Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 21 agosto 2024 editado
    Colocado por: justme
    Além de tudo isso ligado ainda tenho também a TV, A/C, computador, etc e em 20 anos nunca a eletricidade foi abaixo... Devo ter uma instalação elétrica de mega super qualidade :)

Eu não tenho 15A mas sim 20A e também tenho tudo eléctrico bem como 3 ACs, VE e TA, nunca foi abaixo por excesso de potência.
    Tenho 3.2kwh de painéis que dão para carregar o VE e aquecer a água no TA com gestor de excedentes.
  1. Colocado por: rjmsilva

Está a falar a sério? Tem sistema fotovoltaico em casa?

Sim falo a sério e tenho sistema fotovoltaico em casa
  2. Colocado por: dom123Tenho 2.2kwh de painéis que dão para carregar o VE e aquecer a água no TA com gestor de excedentes.

Quantos kwh carrega em média por dia no VE?
  3. A maior parte das pessoas não se pode dar ao luxo de estar em casa no horário de sol para carregar e só poder conduzir depois desse horário. Ou ter múltiplos carros para carregar um e andar noutro.
  4. Colocado por: rjmsilva

Quantos kwh carrega em média por dia no VE?

Carrega o suficiente para ir para o trabalho que fica a uns 8km de casa.
    O VE é um peugeot e-2008
  5. Colocado por: rjmsilvaA maior parte das pessoas não se pode dar ao luxo de estar em casa no horário de sol para carregar e só poder conduzir depois desse horário. Ou ter múltiplos carros para carregar um e andar noutro.

Cada caso é um caso e não se pode julgar o todo pelo uno e vice-versa
    Concordam com este comentário: mafgod
  6. Tem razão.
  7. Eu se vivesse num apartamento e não tivesse painéis fotovoltaicos jamais compraria um VE, mas felizmente não é o meu caso.
    Concordam com este comentário: Dias12
  8. Quantos kwh produziu em Novembro o seu sistema? O meu, semelhante ao seu, produziu 120 kwh.
  9. Colocado por: rjmsilvaQuantos kwh produziu em Novembro o seu sistema? O meu, semelhante ao seu, produziu 120 kwh.

160Kwh
  10. Colocado por: mafgodAgora carrego ao sol, portanto sai-me a 0,06€/kWh (valor final) porque é o dinheiro que não recebo pela venda. Assim, e a uma média de 15kWh/100km, sai-me a 0,90€/kWh atualmente (mas como disse, há poucos meses, em vez de carregar ao sol vendia a 0,06€ e ainda me pagavam por consumir!)

Ou seja carrega o carro durante o dia e só anda com ele de noite certo? No inverno a produção de "combustível" deve ser no máximo também.
    E quanto gastou nesse sistema de fotovoltaicos? Foi oferecido?

Colocado por: mafgodSobre o IUC, ele que venha, entretanto, já vou com mais de 10 anos do primeiro VE, mais de 6 anos do segundo e mais de 6 meses do terceiro.

Uma pessoa que teve 3 carros em pouco mais de 10 anos poupou em quê mesmo?! Eu só me desfaço dos meus carros de 10 em 10 anos e mesmo assim considero os carros do pior investimento que se pode fazer.
  11. Colocado por: dom123Carrega o suficiente para ir para o trabalho que fica a uns 8km de casa.
    O VE é um peugeot e-2008

Ahh pronto... então é isto que estamos a falar, carregar para fazer percursos de 20km por dia!
    Agora tudo faz sentido, como se essa fosse a necessidade de deslocação da maioria da população.
  12. Colocado por: rjmsilva3 carros em 10 anos. Está fartinho de poupar dinheiro.

Já agora, para carregar com o sol a 0,06€, quanto teve que investir? Quantos kwh carrega por dia nos carros?
    A mimha realiade de hoje não é a mesma de em 2014 quando comprei o primeio VE.
    Aí carregava em casa, sem painéis, a cerca e 0,10€/kWh à noite.... ~1,50€/100km... bem menos que os 5,5L/100km que gastava em diesel na altura.
    Passados uns meses a empresa colocou um posto de carga e passei a carregar a zero euros, excepto aos fins de semana (e mesmo aí aproveitei e bem as borlas na mobi-e) até à altura do covid-19.
    Portanto, com este primeiro carro pouco gastei.
    Com o segundo em 2018, a esposa usou até ao COVID carregando num posto junto ao emprego :-) a custo zero e aos fins-de-semana também se usava a mobi-e.... também pouco gastei da rede.

Investi em painéis e baterias de acumulação durante o COVID aproveitando os apoios do estado... e faria o mesmo se não tivesse VEs.
    Tirando os dias de inverno em que se tem de usar o AC, resistência de apoio da AQS ou quanto tenho de carregar à noite, o que produzo durante o dia dá para acumular as baterias e o consumo da casa.

E sobre os meses de inverno, até diria que há dias de inverno bem melhores que de verão (aqui na zona OESTE as manhãs de verão são um pouco húmidas lol, ainda ontem de manhã choveu!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  13. Colocado por: justmeAgora tudo faz sentido, como se essa fosse a necessidade de deslocação da maioria da população.
    O dom123 e outros como eu, damos o nosso testemunho que, claro, não representa ninguém senão nós.... cada caso é um caso, e eu, pelo menos, não generalizo ou tento não generalizar.

O fato desta opção me servir e a mais uns quantos, não quer dizer que sirva para outros.
    Mas teria de servir?
    Assim como, se esta solução não te servir, também tem de não servir para todos?!?

Continuo a dizer, quem não quer arranja desculpas, defeitos e só vê as partes negativas.... quem quer, arranja soluções e tenta minimizar ou limitar as partes negativas.
    Mas é como tudo!
  14. Colocado por: justmeOu seja carrega o carro durante o dia e só anda com ele de noite certo? No inverno a produção de "combustível" deve ser no máximo também.
    E quanto gastou nesse sistema de fotovoltaicos? Foi oferecido?
    Teletrabalho, o melhor que aconteceu com o COVID-19 :-)
    Mas, se tivesse de me deslocar ao trabalho, tem lá postos de carga :-)

De inverno produz o k tem de produzir, tenho tido dias de verão bem piores que os de inverno.
    Sobre os painéis, como disse acima, teria colocado mesmo sem VEs.

Colocado por: justmeUma pessoa que teve 3 carros em pouco mais de 10 anos poupou em quê mesmo?! Eu só me desfaço dos meus carros de 10 em 10 anos e mesmo assim considero os carros do pior investimento que se pode fazer.
    O primeiro VE foi para substituir um a diesel com mais de 400.000km e 15 anos :-)
    O segundo, foi para acabar com os carros a combustão em casa, substituir um de combustão com 5 anos mas apenas 2 nas minhas mãos e mais de 100.000km.

O terceiro, foi porque somos 4 encartados em casa e começa a ser necessário.
    O quarto a ver vamos se será para substituir o primeiro já com 12 anos ou não....

Seja como for, cada um faz o que quer com o seu dinheiro. :-)
  15. Colocado por: justmeAhh pronto... então é isto que estamos a falar, carregar para fazer percursos de 20km por dia!
    Agora tudo faz sentido, como se essa fosse a necessidade de deslocação da maioria da população.

quantos kms por dia fazem os portugueses?
    Dito pelo ChatGPT:
    ChatGPT
    Os portugueses percorrem, em média, cerca de 40 a 50 quilômetros por dia em viagens de carro. Este valor pode variar dependendo de fatores como a localização (urbana ou rural), o tipo de emprego, e o estilo de vida.

Áreas Urbanas: Nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, onde o trânsito é mais intenso e as distâncias podem ser mais curtas, a média diária pode ser menor, por volta de 30 a 40 km.
    Áreas Rurais: Em regiões menos urbanizadas, onde as distâncias entre casa, trabalho, e serviços essenciais são maiores, os portugueses podem percorrer distâncias maiores, possivelmente acima de 50 km por dia.
    Esses valores representam médias e podem variar de acordo com o perfil individual de cada pessoa ou família
    .

Realmente, 8km (16km) é pouco :-)

Mas, mesmo 50km por dia em média, são uns 8kWh... pouco mais de 2h a carregar a 16A ou quase 4h a 10A.
  16. Eu tirando as viagens mais longas, ainda este verão fui de Ovar ao Algarve, carrego sempre em casa e tento aproveitar o Sol pois trabalho das 16h00 à 00h30.
    Raramente carrego o carro até aos 100% e dos quase 15000km que o carro já fez desde que o comprei, outubro de 2023, tirando quando faço viagens mais longas, pouco fui buscar à rede, tento aproveitar o fotovoltaico
    No meu antigo diesel já teria gasto cerca de 2000€ em combustível, em eletricidade não devo ter gasto até à data 200€.
    Mas cada caso é um caso.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Dias12
  17. Colocado por: dom123Raramente carrego o carro até aos 100% e dos quase 15000km que o carro já fez desde que o comprei, outubro de 2023, tirando quando faço viagens mais longas, pouco fui buscar à rede, tento aproveitar o fotovoltaico
    No meu antigo diesel já teria gasto cerca de 2000€ em combustível, em eletricidade não devo ter gasto até à data 200€.

LoL mas era um carro ou uma locomotiva da CP a diesel?
  18. Colocado por: justme
    LoL mas era um carro ou uma locomotiva da CP a diesel?

1 depósito dava-me em média para 750km, por isso é só fazer contas.
    15000÷750=20 depósitos.
    60 litros cada depósito a 1.7€ o litro dá 102€
    102€×20=2040€
  19. Então está confirmado... era mesmo uma locomotiva da CP a diesel

2.1984 seg. NEW