Colocado por: gil.alves
Sistema Helvético.
E funciona.
Agora existe responsabilidade e o segundo pilar é teu, transparente, com juro (decente) composto e é transportado ctg de cada vez que mudes de empresa Suíça. Do teu salário sai uma percentagem e a empresa contribui outro tanto.
Podes ainda aumentar essa percentagem havendo empresas que promovem até igualdade de co-pagamento. O que tu puseres acima a empresa põe igual.
Isso e o terceiro pilar permitem também condições engraçadas de acesso a crédito habitação que faz com que prestações sejam consideravelmente mais simpáticas.
Por exemplo podes escolher um período até 15 anos (salvo erro) que a tua prestação é só para os juros com a condição de amortização de 20% ao fim desse período. Decides depois pagar juros na mesma ou juntar amortização+juros. Permite ainda deferir uma percentagem (consoante cálculo de juros do segundo pilar) para o fim do crédito.
Colocado por: reg
Ui, por cá, vinha logo a esquerda falar de neo liberalismo.
Colocado por: N Miguel OliveiraEles até 1997 tinham um sistema como o nosso.Isto suscita-me um interesse imediato. O N Miguel Oliveira sabe como foi feita essa transição? Quem descontava para a SS de la passou a descontar menos e a descontar tb para o fundo privado? Tiveram de continuar a descontar na mesma % para a SS e arranjar maneira de descontar tb para o fundo privado?
Fizeram as contas e chegaram à conclusão que isto ia rebentar um dia. Então fizeram uma espécie de mix entre o que tinham e o sistema americano.
Colocado por: Jorge_GonçalvesJá não me recordo porque não avançou… provavelmente porque a esquerda vetou.se almoçassem uma parte dos seus descontos da SS para fundos privados, a SS provavelmente ficaria deficitária, como é que depois assegurava o pagamento das reformas actuais e de quem se ia reformar nos próximos anos.
Colocado por: AMG1De qualquer modo, daqui a 15, 20 ou 30 anos, quando os actuais activos se reformarem, já ninguém vai avaliar essa decisão.Pois não. A avaliação era feita, já nas próximas eleições, mal essa decisão fosse tomada.
Colocado por: HAL_9000Pois não. A avaliação era feita, já nas próximas eleições, mal essa decisão fosse tomada.
Colocado por: AMG1porque haveriam de ser penalizados?porque a não se que os atuais eleitores andem alheados da realidade, , percebem exatamente o que essa decisão implica para o seu futuro…se considerarem que o movo modelo lhes é desvantajoso….
Colocado por: HAL_9000porque a não se que os atuais eleitores andem alheados da realidade, , percebem exatamente o que essa decisão implica para o seu futuro…se considerarem que o movo modelo lhes é desvantajoso….
Colocado por: AMG1Os actuais activos, esses ficam todos contentes, porque finalmente tem a garantia de que vão ter pensão.Diria que a grande maioria dos actuais activos ainda confia no sistema actual da SS. Muitos até podem dizer que o mais provável é que não recebam pensão da SS, mas na verdade penso que não acreditam nisso uma vez que não agem em conformidade ( ex. Quantos jovens em Portugal com 30 anos têm um PPR ou outro tipo de investimento com esse propósito)? Até lhes poderiam vender que o Pilar 2 era uma garantia de que viriam a ter reforma, mas não sei se a maioria das pessoas aceitaria essa narrativa como sendo vantajosa para si, mas arriscar-me-ia a dizer que não.
Colocado por: HAL_9000Diria que a grande maioria dos actuais activos ainda confia no sistema actual da SS. Muitos até podem dizer que o mais provável é que não recebam pensão da SS, mas na verdade penso que não acreditam nisso uma vez que não agem em conformidade ( ex. Quantos jovens em Portugal com 30 anos têm um PPR ou outro tipo de investimento com esse propósito)? Até lhes poderiam vender que o Pilar 2 era uma garantia de que viriam a ter reforma, mas não sei se a maioria das pessoas aceitaria essa narrativa como sendo vantajosa para si, mas arriscar-me-ia a dizer que não.
Depois, mestra transição, em que ponto ficavam as pessoas que já descontaram por exemplo 20 anos pelo sistema actual?
De qualquer maneira para se fazer a transição o discurso sobre a sustentabilidade da SS teria de mudar porque até ver o que o governo diz é:
- a SS é sustentável e tem n sei quantos mil milhões de excedente.
- os imigrantes vieram salvar a SS.
De qualquer maneira não creio que seja sustentável (ou justo diga-se) qualquer transição que assegure que os actuais pensionistas (ou aqueles que vão aceder a reforma nos próximos 10 anos por exemplo) não sejam prejudicados. Toda a gente tem de ajudar a pagar a garantia de sustentabilidade da SS.
O que não pode acontecer é o que foi feitos nos últimos 5 anos em que os salários aumentaram abaixo da inflação, mas as pensões da SS aumentaram acima da inflação. Isto sim é um contrasenso.
Colocado por: HAL_9000se almoçassem uma parte dos seus descontos da SS para fundos privados, a SS provavelmente ficaria deficitária, como é que depois assegurava o pagamento das reformas actuais e de quem se ia reformar nos próximos anos.
Colocado por: AMG1Porquê?
Se não mexerem nas pensões dos actuais pensionistas, porque haveriam de ser penalizados?
Colocado por: HAL_9000porque a não se que os atuais eleitores andem alheados da realidade, , percebem exatamente o que essa decisão implica para o seu futuro…se considerarem que o movo modelo lhes é desvantajoso….
Colocado por: HAL_9000Muitos até podem dizer que o mais provável é que não recebam pensão da SS, mas na verdade penso que não acreditam nisso uma vez que não agem em conformidade ( ex. Quantos jovens em Portugal com 30 anos têm um PPR ou outro tipo de investimento com esse propósito)?
Colocado por: HAL_9000O que não pode acontecer é o que foi feitos nos últimos 5 anos em que os salários aumentaram abaixo da inflação, mas as pensões da SS aumentaram acima da inflação. Isto sim é um contrasenso.
Colocado por: AMG1O financiamento da transição, até pode incluir algum ajuste nas reformas actuais e isso pode ser feito, mesmo sem levantar problemas constitucionais
Colocado por: AMG1Qualquer alteração que se faça tem mesmo de distribuir o esforço dessa alteração por todos, senão ninguém a vai compreender.
Colocado por: HAL_9000Isto suscita-me um interesse imediato. O N Miguel Oliveira sabe como foi feita essa transição? Quem descontava para a SS de la passou a descontar menos e a descontar tb para o fundo privado? Tiveram de continuar a descontar na mesma % para a SS e arranjar maneira de descontar tb para o fundo privado?
É que a solução parece-me boa, mas não me é óbvio como é que se pode fazer a transição sem criar injustiças para as gerações que são apanhadas na transição.
Colocado por: regentão? Acha justo mexer apenas nas futuras reformas? Cá para mim é inconstitucional. Devem mexer em todas as reformas a partir de por exemplo 1000€
Colocado por: regé o que eu tenho dito, a constituição atual ainda vai levar o país a bancarrota, devia de haver uma linha a dizer que em casos extremos a constituição não se aplica