Iniciar sessão ou registar-se
    • Dias12
    • 22 setembro 2024 editado
    Colocado por: J.Fernandes
    Não sei se será o caso, mas ainda há muita gente que se deixa levar pela conversa de que um carro elétrico de 2600 kgs de peso traz alguma vantagem ambiental.

Pode explicar, fisicamente, o que o fator peso prejudica a parte ambiental dum automóvel?

Há eletricos de 2.600 kg a fazer 16 kWh/100 km e no meu peso pluma corolla de 96 com uns modestos 1.100 kg consigo fazer 5,5 l/100 km que são mais ou menos 49 kWh/100 km. 3 vezes mais.
    Veja lá quem é que é mais amigo do ambiente...

Para os consumos é mais importante o tipo de condução (acelerar e/ou travar a fundo) e a aerodinamica do carro (bastante importante acima dos 70 km/h) que o peso do carro.
    Ahh... e a motorização em que os EVs batem os ICEs aos pontapés (eficiências de 90+ % vs 20/30 %)
  1. Colocado por: VarejoteCreio que a parte ambiental, pouco lhe interessou.

Porque só pode ter um VE quem seja total e absolutamente defensor, fanático até, da causa ambiental.
    Nunca se viu, ninguém em parte alguma deste país, alguém comprar sei lá... Um Evoque?... para levar os putos à escola e ir ao pão.
    Reparem que já vi, em Portugal e de matrícula portuguesa, uma pick-up RAM com rodado duplo atrás. Obviamente no centro de Lisboa que é onde um carro daqueles dá jeito.
    Não é fácil conversar assim... 😕

Colocado por: Dias12Ahh... e a motorização em que os EVs batem os ICEs aos pontapés (eficiências de 90+ % vs 20/30 %)

Já o disse na primeira ou segunda encarnação deste tópico. Além de tudo o resto, é pela eficiência que os VE são o presente e futuro. É pela eficiência que o hidrogénio é um flop. É pela eficiência que o combustível fóssil como o conhecemos há 100+ anos é o passado.
    Eficiência. O "mundo" dá-nos 100kWh de energia, num VE colocam-se 90kWh nas rodas. Em tudo o resto, 30% é um chouriço de se conseguir.
    Concordam com este comentário: Dias12
  2. Para mim em particular (e imagino que para muito, muito mais pessoas), a questão dos VEs sempre foi excesso de preço e falta de autonomia; ambos os problemas estão a resolver-se relativamente depressa, e ter um EV como futuro veículo para 99% do uso parece um no-brainer. Os restantes 1% ficam para o Jaguar, pois nunca disse que não gostava de conduzir máquinas a sério 😅.

Estou é expectante do eventual futuro incentivo ao abate e das suas condições particulares... 😒
  3. Colocado por: Dias12

Pode explicar, fisicamente, o que o fator peso prejudica a parte ambiental dum automóvel?

Há eletricos de 2.600 kg a fazer 16 kWh/100 km e no meu peso pluma corolla de 96 com uns modestos 1.100 kg consigo fazer 5,5 l/100 km que são mais ou menos 49 kWh/100 km. 3 vezes mais.
    Veja lá quem é que é mais amigo do ambiente...

(...)

Peço desculpa, mas, independentemente dos exemplos mais rebuscados que se possa ir buscar (como esses dois), o peso (massa) tem TUDO a ver com a parte ambiental dum automóvel... As leis da física são as leis da física, e com isso não há volta a dar.
  4. Colocado por: jorgemlflorencio
    Peço desculpa, mas, independentemente dos exemplos mais rebuscados que se possa ir buscar (como esses dois), o peso (massa) tem TUDO a ver com a parte ambiental dum automóvel... As leis da física são as leis da física, e com isso não há volta a dar.

Então mas diga lá quail é a lei da física que eu estou a violar?
    Até lhe digo mais, eu tenho um Dacia Spring e um colega meu um Tesla e fazemos os mesmos consumos sendo o meu carro 40 % mais leve que o dele. (Perfil de condução o mesmo)

Se me disser que o carro mais pesado gasta mais recursos para a sua produção, recursos esses que terão de ser explorados. Aceito.
    Agora em niveis de consumos é praticamente o mesmo.
  5. Colocado por: Dias12Se me disser que o carro mais pesado gasta mais recursos para a sua produção, recursos esses que terão de ser explorados. Aceito.

E até esse argumento eu debato, como disse ao Varejote antes. Carros demasiado grandes, demasiado pesados, despropositados em termos de necessidade, existem há muito e há muito que se massificaram como sendo os favoritos de determinados grupos (SUV, pick-up gigantes, etc).
    Achar que só podem haver VE se forem o mais eficientes, o mais ajustado em tamanho, o mais verde, o menos impactante para o ambiente, etc, é negar tudo o que o carro particular se tem tornado.
    Sim, há VE caros, pesados e pouco eficientes (ainda assim muito mais eficientes que qualquer ICE equivalente). E?
    Nunca vi semelhante "revolta" por um range Rover com pneus de baixo perfil, a custar 100k€ e que nunca viu "monte".
    Concordam com este comentário: Dias12
  6. O problema dos eléctricos para mim nem é a questão ambiental (falsa questão dado a produção de um VE e a sua bateria ser extremamente poluente) a questão é que graças ao carro eléctrico a China , aproveitando a ganância do consumidor médio europeu, vai rebentar , com o seu dumping e subsidiacao, com a indústria automóvel europeia.
    Portanto a bota 🥾 chinesa , com a conquista territorial, surgirá mais cedo do que tarde!

Vejam lá se não se calaram com o IMI e outros impostos por pagar das barragens vendidas da EDP chinesa!
    As finanças ainda devem estar a estudar o dossier, sine die..
  7. Colocado por: carlosj39a China , aproveitando a ganância do consumidor médio europeu, vai rebentar , com o seu dumping e subsidiacao, com a indústria automóvel europeia.

Sim, porque 9/10 de tudo o que se consome já não é asiático... Se não eram os VE, a China não teria como espalhar a sua hegemonia. Ah espera já estava 😁😁😁

Em relação ao resto, lamento mas são temas totalmente desconexos. Até tenho opiniões sobre isso, mas não têm nada a ver com este tópico.
  8. Colocado por: Dias12
    Então mas diga lá quail é a lei da física que eu estou a violar?
    (...)

F = m x a
    • Dias12
    • 22 setembro 2024 editado
    Colocado por: jorgemlflorencio
    F = m x a

Correto

Mas também temos

E(cinetica) = 1/2 x m x v^2

Quanto mais massa mais energia cinética tem o carro. (mas também gastou mais energia para chegar à mesma velocidade)
    Mas como os eletricos regeneram muita da sua energia, o efeito da massa no global do seu deslocamento é nulo.
    Consegue fazer o mesmo com um ICE levezinho???

E agora, quem tem razão?

Reveja o meu comentario sobre os consumos. Um ICE consome 3 vezes mais energia que um EV independente da massa dos veículos e isto com informações de consumo das marcas.

Aliás, até eu a título pessoal tive essa experiência. Gastava cerca de 5 litros de gasolina por dia para ir trabalhar e agora gasto 14 kWh...
  9. Colocado por: Dias12
    (...)
    E agora, quem tem razão? (...)

Eu ;-)
  10. Como é que você diz que tem razão quando os numeros dizem o contrário??
    Enfim...
  11. Complemento a resposta.

Não pretendo entrar aqui numa discussão de 'picuinhices' como muitas vezes se vê nos fóruns.

Quando se diz que o peso/massa não tem a ver com o que quer que seja em coisas que se movem (seja o ambiente, seja prestações, seja consumo, seja o que for), está-se sempre errado. A influência até pode ser pequena (não sei se será), mas está lá.

Isto apesar de podermos encontrar exemplos como os que mencionou, e bem.
  12. Pois , bem que gostava de partilhar a sua
    opinião sobre a hegemonia chinesa, contudo
    a realidade, por muito que a desconsideremos, impõe - se sempre.

Colocado por: Bruno.Alves
    Sim, porque 9/10 de tudo o que se consome já não é asiático... Se não eram os VE, a China não teria como espalhar a sua hegemonia. Ah espera já estava 😁😁😁

Em relação ao resto, lamento mas são temas totalmente desconexos. Até tenho opiniões sobre isso, mas não têm nada a ver com este tópico.
  13. Novamente volto a repetir , porque tanto protecionismo em relação ao mercado automovel europeu ?
    E todas as outras industrias que ninguem protegeu ?
    Ou agora que toca á Alemanha já temos que ter pena ?Neste momento um carro chinês é melhor que um Europeu !
    Eu ganho uma miséria exatamente porque trabalho numa área destruida , só tenho dinheiro para carros chineses !Se alguém tiver dinheiro para pagar os europeus mais fracos e ao dobro do preço força !
  14. Colocado por: crisssx(...) porque tanto protecionismo em relação ao mercado automovel europeu ?
    E todas as outras industrias que ninguem protegeu ?
    (...)
    Eu ganho uma miséria exatamente porque trabalho numa área destruida (...)

Essa frustração toda faz-me lembrar um primo meu que votou no chega com o pretexto de "eu estou na ****, por isso quero que fiquem todos na ****"

Política terra queimada e mesquinhez humana no estado mais puro.

Colocado por: crisssxNeste momento um carro chinês é melhor que um Europeu !

lol
    • paulos
    • 23 setembro 2024 editado
    Colocado por: crisssx !Se alguém tiver dinheiro para pagar os europeus mais fracos e ao dobro do preço força !

Obrigado por me fazer rir, estava a precisar hoje 😁😁😁
  15. obviamente andam aqui os condutores dos mercedes e bmws que nem 200kms fazem e custam 60/70k .
  16. Colocado por: crisssxsó tenho dinheiro para carros chineses !Se alguém tiver dinheiro para pagar os europeus mais fracos e ao dobro do preço força !
    Podes sempre comprar um americano :-)
  17. Colocado por: Nostradamus

Essa frustração toda faz-me lembrar um primo meu que votou no chega com o pretexto de "eu estou na ****, por isso quero que fiquem todos na ****"

Política terra queimada e mesquinhez humana no estado mais puro.

lol

Claro , só t vou proteger quando te toca a ti queres ver ?
    E no que toca a todos os outros deixa andar ?

Eu sei ....é assim que as coisas se arrastam...

2.4454 seg. NEW