Colocado por: N Miguel OliveiraEu diria que é preciso ter cabeça seja onde fôr.
Colocado por: N Miguel OliveiraPelo que se não tiver que pagar uns milhares em propinas, já é uma valente ajuda que a sociedade lhes dá.
Colocado por: N Miguel OliveiraVeja-se o exemplos dos USA, que aos 30-40 anos ainda andam a pagar os créditos bancários universitários...
Colocado por: regsó que não, andam a estudar de borla e depois emigram, não devia ser assim
Colocado por: rege têm melhores universidades do mundo à mistura com uk
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ preciso Ordenar o Território
Colocado por: N Miguel OliveiraAcho que o problema é só nos preocuparmos em fazer fornadas de doutores, e não nos preocuparmos em nada com o mercado laboral para os integrar, ou se fazem falta, etc... Todas as profissões são necessárias, haverá espaço para todos... se tivermos um mercado para isso.isto(!)…
Colocado por: gil.alvesPrecisamos de carpinteiros e formamos engenheiros. …
Colocado por: gil.alvesExistiu e nunca se desestigmatizou o ensino profissional em fez de se elevar e qualificar
Colocado por: N Miguel Oliveira
Com certeza.
É com dinheiro que têm boas condições, bons professores, etc...
Não há dúvidas disso.
Ainda assim, eu prefiro os portugueses, nabos na escola, mas que sabem apontar África num mapa mundi.
Das vezes que visitei Standford ou Berkeley por exemplo na época do ínicio do ano escolar, foi a impressão com que fiquei... que 95% dos que lá andavam, só lá estavam porque os pais eram grandes empresários... a julgar pelos carrões que via com os pais a levarem as tralhas dos filhos no ínicio de semestre.
Muito inteligentes de facto, mas são uma gota no oceano por comparação com os problemas dos distritos escolares... altamente especulativos, que funcionam à base de contactos e doações com interesses em 2º plano. Não é tão linear assim.
Colocado por: gil.alvesTínhamos um país que produzia e tinha profissionais. “Corremos” com eles por salários baixos e/ou desgoverno, troikas e afins.
Colocado por: AMG1Em Portugal, há mesmo muita gente que não faz a mínima ideia do que tem, o que é pena, porque assim não valoriza nem defende e o risco de ficar com menos é bem real.
Colocado por: rege mais, com ensino superior praticamente gratuito, pioramos ainda mais a situação.
Devíamos baixar/aumentar as propinas conforme a necessidade real do país e incentivar o ensino profissional
Colocado por: regter para que? para depois ter falta de médicos, enfermeiros etc? o ensino em Portugal na sua grande maioria tem arrotado os supostos engenheiros, arquitetos, advogados e afins. Para que?
Colocado por: reg
ter para que? para depois ter falta de médicos, enfermeiros etc? o ensino em Portugal na sua grande maioria tem arrotado os supostos engenheiros, arquitetos, advogados e afins. Para que?
Colocado por: reg
e mais, com ensino superior praticamente gratuito, pioramos ainda mais a situação.
Devíamos baixar/aumentar as propinas conforme a necessidade real do país e incentivar o ensino profissional
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ achar que um desuntupidor de canos não pode cobrar 700€ por duas horas de trabalho.
Colocado por: N Miguel OliveiraO ensino profissional é importante, que o digam os helvéticos.é uma base de educação irremediavelmente necessária. Sim os Helvéticas sabem muito bem disso levado até um pouco ao extremo segregando extremamente cedo miúdos (sim miúdos) entre Fahrschule e gymnasium (seguir ensino profissional ou académico/universidade respectivamente). Certo é que põe no mercado sangue fresco, CAPAZ, com 20 anos(!) e que sabem o que fazem porque experimentaram (desde os 15/16 anos) o que andam a aprender antes! Mas a experimentar à séria, com horário de trabalho normal e a dar o litro como qualquer outro funcionário!
Colocado por: N Miguel Oliveiracomo são os carpinteiros, que tipo de formação
Colocado por: regAcha normal cobrar 700 quando um gajo no escritório ganha 1500 por mês????
Colocado por: AMG1
Os USA têm ótimas escolas em todos os graus de ensino, o problema é que essas só estão ao alcance de muito poucos. A grande maioria dos americanos tem de se contentar com muito menos do que qualquer um tem na europa.
Mas agora vai melhorar bastante, com o desaparecimento do Departamento de Educação e o fim da maioria dos programas federais de promoção do ensino é só esperar para ver.
As universidades de topo nos USA apesar de muito boas, só estão ao alcance de quem tem muitas, mas mesmo muitas, posses. Naquela onde a minha filha trabalha, só as propinas de um primeiro ciclo são, no minimo, 150k. Os custos globais de uma licenciatura chegam muito facilmente aos 500k. Nas pós graduações os números são absolutamente pornograficos, nem sequer todos os americanos ricos tem lugar, porque aí têm a concorrência dos ricos do mundo inteiro.
Mesmo com os empréstimos e as poupanças ou hipoteca da casa dos pais (muito vulgar) na maioria das vezes só dá para as universidades estaduais.
Em Portugal, há mesmo muita gente que não faz a mínima ideia do que tem, o que é pena, porque assim não valoriza nem defende e o risco de ficar com menos é bem real.