Iniciar sessão ou registar-se
  1. 12-15 kWh por cada 100 km
    O semelhante a um elétrico, talvez . Serão veículos com peso semelhante.
    • Dias12
    • 9 agosto 2024 editado
    Colocado por: callinas12-15 kWh por cada 100 km
    O semelhante a um elétrico, talvez . Serão veículos com peso semelhante.

Em conduções suaves o peso não importa muito no consumo. O que se gasta a acelerar recupera-se na travagem (suave). Gasta-se só a energia para vencer o atrito do ar (que aumenta muito com a velocidade) e de rolamento que em nada tem influência do peso.
    Agora se andar sempre a fundo e a travar a fundo já aumentam os consumos.

O meu spring e o tesla dum colega meu estão a fazer consimos semelhantes porque têm estilos de condução semelhantes (75 % de AE) e acredito que o tesla pese quase o dobro.
  2. Colocado por: ricardoantunesPor curiosidade, quanto gasta em kW/h um plug-in em modo eletrico?

No meu caso, Mercedes 300e (PHEV) faço 23/24kWh aos 100 (condução moderada).
    Com o Tesla Model Y (versão base) andava abaixo dos 20kWh sem grandes cuidados na condução.
  3. Colocado por: Dias12

Em conduções suaves o peso não importa muito no consumo. O que se gasta a acelerar recupera-se na travagem (suave). Gasta-se só a energia para vencer o atrito do ar (que aumenta muito com a velocidade) e de rolamento que em nada tem influência do peso.
    Agora se andar sempre a fundo e a travar a fundo já aumentam os consumos.

O meu spring e o tesla dum colega meu estão a fazer consimos semelhantes porque têm estilos de condução semelhantes (75 % de AE) e acredito que o tesla pese quase o dobro.

Boas... nao é apenas isso...

O Tesla é muito mais eficiente quer em termos aerodinamicos, quer pelo motor que usa.
    Concordam com este comentário: RUIOLI, Bruno.Alves
  4. Colocado por: Zé MeirinhoJá tive ICE, BEH e PHEV e a meu ver, o "melhor" é relativo. Temos de olhar para todas as variáveis.

O carro é novo? Semi-novo? Leasing/renting com manutenções? Carro para ter poucos ou muitos anos? Perfil de viagens, literacia tecnológica, etc.

O que pode ser para mim "o melhor", pode não ser para o vizinho. Mesmo que haja uma poupança significativa em combustível, essa variável pode ter pouca relevância para outra pessoa.

Quando referi que PHEV é o melhor dos dois mundos, era para o meu caso/perfil especifico, naturalmente.

Colocado por: ricardoantunesPor curiosidade, quanto gasta em kW/h um plug-in em modo eletrico?

O meu é um Mercedes A250e de 2022 e está a fazer cerca de 16kwh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  5. Colocado por: ecteixeira

Boas... nao é apenas isso...

O Tesla é muito mais eficiente quer em termos aerodinamicos, quer pelo motor que usa.
    Concordam com este comentário:RUIOLI,Bruno.Alves

Pois, por isso é que ele anda mais depressa e faz consumos iguais
    Concordam com este comentário: ecteixeira
  6. Colocado por: Zé Meirinho
    No meu caso, Mercedes 300e (PHEV) faço 23/24kWh aos 100 (condução moderada).
    Com o Tesla Model Y (versão base) andava abaixo dos 20kWh sem grandes cuidados na condução.
    No meu caso, que tenho 300de (PHEV mas a diesel), o melhor que ja consegui fazer foi 16kWh/100 em estrada nacional a um regime entre os 70 e os 90kwh, que me rendeu 54km em 100% eléctrico. O normal em cidade, nas voltinhas de ir levar miudos à escola e ir trabalhar, sem nenhuma moderação de pedal, a minha média ronda os 22-25kWh/100km. Tenho depois a vantagem dos consumos muito comedidos com o motor térmico diesel, em que facilmente rodo com médias abaixo dos 6l/100km em auto-estrada a 140-150km/h
  7. Colocado por: callinas
    Estava a dizer que esse custo por km será tanto para o elétrico como para o plugin enquanto estão a andar em modo elétrico. Quer seja 1 ou 3 euros por km.

Ah sim é capaz, não faço ideia que médias em eletrico fazem os plugin
  8. ENVE 2024 | Oeiras
    As inscrições para o ENVE 2024 estão abertas! A 12.ª edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, o ENVE 2024, realizar-se-á em Oeiras, no Passeio Marítimo de Algés, nos dias 21 e 22 de setembro de 2024.
  9. Colocado por: tigoncalNo meu caso, que tenho 300de (PHEV mas a diesel), o melhor que ja consegui fazer foi 16kWh/100

Se não for indiscrição, é o C300de ou E300de? Modelo pré-2022 ou pós?
    Vou estar mais em cima das médias mas não me recordo de ter conseguido alguma coisa abaixo dos 20kWh/100 :(

Mais detalhes:
    Jante 18 (não sei se é relevante para a diferença nos consumos)
    Pneus 245 atrás e 225 à frente (não sei se há ganhos significativos com outras dimensões de pneus)
    C300e modelo de 2020 (modelos mais recentes provavelmente são mais eficientes)
  10. Colocado por: mafgodENVE 2024 | Oeiras

O encontro é exclusivo para malta dos BEH ou PHEV também são bem-vindos? eheh
  11. São todos bem-vindos obviamente :-)

A inscrição serve para receber um kit de participação e ter acesso a um lugar de parqueamento com possibilidade de carregar o seu carro enquanto está no encontro.
    O Kit de participante é atribuído por veículo elétrico com matrícula (100% elétrico, híbrido plug-in, 2 a 4 rodas) e será entregue ao condutor do veículo presente no Encontro Nacional de Veículos Elétricos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  12. Colocado por: Zé Meirinho
    Se não for indiscrição, é o C300de ou E300de? Modelo pré-2022 ou pós?

Tenho E300de de 2020 em carrinha (modelo s213 pós facelift), 245 á frente, 275 atrás, R18. O peso também não ajuda, com quase 2.2ton de tara. Médias abaixo de 20kwh/100 só mesmo com muito cuidado e em terreno plano. Basta apanhar uma subida que estraga logo a média toda.
  13. Viva alguma solução para retirar o KONA de um veículo importado ?
    Se por um lado o símbolo do anterior a 2023 é pequeno já o KONA do de 2023 é algo surreal
      Screenshot_2024-08-11-10-51-33-428-edit_com.android.chrome.jpg
    • dom123
    • 11 agosto 2024 editado
    Este ano fui de Ovar até Quarteira de elétrico, foi uma viagem que se fez sem qualquer problema.
    Saí de casa com 100% de bateria, parei em Fátima e carreguei até aos 80% no carregador do continente o que ficou super barato, parei novamente em pegões no Migalhas e novamente em Grândola, na Repsol
    Sei que poderia fazer menos paragens, só duas mas não quis arriscar.
    Na ida fiz média de 17kwh.
    Na volta parei precisamente nos mesmo postos de carregamento e já fiz média de 19kwh, isto a uma velocidade entre 110 120Kmh
    Demorei cerca de 7h00 para a viagem, mais 2h30 que o que demorava com o Audi A4 a uma velocidade de 140Kmh e só com uma paragem.
    Em termos de gastos com os carregamentos foram cerca de 75€, ida e volta.
    Se tivesse carregado nas áreas de serviço penso que deveria ir quase para o dobro.
    Resumindo, para quem não está com muita pressa de chegar ao destino e não quer apanhar multas, é uma viagem que se faz tranquilamente.
    Eu optei por fazer a viagem de noite, na ida saí às 20h00 e cheguei às 2h20, na vinda saí às 4h30 e cheguei às 11h10.
    O veículo em questão é um peugeot e-2008 com 70.000km e 9.25% de degradação das baterias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  14. Colocado por: callinasViva alguma solução para retirar o KONA de um veículo importado ?
    Se por um lado o símbolo do anterior a 2023 é pequeno já o KONA do de 2023 é algo surreal

Importou recentemente?
    Ando a ponderar ir por esses lados mas tenho receio pelas garantias e afins...
  15. Estou a ponderar
  16. Colocado por: callinasViva alguma solução para retirar o KONA de um veículo importado ?

Há muitos vídeos no youtube sobre como fazer. Penso que envolve, grosso modo, aquecer ligeiramente com pistola de ar quente ou secador, para amolecer a cola, usar um fio (penso que fio dentário dá bem) para usar como "serra" por detrás das letras, remover restos de cola e, eventualmente, polir a zona.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, ecteixeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  17. Colocado por: callinasEstou a ponderar
    Se encontrar empresa de confiança partilhe
  18. Colocado por: callinasViva alguma solução para retirar o KONA de um veículo importado ?

Pegue num secador aqueça as letras uma a uma e com um fio de pesca fino vai removendo uma de cada vez.
    Prepare-se que isso depois vai ficar com algumas marcas na pintura que depois é preciso polir para que as mesmas desapareçam.
    Concordam com este comentário: Belhinho, Vítor Magalhães

2.4130 seg. NEW