Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ricardoantunesPede sem exageros e diz que gasta 6€ por 100km já exagerando??? 6/1.5 = 4 Litros/100? de média?

Sim, eu faço 4 L/100km, se o percurso não tiver grandes declives faço menos de 4L.
  2. Eu faço menos de 10 KWh no ioniq. Os argumentos que deu, consegue fundamentar?

Colocado por: justme
    Sim, eu faço 4 L/100km, se o percurso não tiver grandes declives faço menos de 4L.
  3. Fundamentar o quê? O consumo médio?
  4. Disse que já estava a exagerar ao dizer que gastava 4 litros aos 100. Disse que era muito mais de 0.15€ o kWh e que as contas do ChatGPT não era correctas.

Faça com as suas contas, mas ponha pelo menos 1 litro a mais no consumo, senão ainda é confundido com um pescador a descrever o peixe que acabou de pescar.

Colocado por: justmeFundamentar o quê? O consumo médio?
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  5. Colocado por: ricardoantunesDisse que já estava a exagerar ao dizer que gastava 4 litros aos 100. Disse que era muito mais de 0.15€ o kWh e que as contas do ChatGPT não era correctas.

Faça com as suas contas, mas ponha pelo menos 1 litro a mais no consumo, senão ainda é confundido com um pescador a descrever o peixe que acabou de pescar.

Mas porque motivo eu tenho de mentir e dizer que faço consumos de 5L só para o agradar a si?
    Se 10k km (o CB de viagem não regista mais) de consumo acumulado servir para alguma coisa...

E sim, os valores do ChatGPT estão muito exagerados... 12€ de combustível por cada 100km e 800€ de manutenção por ano?!?
    Até na BMW eu pago entre 300 a 400€ de 2 em 2 anos pela manutenção. Ou seja por ano são uns 150 a 200€.

Quanto ao que você paga de eletricidade, esses 0.15€ por kWh já inclui as TAR? E o que paga de potência dia, tendo em conta que tem de ter mais potência para carregar o carro? É que tudo isto conta para as contas e não apenas o custo isolado do kWh como vocês tanto gostam de anunciar.

Eu sem VE apenas preciso de uma potência de 3,45 kW em casa, que faz reduzir significativamente o custo da factura da eletricidade.
  6. Os 15c já são com TAR, veja os tarifários da Plenitude.
    Tenho 6.9 de potencia contratada, era o que ja tinha à muito tempo.

Já agora, que carro/modelo é esse?

Colocado por: justme
    Mas porque motivo eu tenho de mentir e dizer que faço consumos de 5L só para o agradar a si?
    Se 10k km (o CB de viagem não regista mais) de consumo acumulado servir para alguma coisa...

E sim, os valores do ChatGPT estão muito exagerados... 12€ de combustível por cada 100km e 800€ de manutenção por ano?!?
    Até na BMW eu pago entre 300 a 400€ de 2 em 2 anos pela manutenção. Ou seja por ano são uns 150 a 200€.

Quanto ao que você paga de eletricidade, esses 0.15€ por kWh já inclui as TAR? E o que paga de potência dia, tendo em conta que tem de ter mais potência para carregar o carro? É que tudo isto conta para as contas e não apenas o custo isolado do kWh como vocês tanto gostam de anunciar.

Eu sem VE apenas preciso de uma potência de 3,45 kW em casa, que faz reduzir significativamente o custo da factura da eletricidade.
    • justme
    • 21 agosto 2024 editado
    É um bmw série 1

Ainda gostava de ver um consumo acumulado seu com os tais menos de 10 KWh.

A Plenitude diz que o custo do kWh com impostos é 0,193702 €/kWh e no entanto o ChatGPT fez o cálculo a 0,15 €/kWh

Ou seja, é sempre a prejudicar os ice e a beneficiar os VE nas contas :)
  7. Os 15 c + iva que lhe falei. os 15c já contemplam a TAR.

Colocado por: justmeÉ um bmw série 1

Ainda gostava de ver um consumo acumulado seu com os tais menos de 10 KWh.

A Plenitude diz que o custo do kWh com impostos é 0,193702 €/kWh
  8. Sobre este tema... é como a anedota... "cada um tem a sua e faz o que quer com ela".

Sobre preços, há para todos os gostos.... eu carrego em casa em vazio e há uns meses até recebia para consumir :-)
    Agora carrego ao sol, portanto sai-me a 0,06€/kWh (valor final) porque é o dinheiro que não recebo pela venda. Assim, e a uma média de 15kWh/100km, sai-me a 0,90€/kWh atualmente (mas como disse, há poucos meses, em vez de carregar ao sol vendia a 0,06€ e ainda me pagavam por consumir!)
    Sobre a potência contratada, tenho tudo elétrico e antes de ter os VEs (3 atualmente) tinha 25A monofásico contratado.... com os VEs... continuo com os mesmos 25A monofásico contratados.

Sobre o IUC, ele que venha, entretanto, já vou com mais de 10 anos do primeiro VE, mais de 6 anos do segundo e mais de 6 meses do terceiro.
    Mas com tanta resistência, dúvido que seja para breve :-) e a ser, que venha.

Sobre o chatGPT, que fui eu que coloquei, os dados foram obtidos por ele, eu não forneci nenhum.
    E como disse,
    Colocado por: mafgodOs valores usados pelo ChatGPT podem não ser os mais corretos, mas não andarão longe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  9. Hoje tive de me deslocar a uma bomba de combustível para ir buscar gasolina, coisa que já não ia há anos, deixei o VE no parque e fui a pé (senão haveria memes de um VE a ir à bomba!!!) com um jerrican.... lá tive de pegar na pega imunda e mal cheirosa, e ir para a fila para pagar.... enfim, saudades nenhumas :-)
  10. @callinas, esse GPL a 5.000€ deve ser uma bombaça prestes a explodir lol :-)
    Deveria ter o mesmo autocolante que o Tesla lol

Mas agora a sério, esse GPL de 5.000€ irá durar mais 200.000km em 14 anos?! :-)
    Também podes argumentar que o VE de 18.000€ não vai durar MAS, se for um Kauai/Niro64 quase apostava um bife que durará bem mais que esse a GPL :-)
  11. Colocado por: VarejoteConheço alguns com VE, que andam pouco com eles, quase carro de fim de semana, para trabalhar andam a combustão.
    E qual a razão?
    O VE que tem pode não ser o mais indicado para o seu trabalho.
    Ou então, o de combustão é da empresa :-)

Colocado por: VarejoteOutros têm híbridos, já andaram com VE, dizem que tão depressa não compram VE, por causa do uso diário.
    Ou seja... não percebi :-)
    Para uso diário, um PHEV é melhor que um VE?
    Provavelmente, se não conseguir carregar em casa, o PHEV vai andar sempre a combustão.

Mas ok, eu adoro carne de vaca mas não como só vaca, peixe.... legumes .... :-) há que ter uma alimentação variada.

O fato de alguém ter um VE e desistir e voltar para combustão, qual é o problema?
    E os milhões que compraram VE e não querem mais nenhum a combustão? :-)
  12. Colocado por: justmeEu sem VE apenas preciso de uma potência de 3,45 kW em casa, que faz reduzir significativamente o custo da factura da eletricidade.
    É pá, nem a minha mãe tem 15A contratados. Bastava ligar o micro-ondas e ter a máquina de lavar ou o ferro de engomar e lá ia a eletricidade abaixo :-)
  13. Colocado por: mafgodSobre o IUC, ele que venha, entretanto, já vou com mais de 10 anos do primeiro VE, mais de 6 anos do segundo e mais de 6 meses do terceiro.

3 carros em 10 anos. Está fartinho de poupar dinheiro.

Já agora, para carregar com o sol a 0,06€, quanto teve que investir? Quantos kwh carrega por dia nos carros?
  14. Colocado por: rjmsilva

3 carros em 10 anos. Está fartinho de poupar dinheiro.

Já agora, para carregar com o sol a 0,06€, quanto teve que investir? Quantos kwh carrega por dia nos carros?

Eu também gosto de pagar, para ter coisas grátis.
  15. E de Outubro a Março carrega também com o sol?
  16. Colocado por: mafgodÉ pá, nem a minha mãe tem 15A contratados. Bastava ligar o micro-ondas e ter a máquina de lavar ou o ferro de engomar e lá ia a eletricidade abaixo :-)

Além de tudo isso ligado ainda tenho também a TV, A/C, computador, etc e em 20 anos nunca a eletricidade foi abaixo... Devo ter uma instalação elétrica de mega super qualidade :)
  17. Colocado por: rjmsilvaE de Outubro a Março carrega também com o sol?

Nesses meses não há sol? 🤔
  18. E os 2500€ na bateria nova para fazer 100km,é custo de manutenção? Em 10 anos são 250€ por ano.
  19. Colocado por: dom123
    Nesses meses não há sol? 🤔

Está a falar a sério? Tem sistema fotovoltaico em casa?

0.7556 seg. NEW