Colocado por: jg231"os imigrantes não aumentaram os preços"
N Miguel Oliveira
https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/679406060cf28cf88767b38124:23 o que toda a gente com dois pés e cabeças já sabia
Colocado por: N Miguel OliveiraEu sei que influenciam. Mas o que também sei é que a sua influência é muito menor do que diz a percepção pública.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Tire as palas dos olhos.
Nunca escrevi isso.
Eu sei que influenciam. Mas o que também sei é que a sua influência é muito menor do que diz a percepção pública.
Continue a discutir o que faz 15, 20% da população... e ignore o que fazem os outros 85, 80% da população.
Pelo caminho, pegue num qualquer livro de história que fale de antropologia, demografia, e ordenamento do território.
Nada disto é novo. Muito menos a estratégia da extrema direita pegar no assunto. Seja em Portugal ou noutro lugar. É sempre igual...
Mas vá, continue que vai bem encaminhado.
Colocado por: dmanteigas
Com base em que?
Eu ja disse varias vezes que o problema nao foi causado pelos imigrantes.
Agora, o que acontece a um copo prestes a transbordar se lhe continuamos a adicionar agua?
Nao vale a pena tapar os olhos e fingir ou usar aquela velha maxima que se usa sempre com a imigracao que e 'o que e um peido para quem ja esta todo borrado?'.
N Miguel, qualquer pessoa que use um bocadinho de senso comum nao pode negar que o principal fator de aumento dos precos das casas nos ultimos 2 anos foram a imigracao. Certamente existiram outros, mas numa das subidas mais abruptas da taxa de juro, Portugal e dos poucos paises onde os precos das casas aumentam a 2 digitos?
Basta pensar nas logicas habitacionais. Jovens que emigram regra geral moravam em casa dos pais logo uma saida por emigracao nao se traduz necessariamente num ganho liquida de 1 habitacao. Pessoas que morrem tambem nao se traduz necessariamente num ganho liquido de 1 habitacao, por varios motivos. Podem ter sido apenas 1 dos conjugues, pode ser uma casa que esta em processo de partilhas, etc. Agora 1 imigrante que chega e 1 necessidade liquida de imigracao. Em 2022, 2023 e 2024 Portugal teve um fluxo migratorio que eu estimei ai noutro topico em 700 mil pessoas. Com base no que disse o Ministro... se calhar pequei por defeito.
Estamos a falar numa necessidade liquida de casas apenas por via da imigracao que e muito superior as 140 mil que se transacionam por ano. Muita desta necessidade para o arrendamento, que arrasta ainda mais pessoas para a procura de habitacao propria.
Eu sei que o N Miguel nao partilha da minha opiniao que existe um limite natural para acolhermos imigracao. Para mim, e impossivel um pais como Portugal receber 300 mil imigrantes num ano sem isto causar varios problemas sociais e economicos. A prova esta a vista. A realidade e sempre muito mais rapida que as estatisticas. O primeiro 'sinal' foi 1 milhao de pessoas a votar no Chega em 2024. Mas ha 1 ano atras estava tudo bem... porque afinal, 50 anos depois o que nao falta e salazaristas escondidos, racistas, xenofobos, etc etc porque e tudo percepcoes. Portugal 'precisava de mao de obra' (a teoria bacoca da moda). Um Pais que tinha em 2022 mais de 250 mil desempregados, uma taxa de desemprego de 6%, e um % de populacao ativa das mais baixas da Europa. 'Nao ha pessoas para trabalhar'... sem acrescentar o 'pelas condicoes de **** que nos oferecemos, principalmente no turismo, porque de que outra forma era possivel o grupo pestana ter um lucro liquido que em percentagem das receitas quase que se aproxima da Google ou da Meta'? Depois os imigrantes 'vieram pagar as nossas reformas' como se uma contribuicao para o sistema de previdencia hoje, nao fosse um gasto com uma pensao no futuro. E pior... com contribuicoes medias inferiores ao SMN, se esta gente ficar ca vao ser precisamente aqueles que no futuro mais gastam. Que vao receber o CSI, que nao pagam IRS mas usufruem de tudo o que sao servicos minimos, que recebem 'aumentos extraordinarios' pois as pensoes sao miseraveis...
Entretanto, 1 ano depois da teoria de Portugal tem 1 milhao de racistas e xenofobos, temos o governo a pegar forte no assunto da imigracao e ate o PS que foi o grande responsavel dos absurdos que foram a manifestacao de interesse e o visto CPLP a ter um discurso que ha 1 ano atras pelo Chega era 'xenofobo'. E sabe porque? Porque infelizmente as estatisticas tardam, mas nao falham.
E todos os problemas que aquelas pessoas mais moderadas como eu falavam ha 2 anos atras vao-se comecar a notar aos poucos.
E fazendo o papel de arauto da desgraca, os problemas atuais nem sao nada de especial comparado com o que esta para vir no futuro. A Europa esta a iniciar um ciclo economico super adverso. No inicio deste ano entrou em vigor a normal europeia de emissoes onde basicamente os construtores europeus sao obrigados a vender 1/4 de carros eletricos para cumprirem as emissoes medias. O ano passado venderam em media 12% do total de carros eletricos. A solucao e simples... ou vendem substancialmente mais eletricos em 2025 num cenario de enorme competicao chinesa e americana, ou reduzem substancialmente as vendas de carros a combustao ou pagam as multas milionarias da CE. Tudo isto em nome da pancada ambientalista europeia. Franca esta com um problema de financas publicas gigante. A Alemanha nao cresce. O ano de 2024 ja foi dificil, e eu duvido que 2025 seja melhor. Isto sem sequer meter ao barulho a politica do Trump nos US... cada vez mais existe um risco muito real de uma crise muito complicada na Europa. E o que significa isto para Portugal? Os ultimos anos com o crescimento populacional e o turismo deu para nos enganarem com o 'nao temos um problema'. Mas a pandemia demonstrou bem o que acontece quando a economia da um espirro no centro da europa. Um ano negro de 2025 com impacto forte no turismo facilmente mete Portugal numa recessao profunda. E como ficou demonstrado em 2011, financas publicas controladas e um mito. Um aumento do desemprego de 6 para 10% facilmente torna um excedente de 0.5% num defice de 3/4/5%.
E com uma crise desta dimensao... quem e que acham que serao os principais afetados? E o portugues medio que trabalha numa empresa ha 10 anos com contrato sem termo? Ou os milhares de Panjebs, Ze Cariocas e afins que vieram trabalhar de forma precaria? E o que acontece quando forem para o desemprego?
Eu espero que este cenario negativo nao se verifique, porque ai sim, quando toda a gente comecar a sentir na pele os verdadeiros efeitos da imigracao de chinelo e eles passarem de 'pagam as nossas reformas' para 'estamos a pagar-lhes os subsidios' vamos ver o que e verdadeira xenofobia.
Eu fiquei substancialmente mais preocupado depois da entrevista do PNS. Pois a classe politica tem acesso a dados muito antes do resto da populacao. E ninguem da uma volta de 180o sem ter dados muito concretos sobre isto. Eu ate acredito que o 1o vai ser o relatorio do RACI de 2024 sobre a criminalidade.
Colocado por: dmanteigasJovens que emigram regra geral moravam em casa dos pais
Colocado por: dmanteigasAgora 1 imigrante que chega e 1 necessidade liquida de imigracao.
Colocado por: dmanteigasE pior... com contribuicoes medias inferiores ao SMN, se esta gente ficar ca vao ser precisamente aqueles que no futuro mais gastam. Que vao receber o CSI, que nao pagam IRS mas usufruem de tudo o que sao servicos minimos, que recebem 'aumentos extraordinarios' pois as pensoes sao miseraveis...
Colocado por: dmanteigasos problemas atuais nem sao nada de especial comparado com o que esta para vir no futuro.
Colocado por: jg231e vai ver se os preços não descem
Colocado por: jg231venha uma crise limpe isto tudo
Colocado por: dmanteigasEu ate acredito que o 1o vai ser o relatorio do RACI de 2024 sobre a criminalidade.
Colocado por: dmanteigasO primeiro 'sinal' foi 1 milhao de pessoas a votar no Chega em 2024.
Colocado por: N Miguel OliveiraOutro achismo...
Com base em quê?
Colocado por: N Miguel OliveiraOra, segundo você, um emigrante não conta para o totobola porque estava na casa dos pais "regra geral" (dados disto?), fazia parte dum agregado familiar que simplesmente ficou mais pequeno. Balança no mercado imobiliário mantêm-se.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas é precisamente esse o meu ponto. Perdemos demasiado tempo com a "imigração"
Colocado por: N Miguel OliveiraEm vez de deixar estes "detalhes" no limbo que permitem especulações de parte a parte.
Idem para o desempenho escolar, desemprego, utentes do SNS, etc etc...
Informação é poder. A meu ver, só ajuda.
Colocado por: N Miguel OliveiraImpressionante é a quantidade de deputados "maravilha" que representam este milhão de portugueses.
Colocado por: dmanteigasA realidade e sempre muito mais rapida que as estatisticas.O Pedro Nuno que o diga, uma vez que já foi obrigado a fazer contorcionismo.
Colocado por: dmanteigasEu fiquei substancialmente mais preocupado depois da entrevista do PNS. Pois a classe politica tem acesso a dados muito antes do resto da populacao. E ninguem da uma volta de 180o sem ter dados muito concretos sobre istoFoi o que pensei mal li alguns dos cabeçalhos das notícias.
Colocado por: Josebao problema de fundo não são os imigrantes, mas sim o ordenamento de território, a não construção em altura, a burocracia para construir, etc etc...O problema de fundo é esse. Mas suponho que adicionar ainda mais procura não dê grande contribuição para a resolução desse problema.
Colocado por: dmanteigasCom base em que? Nas centenhas de milhar de portugueses, muitos ca, a receber reformas de Franca, Suica, etc...
O Ricardo Reis falou neste mesmo ponto ha 2 semanas no seu espaco no Expresso.
So um lunatico acredita que um imigrante vem para ca deixar dinheiro na SS e depois quando chega a idade da reforma recusa recebe-la. Isso nao existe.
Ou sequer que esta vaga de imigracao e uma vaga que vem para ca trabalhar 4 ou 5 anos e vai-se embora, ou que vao sequer recusar-se a usufruir de todos os direitos que entretanto conquistarem. Basta ver por exemplo o que aconteceu a imigracao massiva dos PALOPs na altura das grandes obras publicas. Quantos vieram para ca, trabalharam 2 ou 3 anos e regressaram aos paises de origem? E mesmo este tipo de imigracao temporaria tem os seus proprios problemas...
Colocado por: dmanteigasPode continuar a negar e a defletir, mas e um facto que a explosao de imigracao gerou uma necessidade liquida de habitacao em zona urbana muito superior ao que seria necessario com uma imigracao necessaria.
Colocado por: dmanteigasEu concordo que o problema da imigracao e mais fundo do que simplesmente 'culpar' os imigrantes, que sao os menos culpados.
O problema principal comeca com o modelo economico. Um modelo economico assente em atividades de baixo valor acrescentado (turismo) e que necessita de imigracao para se sustentar com mao de obra barata escrava... nao funciona. Era melhor ter tido menos crescimento economico nos ultimos 2 anos, menos imigracao e menos turismo mas cada portugues ate tivesse ficado em media mais rico. Que fosse possivel, por exemplo, subir o SMN ja no proximo ano para 1000e.
Claro que tudo isto e incompativel com margens de lucro obscenas de quem vive do turismo. Mas temos pena... eu nisto sou 100% liberal. Se nao tem viabilidade economica para pagar um salario miseravel de 1000e, mais vale mesmo falir.
Um negocio que precisa de mao de obra imigrante porque 'os portugueses nao querem trabalhar' tem de falir. Ponto. A solucao nunca pode ser trazer um imigrante que aceita aquilo que o portugues nao aceita.
Colocado por: dmanteigasDiga isso a malta de esquerda :)
Porque eu ando ha ANOS a dizer a toda a gente com quem discuto politica que mais dados e transparencia e sempre MELHOR para a democracia, nunca pior.
Infelizmente, vivemos tempos muito complicados onde aqueles que supostamente defendem a democracia, na realidade sao muito pouco democraticos. Aquilo que de certa forma acaba por ser um bocado o tal 'wokismo' que tanto se fala. Condicionar o pensamento. Dizer a alguem que nao tem sequer direito a ter determinada opiniao. Que nao tem direito a ter acesso a transparencia pois nao tem 'inteligencia' suficiente para tirar as conclusoes corretas. Todos estes ataques a democracia nos ultimos anos um pouco por esse mundo fora e que levaram as ascensoes dos Trumps e afins.
Colocado por: dmanteigasTudo o que descrevi para quem esta nos corredores da assembleia sao percepcoes. Porque nao vivem aquela realidade. Porque estao desligados da realidade do portugues comum.
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque, ou muito me engano, ou se há imigrantes é porque há trabalho para eles.
Colocado por: N Miguel OliveiraA culpa não é do tipo estrangeiro que vem ocupar a vaga.
Colocado por: dmanteigasClaro que depois nao dava para mandar vir comida para casa e pagar 3e por entrega... mas na vida nao se pode ter tudo.
Colocado por: dmanteigasMas se reparar, em lado nenhum nas minhas intervencoes eu culpo os estrangeiros/imigrantes.
Colocado por: dmanteigasSo um lunatico acredita que um imigrante vem para ca deixar dinheiro na SS e depois quando chega a idade da reforma recusa recebe-la. Isso nao existe.
Colocado por: dmanteigasOu sequer que esta vaga de imigracao e uma vaga que vem para ca trabalhar 4 ou 5 anos e vai-se embora, ou que vao sequer recusar-se a usufruir de todos os direitos que entretanto conquistarem.