Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jg231https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/679406060cf28cf88767b381 , 24:23

Muito interessante.

Repararam no comentário, com o fim da manifestação de interesse os pedidos de residência cairam 80%.

Se repararem, em Portugal os preços sobem alavancados por um crescimento da população devido à imigração (apesar de haver medidas para tentar baixar o preço das casas, que não têm efeito nenhum) enquanto na China os preços das casas não param de cair apesar de haver estimulos do estado para a habitação (derivado de uma queda populacional).

No fim, chegamos à conclusão de que o que efetivamente influencia o preço das casas é o número de pessoas, e talvez as expectativas para a evolução deste número.
    Concordam com este comentário: anonymage, dmanteigas
  2.  # 2

Sem contar que a imigração sem qualificação acaba por perpetuar o funcionamento á base de salários baixos...

Além disso é tão mau ter este gajo do chega como deputado, como o robles a lutar contra a especulação imobiliária 🤡🤡
    Concordam com este comentário: dmanteigas, ferreiraj125
  3.  # 3

Colocado por: rod_2000No fim, chegamos à conclusão de que o que efetivamente influencia o preço das casas é o número de pessoas, e talvez as expectativas para a evolução deste número.

Sim, óbvio que influencia, mas não só.
    Se fosse só isso, os preços das casas e das rendas teriam diminuído entre 2010-2018... por comparação com 2009 em que tínhamos mais população. São múltiplos factores, e ainda bem que se discute a imigração. Mas há muito além disso, só é chato, demasiado técnico e pouco eleitoralista.
  4.  # 4

Colocado por: manelvcAlém disso é tão mau ter este gajo do chega como deputado, como o robles a lutar contra a especulação imobiliária

Um caso não minimiza o outro.
    Nem este novo caso das grávidas do BE, nem circular por aí que um quinto dos deputados do Chega anda com problemas na Justiça.
    Mas engraçado mesmo é o Chega não querer o tipo próximo da sua bancada :)
    Mas numa coisa até lhes dou razão, acho que isto não deveria ser permitido... Saía este, e o Chega escolhia outro para o seu lugar.
  5.  # 5

Toda a assembleia cheira mal, de vez em quando é que levanta uma tampa ou outra
    • AMG1
    • 27 janeiro 2025

# 6

Colocado por: manelvc

Além disso é tão mau ter este gajo do chega como deputado, como o robles a lutar contra a especulação imobiliária 🤡🤡

Acha mesmo?
    O Robles é um hipócrita, como aliás parece ser normal lá pelo partido dele, já este Chegano é (alegadamente) um ladrão.
    O Robles ganhou uns cobres fazendo uso dos mecanismos legais existentes, já o deputado do Chega terá cometido vários crimes.
    Se calhar sou eu que tenho a bússola moral avariada, mas não me parece que sejam situações comparáveis.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, dmanteigas
  6.  # 7

Colocado por: AMG1já o deputado do Chega terá cometido vários crimes.

"Investigado" não significa "Culpado"...
    O tipo das malas diz que foi a Inteligência Artificial que o apanhou a roubar 17 malas.

Destes 11 casos, muitos serão incocentes com toda a certeza:
    https://www.jn.pt/254787829/os-11-deputados-do-chega-que-tiveram-problemas-com-a-justica/
    É tudo uma "kamala" contra eles, como disse o outro :)

Colocado por: AMG1mas não me parece que sejam situações comparáveis.

Creio que "falávamos" em termos políticos.
  7.  # 8

Colocado por: AMG1.
    O Robles ganhou uns cobres fazendo uso dos mecanismos legais existentes
    O Robles não comprou o prédio à SS? Legal terá sido, agora, questiono-me se não teria informação privilegiada...

Ainda que não sejam situações comparáveis, não deixam de ser ambos uns enormes hipócritas.
  8.  # 9

Mas é exactamente esse o problema,o mesmo acontece no mercado de carros usados,charutos que há uns anos se compravam por 300-400 paus hoje em dia por causa dos estrangeiros o mesmo carro com mais anos mais rodado nao se compra por menos de 1000
    • AMG1
    • 27 janeiro 2025

# 10

Colocado por: HAL_9000O Robles não comprou o prédio à SS? Legal terá sido, agora, questiono-me se não teria informação privilegiada...

Ainda que não sejam situações comparáveis, não deixam de ser ambos uns enormes hipócritas.

Um será (alegadamente) um ladrão, enquanto publicamente se assumia como um quase justiceiro. O outro condenava publicamente práticas comerciais, que afinal tinha em privado. Ora há aqui uma dimensão comum, que remete para o carácter dos dois, mas ser mau carácter, tanto quanto sei, ainda não é crime.
    Já roubar...,salvo se os militantes do chega já estiverem isentos do cumprimento da lei, ainda é crime.
    Se o Robles fez alguma marosca com a Segurança Social, não faço a minima ideia, mas é a primeira vez que a ouço e sinceramente acho que para a comparação entre estas duas peças, isso pouco vale.
    Se a ideia é apontar o dedo ao BE, eu ate acho que a questão do despedimento colectivo sem cumprir as regras legais instituidas é muito mais grave do que a chico-espertice do Robles, até porque foi a instituição que praticou o acto e não um militante na sua esfera pessoal.
    Mas é óbvio que a historia das malas é muito mais picante por ser com um deputado do Chega do que seria com outro qualquer e é óbvio porquê.
  9.  # 11

Colocado por: Mariofaustino87carro com mais anos mais rodado nao se compra por menos de 1000

Confirmo. Qualquer veiculo com 4 rodas que pegue e que ande. São 600e, facilmente chega aos 1000.
  10.  # 12

Colocado por: AMG1Se o Robles fez alguma marosca com a Segurança Social, não faço a minima ideia, mas é a primeira vez que a ouço
    Eu também não sei se fez marosca, provavelmente até não, a experiência de uns miseros 18 anos a acompanhar a politica nacional é que me leva a desconfiar.

Foi isso e o facto de o gajo ter conseguido dois empréstimos, que eu diria não estar ao alcance de todos, para comprar/renovar o prédio:
    - Um empréstimo de 325k junto do montepio ao abrigo do programa Re9
    -Um empréstimo de 450k junto da CGD com condições muito favoráveis, se não me falha a memória.

Isto tudo quando declarava um rendimento anual de 22K.

Colocado por: AMG1Se a ideia é apontar o dedo ao BE,
    A ideia é apenas aludir à qualidade dos deputados da nação.
    • AMG1
    • 28 janeiro 2025

# 13

Colocado por: HAL_9000A ideia é apenas aludir à qualidade dos deputados da nação.

Disso terá que ilibar o Robles, porque ele estava bem abaixo na hierarquia do estado, já que não passava de um mero deputado municipal.
  11.  # 14

Colocado por: AMG1já que não passava de um mero deputado municipal.
    Tem razão, erro meu.

Mas devo admitir que o caso Robles, me custou bem mais a engolir que este do chega.

Dos deputados do chega, já ninguém espera nada. Depis a situação em si é toda tão idiota que das duas uma, ou metemos mesmo um pilha-galinhas no parlamento, ou ele só pode ter uma descompensação qualquer (além da óbvia).
    • reg
    • 28 janeiro 2025

# 15

Colocado por: vmontalvaoSe descontou pelo menos durante 15 anos, terá todo o direito de receber o que é seu

Não sabe claramente do que fala. Pode nunca ter descontado para receber a pensão social, pode não ser muito mas multiplicando por muitos na mesma situação são milhões por ano.
    • AMG1
    • 28 janeiro 2025

# 16

Colocado por: HAL_9000 Eu também não sei se fez marosca, provavelmente até não, a experiência de uns míseros 18 anos a acompanhar a politica nacional é que me leva a desconfiar.

Foi isso e o facto de o gajo ter conseguido dois empréstimos, que eu diria não estar ao alcance de todos, para comprar/renovar o prédio:
    - Um empréstimo de 325k junto do montepio ao abrigo do programa Re9
    -Um empréstimo de 450k junto da CGD com condições muito favoráveis, se não me falha a memória.

Isto tudo quando declarava um rendimento anual de 22K.

Longe de mim estar para aqui a defender o Robles, mas se não temos nada que indique que o homem fez alguma coisa irregular, não vejo qualquer razão para manter desconfianças, até porque tanto quanto me lembro, a situação foi bem explorada. Aliás, eu até acho que esse caso foi o inicio do fim da chamada "boa imprensa" do BE.
    Quanto aos empréstimos, julgo que nunca esteve em causa qualquer emprestimo para habitação, pelo que os rendimentos dele não tem qualquer relevância. Os créditos foram para um negócio imobiliário para os quais os bancos seguramente que se precaveram, depois foram dois bancos...será que o homem era assim tão relevante que tivesse acesso a informação previligiada na SS e ainda conseguisse favores em dois bancos?
    Vai desculpar-me, mas sem nada de palpável parece-me um bocado conspirativo.
    Ele foi um hipocrita, mas fora isso não fez nada que eu não fizesse, ou seja, ver uma oportunidade de ganhar umas massas e aproveitá-la.
    Depois veja que perante o caso, ele até acabou por mostrar alguma decência, porque tomou a decisão de se afastar sem ondas, ao contrario deste cromo do Chega.
    • AMG1
    • 28 janeiro 2025

# 17

Colocado por: HAL_9000

Mas devo admitir que o caso Robles, me custou bem mais a engolir que este do chega.

Dos deputados do chega, já ninguém espera nada. Depis a situação em si é toda tão idiota que das duas uma, ou metemos mesmo um pilha-galinhas no parlamento, ou ele só pode ter uma descompensação qualquer (além da óbvia).

Não o imaginava tão preocupado com o BE e o comportamento ético dos seus eleitos.
    Diz você que do Chega já ninguem espera nada?
    Parece que se esquece do milhão de eleitores do Chega. Olhe que o BE nunca teve essa marca. Mas se calhar tem razão, a boa parte desse milhão de eleitores provavelmente nao custa mesmo nada "engolir" a historia das malas. Eu não me admirava.
  12.  # 18

Colocado por: AMG1será que o homem era assim tão relevante que tivesse acesso a informação previligiada na SS e ainda conseguisse favores em dois bancos?
    Já vi coisas mais estranhas, O Pinho também comprou a antiga casa do Almeida Garret ao BES por uma pechincha,e aposto que também ninguém viu nada de estranho nisso.

Colocado por: AMG1para os quais os bancos seguramente que se precaveram
    Como aquele empréstimo que a CGD concedeu ao Berardo e cuja decisão demorou 57 min?

Mas sim é como o AMG1 diz, estarei no âmbito do conspirativo, certamente influenciado pelo total descrédito que tenho nos personagens.

Colocado por: AMG1Quanto aos empréstimos, julgo que nunca esteve em causa qualquer emprestimo para habitação,

Se não era, pelo menos foi assim que o da CGD foi noticiado.
    https://ionline.sapo.pt/2018/07/31/credito-de-500-mil-da-cgd-ja-tinha-como-fim-obras-para-rendimento/

Colocado por: AMG1Depois veja que perante o caso, ele até acabou por mostrar alguma decência, porque tomou a decisão de se afastar sem ondas, ao contrario deste cromo do Chega.
    Aqui concordo consigo.

Colocado por: AMG1Não o imaginava tão preocupado com o BE e o comportamento ético dos seus eleitos.
    Nada preocupado. Só me custou a engolir porque a aura de moralidade superior a que esta gentinha se arroga nem com essa situação esmoreceu. Aliás ainda hoje vi a Catarina Martins no Linhas vermelhas, e aquele arzinho de quem se acha moralmente superior continua intacto, mesmo quando confrontada com o facto de serem como o frei Tomás.

Os gajos do chega também continuam com a cagança habitual após um deputado deles ser apanhado em flagrante e logo num crime coberto de ridiculo. Mas como metade deles dão aquela aura de gorila a bater no peito, é impossivel dar grande crédito ao que quer que seja que digam ou façam.

Colocado por: AMG1Diz você que do Chega já ninguem espera nada?
    Parece que se esquece do milhão de eleitores do Chega.
    Continuo a acreditar que uma parte muito significativa desse milhão de eleitores simplemente quis dar uma "pedrada no charco". Mas sei lá, realmente pode haver quem tenha acreditado no que eles diziam.
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  13.  # 19

Colocado por: AMG1Mas se calhar tem razão, a boa parte desse milhão de eleitores provavelmente nao custa mesmo nada "engolir" a historia das malas.
    Uma boa parte desse milhão nas próximas legislativas nem se vai lembrar da história da mala (ainda que esta história tenha contornos que a tornam inesquecivel). Pelo menos é esse o apanágio da politica nacional
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 20

Colocado por: vmontalvaoSe descontou pelo menos durante 15 anos, terá todo o direito de receber o que é seu. E, não esquecer, que durante o tempo que descontou, esteve a contribuir para a reforma dos outros.

E eu nao estou a dizer que nao tem direito. Mas basicamente entao concorda comigo que dizer que os imigrantes vem para ca pagar as nossas reformas e uma mentira bacoca. Estao a contribuir para as suas proprias reformas futuramente. Que ate vao ser mais generosas do que merecem, porque tendo baixos rendimentos qualificam-se para CSIs, aumentos extraordinarios, etc.

Injusto vai ser quando eu me reformar e nunca vir um centimo de aumento.

Colocado por: AMG1Não o imaginava tão preocupado com o BE e o comportamento ético dos seus eleitos.

E o AMG1 nao se preocupa?

Colocado por: AMG1Depois veja que perante o caso, ele até acabou por mostrar alguma decência, porque tomou a decisão de se afastar sem ondas,

Ahhhh, a memoria curta... O Robles afastar-se sem ondas? LOL
    O caso foi EXATAMENTE igual ao do deputado do Chega. A 1a reacao foi a do ataque politico, o partido a sair todo em defesa... depois os factos tornam-se ainda mais conhecidos, o partido tem de voltar atras e ele e forcado a demitir-se.
    https://eco.sapo.pt/2018/07/27/ricardo-robles-nao-se-demite-esta-compra-nao-foi-uma-operacao-especulativa/

Exatamente o mesmo que com o caso das gravidas. Vem a publico, e a 1a reacao e que se trata de um ataque das cavernas da extrema direita nazi.

Colocado por: AMG1Os créditos foram para um negócio imobiliário para os quais os bancos seguramente que se precaveram, depois foram dois bancos...será que o homem era assim tão relevante que tivesse acesso a informação previligiada na SS e ainda conseguisse favores em dois bancos?
    Vai desculpar-me, mas sem nada de palpável parece-me um bocado conspirativo.

Nao tem nada de conspirativo. Isto e o forum da casa e grande parte da malta esta direta ou indiretamente envolvido em habitacao. Quando o Robles tratou de todo o processo, o credito para projetos imobiliarios estava pelas ruas da amargura e mesmo com garantias grande parte dos construtores nao conseguia ir pedir 1e a banca. E quando o conseguiam, era com condicoes tao pouco apelativas que perdiam toda a competitividade para os concorrentes.
    No entanto, um Robles que 'nao tem onde cair morto' alem de conseguir um negocio 'fantastico' com um instituto publico ainda consegue um emprestimo que a banca nao dava a ninguem porque tem uns lindos olhos azuis? Esta bem abelha... e como achar que o caso do Vale do Lobo tambem e uma conspiracao politica. Ou que o dinheiro do Socrates era mesmo da mae.

Para referencia, o negocio foi este:

o prédio, perto do Museu do Fado, custou 347 mil euros num leilão, mereceu obras no valor de 650 mil euros e foi avaliado em 5,7 milhões de euros, tendo estado à venda.

'Teorias conspirativas' :)
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Bondi

4.7934 seg. NEW