Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: justmeCom que carro?

O meu é um Model S70, de 2015. Mas pode ser feito em qualquer VE (diria que com autonomia mínima de 300km para algum conforto entre paragens). Tanto pode que tive um familiar comigo em grande parte da viagem num MG a carregar maioritariamente nos mesmos sítios que eu, também sem qualquer limitação.

Com um VE atual a viagem é ainda mais rápida. O meu, como é "velho", carrega muito mais devagar que os atuais.
    • justme
    • 26 agosto 2024 editado
    Colocado por: ricardoantunesFalta o IVA.

Falta o IVA e as TARs ;)
    E não esquecer que o IVA é aplicado também em cima das TARs, é sempre a somar...

Esta moda de divulgar os preços da energia "isolada" sem impostos, taxas e taxinhas faz parte da estratégia da maioria das operadoras e pelo que vejo dá mesmo resultado, porque as pessoas estão convencidas que é mesmo isso que pagam lol
  2. Deixei o link para poder verificar, mas já vi que o justme gosta mais de posta de pescada :)

Colocado por: justme
    Falta o IVA e as TARs ;)
    Concordam com este comentário: RUIOLI
      Screenshot 2024-08-26 114130.png
    • justme
    • 26 agosto 2024 editado
    Eu já tinha conhecimento dos preços antes mesmo de indicar o site...
    Esses preços não tem as TAR incluídas, é apenas o preço da energia.
    Eu era cliente Goldenergy ACP
  3. Colocado por: Bruno.AlvesPara quem acha que o VE é só para ir ao pão :-)
    Foram 15 dias de road trip por Itália, sem qualquer limitação ou ansiedade de carregamento. Em relação a um carro a combustível terei gasto 2h a mais por dia "de ida e vinda".
    Concordam com este comentário:ricardoantunes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:argo
      IMG_20240826_090529.jpg

Eu também fiz uma roadtrip (Tesla 3 long range) mas um pouco mais curta (cerca de 2800km). De facto fiquei muito satisfeito. E com o planeador do carro fica tudo mais fácil. Não é necessário pesquisar carregadores ou fazer qualquer conta de autonomia. Para o ano talvez França...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  4. Pessoal, já aqui há tempos perguntei mas não sei se a coisa se mantém: Para carregamentos pontuais em postos de carga rápida (Chademo, em lidl e afins), qual é o melhor cartão? Neste momento damos uso preferencial ao Prio com facturação ao minuto. E, como disse, é para coisas pontuais, tipo a esposa tem 60 km de autonomia para fazer 20 até casa mas acha pouco :-)) e vai ao lidl carregar 10 min.

EDIT: está um TM3 dual motor long range na Alemanha por menos de 23k €, tem 108.000km...
  5. Neste momento sugiro fortemente olhar para as ofertas de valor fixo que começam a chegar de eMSP de fora. Sobretudo em carros que podem não aproveitar a potência máxima do posto e que por isso são penalizados nas cobranças ao minuto.
    A Wenea oferece 59cts/kWh em qualquer posto a qualquer hora, mas julgo que só operam em postos acima de 100kW e só através da APP deles.
    A Electroverse é neste momento o meu eMSP favorito, em Portugal e lá fora. Também têm uma tarifa plana por kWh, mas varia com o posto. É imprescindível ver na app deles. E pode pedir-se um cartão físico que demora menos de 1 semana a chegar
  6. 59 cts/kWh ??? Isso parece-me caríssimo e mais vale meter gasolina no carro velho...
    Concordam com este comentário: Dias12
  7. Colocado por: pcspinheiro59 cts/kWh ??? Isso parece-me caríssimo e mais vale meter gasolina no carro velho...
    Concordam com este comentário:Dias12

Gasolina premium
  8. Pessoal... Postos rápidos não são a tomada de casa. Esse é um valor BASTANTE justo para o que o se oferece.
    Se for fazer contas, mesmo num Lidl e com o seu cartão Prio não lhe fica muito abaixo disso, se é que fica abaixo. Se carregar fora do "ponto ótimo" da bateria, se usar um CEME errado (tipo Miio quando o OMIE está nos píncaros), etc, os preços rapidamente disparam pela componente tempo da maioria dos postos. Rapidamente lhe arranjo meia dúzia de cenários bem acima de 1€/kWh daí que estes tarifários "all inclusive" sejam fundamentais para eliminar esta variabilidade.

É uma coisa que leio amiúde "nas internets" e que me faz alguma espécie... A malta queixa-se que um carregamento custa 25% de energia e o resto são "taxas", sendo grande parte disso a utilização do posto.
    Pessoal... O que MENOS custa num carregamento rápido é a energia.
    Um PCR custa facilmente 40-60 MIL EUROS a colocar em funcionamento. Um hub de múltiplos postos, dependendo das obras necessárias para lá levar a MT, pode custar muitas centenas de milhar.
    São anos e anos de operação para recuperar o investimento, sem contar manutenção e avarias que existem (e agora já cá chegou a moda de roubar os cabos).

Carregar na rua, especialmente em postos rápidos, dificilmente será mais vantajoso economicamente do que a combustão.
    Nos lentos, em determinadas condições (ex: postos continente) possa ser o caso. No resto, nem por isso.
  9. o Ioniq faz-me 10kWh/aos 100.

0.59€*10 = 5.9€ para fazer 100km. Nada mau, melhor que gasolina premium :)

Colocado por: Dias12

Gasolina premium
  10. Pois, aqui é para cargas pontuais, que mesmo assim saem algo caras. Se fosse eu a conduzir o carro só levava cargas fora de casa em viagens longas, onde não há possibilidade de carregar em casa. Nas voltas do dia a dia é fácil gerir carregando em casa, a não ser que se ache que "o carro tem pouca bateria", quando a autonomia baixa dos 100 km, mas pronto...
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  11. Colocado por: pcspinheiropostos de carga rápida (Chademo, em lidl e afins), qual é o melhor cartão?

Uso este (https://www.highgreenpower.pt/mobilidade-eletrica-setor-publico-mobi-e/), costuma ter dos melhores preços.
  12. É exatamente esse o espírito.
    Quem puder carregar em casa terá sempre a vantagem económica. Para quem não puder carregar em casa, acredito eu, surgirão opções verdadeiramente económicas para carregamento super lento (os carros passam em média 85% do tempo parados mas que não impliquem grandes despesas de infraestrutura. Para já não há muitas infelizmente.

Na rua, em viagem e sobretudo a grandes potências, o custo da infraestrutura é brutal e de retorno muitíssimo inferior ao dos postos de combustível. Não é possível querer carregar a 100, 200, 300(!) kW ao preço da tomada de casa. Não é possível.
    Eventualmente num cenário em que um hub custe umas centenas de milhar e já há tantos carros que está maioritariamente em uso (um bocado como acontece com alguns SuC Tesla) os preços se possam reduzir.
    Mas se forma geral carregar fora de casa é facilmente equiparável ao preço do combustível. Com as opções erradas, facilmente muito mais que o combustível :-(
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  13. Colocado por: RUIOLI

Uso este (https://www.highgreenpower.pt/mobilidade-eletrica-setor-publico-mobi-e/), costuma ter dos melhores preços.

Aconselho algum cuidado, de facto têm bons preços mas são indexados. Com os valores atuais do OMIE, é de esperar um aumento significativo provavelmente já este mês.
    É um bom CEME, ou tem sido, mas é necessário algum cuidado ao usar tarifários indexados. Se não se andar em cima do acontecimento, rapidamente se passa a pagar muito mais.
    • Dias12
    • 29 agosto 2024 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesNa rua, em viagem e sobretudo a grandes potências, o custo da infraestrutura é brutal e de retorno muitíssimo inferior ao dos postos de combustível.

o custo é brutal???
    Quase todas as áreas de serviço da A2 (e demais AE) têm de fazer puxada de média tensão para terem eletricidade para venderem combustíveis.
    Quanto custa a construção duma bomba de combustível? Tanques enterrados, tubagem, bombas certificadas (certificações anuais), etc. etc.
    Não venham dizer que os postos de carga de elétricos são muitíssimo mais caros e que o retorno é "muitíssimo" inferior que não acredito.
    Mesmo com o preço mais caro da eletricidade de hoje (140 €/MWh) são 3 vezes menos que esses 0,59 €/kWh que cobram (já descontando o IVA).
    Onde é que uma gasolineira tem retorno 3 vezes mais do seu custo de combustível??

Que fique a custar o dobro do tarifário mais caro de casa até aceito, agora esses preços exorbitantes, não concordo muito, mas lá está. É a lei do mercado a funcionar.
  14. Colocado por: Dias12Quanto custa a construção duma bomba de combustível?

Se for AS em AE no global pode ser 10M€ (não tenho acompanhado os preços nos últimos anos). Mas diria que o que sustenta este investimento não são os combustíveis.

Colocado por: Dias12Mesmo com o preço mais caro da eletricidade de hoje (140 €/MWh) são 3 vezes menos que esses 0,59 €/kWh que cobram (já descontando o IVA).

A gasolina per si é "barata", o problema é o resto... tal como na eletricidade para carregar VE.
  15. Colocado por: Dias12Não venham dizer que os postos de carga de elétricos são muitíssimo mais caros e que o retorno é "muitíssimo" inferior que não acredito.

Não acredita e está perfeitamente no seu direito. Estará errado, mas está no seu direito.

Colocado por: Dias12Mesmo com o preço mais caro da eletricidade de hoje (140 €/MWh) são 3 vezes menos que esses 0,59 €/kWh que cobram (já descontando o IVA).

Outro dia posso explicar com mais tempo porque é que essa análise é completamente errada.

Se acham que isso é caro, não vão a Itália 😁😁😁

Nota final: é possível obter melhores preços. Mas é precisa a combinação certa de carro/CEME/hora do dia/estado de carga, etc. Com a combinação errada é possível obter preços MUITO piores...
  16. Colocado por: Bruno.Alvesmesmo num Lidl
    coloco a 36cts/kwh e já acho caro
    Concordam com este comentário: Dias12

0.2701 seg. NEW