Iniciar sessão ou registar-se
  1. Pikes Peak?
    • eu
    • 16 julho 2024 editado
    Que eu saiba, Pikes Peak não é um circuito.

Mostra-me um veículo elétrico que seja capaz de dar 70 voltas a Silverstone ao mesmo ritmo de um F1.
  2. Não é um circuito mas é um dos "benchmark" da performance (de carros e pilotos bem entendido).
    Um VE não vai dar 70 voltas a Silverstone da mesma forma que um VE não faz as 24h de Le Mans com muitas voltas "no lombo". Ou que não fazem Nascar.

Esse não é o ponto, nunca foi. Foi a afirmação que os VE não são adequados para competição. Há muitas competições e onde caiba um VE, tem sido "uma razia".

Claro que é fácil arranjar exemplos onde um veículo a combustível chega mais longe.
    Um F1 leva no máximo 110kg de combustível, 43MJ por kilo dá total 1313MWh, dos quais retiram menos de 50% (o resto é desperdício de calor).
    Ora um Formula-e tem uma capacidade de bateria de 52kWh dos quais retiram 90-95% úteis.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • eu
    • 16 julho 2024 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesNão é um circuito mas é um dos "benchmark" da performance (de carros e pilotos bem entendido).

Os melhores benchmarks de performance são os circuitos, não são rampas como Pikes Peak ou Drag Races.

Sempre foi nos circuitos que se realizaram as melhores provas de competição automóvel.

Mostra-me um (basta um!) veículo elétrico que seja mais rápido que um F1 num circuito.
  3. F1? Não há. Os carros são muito mais potentes que os seus equivalentes da Formula-e, com velocidades máximas superiores, etc.

Mas ainda agora se discutia um carro de produção de 60k€ e a referência passou para a F1? Ok, concordamos. Os VE são inferiores.

Volto a frisar. O tema não era se os VE são melhores ou piores. Foi a afirmação que não servem para competição. A realidade demonstra o contrário.
    • Dias12
    • 16 julho 2024 editado
    Colocado por: eu

Os melhores benchmarks de performance são os circuitos, não são rampas como Pikes Peak ou Drag Races.

Sempre foi nos circuitos que se realizaram as melhores provas de competição automóvel.

Mostra-me um (basta um!) veículo elétrico que seja mais rápido que um F1 num circuito.

Os F1 são os mais rápidos em circuito porque são os únicos que conseguem curvar a altíssima velocidade. Ou seja, não é problema de potência, mas de aerodinâmica para ter tração nas curvas.

Pedir um EV mais rápido que um F1 é parvo (ou pedir um ICE) porque nenhuma forma de carro diferente da dos F1 consegue fazer aquelas curvas com tanta velocidade.

Agora pergunto eu, mostra-me um ICE mais rápido que um F1 em pista??

Mesmo assim, eu como adepto (e se tivesse a remota hipótese de conduzir), prefiro assistir a corridas de ICE que de EV.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • eu
    • 16 julho 2024
    Colocado por: Dias12Pedir um EV mais rápido que um F1 é parvo

Vamos lá ser claros: não fui eu que aleguei que "Os VE desenvolvidos para performance e competição estão a destruir tudo o que são recordes."
  4. Sou frequentador da A2 desde que ela existe. Quando trabalhava tinha carro e combustível da Empresa e andava em cruise-control a 150 Kms/h (o limite para não ficar sem carta). Mesmo assim eram ás dezenas os carros a ultrapassarem alguns mais que uma vez.
    Esta semana fui mais uma vez ao Algarve, agora ando a 130 em CC, e nem meia dúzia de carros me ultrapassou.
    Curiosamente nenhum VE talvez algum hibrido.
    Parece que agora toda a gente gere o consumo e os pontos.
  5. Colocado por: CarvaiParece que agora toda a gente gere o consumo e os pontos.

ou então tem mais medo das multas...uma amiga foi multada (justamente) por circular na faixa do meio. O carro da polícia não era caracterizado
  6. bem... em Nürburgring têm o 2º melhor tempo atrás dum hibrido.
    • eu
    • 16 julho 2024
    Colocado por: CarvaiParece que agora toda a gente gere o consumo e os pontos.

A malta anda mais calma, eu acredito que por medo das multas mas também por causa dos consumos.

E diga-se, numa viagem de Lisboa ao Algarve, a diferença de tempo de viagem entre ir a 130 ou 160 são cerca de 20 minutos. Vale a pena ?
    Concordam com este comentário: Paramonte, jorgemlflorencio
    • eu
    • 16 julho 2024
    Colocado por: Dias12bem... em Nürburgring têm o 2º melhor tempo atrás dum hibrido.

Que carro? O Rimac Nevera?
  7. não, Volkswagen ID.R com 1 minuto a menos que esse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  8. Colocado por: Bruno.AlvesOs VE desenvolvidos para performance e competição estão a destruir tudo o que são recordes. Por exemplo Pikes Peak é de um VE

Se para ti competição é fazer um percurso de 2km uma única vez, então estamos conversados quanto a esse assunto.
    No mínimo essa VE teria que fazer esse percurso 100x seguidas a esse ritmo, para se dizer que é uma competição e que está preparada para tal.

Os VE apenas apresentam bons resultados e quebra de recordes em percursos curtos, porque as baterias não dão para mais, daí eu ter dito no meu comentário "nos tempos actuais", algo que tu quiseste ignorar, muito provavelmente propositadamente.

Eu não disse que os VE não têm a capacidade de no futuro dominar todas as pistas de competição, mas de momento não o conseguem devido à limitação de duração das baterias.

E além disso o meu comentário foi no seguimento de estarem a querer comparar um Tesla M3 com carros de competição, ou com esse tipo de utilização.
    O Tesla M3 é um carro de passeio ponto final, mesmo sendo o modelo performance, não deixa de ser um carro construído e pensado para uma utilização normal.
    • eu
    • 16 julho 2024
    Colocado por: justmeO Tesla M3 é um carro de passeio ponto final, mesmo sendo o modelo performance, não deixa de ser um carro construído e pensado para uma utilização normal.

Exatamente.
  9. Colocado por: justmeO Tesla M3 é um carro de passeio ponto final, mesmo sendo o modelo performance, não deixa de ser um carro construído e pensado para uma utilização normal.

Ainda por cima criado nos USA onde os carros continuam a ser limitados em velocidade salvo erro em 85MPH
  10. Colocado por: justmeSe para ti competição é fazer um percurso de 2km uma única vez, então estamos conversados quanto a esse assunto.

Pikes Peak tem 20km e 1400m de desnível positivo, com um traçado sinuoso do mais exigente que há.
    Todos os carros que figuram nos tops de qualquer uma dessas "míticas" são preparados especificamente para esse cenário, VE ou não.

Não ignorei nada, muito menos quero fazer deste tema uma discussão, até porque para mim a performance em carros de produção em série é uma treta.
    Só disse (e repito) que há muitos tipos de competição e, nos que os VE cabem, dão cartas. E dei vários exemplos de cenários que um VE não pode cumprir. Mais realista não posso ser.
    O que disseste foi que "não servem para competição, pelo menos nos tempos atuais".
    Generalizar dá sempre azo a interpretações largas.
    Concordam com este comentário: Dias12
  11. Colocado por: Bruno.AlvesPikes Peak tem 20km e 1400m de desnível positivo, com um traçado sinuoso do mais exigente que há.

O que mostraste no comentário anterior foi isto...

E este percurso é de apenas 2 km.
  12. Não comparem o incomparável porque são disciplinas incomparáveis: numa volta de qualificação será relativamente fácil colocar um VE a ser mais rápido do que um F1 actual, e numa corrida de endurance um ICE tem sempre vantagem pelo rapido abastecimento, ao invés do tempo de carregar/trocar baterias, mas isto são tudo cenários hipotéticos porque não há categorias de circuito onde coexistam as duas formas propulsoras. De cabeça, a única categoria regulada pela FIA em que cabem tanto carros eléctricos como ICE deverá ser o todo-o-terreno, e nesse caso o Audi RS Q e-tron (eléctrico) até ganhou o Dakar de 2024, ... mas entanto carregando uma bateria "pequenita" e transportanto um gerador alimentado por combustivel sintético, já no ano anterior a Audi, salvo erro, nao levou nenhum carro até ao final, quer por problemas de fiabilidade ou acidentes, portanto mais uma vez é absurdo comparar ICEs e VEs (depende das caracteristicas da categoria e das restrições regulamentadas). O rally cross tambem tem carros eletricos mas em categorias isoladas: para o tipo de stints que são (4/5 voltas), o VE é muito eficiente e mais rápido do que os antecessores ICE, mas o desenvolvimento dos carros com ICE parou, portanto nunca saberemos qual seria mais rápido se ambos tivessem tido categorias equivalentes paralelas.
    Neste aspeto subscrevo o que diz o Misha (aka o "gajo de Nordschleife" que protagoniza o video do IONIC 5 N) que, de forma vaga, diz que carro vale pelo conjunto, a finalidade e pelas as sensações que transmite, quer seja ICE, hibrido, eléctríco, motor de reação (este tipo já fui eu que acrescentei), etc. O resto é estar a medir ****.
    Concordam com este comentário: Dias12
  13. Colocado por: eu

Quero ver um VE a bater um F1 em pista.

Não é 400 m em linha recta, é uma pista com curvas.

Essa comparação não faz sentido nenhum. Faz sentido sim comparar um F1 com um F1 EV
    Concordam com este comentário: bettencourt

0.0434 seg. NEW