Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: paulos
    Leaf que só faz EN com 93mil e ainda estão para fazer uns 5000 no minimo.

Jante 16 ou 17?
  2. Colocado por: pcspinheiro

Jante 16 ou 17?

N-Connecta jante 17
  3. Colocado por: ricardoantunes

Tem ideia do preço?

40 mil
  4. Colocado por: callinasO BYD atto3 será uma boa opção?

Não seria eu que iria estourar 40 mil € num carro chinês e muito menos sem uma rede de concessionários digna desse nome.

Nem é racional optar por isto quando existem no mercado modelos da Hyundai/Kia equivalentes
    Concordam com este comentário: Sirruper, ecteixeira
  5. Colocado por: paulos

N-Connecta jante 17

Estão a durar bem, sim senhor. Aqui também houve um problema de (des)alinhamento porque "apareceu" uma jante empenada na mesma altura que um pneu rasgou magicamente a parede lateral... sozinho... :-(

E os palermas na casa dos pneus meteram pressão excessiva e os pneus apresentam mais desgaste no centro. Nos carros que conduzo ando sempre em cima de pressões e não costumo ter encontros imediatos com passeios... sem surpresa, os pneus duram mais.
  6. Colocado por: Nostradamus

Não seria eu que iria estourar 40 mil € num carro chinês e muito menos sem uma rede de concessionários digna desse nome.

Nem é racional optar por isto quando existem no mercado modelos da Hyundai/Kia equivalentes

O ser chinês ou não penso que é mais uma percepção pessoal de falta de qualidade (talvez derivada do muito lixo que se compra on-line e nas lojas chinesas?). Os chineses fabricam muita coisa de qualidade, desde que lhes seja exigida. E no caso dos automóveis penso que é. Agora a questão da rede de concessionários e eventual apoio/garantia se algo correr mal é que seria, para mim, a maior preocupação. É também provável que desvalorize muito como usado, mas o tempo dirá.

Se eu fosse comprar um EV hoje (nunca novo e para os valores que estaria disposto a pagar, claro) penso que optaria por um ioniq 38, com 2-3 anos. Eventualmente um MG4, mas já não sou tão fã da estética...

EDIT: faltou-me dizer que o Atto 3 não é de todo a minha praia a nível de interior. Parece um monte de coisas aleatórias montadas dentro de um carro. Mas isso sou eu...
  7. Colocado por: Nostradamus

Concordo a 110% é exatamente a mesma ideia que eu tenho.
    • paulos
    • 26 julho 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiro

Estão a durar bem, sim senhor. Aqui também houve um problema de (des)alinhamento porque "apareceu" uma jante empenada na mesma altura que um pneu rasgou magicamente a parede lateral... sozinho... :-(

E os palermas na casa dos pneus meteram pressão excessiva e os pneus apresentam mais desgaste no centro. Nos carros que conduzo ando sempre em cima de pressões e não costumo ter encontros imediatos com passeios... sem surpresa, os pneus duram mais.

Na altura de pandemia comprei um compressor de ar da Xiaomi portatil a bateria, para não ter de ir pegar na das bombas cheias de virus e que normalmente estão sempre todas sujas.
    Desde aí que vejo sempre a pressão em casa na garagem, sem sol e sem chuva :)

No manual diz para colocar 2.5 bar em todos, coloco no inverno 2.7bar e no verão 2.6bar (no verão menos pois com a temperatura a pressão aumenta sempre e se tiver 2.7 a frio, depressa vai para os 2.9 em andamento o que é um exagero.

Outro cuidado que tenho é rodar os pneus de 10 em 10 mil (max 15mil) de tras para a frente e alinhar/calibrar
  8. Já considerei um desses compressores, mas -pasme-se - uso uma bomba de bicicleta e verifico com um dispositivo digital que comprei há anos e que dá leituras bastante correctas (já comparei no Jaguar após pedir uma pressão específica em casa de pneus).
  9. Também não ia comprar nenhum carro de marca chinesa, mas o representante deles em Portugal é a Salvador Caetano.
  10. Verdade, é a Salvador Ca€tano...
  11. Colocado por: callinas
    40 mil
    Por esse preço optava pelo Model3 Highlander ou.... um Y com poucos meses (já vi um deste ano por 38k!) ou mesmo novo.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  12. Colocado por: pcspinheiro
    O ser chinês ou não penso que é mais uma percepção pessoal de falta de qualidade (talvez derivada do muito lixo que se compra on-line e nas lojas chinesas?)

Não tem nada relacionado com a qualidade ou falta dela. Eles sabem fazer coisas com qualidade.

é puramente a minha ideologia económica, e isso não escondo. Compro carros asiáticos; japoneses e coreanos, porque não tem uma política económica nefasta face aos restantes países e produtores de automoveis. (A Kia e Hyundai tem mega fabricas de montagem na Europa do Leste)

Os chineses estão a rapar toda a industria, e só falta alguns sectores, dos quais automovel, aviação e alguma industria ferroviária.

Ha 10-15 anos tínhamos TVs plasma fabricadas na Europa de marcas de renome. Do que me lembro, uma Sony de 2009 montada em Espanha, outra em 2014 na Eslováquia/Eslovénia, e agora as mais recentes já não são. Algumas Philips na Polónia.
    Telemóveis é uma guerra perdida. Os Nokia eram feitos na Hungria, hoje a marca pertence aos chineses.
    Informática é Taiwan - menos mal
    Roupa, apesar de não terem o controlo absoluto devido à qualidade, anda por ai muito lixo chinoca.

Existe uma pandemia de tomate enlatado chinês no mercado europeu, que nem vos passa na cabeça. Em Portugal temos o colosso Compal que quer queiramos ou não, tem um "lobby" na distribuição que nos protege desse lixo.

Isto é intransigente a todos os sectores. Eles querem complemente destruir e absorver a industria europeia.

A mentalidade deles é tão agressiva, que vou a uma exposição internacional com um produto, e aparece sempre um chinês a dizer que consegue fabricar aquilo na China por metade do preço - Tenho a certeza que foi este o discurso que fizeram ao Musk para produzir o Modelo 3 na China.

Eu tenho a minha vida estável e bem encaminhada, o problema é que me pergunto se amanhã vai haver alguma industria aberta na Europa para os nossos filhos trabalharem. Vejo o circo por de trás das cortinas e o cenário não é promissor.

Queixam-se todos que Portugal é só turismo, mas quando chega a altura de poder contribuir para uma produção europeia, e por consequência, portuguesa, mudam logo de discurso e de ideologia.

Cabe-nos a nós, enquanto consumidores, fazermos escolhas que tenham um impacto positivo na sociedade futura, ao invés de olharmos para a poupança imediata do nosso umbigo. Mas como é o dinheiro que comanda tudo e que corrompe até as mentes mais sãs..
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, mafgod, Dias12, Xtrilho, Sirruper
    • Dias12
    • 27 julho 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroVerdade, é a Salvador Ca€tano...

Até nisto se vê a grande falha da Toyota de não desenvolver mais EVs. Deixou os seus parceiros mundiais (neste caso o seu representante em Portugal) numa condição delicada face à concorrência quando muitas pessoas estão a enveredar por um EV.
    A Salvador Caetano para ter alguns eletricos para vender lá teve de fazer acordo com 3 marcas chinesas.

Pode ser que mudem de estratégia se não ficam como marca de carros para o 3o mundo - o que ainda representa grande parte da população mundial.
  13. Colocado por: Dias12Até nisto se vê a grande falha da Toyota de não desenvolver mais EVs.

A Toyota ainda acredita muito no potencial do motor de combustão, em breve terão um motor que em eficiência térmica vai ser um grande avanço, além dos híbridos ainda não desistiram do hidrogênio. Muitas marcas estão a abrandar nos modelos elétricos, até a Volvo vai apostar em tecnologia híbrida.
  14. O futuro vai ser mais hibrido que electrico.
    • Dias12
    • 27 julho 2024 editado
    Colocado por: pedrovil

A Toyota ainda acredita muito no potencial do motor de combustão, em breve terão um motor que em eficiência térmica vai ser um grande avanço, além dos híbridos ainda não desistiram do hidrogênio. Muitas marcas estão a abrandar nos modelos elétricos, até a Volvo vai apostar em tecnologia híbrida.

Investiguem o que quiserem as leis da física são para todos, e nunca conseguirão atingir 40 % de eficiência para carros de grande número de produção.
    Só os F1 conseguiram passar a barreira dos 50 %.
    Depois olhamos para o lado e temos eletricos a fazerem 80/90 %.
    Ainda no outro dia estava a falar com o meu colega que agora tem um tesla. Está com media de 16 kWh/100 km.
    Dantes fazia 5,5 l/100 km num peugeut 3008 diesel.
    5,5 l de diesel contém 55 kWh.
    Resumindo, está a fazer consumos energéticos 70 % a menos antes.
    Como é que conseguem profetizar que o futuro não será esta tecnologia nos carros normais??
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  15. Na minha opinião, também não percebo como se pode sequer pensar num futuro com motores térmicos, atendendo à fraca eficiência comparando com o motor elétrico.
    No entanto, talvez o forcing da regulação europeia tenha sido demasiado otimista quanto à abolição de motores térmicos.

Está tudo à espera de tecnologias melhores na capacidade de armazenar energia elétrica, especialmente para ser utilizado neste propósito mas não só.
    • eu
    • 27 julho 2024
    Colocado por: pedrovilbreve terão um motor que em eficiência térmica vai ser um grande avanço

Grande nunca poderá ser, por causa dos limites da termodinâmica.
    Concordam com este comentário: Dias12, ARAS79
  16. Colocado por: Dias12nvestiguem o que quiserem as leis da física são para todos, e nunca conseguirão atingir 40 % de eficiência para carros de grande número de produção.

Segundo a BYD o seu híbrido consegue uma eficiência térmica de 46,06%, se é verdade não sei

0.0452 seg. NEW