Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: callinasEstou a ponderar

a nova geração ainda está puxadot€€ cerca de 30k
  2. Reparei que alguns Superchargers da Tesla tem uns postos totalmente brancos (ao invés dos originais com o buraco vermelho no meio), mas que nunca vi ninguém a utilizar. Não são supostamente os mais recentes e rápidos? Porque não tem aderência?
  3. Colocado por: manelvc

a nova geração ainda está puxadot€€ cerca de 30k

É verdade.
    Ando a ponderar entre um plugin por exemplo o Outlander que tem carregamento rápido, ou este novo Kauai.
    Por um lado o Outlander andará em modo elétrico quase sempre, provavelmente só numas férias é que já não será possível, pois não vou andar a carregar o carro de 100 em 100 km . Por outro estou com medo de andar à nora numas férias, por exemplo um fim de semana em Lisboa ou no Algarve ou até Espanha, sem encontrar um carregador de elétrico
  4. Colocado por: callinasno Algarve

No Algarve não faltam carregadores principalmente nos supermercados pingo doce e Lidl
  5. Há dados da durabilidade das baterias dos phev que de facto andam a bateria todos os dias (e por consequência as carregam todos os dias)? Uma bateria que aguente 1000 ciclos de carga vai durar 3 anos... a não ser que haja uma garantia expressa de 7-8 anos para a bateria, para mim esse é talvez o maior factor a considerar na aquisição de um phev.
  6. Colocado por: pcspinheiroHá dados da durabilidade das baterias dos phev que de facto andam a bateria todos os dias (e por consequência as carregam todos os dias)? Uma bateria que aguente 1000 ciclos de carga vai durar 3 anos... a não ser que haja uma garantia expressa de 7-8 anos para a bateria, para mim esse é talvez o maior factor a considerar na aquisição de um phev.

E quando fizer o ciclo de carga numero 1001? Já não carrega? ;)
  7. Eu sinceramente não compreendo uma coisa. Quem escolhe um PHEV por causa das férias. Então mas por 2 ou 3 viagens por ano, andam a arrastar outro motor+combustivel+etc o ano todo? Não seria mais facil/economico ter um VE e alugar um carro para as outras viagens?
    Concordam com este comentário: Belhinho, mafgod
  8. A grande expetativa neves phev, é fazer upgrade da bateria no futuro, passando por exemplo dos 60kw para uns 120-150, quer seja pela junção de uma nova bateria quer seja pela substituição da existente.
  9. Colocado por: ricardoantunesEu sinceramente não compreendo uma coisa. Quem escolhe um PHEV por causa das férias. Então mas por 2 ou 3 viagens por ano, andam a arrastar outro motor+combustivel+etc o ano todo? Não seria mais facil/economico ter um VE e alugar um carro para as outras viagens?

As vezes por UMA viagem por ano condicionam a compra de um carro… não faz qualquer sentido na minha opinião.
    Concordam com este comentário: eu
  10. Colocado por: callinasA grande expetativa neves phev, é fazer upgrade da bateria no futuro, passando por exemplo dos 60kw para uns 120-150, quer seja pela junção de uma nova bateria quer seja pela substituição da existente.

O meu inconsciente também partilha dessa expectativa, mas não será ingénua?
    Sou leigo na matéria, mas não seria necessário adaptar todo o circuito? Novos circuitos elétricos capacitados, etc etc...
  11. Eu tenho PHEV mais por oportunidade do que necessidade. Um veiculo 100% para mim estava fora de questão por fazer poucos kms por ano (devo fazer à volta dos 10.000km por ano, mais coisa menos coisa), mas faço algumas viagens longas (pelo menos 3x por ano >500km, e pelo menos 4x Lisboa-Algarve por ano). Para mim, que tenho miudos pequenos, é mesmo requisito obrigatório poder fazer a viagem toda sem parar se não for absolutamente necessário, pelo que o 100% eletrico está para já fora de questão como carro de viagens, e como nao faço assim tantos kms por ano, também não teria uma economia extraordinária.

O PHEV veio como bonus (custou o mesmo que o ICE equivalente), e tem funcionado bastante bem, já que tenho autonomia para as voltas do dia a dia, consigo aproveitar o solar para carregar durante o dia (trabalho em casa) e não abdiquei da conveniência das longas viagens sem parar para carregar/abastecer. E, mais importante, tenho como carregar em casa (o que muita gente não tem nas grandes cidades) e sinceramente acho que para quem nao tem como carregar em casa/trabalho a preços reduzidos, o EV não traz economia em relação ao modelo equivalente em ICE e reduz grandemente a conveniencia.

Em relação às baterias: há já pelo menos 5 anos que as baterias são projetadas para 3000 a 5000 ciclos completos a 80% (a um ciclo completo por dia, são mais de 8 anos na pior das hipoteses), independentemente se para EVs ou sistemas de armazenamento de energia, sendo a variação associada ao fabricane. Azares podem acontecer e há anómalias de fabrico,que podem levar a avarias em células específicas,mas são rarar e estatisticamente pouco relevantes. É mais provavel trocar de carro porque sim (como fariam com outro qualquer ICE), do que porque as baterias se degradaram ao ponto de não se poderem utilizar mais. Ainda assim, mesmo após os 3000 ciclos (no pior dos casos), é expectável que a bateria ainda tenha pelo menos 80% da sua capacidade em nova, portanto ainda bastente utilizável sem ser a catástrofe de ter que trocar a bateria e custar milhares de euros. E isto a um ciclo completo por dia (de 100-0%), qualquer outra combinação não conta como um ciclo completo. Eu acho que a longevidade das baterias é mais um mito urbano que se foi criando, e que parece ter tido mais tração nos anti-EVs do que nos donos de EV em si. (Também há o contrário, os donos de EV que so lhes vêem virtudes e poêm os defeitos todos nos ICEs).
    Concordam com este comentário: Dias12
  12. Não sendo um entendido, do que vejo um plugin tem um pequeno motor a gasolina tipo gerador. O carro anda a eletricidade como um elétrico.

Colocado por: Zé Meirinho
    O meu inconsciente também partilha dessa expectativa, mas não será ingénua?
    Sou leigo na matéria, mas não seria necessário adaptar todo o circuito? Novos circuitos elétricos capacitados, etc etc...

Mas esse entendimento funciona nos dois sentidos. Por um lado o PHev da para o dia a dia. Nas férias e viagens longas será o que for, se quiser parar, paro, se não não paro. Se tiver tempo carrego , se não meto gasolina. No caso do Mitsubishi tem carregamento rápido.

Sendo elétrico terei mesmo de carregar, e o ideal ser mesmo ter o carro sempre a carregar, dada a fraca oferta na zona.
  13. Colocado por: tigoncalÉ mais provavel trocar de carro porque sim
    Para mim, a questão principal está aqui.
    Você não vai trocar de carro. Vai comprar um carro novo e mandar abater outro, porque ninguém o comprará.
  14. Já agora, este carregador da galp, carrega a quanto ?
      Screenshot_2024-08-12-13-53-29-215-edit_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2024-08-12-13-53-36-965_com.miui.gallery.jpg
  15. Máximo 120kW
    • Dias12
    • 12 agosto 2024 editado
    Colocado por: callinasNão sendo um entendido, do que vejo um plugin tem um pequeno motor a gasolina tipo gerador. O carro anda a eletricidade como um elétrico.

Nem todos os plug in são como diz. Aliás não conheco nenhum plug in com esse funcionamento.
    Normalmente os hibridos plug in têm o motor ICE e o motor eletrico que funciona com a bateria. Mas quando preciso o motor ICE liga e motoriza o carro sem usar o motor eletrico. Não funciona como gerador.
    A Nissa tem um modelo de carro eletrificado, que funciona como você diz.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, ecteixeira
  16. Colocado por: Dias12A Nissan tem um modelo de carro eletrificado, que funciona como você diz.

Sim, também só conheço a Nissan com esse tipo de motorização (talvez hajam outras marcas) que são considerados "híbridos" mas não PHEV!
  17. Colocado por: Zé Meirinho
    Sim, também só conheço a Nissan com esse tipo de motorização (talvez hajam outras marcas) que são considerados "híbridos" mas não PHEV!
    De cabeça, há tambem o MX-30 da Mazda, que volta a ter um motor wankel (rotativo), desta vez como gerador, e no passado, o BMW i8 também utiliza o mesmo principio, com um motor de 3 cilindos em linha. Em ambos os casos, os motores não têm ligação mecânica às rodas e são usados como geradores para carregar as baterias e alimentar o motor elétrico. Depois há tambem algumas coisas da BYD (e.g. o leopard 5, ainda por introduzir no mercado europeu), que têm motor térmico como extensor de autonomia.
  18. Colocado por: Dias12

Nem todos os plug in são como diz. Aliás não conheco nenhum plug in com esse funcionamento.
    Normalmente os hibridos plug in têm o motor ICE e o motor eletrico que funciona com a bateria. Mas quando preciso o motor ICE liga e motoriza o carro sem usar o motor eletrico. Não funciona como gerador.
    A Nissa tem um modelo de carro eletrificado, que funciona como você diz.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho

Sim eu sei, alguns plugin ora puxa o motor elétrico noutros o motor a gasolina.
    Neste caso falo do eclipse Cross da Mitsubishi , já desde 2021, que é assim como digo .
    O carro é elétrico, no entanto pode usar motor a gasolina para produzir eletricidade.
  19. Colocado por: mafgodMáximo 120kW

Então se I carro tem uma bateria de 54 e carrega a 75, quer dizer que em meia hora está carregando?

0.0468 seg. NEW