Colocado por: dmanteigasE nao foi precisamente o que eu disse com o meu comentario?
Colocado por: dmanteigas
AMG1, metade ou mais dos meus colegas de trabalho sao americanos de classe media, espalhados por varios estados, e garanto-lhe que as preocupacoes deles com a escola dos filhos sao bem inferiores as minhas, que vou ter que pagar 400/500e para meter a minha num colegio precisamente porque a escola publica alem de ser uma bandalheira com as greves constantes, nem sequer da a garantia de uma escola que tem uma boa turma este ano, nao tenha uma terrivel no proximo.
Alias, muitas das preocupacoes de cidadaos dos US que voces dizem que eles tem, na realidade sao preocupacoes vossas como se vivessem la, mas com as lentes da sociedade europeia.
Eu ja disse que estou bem longe de preferir o modelo de sociedade americano, mas nao deixa de ser verdade que os dos 10 estados mais pobres dos US, nao ha um que em 2024 tenha acabado com um PIB per capita inferior ao PIB per capita alemao (o portugues nem entra nestas contas).
Sim, fazer parte dos mais pobres realmente e uma valente **** nos US comparado com a Europa. Mas achar que alguem da 'classe media' tem mais preocupacoes la do que o europeu medio, e mesmo de quem acha que o Trump ganhou as eleicoes porque existem 90 milhoes de retardados a vota nos US. Nao podemos olhar para eles e criticar coisas que sao culturais e plenamente aceites la. O nosso modelo mais socialista/social democrata e insano para o americano medio. Principalmente em Portugal, onde metade da populacao recebe subsidios do estado de alguma coisa.
Colocado por: dmanteigasAte estranho de o ver escrever isto :D
Colocado por: dmanteigas... Prefere optar pelo seguro de saude mais barato? Esta no seu direito... fica com mais rendimento ao final do mes. Depois tem um azar e aparece uma conta de 15 mil dolares para pagar... temos pena. E a logica deles. Maxima liberdade, maxima responsabilidade.
Colocado por: jg231da série das medidas que não aumentaram os preços...
https://sicnoticias.pt/economia/2025-02-07-cgd-esgota-valor-previsto-para-creditos-a-habitacao-com-garantia-publica-46db9d19
Colocado por: dmanteigas
Como disse, eu sou um liberal mas bem longe daquilo que e um 'liberal' americano.
Sou aqui a que se chama talvez um liberal social, ou como diz o Camilo, um Social Democrata com pendor liberal. Dai que acho que o estado tem de intervir pouco, mas no pouco que intervem ser muito bom.
Colocado por: ferreiraj125
Vamos ver como evolui a economia da Alemanha.
Vamos ver como evolui a inflação.
Vamos ver o que o BCE vai fazer em relação às taxas de juro.
Eu não tenho duvidas que o valor real das casas vai cair se a europa entrar em recessão.
Mas ninguém sabe quando vai acontecer. Tanto quanto sabemos até podemos estar a entrar num periodo de crescimento economico.
Uma coisa é certa, não olhem para o estado atual da economia portuguesa para tentar prever alguma coisa. Olhem para a economia das grandes economias europeias.
Colocado por: AMG1
Imagino que isto não seja um campeonato sobre quem conhece melhor o quê, mas aqui vai.
Eu também trabalhei com americanos, até cheguei mesmo a trabalhar lá durante um curto periodo de tempo (quase 3 anos). A minha filha mais velha vive na Califórnia há 10 anos, está casada com um americano de quem tenho os meus dois únicos netos. Nos últimos anos, desde que me reformei, que passo lá varios meses por ano.
Há muitos anos que não há nenhum dia da minha vida que eu não fale com americanos, seja em ambiente profissional, pessoal ou familiar e você vêm-me com essa conversa?
O que eu lhe disse e mantenho é que no respeitante à saude e a educação o americano médio vive de forma muito mais preocupada do que o europeu médio, que obviamente não é o português. Tal como o sueco ou dinamarquês da classe média também vive de forma menos preocupada do que o Portugues do mesmo extrato social.
O resto é conversa para validar os seus preconceitos. Só isso.
Onde é que me viu dizer que quem votou no Trump é retardado?
Você sabe se foi a classe média que votou no Trump?
O que é que o PIB per capita tem que ver com isto. Acaso você desconhece que a desigualdade na distribuição de rendimentos é muito maior nos USA do que na europa?
Será que apesar de terem um PIB per capita que é quase o dobro do português, a maioria da população do kentucky vive melhor e com menos preocupações do que os portugueses?
Veja os indicadores de saúde ou de educação mais básicos: esperança de vida, mortalidade infantil e outros e vê logo do que estou a falar.
Claro que os USA têm coisas ótimas e com os quais podiamos aprender muito, mas desengane-se se acha que a vida quotidiana de um americano da classe média é mais descansada ou despreocupada do que a da classe média europeia, pelo menos naqueles paises onde o nivel de riqueza pode ser tido como aproximado.
Claro que a maioria da dita classe média americana vive rodeada de tralha para tudo e um par de botas, o nivel de consumo é muito maior do que na europa, mas na maioria dos casos também vivem atolados em dividas desde a maioridade quase até morrer. Claro que está no seu direito de achar que isso não lhes afecta o quotidiano, mas está enganado.
Um dos meus netos fez em novembro passado 5 anos e o avô americano aproveitou para começar aquilo a que eles chamam "college fund", diga-me quantas famílias da classe média europeia sentem necessidade de fazer isso?
Claro que eu aproveitei para "gozar o prato", mas isso já seria outra conversa.
Mas sugiro que faça uma pergunta simples a um dos seus colegas americanos que tenha crianças da idade da sua e no mesmo tipo de enquadramento escolar. Pergunte-lhe quanto é que ele gasta com a educação dessa criança em % do rendimento liquido dele, depois compare com o seu caso e venha aqui dizer-nos qual foi o resultado. Se tiver algum da California pode exclui-lo porque provavelmente não seria uma comparação justa.
Colocado por: ferreiraj125Eu não tenho duvidas que o valor real das casas vai cair se a europa entrar em recessão.
Colocado por: jg231espetáculo, criticam tanto mas não deixam de lá andar, eu pergunto porque será. Não precisa de responder que eu sei a resposta.
Colocado por: N Miguel OliveiraSeria uma boa ou má solução para Portugal?
Colocado por: N Miguel OliveiraJá que ninguém quer discutir imobiliário... e andámos nesta rodinha... Sobre a insustentabilidade da Seg. Social... há ideias interessantes fora que poderiamos adoptar. Para não ir ao extremo do 401k americano... porque não um sistema como o mexicano? Ou vamos começar a atirar postas de pescada já?
Eles até 1997 tinham um sistema como o nosso.
Fizeram as contas e chegaram à conclusão que isto ia rebentar um dia. Então fizeram uma espécie de mix entre o que tinham e o sistema americano.
Basicamente, hoje em dia, os descontos da Seg Social, vão para fundos de seguradoras privadas, esse dinheiro é todo ele investido num portfolio de activos financeiros. De modo a que esse investimento dê rendimento... para quando chegar a altura da reforma, aquilo que se foi descontando compense a inflação ao longo dos anos. Usam muitas vezes esse guito para construção pública por exemplo, que depois se vai vendendo. Dívida, certificados do Tesouro, etc... a idade média dos mexicanos é 29 anos acho eu... enquanto a dos portugueses deve andar nos 46 ou assim.
Estes fundos, embora está nas mãos de seguradoras, quase todas ligadas a bancos... e tudo isso ser privado... o medo de haver problemas é compensado com o escrutinio que há. É o sector onde há mais controlo, mais que na bolsa, que na dívida, etc...
Faz com que por exemplo, para as pessoas que querem investir e não sabem como... por vezes, basta tão simplesmente meterem mais guito para a reforma cada mês... que os productos de investimentos têm as mesmas margens.
Seria uma boa ou má solução para Portugal?
No geral as coisas funcionam diferente. Mesmo nos bancos, pode ter dinheiro lá, numa conta à ordem, corrente, e mesmo tendo acesso ao dinhero todo o tempo, ver rendimentos de 12... 14% anuais. Em Portugal, mesmo estando a prazo, rende quanto?
Em Portugal somos bastante conservadores no que a investimentos diz respeito... que tanto faz a Seg Social com os nossos descontos? Simplesmente paga aos reformados, desempregados, etc...? Investe em alguma coisa?
Colocado por: Jorge_Gonçalvesum sistema misto…
Colocado por: AMG1A maioria dos sistemas como o nosso tem evoluido para sistemas mistos, que combinam 2 ou três pilares de financiamento.
1. Um primeiro pilar publico, financiado com contribuicoes ou impostos ou as duas coisas.
2. Um segundo pilar de capitalização publica e privada, ou qualquer delas, por escolha do proprio e que pode ser obrigatorio (caso da Suécia p.e.), ou facultativo.
3. O terceiro pilar é sempre facultativo e serão poupanças exclusivamente privadas e em geral não beneficiam do mesmo tratamento fiscal do segundo pilar, que beneficia sempre de condicoes fiscais especiais
Colocado por: Jorge_GonçalvesO Passos Coelho chegou a propor um sistema misto… cada pessoa ter a possibilidade de alocar uma percentagem dos seus descontos da segurança social para um fundo privado.
Já não me recordo porque não avançou… provavelmente porque a esquerda vetou.