Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

"os imigrantes não aumentaram os preços"

N Miguel Oliveira

https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/679406060cf28cf88767b381 24:23 o que toda a gente com dois pés e cabeças já sabia
  2.  # 2

Colocado por: jg231"os imigrantes não aumentaram os preços"

N Miguel Oliveira

https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/679406060cf28cf88767b38124:23 o que toda a gente com dois pés e cabeças já sabia

Tire as palas dos olhos.
    Nunca escrevi isso.

Eu sei que influenciam. Mas o que também sei é que a sua influência é muito menor do que diz a percepção pública.

Continue a discutir o que faz 15, 20% da população... e ignore o que fazem os outros 85, 80% da população.

Pelo caminho, pegue num qualquer livro de história que fale de antropologia, demografia, e ordenamento do território.

Nada disto é novo. Muito menos a estratégia da extrema direita pegar no assunto. Seja em Portugal ou noutro lugar. É sempre igual...

Mas vá, continue que vai bem encaminhado.
  3.  # 3

Colocado por: N Miguel OliveiraEu sei que influenciam. Mas o que também sei é que a sua influência é muito menor do que diz a percepção pública.

Com base em que?

Eu ja disse varias vezes que o problema nao foi causado pelos imigrantes.
    Agora, o que acontece a um copo prestes a transbordar se lhe continuamos a adicionar agua?

Nao vale a pena tapar os olhos e fingir ou usar aquela velha maxima que se usa sempre com a imigracao que e 'o que e um peido para quem ja esta todo borrado?'.

N Miguel, qualquer pessoa que use um bocadinho de senso comum nao pode negar que o principal fator de aumento dos precos das casas nos ultimos 2 anos foram a imigracao. Certamente existiram outros, mas numa das subidas mais abruptas da taxa de juro, Portugal e dos poucos paises onde os precos das casas aumentam a 2 digitos?

Basta pensar nas logicas habitacionais. Jovens que emigram regra geral moravam em casa dos pais logo uma saida por emigracao nao se traduz necessariamente num ganho liquida de 1 habitacao. Pessoas que morrem tambem nao se traduz necessariamente num ganho liquido de 1 habitacao, por varios motivos. Podem ter sido apenas 1 dos conjugues, pode ser uma casa que esta em processo de partilhas, etc. Agora 1 imigrante que chega e 1 necessidade liquida de imigracao. Em 2022, 2023 e 2024 Portugal teve um fluxo migratorio que eu estimei ai noutro topico em 700 mil pessoas. Com base no que disse o Ministro... se calhar pequei por defeito.
    Estamos a falar numa necessidade liquida de casas apenas por via da imigracao que e muito superior as 140 mil que se transacionam por ano. Muita desta necessidade para o arrendamento, que arrasta ainda mais pessoas para a procura de habitacao propria.

Eu sei que o N Miguel nao partilha da minha opiniao que existe um limite natural para acolhermos imigracao. Para mim, e impossivel um pais como Portugal receber 300 mil imigrantes num ano sem isto causar varios problemas sociais e economicos. A prova esta a vista. A realidade e sempre muito mais rapida que as estatisticas. O primeiro 'sinal' foi 1 milhao de pessoas a votar no Chega em 2024. Mas ha 1 ano atras estava tudo bem... porque afinal, 50 anos depois o que nao falta e salazaristas escondidos, racistas, xenofobos, etc etc porque e tudo percepcoes. Portugal 'precisava de mao de obra' (a teoria bacoca da moda). Um Pais que tinha em 2022 mais de 250 mil desempregados, uma taxa de desemprego de 6%, e um % de populacao ativa das mais baixas da Europa. 'Nao ha pessoas para trabalhar'... sem acrescentar o 'pelas condicoes de **** que nos oferecemos, principalmente no turismo, porque de que outra forma era possivel o grupo pestana ter um lucro liquido que em percentagem das receitas quase que se aproxima da Google ou da Meta'? Depois os imigrantes 'vieram pagar as nossas reformas' como se uma contribuicao para o sistema de previdencia hoje, nao fosse um gasto com uma pensao no futuro. E pior... com contribuicoes medias inferiores ao SMN, se esta gente ficar ca vao ser precisamente aqueles que no futuro mais gastam. Que vao receber o CSI, que nao pagam IRS mas usufruem de tudo o que sao servicos minimos, que recebem 'aumentos extraordinarios' pois as pensoes sao miseraveis...
    Entretanto, 1 ano depois da teoria de Portugal tem 1 milhao de racistas e xenofobos, temos o governo a pegar forte no assunto da imigracao e ate o PS que foi o grande responsavel dos absurdos que foram a manifestacao de interesse e o visto CPLP a ter um discurso que ha 1 ano atras pelo Chega era 'xenofobo'. E sabe porque? Porque infelizmente as estatisticas tardam, mas nao falham.
    E todos os problemas que aquelas pessoas mais moderadas como eu falavam ha 2 anos atras vao-se comecar a notar aos poucos.

E fazendo o papel de arauto da desgraca, os problemas atuais nem sao nada de especial comparado com o que esta para vir no futuro. A Europa esta a iniciar um ciclo economico super adverso. No inicio deste ano entrou em vigor a normal europeia de emissoes onde basicamente os construtores europeus sao obrigados a vender 1/4 de carros eletricos para cumprirem as emissoes medias. O ano passado venderam em media 12% do total de carros eletricos. A solucao e simples... ou vendem substancialmente mais eletricos em 2025 num cenario de enorme competicao chinesa e americana, ou reduzem substancialmente as vendas de carros a combustao ou pagam as multas milionarias da CE. Tudo isto em nome da pancada ambientalista europeia. Franca esta com um problema de financas publicas gigante. A Alemanha nao cresce. O ano de 2024 ja foi dificil, e eu duvido que 2025 seja melhor. Isto sem sequer meter ao barulho a politica do Trump nos US... cada vez mais existe um risco muito real de uma crise muito complicada na Europa. E o que significa isto para Portugal? Os ultimos anos com o crescimento populacional e o turismo deu para nos enganarem com o 'nao temos um problema'. Mas a pandemia demonstrou bem o que acontece quando a economia da um espirro no centro da europa. Um ano negro de 2025 com impacto forte no turismo facilmente mete Portugal numa recessao profunda. E como ficou demonstrado em 2011, financas publicas controladas e um mito. Um aumento do desemprego de 6 para 10% facilmente torna um excedente de 0.5% num defice de 3/4/5%.
    E com uma crise desta dimensao... quem e que acham que serao os principais afetados? E o portugues medio que trabalha numa empresa ha 10 anos com contrato sem termo? Ou os milhares de Panjebs, Ze Cariocas e afins que vieram trabalhar de forma precaria? E o que acontece quando forem para o desemprego?
    Eu espero que este cenario negativo nao se verifique, porque ai sim, quando toda a gente comecar a sentir na pele os verdadeiros efeitos da imigracao de chinelo e eles passarem de 'pagam as nossas reformas' para 'estamos a pagar-lhes os subsidios' vamos ver o que e verdadeira xenofobia.

Eu fiquei substancialmente mais preocupado depois da entrevista do PNS. Pois a classe politica tem acesso a dados muito antes do resto da populacao. E ninguem da uma volta de 180o sem ter dados muito concretos sobre isto. Eu ate acredito que o 1o vai ser o relatorio do RACI de 2024 sobre a criminalidade.
    Concordam com este comentário: jg231, HAL_9000, ferreiraj125
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ferreiraj125
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveira

Tire as palas dos olhos.
    Nunca escrevi isso.

Eu sei que influenciam. Mas o que também sei é que a sua influência é muito menor do que diz a percepção pública.

Continue a discutir o que faz 15, 20% da população... e ignore o que fazem os outros 85, 80% da população.

Pelo caminho, pegue num qualquer livro de história que fale de antropologia, demografia, e ordenamento do território.

Nada disto é novo. Muito menos a estratégia da extrema direita pegar no assunto. Seja em Portugal ou noutro lugar. É sempre igual...

Mas vá, continue que vai bem encaminhado.

não são nem 15 nem 20%

tem 1 milhao de "novos portugueses" + 1 milhão oficiais + 400 mil em espera + os ilegais e ele já admitiu que estes números são falsos, e por boa margem...

mas quem precisa de comprar e não tem dinheiro como você facilmente percebeu isto à muito tempo

claro que não são a única razão, mas tira estes milhões e vai ver se os preços não descem :-)
    Concordam com este comentário: kajuda
  5.  # 5

Colocado por: dmanteigas

Com base em que?

Eu ja disse varias vezes que o problema nao foi causado pelos imigrantes.
    Agora, o que acontece a um copo prestes a transbordar se lhe continuamos a adicionar agua?

Nao vale a pena tapar os olhos e fingir ou usar aquela velha maxima que se usa sempre com a imigracao que e 'o que e um peido para quem ja esta todo borrado?'.

N Miguel, qualquer pessoa que use um bocadinho de senso comum nao pode negar que o principal fator de aumento dos precos das casas nos ultimos 2 anos foram a imigracao. Certamente existiram outros, mas numa das subidas mais abruptas da taxa de juro, Portugal e dos poucos paises onde os precos das casas aumentam a 2 digitos?

Basta pensar nas logicas habitacionais. Jovens que emigram regra geral moravam em casa dos pais logo uma saida por emigracao nao se traduz necessariamente num ganho liquida de 1 habitacao. Pessoas que morrem tambem nao se traduz necessariamente num ganho liquido de 1 habitacao, por varios motivos. Podem ter sido apenas 1 dos conjugues, pode ser uma casa que esta em processo de partilhas, etc. Agora 1 imigrante que chega e 1 necessidade liquida de imigracao. Em 2022, 2023 e 2024 Portugal teve um fluxo migratorio que eu estimei ai noutro topico em 700 mil pessoas. Com base no que disse o Ministro... se calhar pequei por defeito.
    Estamos a falar numa necessidade liquida de casas apenas por via da imigracao que e muito superior as 140 mil que se transacionam por ano. Muita desta necessidade para o arrendamento, que arrasta ainda mais pessoas para a procura de habitacao propria.

Eu sei que o N Miguel nao partilha da minha opiniao que existe um limite natural para acolhermos imigracao. Para mim, e impossivel um pais como Portugal receber 300 mil imigrantes num ano sem isto causar varios problemas sociais e economicos. A prova esta a vista. A realidade e sempre muito mais rapida que as estatisticas. O primeiro 'sinal' foi 1 milhao de pessoas a votar no Chega em 2024. Mas ha 1 ano atras estava tudo bem... porque afinal, 50 anos depois o que nao falta e salazaristas escondidos, racistas, xenofobos, etc etc porque e tudo percepcoes. Portugal 'precisava de mao de obra' (a teoria bacoca da moda). Um Pais que tinha em 2022 mais de 250 mil desempregados, uma taxa de desemprego de 6%, e um % de populacao ativa das mais baixas da Europa. 'Nao ha pessoas para trabalhar'... sem acrescentar o 'pelas condicoes de **** que nos oferecemos, principalmente no turismo, porque de que outra forma era possivel o grupo pestana ter um lucro liquido que em percentagem das receitas quase que se aproxima da Google ou da Meta'? Depois os imigrantes 'vieram pagar as nossas reformas' como se uma contribuicao para o sistema de previdencia hoje, nao fosse um gasto com uma pensao no futuro. E pior... com contribuicoes medias inferiores ao SMN, se esta gente ficar ca vao ser precisamente aqueles que no futuro mais gastam. Que vao receber o CSI, que nao pagam IRS mas usufruem de tudo o que sao servicos minimos, que recebem 'aumentos extraordinarios' pois as pensoes sao miseraveis...
    Entretanto, 1 ano depois da teoria de Portugal tem 1 milhao de racistas e xenofobos, temos o governo a pegar forte no assunto da imigracao e ate o PS que foi o grande responsavel dos absurdos que foram a manifestacao de interesse e o visto CPLP a ter um discurso que ha 1 ano atras pelo Chega era 'xenofobo'. E sabe porque? Porque infelizmente as estatisticas tardam, mas nao falham.
    E todos os problemas que aquelas pessoas mais moderadas como eu falavam ha 2 anos atras vao-se comecar a notar aos poucos.

E fazendo o papel de arauto da desgraca, os problemas atuais nem sao nada de especial comparado com o que esta para vir no futuro. A Europa esta a iniciar um ciclo economico super adverso. No inicio deste ano entrou em vigor a normal europeia de emissoes onde basicamente os construtores europeus sao obrigados a vender 1/4 de carros eletricos para cumprirem as emissoes medias. O ano passado venderam em media 12% do total de carros eletricos. A solucao e simples... ou vendem substancialmente mais eletricos em 2025 num cenario de enorme competicao chinesa e americana, ou reduzem substancialmente as vendas de carros a combustao ou pagam as multas milionarias da CE. Tudo isto em nome da pancada ambientalista europeia. Franca esta com um problema de financas publicas gigante. A Alemanha nao cresce. O ano de 2024 ja foi dificil, e eu duvido que 2025 seja melhor. Isto sem sequer meter ao barulho a politica do Trump nos US... cada vez mais existe um risco muito real de uma crise muito complicada na Europa. E o que significa isto para Portugal? Os ultimos anos com o crescimento populacional e o turismo deu para nos enganarem com o 'nao temos um problema'. Mas a pandemia demonstrou bem o que acontece quando a economia da um espirro no centro da europa. Um ano negro de 2025 com impacto forte no turismo facilmente mete Portugal numa recessao profunda. E como ficou demonstrado em 2011, financas publicas controladas e um mito. Um aumento do desemprego de 6 para 10% facilmente torna um excedente de 0.5% num defice de 3/4/5%.
    E com uma crise desta dimensao... quem e que acham que serao os principais afetados? E o portugues medio que trabalha numa empresa ha 10 anos com contrato sem termo? Ou os milhares de Panjebs, Ze Cariocas e afins que vieram trabalhar de forma precaria? E o que acontece quando forem para o desemprego?
    Eu espero que este cenario negativo nao se verifique, porque ai sim, quando toda a gente comecar a sentir na pele os verdadeiros efeitos da imigracao de chinelo e eles passarem de 'pagam as nossas reformas' para 'estamos a pagar-lhes os subsidios' vamos ver o que e verdadeira xenofobia.

Eu fiquei substancialmente mais preocupado depois da entrevista do PNS. Pois a classe politica tem acesso a dados muito antes do resto da populacao. E ninguem da uma volta de 180o sem ter dados muito concretos sobre isto. Eu ate acredito que o 1o vai ser o relatorio do RACI de 2024 sobre a criminalidade.
    Concordam com este comentário:jg231

espero que sim, venha uma crise limpe isto tudo, que seja o que tiver de ser

nunca tive "tanto" dinheiro e nunca tive uma qualidade de vida tão má
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  6.  # 6

Colocado por: dmanteigasJovens que emigram regra geral moravam em casa dos pais

Colocado por: dmanteigasAgora 1 imigrante que chega e 1 necessidade liquida de imigracao.

Supondo que queria dizer "habitação" no final...
    Ora, segundo você, um emigrante não conta para o totobola porque estava na casa dos pais "regra geral" (dados disto?), fazia parte dum agregado familiar que simplesmente ficou mais pequeno. Balança no mercado imobiliário mantêm-se.
    Mas um imigrante, que só por acaso apresenta na maioria dos casos a "reunificação familiar" como motivo da imigração, conta individualmente. Podem entrar 4 duma vez, e a balança no mercado familiar ser a mesma também. Pode usar o mesmo critério para ambos os casos. E supondo que vivem tantas pessoas numa "casa" de nativo ou numa de imigrante, o que até nem parece ser o caso.

Colocado por: dmanteigasE pior... com contribuicoes medias inferiores ao SMN, se esta gente ficar ca vao ser precisamente aqueles que no futuro mais gastam. Que vao receber o CSI, que nao pagam IRS mas usufruem de tudo o que sao servicos minimos, que recebem 'aumentos extraordinarios' pois as pensoes sao miseraveis...

Outro achismo...
    Com base em quê? Eu diria que é bem mais provável que você sendo nativo viva em Portugal quando chegar aos seus 70 anos, que um imigrante. Que hoje vive em Portugal, amanhã pira-se para França, ou regressa ao seu país. Que receba a sua reforma é da mais elementar justiça, e essa será proporcional ao que descontou. Quanto a ajudas ou uso dos serviços públicos, como SNS e afins... pois, isso já acho mais complicado estando a viver fora, talvez por telepatia, não sei. Acho que menosprezamos completamente a dinâmica das migrações.

Colocado por: dmanteigasos problemas atuais nem sao nada de especial comparado com o que esta para vir no futuro.

Mas é precisamente esse o meu ponto. Perdemos demasiado tempo com a "imigração", seja no âmbito da Habitação ou da Economia.
    Acho que nem se pode ignorar a Imigração como tema a tratar (e até agora, até tenho concordado com as medidas tomadas pelo governo), nem se pode esvaziar o debate achando que tirando estas gotas o tal copo não irá transbordar na mesma um pouco mais tarde. Preferia estar aqui a discutir como conseguir um segundo copo, ou como aumentar o que temos.
  7.  # 7

Colocado por: jg231e vai ver se os preços não descem

Sim sim, a começar pelo preço da construção, dos salários dos trolhas, ou do preço da maçã...
    Há umas dezenas de páginas eu perguntei, qual acha que é a % ideal de imigrantes?
    E com base em quê se chegou a esse numero? É que dizer-me que temos "X milhares" a mim não me diz nada.
    Se calhar até precisamos é de mais, como acontece no Luxemburgo ou Suíça... Ou de menos... Eu não sei, mas você claramente sabe. Podia ajudar elucidando-nos.

Colocado por: jg231venha uma crise limpe isto tudo

Que limpe o quê?
    Os projectos de gente que desperdiça um terreno construindo um só fogo, onde cabiam 5 ou 6?
    As entradas às cidades cheias de carros todas as manhãs e finais de tarde?
    A quantidade de empregos "que não servem para nada"... além de criar comodismo na população, tipo Ubers Eats e afins?
    Que limpe todos os deputados e demais politicos a braços com a Justiça?
    Ou refere-se aos imigrantes? Que "limpe" o quê? São sujos, são lixo? Para que isto precise duma limpeza?
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigasEu ate acredito que o 1o vai ser o relatorio do RACI de 2024 sobre a criminalidade.

Que aumente não vejo o que tenha de surpreendende. Mais gente, mais de tudo.
    Seria interessante é que recolham mais dados, sobre a nacionalidade e afins. Se eram vítimas ou agressores, etc.
    Em vez de deixar estes "detalhes" no limbo que permitem especulações de parte a parte.

Idem para o desempenho escolar, desemprego, utentes do SNS, etc etc...
    Informação é poder. A meu ver, só ajuda.
  9.  # 9

Colocado por: dmanteigasO primeiro 'sinal' foi 1 milhao de pessoas a votar no Chega em 2024.

Impressionante é a quantidade de deputados "maravilha" que representam este milhão de portugueses.

Como este novo episódio da mala :)
    https://open.spotify.com/episode/1GPPqFdndu45jRNsmksKnS?si=IQr4_pE1SaKCZLrQJjsw7Q

Bem se diz que o Parlamento é a representação do povo :)
    Não sei se me deveria preocupar mais com o milhão de imigrantes que "precisa de ser limpo"... ou com este milhão de "portugueses de bem" que certamente não abusam do sistema. Espero que não sejam como o partido que os representa.
  10.  # 10

Ja o preço das casas estava em tendência de subida galopante antes de Portugal se tornar um "santuário" para imigrantes.
    Por isso eu também defendo que o problema de fundo não são os imigrantes, mas sim o ordenamento de território, a não construção em altura, a burocracia para construir, etc etc...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, vmontalvao, palmstroke
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraOutro achismo...
    Com base em quê?

Com base em que? Nas centenhas de milhar de portugueses, muitos ca, a receber reformas de Franca, Suica, etc...

O Ricardo Reis falou neste mesmo ponto ha 2 semanas no seu espaco no Expresso.
    So um lunatico acredita que um imigrante vem para ca deixar dinheiro na SS e depois quando chega a idade da reforma recusa recebe-la. Isso nao existe.
    Ou sequer que esta vaga de imigracao e uma vaga que vem para ca trabalhar 4 ou 5 anos e vai-se embora, ou que vao sequer recusar-se a usufruir de todos os direitos que entretanto conquistarem. Basta ver por exemplo o que aconteceu a imigracao massiva dos PALOPs na altura das grandes obras publicas. Quantos vieram para ca, trabalharam 2 ou 3 anos e regressaram aos paises de origem? E mesmo este tipo de imigracao temporaria tem os seus proprios problemas...

Colocado por: N Miguel OliveiraOra, segundo você, um emigrante não conta para o totobola porque estava na casa dos pais "regra geral" (dados disto?), fazia parte dum agregado familiar que simplesmente ficou mais pequeno. Balança no mercado imobiliário mantêm-se.

N Miguel, eu so quis explicar que o problema e mais grave do que parece a primeira vista pois para as necessidades liquidas de habitacao, nao podemos fazer algo do genero: Imigracao - Emigracao + Saldo Natural.
    Pode continuar a negar e a defletir, mas e um facto que a explosao de imigracao gerou uma necessidade liquida de habitacao em zona urbana muito superior ao que seria necessario com uma imigracao necessaria. Assim por alto, acho que podemos dizer que em 3 anos foi necessario ter mais habitacao disponivel que aquilo que se vendeu em todo o ano 2024 em Portugal. E muito.

Colocado por: N Miguel OliveiraMas é precisamente esse o meu ponto. Perdemos demasiado tempo com a "imigração"

Nao perdemos nao.
    Aqui a questao e que a imigracao foi durante muito tempo uma questao tabu na sociedade portuguesa.
    Isso refletiu-se em 1 milhao de votos no Chega.

Eu concordo que o problema da imigracao e mais fundo do que simplesmente 'culpar' os imigrantes, que sao os menos culpados.
    O problema principal comeca com o modelo economico. Um modelo economico assente em atividades de baixo valor acrescentado (turismo) e que necessita de imigracao para se sustentar com mao de obra barata escrava... nao funciona. Era melhor ter tido menos crescimento economico nos ultimos 2 anos, menos imigracao e menos turismo mas cada portugues ate tivesse ficado em media mais rico. Que fosse possivel, por exemplo, subir o SMN ja no proximo ano para 1000e.
    Claro que tudo isto e incompativel com margens de lucro obscenas de quem vive do turismo. Mas temos pena... eu nisto sou 100% liberal. Se nao tem viabilidade economica para pagar um salario miseravel de 1000e, mais vale mesmo falir.
    Um negocio que precisa de mao de obra imigrante porque 'os portugueses nao querem trabalhar' tem de falir. Ponto. A solucao nunca pode ser trazer um imigrante que aceita aquilo que o portugues nao aceita.

Colocado por: N Miguel OliveiraEm vez de deixar estes "detalhes" no limbo que permitem especulações de parte a parte.

Idem para o desempenho escolar, desemprego, utentes do SNS, etc etc...
    Informação é poder. A meu ver, só ajuda.

Diga isso a malta de esquerda :)

Porque eu ando ha ANOS a dizer a toda a gente com quem discuto politica que mais dados e transparencia e sempre MELHOR para a democracia, nunca pior.
    Infelizmente, vivemos tempos muito complicados onde aqueles que supostamente defendem a democracia, na realidade sao muito pouco democraticos. Aquilo que de certa forma acaba por ser um bocado o tal 'wokismo' que tanto se fala. Condicionar o pensamento. Dizer a alguem que nao tem sequer direito a ter determinada opiniao. Que nao tem direito a ter acesso a transparencia pois nao tem 'inteligencia' suficiente para tirar as conclusoes corretas. Todos estes ataques a democracia nos ultimos anos um pouco por esse mundo fora e que levaram as ascensoes dos Trumps e afins.

Colocado por: N Miguel OliveiraImpressionante é a quantidade de deputados "maravilha" que representam este milhão de portugueses.

O que diz muito..... da concorrencia!

O quao desesperado tem que estar alguem para votar num partido de 'grunhos'?
    E que muita gente tem memoria curta. Eu nao.

Ha precisamente 12 meses atras durante a campanha eleitoral era 'tabu' falar de imigracao. Era a agenda da extrema direita. Era tudo fake news. Tivemos ate poligrafos a dizer que era mentira o Chega dizer que existia mais de 1 milhao de imigrantes porque os dados claramente desatualizados diziam que so existiam 700 mil. Porque o Chega era um partido xenofobo e bla bla bla bla
    Entretanto 1 ano depois temos o lider do maior partido de esquerda com um discurso que ha 12 meses era xenofobo, racista, etc etc ect... mas que um ano depois e recentrar o partido e trazer para a saudavel discussao o tema da imigracao, que pelos vistos agora ja e um problema e nao foi tudo bem feito.
    Sera que existiu algo que mudou assim tanto relativamente a imigracao nos ultimos 12 meses? Eu honestamente nao acho. Simplesmente ha 1 ano atras ja havia muito portugues a lidar com as consequencias negativas da imigracao e so existia um partido a dizer que essas consequencias nao eram 'falsas percepcoes'. Aquelas pessoas que passaram a ter de lidar com grupos de indostanicos com higiene duvidosa e com um comportamento nao muito simpatico com as mulheres. Aquele brasileiro que tem musica a altos berros na sua coluna de bluetooth no autocarro e acha normal. Aquele casal que 'perdeu' o apartamento para 3 casais de brasileiros que nao se importam de pagar mais 100e e viver amontoados. Aquele empregado de mesa que pediu um aumento ao patrao porque inflacao e tal e acabou despedido e substituido por um brasileiro a ganhar menos. Aquele portugues que vai para as filas do seu centro de saude as 6 da manha para ter uma consulta enquanto no centro de saude ao lado um imigrante ja teve medico de familia alocado.
    E sempre aquela velha questao do 'Mas era capaz de acolher um imigrante em sua casa?'.
    Tudo o que descrevi para quem esta nos corredores da assembleia sao percepcoes. Porque nao vivem aquela realidade. Porque estao desligados da realidade do portugues comum.

Foi isto que fez 1 milhao de pessoas votar num partido de grunhos, patetas, idiotas, mas que eram o unico que dizia sem tabus que existia um problema, mesmo que de forma estupida e sem solucoes. De uma forma simples... se eu sou vegetariano e todos os pratos do menu sao carne excepto um que e uma salada temperada com um bocadinho de raspas de cagalhao, que outra opcao me resta?
  12.  # 12

Colocado por: dmanteigasA realidade e sempre muito mais rapida que as estatisticas.
    O Pedro Nuno que o diga, uma vez que já foi obrigado a fazer contorcionismo.

Colocado por: dmanteigasEu fiquei substancialmente mais preocupado depois da entrevista do PNS. Pois a classe politica tem acesso a dados muito antes do resto da populacao. E ninguem da uma volta de 180o sem ter dados muito concretos sobre isto
    Foi o que pensei mal li alguns dos cabeçalhos das notícias.

Colocado por: Josebao problema de fundo não são os imigrantes, mas sim o ordenamento de território, a não construção em altura, a burocracia para construir, etc etc...
    O problema de fundo é esse. Mas suponho que adicionar ainda mais procura não dê grande contribuição para a resolução desse problema.
  13.  # 13

Colocado por: dmanteigasCom base em que? Nas centenhas de milhar de portugueses, muitos ca, a receber reformas de Franca, Suica, etc...

O Ricardo Reis falou neste mesmo ponto ha 2 semanas no seu espaco no Expresso.
    So um lunatico acredita que um imigrante vem para ca deixar dinheiro na SS e depois quando chega a idade da reforma recusa recebe-la. Isso nao existe.
    Ou sequer que esta vaga de imigracao e uma vaga que vem para ca trabalhar 4 ou 5 anos e vai-se embora, ou que vao sequer recusar-se a usufruir de todos os direitos que entretanto conquistarem. Basta ver por exemplo o que aconteceu a imigracao massiva dos PALOPs na altura das grandes obras publicas. Quantos vieram para ca, trabalharam 2 ou 3 anos e regressaram aos paises de origem? E mesmo este tipo de imigracao temporaria tem os seus proprios problemas...

Caramba, alho e bugalhos.
    Mas quem é que dúvida disso? Que alguém recusa a reforma?
    Primeiro, nem se trata disso. Então se descontou para isso, não acha que é da mais elementar justiça que a receba? Mas quem o ler, parece que trabalhando 4 ou 5 anos, recebe o mesmo que alguém que o fez por 40 anos.
    Segundo, eu referia-me aos serviços públicos, ajudas, etc... Acha que o brasileiro a gozar a reforma em Florianópolis vem a Lisboa ao médico do nosso SNS?
    Terceiro, não lhe parece que é mais prejudicial para o SNS, o português de 70 anos que fez a vida toda na França e vem agora cuidar as "mazelas" em Portugal?
  14.  # 14

Colocado por: dmanteigasPode continuar a negar e a defletir, mas e um facto que a explosao de imigracao gerou uma necessidade liquida de habitacao em zona urbana muito superior ao que seria necessario com uma imigracao necessaria.

Que imigração gera necessidade de habitação parece-me lógico.
    O que eu queria saber é o que é "imigração necessária"?
    Que numero de imigrantes seria o aceitável e porquê?
    Porque, ou muito me engano, ou se há imigrantes é porque há trabalho para eles.
    Eu também preferia que a nossa economia procurasse indianos doutores em vez de indianos condutores de Ubers...
    Mas quem cria a necessidade não é o indiano. Esse apenas vem ocupar a vaga.
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasEu concordo que o problema da imigracao e mais fundo do que simplesmente 'culpar' os imigrantes, que sao os menos culpados.
    O problema principal comeca com o modelo economico. Um modelo economico assente em atividades de baixo valor acrescentado (turismo) e que necessita de imigracao para se sustentar com mao de obra barata escrava... nao funciona. Era melhor ter tido menos crescimento economico nos ultimos 2 anos, menos imigracao e menos turismo mas cada portugues ate tivesse ficado em media mais rico. Que fosse possivel, por exemplo, subir o SMN ja no proximo ano para 1000e.
    Claro que tudo isto e incompativel com margens de lucro obscenas de quem vive do turismo. Mas temos pena... eu nisto sou 100% liberal. Se nao tem viabilidade economica para pagar um salario miseravel de 1000e, mais vale mesmo falir.
    Um negocio que precisa de mao de obra imigrante porque 'os portugueses nao querem trabalhar' tem de falir. Ponto. A solucao nunca pode ser trazer um imigrante que aceita aquilo que o portugues nao aceita.

Sim, aqui estamos de acordo.
    A culpa não é do tipo estrangeiro que vem ocupar a vaga.
    O problema está em quem abre a vaga por aquele salário.

Mas se reparar, isso não é uma questão de imigração.
    O mesmo pode acontecer entre dois portugueses... em que um aceita e vive miserável, e o outro não consegue trabalho.
  16.  # 16

Colocado por: dmanteigasDiga isso a malta de esquerda :)

Porque eu ando ha ANOS a dizer a toda a gente com quem discuto politica que mais dados e transparencia e sempre MELHOR para a democracia, nunca pior.
    Infelizmente, vivemos tempos muito complicados onde aqueles que supostamente defendem a democracia, na realidade sao muito pouco democraticos. Aquilo que de certa forma acaba por ser um bocado o tal 'wokismo' que tanto se fala. Condicionar o pensamento. Dizer a alguem que nao tem sequer direito a ter determinada opiniao. Que nao tem direito a ter acesso a transparencia pois nao tem 'inteligencia' suficiente para tirar as conclusoes corretas. Todos estes ataques a democracia nos ultimos anos um pouco por esse mundo fora e que levaram as ascensoes dos Trumps e afins.

De acordo aqui também.
    Nada a acrescentar.
  17.  # 17

Colocado por: dmanteigasTudo o que descrevi para quem esta nos corredores da assembleia sao percepcoes. Porque nao vivem aquela realidade. Porque estao desligados da realidade do portugues comum.

Numa coisa o Chega tem mérito, até para larápios de bairro o Chega conseguiu representação adequada.

Quanto às percepções, todos nós temos. Dados mais concretos, estatísticas com maior detalhe, só ajudam.
    E é nisso que devem assentar as ideias a legislar.
    De resto, é como digo, se é liberal, não deveria ter medo do brasileiro cobrar menos. Afinal, "you get what you pay"...
    Não basta achar que vai cobrar menos por ser imigrante (o que é altamente provável). Convém ver o outro lado. O lado dos outros 80% da população. Convém perceber o porquê do "português não querer trabalhar" de condutor de Uber por exemplo. Se calhar, o português comum, em 2025, a viver no centro da cidade, é alguém que "desperdiçou" 5 anos numa universidade, num curso desajustado... e não está para se sujeitar a motorista, a virar bifanas na tasca, a mudar fraldas a velhotes, a chapar massa nas obras, etc... Com as ferramentas que tem nos dias de hoje, custar-lhe-á menos mudar-se para Londres... mesmo que aí vá virar bifanas também, mas ao menos ganha mais a fazer isso, que na sua profissão em Portugal.

É este tipo de tecla em que insisto. Os problemas e respectivas soluções não se podem limitar a uma franja minoritária da população. Eu tento ter uma visão global dos 10 milhões, e não só dos 1M ou 2M que sejam os que falam esquisitinho... Resolvida a questão da imigração, o copo abranda de transbordar mas mantém os problemas de base.
  18.  # 18

Colocado por: N Miguel OliveiraPorque, ou muito me engano, ou se há imigrantes é porque há trabalho para eles.

Isso e um mito.

A populacao desempregada aumentou de 260 mil em 2022 para 360 mil em 2024.
    Por outro lado, a populacao inativa e em subutilizacao de trabalho tem permanecido estavel de 2022 para 2024. O que tem aumentado? A populacao empregada... ou seja, o que esta a acontecer e que ao inves de deixarmos o mercado flutuar no sentido de mover pessoas do desemprego para o emprego e da inatividade para a atividade, estamos a utilizar a imigracao como fonte. Sendo que pelo caminho aumentamos a populacao desempregada em quase 40% em apenas 2 anos. Continuamos com uma taxa de atividade miseravel na casa dos 68% e uma taxa de emprego na casa dos 64%. Para dar um exemplo de comparacao, a Suecia neste momento esta com uma taxa de emprego na casa dos 68%, sendo que ja andou em valores superiores a 70%.

Agora, obviamente que eu se fosse proprietario de um hotel, preferia 1000x manter a minha margem ao nivel de uma google contratando mao de obra escrava, a arriscar ter de baixar margens para contratar trabalhadores ou entao manter a margem mas nao ter crescimento de receita de 2 digitos. Sao opcoes. A economia portuguesa nao precisa de mao de obra imigrante.

E isto sem entrar por exemplo no mercado da escravidao. Portugal precisava de 70 mil condutores de ubers, glovos e afins? Nao viviamos em 2019 perfeitamente bem sem eles? E se em vez de 70 mil tivessemos apenas 10 mil mas a trabalhar por valores concorrenciais? Claro que depois nao dava para mandar vir comida para casa e pagar 3e por entrega... mas na vida nao se pode ter tudo.

Colocado por: N Miguel OliveiraA culpa não é do tipo estrangeiro que vem ocupar a vaga.

Mas se reparar, em lado nenhum nas minhas intervencoes eu culpo os estrangeiros/imigrantes. Os culpados nao sao eles.
    Entao mas se em 2022 o amigo Costa para agradar a esquerda cria um aborto de uma manifestacao de interesse, que permite a um imigrante entrar em Portugal atraves da fronteira terrestre com Espanha sem controlo, aceitar a primeira proposta de trabalho escravo que lhe aparece para conseguir ter numero de SS, NIF e depois obter o visto, a culpa e de quem usufrui da ferramenta que o proprio governo criou?
    Obvio que nao.

Idem para o visto CPLP.
    A culpa e sempre dos politicos. Quem faz isto esta apenas a usufruir de algo criado pelos politicos, em busca de uma vida melhor.
    Concordam com este comentário: reg
  19.  # 19

Colocado por: dmanteigasClaro que depois nao dava para mandar vir comida para casa e pagar 3e por entrega... mas na vida nao se pode ter tudo.

Precisamente. Eu imagino, que para serem coerentes, as mesmas pessoas que culpam a imigração de todos os males, não prequentam hoteis, restaurantes, uber eats, constructores com obra escrava, Primarks e afins...

Colocado por: dmanteigasMas se reparar, em lado nenhum nas minhas intervencoes eu culpo os estrangeiros/imigrantes.

Nem eu o acusei de tal coisa.
    Contudo, não se inibiu de generalizar o indiano de higene duvidosa ou o brasileiro com a música aos berros... usando isso como argumento do nativo. Foquemo-nos no que podem fazer os 80% da população com os seus hábitos de consumo e o governo. É nesses que está o poder de decisão. O resto é decoração, só serve para disvirtuar o que realmente importa neste tema.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  20.  # 20

Colocado por: dmanteigasSo um lunatico acredita que um imigrante vem para ca deixar dinheiro na SS e depois quando chega a idade da reforma recusa recebe-la. Isso nao existe.

Se descontou pelo menos durante 15 anos, terá todo o direito de receber o que é seu. E, não esquecer, que durante o tempo que descontou, esteve a contribuir para a reforma dos outros. É saber se, essa pessoa, quando se reformar, terá direito ao que é seu, pois, até lá, as leis da reforma irão modificar, e rezar para que a SS, não esteja falida, nessa altura.

Colocado por: dmanteigasOu sequer que esta vaga de imigracao e uma vaga que vem para ca trabalhar 4 ou 5 anos e vai-se embora, ou que vao sequer recusar-se a usufruir de todos os direitos que entretanto conquistarem.

Quais são esses direitos? E também teve que cumprir com deveres, ou não teve?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

4.9975 seg. NEW