriz cultural o mais próxima possível da nossa. Mas lá está, enquanto o AMG1 contacta essencialmente com os imigrantes ricos na sua zona de habitação, eu contacto mais com os imigrantes do subcontinente asiático e de Africa. E há habitos culturais que me causam estranheza, e que eu não quero de todo que se instalem no nosso país. À parte disso, zero problemas. Mas devido a estas vivências diferentes, assumo que possamos ter opiniões algo divergentes.
Colocado por: HAL_9000Correndo o risco de estar a ser injusto, eu preferia que os imigrantes tivessem uma matriz cultural o mais próxima possível da nossa. Mas lá está, enquanto o AMG1 contacta essencialmente com os imigrantes ricos na sua zona de habitação, eu contacto mais com os imigrantes do subcontinente asiático e de Africa. E há habitos culturais que me causam estranheza, e que eu não quero de todo que se instalem no nosso país. À parte disso, zero problemas. Mas devido a estas vivências diferentes, assumo que possamos ter opiniões algo divergentes.
Colocado por: vmontalvaoO tipo de imigrantes que deseja, não vem para Portugal, porque o salário português, não lhes é atractivo.
Colocado por: vmontalvaoO tipo de imigrantes que deseja, não vem para Portugal, porque o salário português, não lhes é atractivo.O problema está aí.
Colocado por: HAL_9000Por acaso ia jurar que esses bens e serviços já estava a ser "muito melhor pagos pelos consumidores". Nos últimos 14 anos tenho viajado bastante pela europa, e se em 2010, 2011, de facto havia uma diferença significativa (mais barato por cá) nos bens e serviços de consumo habitual (comida, gasóleo, alojamento, etc), a verdade e que neste período pós-covid, para além de não ver qualquer diferença, fico com a sensação que é mais caro cá (sem entrar em questões como poder de compra).
Não me parece muito despropositado concluir que por cá os preços têm evoluído muito mais rápido que os salários. Logo a única razão que vejo para o dumping salarial que aparentemente existe é continuar a haver oferta de mão de obra disponível.
Colocado por: AMG1suecos ou dinamarqueses também se esbateu bastante, mas ainda assim, continua a existir uma diferença muito razoável, sobretudo nos serviçosSim, se o termo de comparação for esses países, aos quais acrescento Suiça, Luxemburgo, etc... Mas se pensarmos em Espanha, Itália, França, ou até Alemanha...já fico com muitas reservas e, dizer que somos mais baratos.
Colocado por: AMG1Em Portugal duas pessoas comem razoavelmente, num restaurante capaz por 50/60 euros, acabei de o fazer agora mesmo aqui ao pé de casa. Na suecia p.e. com menos de uns 70/80 euros dificilmente faz a festa e tem de ser muito comedido quanto a bebidas. Na Dinamarca ainda precisa de mais qualquer coisa.Verdade, ainda ha dias comi um choco frito em setubal, regado com um vinho branco por 25 eur/pessoa. Mas tendo por comparação a suécia ou dinamarca, traduzindo esses 70/80 euros em esforço financeiro, diria que a coisa muda de figura.
Colocado por: AMG1agora isso deve-se a maior facilidade em contratar empregados estrangeiros em Portugal do que Espanha?Deve-se ao facto de em Portugal aceitarem trabalhar pelo valor que pagam cá, e em espanha não. Se ninguem aceitasse, diria que os salários teriam naturalmente de seguir. Neste momento vejo imensos brasileiros em lojas desse género, o que indica que pelo menos os portugueses já n estão dispostos a trabalhar pelo valor salarial que praticam.
Colocado por: AMG1Eu ate percebo a logica do "limpinho"
Colocado por: AlexRibeiroVocê parece ter algum problema com opinioes diferentes da sua
Colocado por: dmanteigasIsto nao e o 'parece-me', o problema e que neste momento
Colocado por: HAL_9000Não interessa a origem dos rendimentos, se cá vivem
Colocado por: regMeus caros, não vale a pena. Os preços são altos porque habitação é negócio. Quando deixar de o ser, construção vai parar. E então só quando Portugal passar a ser um país rico e vai construir em massa habitação é que o problema terá solução, ou seja nunca.
Colocado por: HAL_9000Sobretudo porque esta mão de obra que importamos está menos capacitada que aquela que sai, para o mesmo trabalho.
Colocado por: rod_2000Eu lembro-me bem das noticias em 2011 dos Imigrantes em Portugal a irem para outros paises.
Colocado por: spvaleTentem ir pedir 200k para abrir uma empresa e vejam o que levam como resposta e os valores...
Colocado por: pguilhermeO risco é muito maior. Não há colateral, apenas um plano de negócio.
E da forma como a maior parte das empresas são geridas (especialmente na construção), facilitar esses financiamentos seria uma sentença de morte.