Iniciar sessão ou registar-se
    • dom123
    • 4 setembro 2024 editado
    Colocado por: callinasIsto mete medo ao susto.
    1 euro o kWh?
      Screenshot_2024-09-03-23-30-25-232_com.muvext.miio.jpg

Que posto é esse?

No Lidl
      Screenshot_20240903_234441.jpg
  1. Posto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...
    Concordam com este comentário: mafgod
  2. Colocado por: Bruno.AlvesPosto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...

Temos que escolher bem os postos antes de carregar
    Concordam com este comentário: mafgod
  3. Colocado por: Bruno.AlvesPosto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...
    Concordam com este comentário:mafgod

Mas podiam tornar isto mais transparente. Quando se vai a uma bomba de combustível, já se sabe de antemão quanto se vai pagar por cada litro de combustível com impostos incluídos. E em alguns países esse valor até oscila várias vezes ao longo do dia.

Por cá, é o que temos. Na app da Miio publicitam um valor por kWh mas depois falta os €xtras.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4. Sem dúvida. Este método obscuro de preços beneficia os players mas prejudica grandemente os utilizadores.
    Os postos caríssimos, com potências anunciadas para 800V (ou até mais) mas na realidade a entregar uma fração dessa potência em >90% do parque de VE, cobrados por minuto, servem só para que o utilizador não se aperceba do assalto que está a ser levado a cabo...
    Desde abril que o AFIR obriga a que todos os novos postos rápidos tenham preço final por kWh e pagamento por CC. Há "algum motivo" para que os principais players como Galp e EDP se estejam a borrifar para o regulamento europeu: ou afixam preços de >0,8€/kWh e as pessoas apercebem-se (e provavelmente procuram outras alternativas) ou ganham vergonha e têm de baixar os preços absurdos. Assim, no obscurantismo, estão melhor :-(
    • hangas
    • 4 setembro 2024 editado
    Colocado por: Bruno.AlvesDesde abril que o AFIR obriga a que todos os novos postos rápidos tenham preço final por kWh e pagamento por CC. Há "algum motivo" para que os principais players como Galp e EDP se estejam a borrifar para o regulamento europeu:

O problema é que os CEMEs tal com a Galp, EDPs, e todos os outros não tem controlo total do processo. A Mobi.E é o principal entrave à simplicidade do sistema.

Mas à boa moda portugues, tinha que haver uma empresa publica no meio a complicar gerir. Que é para no futuro se poder regular taxar mais eficientemente.

Esta foi a apresentação do AFIR aos operadores: https://www.youtube.com/watch?v=rkOSAkSPrFU

Basicamente foi: Deixamos para a ultima esta obrigação, temos menos de 1 mês, por isso o melhor é usarem este parceiro que nos já escolhemos, porque ja nao vao ter tempo.
    E claro houve umas perguntas muito incomodas no fim, mas a mobi.e chuta sempre para canto.

A solução da Mobi.e para o AFIR foi uma integração feita à pressa, em que o posto (OPC) escolhe um CEME default, que quase nunca é o mais barato nesse posto.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  5. Colocado por: Bruno.AlvesOs postos caríssimos, com potências anunciadas para 800V (ou até mais) mas na realidade a entregar uma fração dessa potência em >90% do parque de VE

Mais essa, bem recordado!

Colocado por: hangasEsta foi a apresentação do AFIR aos operadores:https://www.youtube.com/watch?v=rkOSAkSPrFU

Boa partilha. A CEPSA mandou a tacada e ficaram a olhar uns para os outros. Não entendo isto. Os CEME investem uns milhares em projectos de desenvolvimento de soluções que cumpram o AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation) mas esbarram na burocracia das certificações?
    Pelo que entendi nem era tanto pelo tempo de desenvolvimento porque há alternativas à SIBS como parceiro de pagamentos e haviam CEME já em testes ou entendi mal?
  6. Colocado por: Zé MeirinhoPelo que entendi nem era tanto pelo tempo de desenvolvimento porque há alternativas à SIBS como parceiro de pagamentos e haviam CEME já em testes ou entendi mal?

A integração com a SIBS era mais com o OPC e podiam recorrer a outros parceiros. Mas julgo que faltavam alguns detalhes técnicos da solução, nomeadamente APIs para Mobi.e, pois esta é que fala com os CEMEs.

Mas também entendi isso, uns OPCs avançaram por eles próprios as cegas, outros ficaram até ao ultimo momento à espera de clarificação.
    Essa demora na volta até foi propositada, para depois dizerem "olhem temos aqui um parceiro já certificado, e pronto a usar, visto que têm menos de 1 mes para cumprir o deadline"
  7. É um pouco mais complexo que isso... Implementar meios de pagamento próprios obriga os OPC a pagar por equipamento e ter custos de operação (fees, licenças e tal) que não tinham antes. Isso e o interesse em manter o obscurantismo dos preços...

Colocado por: hangaspor isso o melhor é usarem este parceiro que nos já escolhemos

Isto para mim (vi essa apresentação há algum tempo, logo depois de sair) é um atropelo gigante à concorrência.
    Tens "n" provedores de serviços de TPA, mas a entidade gestora (não é um player qualquer, é a entidade central da operação da rede) apresenta UM. Sem qualquer surpresa foi esse o provedor que apareceu nas primeiras "inaugurações" de postos com TPA.
    Enfim...
    Concordam com este comentário: hangas, jorgealves
    • dom123
    • 5 setembro 2024 editado
    Não percebo como carregou 46kwh na bateria tendo ela uma degradação de quase 10%.
    Nos carregamentos anteriores carregava cerca de 40Kwh.
    Só se foi de ter ido ao Algarve e ter feito vários carregamentos rápidos, mas mesmo assim.
    Até a autonomia estimada subiu e muito, antes andava no ordem dos 280Km.
      Screenshot_20240905_101435.jpg
      20240905_101629.jpg
    • nsf
    • 5 setembro 2024
    Boa tarde.
    Comprei um carro elétrico (ainda estou à espera que seja entregue) e tenho procurado inteirar-me de como tudo funciona, nomeadamente os carregamentos.
    Será que a malta mais "batida" nisto pode dar umas luzes e principalmente qual o melhor comercializador. No site da mobi.e aparece uma carrada deles e entrado nas respetivas páginas, nem todos disponibilizam uma informação clara.
  8. Andamos a ver o 3008 elétrico, alguém conhece este carro?
  9. Colocado por: nsfBoa tarde.
    Comprei um carro elétrico (ainda estou à espera que seja entregue) e tenho procurado inteirar-me de como tudo funciona, nomeadamente os carregamentos.
    Será que a malta mais "batida" nisto pode dar umas luzes e principalmente qual o melhor comercializador. No site da mobi.e aparece uma carrada deles e entrado nas respetivas páginas, nem todos disponibilizam uma informação clara.
    Parabéns pela decisão... qual foi o VE escolhido?

Sobre o carregar na rua, é de evitar e carregar o menos possível devido aos custos.
    Aconselho a instalar a APP dA MIIO... há outras... para fazer a simulação do preço nos postos para escolher qual o cartão a usar.
    Aconselho a pedir os vários cartões (e deixar no carro, se não a carteira fica cheia), EDP, GALP, PRIO, eVAZ, MIIO, ....
    Numa determinado posto e dia, a escolha de um cartão ou outro pode ter imensa influência no preço.

Instale a APP do Continente Plug and Charge. Há vários Continentes que tem carregadores na sua rede que pode ver na APP (não dá para usar os outros cartões) e associa a um cartão do Continente, pode receber em saldo o que pagou por até 15min numa carga rápida ou até 30min no lento, se nos últimos 10 dias incluíndo o atual, fez uma compra superior ou igual a 30€.
    Concordam com este comentário: dom123
    • mafgod
    • 5 setembro 2024 editado
    Colocado por: callinasAndamos a ver o 3008 elétrico, alguém conhece este carro?
    Por alguma razão em particular pelo 3008?
    É bastante gastador (bateria grande mas que outros com bateria menor tem a mesma autonomia), segundo o EV database anda nos 192Wh/100km.
    No dia-a-dia será inferior (tenho no meu Y uma média de 126 e no site dá 164) mas será sempre um pouco mais gastador.

Mas, mais importante, é fazer um test drive :-)

Veja esta review em PT
    • nsf
    • 5 setembro 2024
    Colocado por: mafgodParabéns pela decisão... qual foi o VE escolhido?

Sobre o carregar na rua, é de evitar e carregar o menos possível devido aos custos.
    Aconselho a instalar a APP dA MIIO... há outras... para fazer a simulação do preço nos postos para escolher qual o cartão a usar.
    Aconselho a pedir os vários cartões (e deixar no carro, se não a carteira fica cheia), EDP, GALP, PRIO, eVAZ, MIIO, ....
    Numa determinado posto e dia, a escolha de um cartão ou outro pode ter imensa influência no preço.

Instale a APP do Continente Plug and Charge. Há vários Continentes que tem carregadores na sua rede que pode ver na APP (não dá para usar os outros cartões) e associa a um cartão do Continente, pode receber em saldo o que pagou por até 15min numa carga rápida ou até 30min no lento, se nos últimos 10 dias incluíndo o atual, fez uma compra superior ou igual a 30€.
    Concordam com este comentário:dom123

Já tenho a app da miio e já dei uma vista de olhos, mas como ainda sou verde nisto há termos e valores que ainda me fazem confusão.
    Também já vi um video no youtube sobre um indivíduo que partilha a sua experiência com o seu tesla e apontou os postos do continente como dos mais baratos (ou mesmo o mais barato) a par dos da tesla. Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5m5C-yCg0V0
    A viatura foi um megane e-tech.
  10. Acabo por fazer a maior parte das minhas cargas no Continente, precisamente dividindo as compras em 30€. Temos dois cartões continente na família para poder dividir 60€ em compras por duas de 30€ e dar 2x15min no PCR. Mesmo fora dessas borlas, num dos cartões tenho aquela opção que apareceu há um tempo para algumas pessoas em que se faz o carregamento mensal de 100€ de saldo no Cartão Continente e tem-se automaticamente 10% de desconto em cartão em todas as compras. E isso inclui carregamentos. Logo quando preciso, sai 10% mais barato do que os 0,24€/min que estão afixados, o que dá um preço particularmente interessante se apanhar um dos postos com duas CCS que dá um potência média mesmo perto dos 50kW, e não 45kW como nos postos mais antigos.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  11. Alguém sabe se na Prio dá para ter 1 cartão ao min e 1 ao kWh na mesma conta? Pedi 2 cartões mas tinha que escolher á partida se eram facturados ao min ou kWh e, tendo um Leaf 40, talvez não tenha sido a melhor escolha. No entanto, queria comparar carregamentos idênticos com um e outro para ver o mais vantajoso.
  12. Podes sempre pedir um cartão em nova de outra pessoa :-)
  13. Andava a ponderar comprar 1 BMW I3 usado, alguém com experiência neles que possa dar feedback?
  14. Colocado por: XtrilhoAndava a ponderar comprar 1 BMW I3 usado, alguém com experiência neles que possa dar feedback?

Não tenho experiência nesse carro, mas se for comprar usado recomendo importar à marca na secção de usados.

0.0484 seg. NEW