Colocado por: N Miguel OliveiraSe o problema fosse sobretudo o aumento da população, então talvez deveriamos ter assistido a rendas mais baixas nos anos da troika e da forte emigração que tivemos. Isso aconteceu? É que eu não dei por ela.
Colocado por: N Miguel OliveiraAlém da paralisação do sector, que não surtiu novos fogos durante anos...
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ um problema com multiplas causas... que carece de multiplas soluções também.
Colocado por: dmanteigasOra... multiplas solucoes, com impacto a longo prazo. Por isso e que vamos ter simplesmente que esperar que o mercado se equilibre. Porque esse tipo de solucoes nunca serao tomadas por governos que sabem que os efeitos seram sentidos no governo seguinte.
A classe politica mediocre que temos prefere sempre a inacao a uma acao que possa beneficiar um governo futuro.
Colocado por: dmanteigasA classe politica mediocre que temos prefere sempre a inacao a uma acao que possa beneficiar um governo futuro.
Colocado por: dmanteigasE nao tivemos?
Durante esse periodo eu cheguei a arrendar um T3 em Aveiro por 375e com despesas incluidas em 2011 e um T1 novo por 290e com despesas incluidas em 2014. Quando sai do Porto em 2016, arrendava um quarto num apartamento onde metade do tempo so estava eu por 200e com despesas incluidas, em Monte dos Burgos.
Os rendimentos e que era tao baixos e as dificuldades tantas que ja nem nos lembramos que 'eramos felizes e nao sabiamos'. E eu sempre foi exigente com a habitacao, pois ate se encontravam melhores precos. E comprar? Uma historia caricata... um dos apartamentos onde estive foi penhorado ao senhorio e acabou vendido em leilao por... 58 mil euros :) Nesta altura, o apartamento arrendava-se facilmente por 800 a 1000e por mes...
Colocado por: dmanteigasIsto para mim foi 'o' problema.
Tudo isto depois e uma bola de neve. Quando a geracao que adiou a compra/troca de casa entrou no mercado, criou uma pressao enorme na procura. Esta pressao na procura fez aumentar substancialmente o preco das casas usadas bem como a facilidade de venda o que permitiu a atuais proprietarios 'trocar' de casa para uma nova por relativamente pouco dinheiro, aumentando ainda mais a procura. O resto e simplesmente oferta e procura. O mercado acaba sempre a equilibrar-se, o problema e que o tempo que leva a ajustar-se nao se ajusta aos problemas da sociedade em certos casos.
Colocado por: dmanteigasOra... multiplas solucoes, com impacto a longo prazo. Por isso e que vamos ter simplesmente que esperar que o mercado se equilibre. Porque esse tipo de solucoes nunca serao tomadas por governos que sabem que os efeitos seram sentidos no governo seguinte.
A classe politica mediocre que temos prefere sempre a inacao a uma acao que possa beneficiar um governo futuro.
Colocado por: N Miguel OliveiraOu seja, você por acaso viu apartamentos em 2014-2015 mais baratos que em 2007-2008?
Colocado por: dmanteigasAi nao que nao vi!
Acabei de lhe dar o exemplo daquela dos 58 mil euros, num empreendimento em Aveiro onde se tinham vendido ao dobro daquele preco em 2006. Detalhes partilhados pelo meu senhorio na altura.
E em Viseu?
Em varias zonas premium chegou a vender-se em 2012 e 2013 T3 novos por menos 20/30 mil euros que os precos a que outros iguais tinham sido vendidos em 2007/2008.
Os meus pais quando se separaram em 2012 ainda tiveram a casa a venda por 170 mil euros, uma moradia com 3 pisos, 140m2 por piso, um anexo de 90m2, num terreno de 600m2 e incluia os dois lotes de cada lado de 600m2 cada um (perfazendo a area total 1800m2). Acabou o meu pai por ficar com ela porque em quase 1 ano que teve a venda teve uma visita que demonstrou pouco interesse... A casa era de 2001 e nessa altura tinha custado mais que os 170 mil a que esteve a venda.
Nao sei a realidade do resto do pais. Mas aquela que acompanhei (Viseu e Aveiro) foi uma maravilha para quem tinha dinheiro. Autenticas pechinchas, precos muito mais baixos em 2012 que em 2008 e todo o poder negocial do lado de quem compra. Duvido que nas proximas decadas se volte a observar algo remotamente semelhante. So lamento eu ser um jovem pobre na altura :)
Colocado por: dmanteigas
Ai nao que nao vi!
Acabei de lhe dar o exemplo daquela dos 58 mil euros, num empreendimento em Aveiro onde se tinham vendido ao dobro daquele preco em 2006. Detalhes partilhados pelo meu senhorio na altura.
E em Viseu?
Em varias zonas premium chegou a vender-se em 2012 e 2013 T3 novos por menos 20/30 mil euros que os precos a que outros iguais tinham sido vendidos em 2007/2008.
Os meus pais quando se separaram em 2012 ainda tiveram a casa a venda por 170 mil euros, uma moradia com 3 pisos, 140m2 por piso, um anexo de 90m2, num terreno de 600m2 e incluia os dois lotes de cada lado de 600m2 cada um (perfazendo a area total 1800m2). Acabou o meu pai por ficar com ela porque em quase 1 ano que teve a venda teve uma visita que demonstrou pouco interesse... A casa era de 2001 e nessa altura tinha custado mais que os 170 mil a que esteve a venda.
Nao sei a realidade do resto do pais. Mas aquela que acompanhei (Viseu e Aveiro) foi uma maravilha para quem tinha dinheiro. Autenticas pechinchas, precos muito mais baixos em 2012 que em 2008 e todo o poder negocial do lado de quem compra. Duvido que nas proximas decadas se volte a observar algo remotamente semelhante. So lamento eu ser um jovem pobre na altura :)
Colocado por: angelicous2009/2010, que desvalorizou logo.
Colocado por: N Miguel OliveiraNo caso do mercado de arrendamento, como viu a evolução em Aveiro e Viseu nesses anos?
Colocado por: dmanteigasUm senhorio a baixar a renda para o inquilino ficar, algo absurdo nos dias que correm.
Colocado por: N Miguel OliveiraVi sempre todas as rendas a subir.
Colocado por: rod_2000mas a correlação do preço das casas com a imigração é quase perfeita.
Colocado por: rod_2000
Nesses anos, eu era pequenino e lembro-me dos meus pais baixarem a renda de quartos em Lisboa para 170 euros. E não havia ninguém.
Vi aqui na conversa acima que as geração que agora têm 35-45 anos também está a inflacionar o mercado, não digo que não, mas a correlação do preço das casas com a imigração é quase perfeita. A subida das casas começou quando começaram a entrar vagas e vagas de imigrantes que até fizeram a população crescer apesar de termos um saldo natural negativo. E este ano está a ser a mesma coisa, Portugal foi opais da zona euro onde mais subiram as casas, comprar casa sem ser para viver já não é um bom investimento, eu não vejo mais nada que justifique esta subida (mesmo benefícios jovens, nomadas etc etc).
Isto demonstra bem a realidade:
Se isto continuar assim, as casas vão continuar a subir e bem!
Colocado por: N Miguel OliveiraA imigração é a ponta do iceberg.
Colocado por: dmanteigasEm 2022, 2023 e 2024 devem ter entrado em Portugal assim por alto a volta de 700 mil pessoas por via da imigracao.
Colocado por: dmanteigasTinhamos um problema na mesma? Tinhamos... provavelmente nao seria era tao grave!
Colocado por: N Miguel Oliveira
Ou seja, você por acaso viu apartamentos em 2014-2015 mais baratos que em 2007-2008?
É que eu não... Vejo sempre as coisas a subir de preço, seja para comprar, seja para alugar.
Colocado por: N Miguel Oliveira
A imigração é a ponta do iceberg.
Porque é o que se vê e se identifica fácil, falam esquisito e têm um bronzeado estranho.
Apenas isso.
Achar que esse é "o problema"... é ignorar o tamanho do iceberg.
Mudaremos as leis sobre isso... e depois qual será a desculpa?