Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: mafgodPodes sempre comprar um americano :-)

sim também !
    • eu
    • 23 setembro 2024
    Colocado por: jorgemlflorencioPeço desculpa, mas, independentemente dos exemplos mais rebuscados que se possa ir buscar (como esses dois), o peso (massa) tem TUDO a ver com a parte ambiental dum automóvel... As leis da física são as leis da física, e com isso não há volta a dar.

Os elétricos aproveitam as travagens para carregar a bateria, por isso a maior energia cinética que eles têm devido à massa não é desperdiçada, volta para a bateria.

Em resumo: nos elétricos, o aumento de peso não tem as mesmas consequências nefastas que ocorrem nos automóveis tradicionais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  2. excepto nos pneus...
  3. O efeito nos pneus é totalmente negligenciável. Os pneus *podem* sofrer mais num VE se for conduzido de forma muito desportiva, por causa do binário imediatamente disponível.
    Os pneus do meu S70 não duram menos (aliás até duram mais) do que antes no Clio comercial, mas eu tenho uma condução calma. Do€m é mais um bocadinho a colocar :-D
  4. Por acaso a questão dos pneus deve ser assunto que muito pouca gente considera na compra de um veículo (eu incluído, porque se troca poucas vezes e esquecemos a dor...). Por exemplo, se fosse agora, teria optado por um Leaf para a esposa com jante 16; mais confortável e pneus muito mais baratos!
  5. Colocado por: Dias12Pode explicar, fisicamente, o que o fator peso prejudica a parte ambiental dum automóvel?

Há eletricos de 2.600 kg a fazer 16 kWh/100 km e no meu peso pluma corolla de 96 com uns modestos 1.100 kg consigo fazer 5,5 l/100 km que são mais ou menos 49 kWh/100 km. 3 vezes mais.
    Veja lá quem é que é mais amigo do ambiente...

Os consumos acabam por ser um detalhe.

A produção de um carro, em especial um elétrico, é o momento de maior impacto ambiental.

O que é que significam 2000 ou 2500kg de carro elétrico? Significam 2000 ou 2500 kgs de metal e plástico, entre os quais alguns kgs de metais raros, daqueles que para se obter umas gramas é necessário revolver toneladas e toneladas de terra em minas a milhares de kms das fábricas de baterias, significam mais peso a transportar em cargueiros que queimam combustível fóssil, significam pneus maiores e que duram menos (uma indústria também ela muito ecológica), significam mais material a que tem de se dar um destino no fim de vida do carro (e não me venham com a "reciclagem", que muitas vezes consiste em exportar lixo para o terceiro mundo, tornando a gastar mais combustível). Para além deste inconvenientes, o aumento do peso dos carros (não só elétricos), tem outras implicações no maior desgaste de pavimentos de ruas e estradas e em parques de estacionamento públicos projetados há décadas atrás com sobrecargas que correspondiam a carros com metade do peso de hoje (já há muitos casos, por exemplo em Inglaterra, em que foi necessário proceder ao reforço estrutural de parques públicos).

Se realmente os incentivos dos estados tivessem meramente objetivos ambientais, como nos querem fazer crer, então na minha opinião, estariam, completamente, a atirar ao lado, já que, ambientalmente, o mais racional será trocar de carro o menor número de vezes possível, e escolher o mais pequeno, leve e o menos potente possível, independentemente, do combustível. Mas, claro, há uma indústria, impostos a recolher e postos de trabalho que têm de crescer.
  6. Colocado por: crisssxNovamente volto a repetir , porque tanto protecionismo em relação ao mercado automovel europeu ?
    E todas as outras industrias que ninguem protegeu ?
    Ou agora que toca á Alemanha já temos que ter pena ?

A Alemanha é o motor da economia da UE. Se a economia da Alemanha derrapar todos perdemos.
    Se percebesse minimamente de economia e nao é preciso ser economista, sabe muito bem que a concorrencia desleal pode gerar fecho de fabricas e gerar desemprego.
    A china nao é um país transparente e joga as cartas de forma traiçoeira.
    Concordam com este comentário: carlosj39, Zé Meirinho, Dias12
  7. Colocado por: Sirruper
    A Alemanha é o motor da economia da UE. Se a economia da Alemanha derrapar todos perdemos.
    Se percebesse minimamente de economia e nao é preciso ser economista, sabe muito bem que a concorrencia desleal pode gerar fecho de fabricas e gerar desemprego.
    A china nao é um país transparente e joga as cartas de forma traiçoeira.
    Concordam com este comentário:carlosj39,Zé Meirinho

Novamente a Alemanha , o motor Europeu ?
    Sim claro vamos continuar a comprar aquilos que eles querem...no entanto nós não podemos fazer o mesmo !
    • eu
    • 23 setembro 2024
    Colocado por: J.FernandesOs consumos acabam por ser um detalhe.

Não, os consumos não são um detalhe, é um dos fatores mais importantes no impacto ambiental de um automóvel.

Colocado por: J.FernandesA produção de um carro, em especial um elétrico, é o momento de maior impacto ambiental.

Claro que sim, mas os automóveis tradicionais também têm impacto ambiental na produção, embora seja menor.

Colocado por: J.Fernandessignificam mais peso a transportar em cargueiros que queimam combustível fóssil

Então e o petróleo que é usado nas refinarias? Como é transportado? Ainda por cima não é só uma vez na produção do carro, é durante toda a vida dele, enquanto consumir combustível.

Colocado por: J.FernandesPara além deste inconvenientes, o aumento do peso dos carros (não só elétricos), tem outras implicações no maior desgaste de pavimentos de ruas e estradas

O desgaste nas vias não é feito pelos carros ligeiros, é feito acima de tudo pelos pesados, olhe por exemplo pelos camiões de combustível que abastecem as bombas.
  8. Veja lá os KMs que um litro de combustivel faz antes de chegar ao carburador!

Colocado por: eu

O desgaste nas vias não é feito pelos carros ligeiros, é feito acima de tudo pelos pesados, olhe por exemplo pelos camiões de combustível que abastecem as bombas.
    Concordam com este comentário: eu, dom123
  9. Segundo este estudo que encontrei na net a produção e o ciclo de vida de um carro a gasolina, em média, corresponde à emissão de 29,6 toneladas de CO2, se for um elétrico corresponderá à emissão de 27,8 toneladas de CO2, ou seja, o que para uns é a salvação do planeta, para mim são valores na prática iguais.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.zemo.org.uk/assets/workingdocuments/MC-P-11-15a%20Lifecycle%20emissions%20report.pdf
      Capturar.JPG
  10. Colocado por: J.FernandesSegundo este estudo que encontrei na net a produção e o ciclo de vida de um carro a gasolina, em média, corresponde à emissão de 29,6 toneladas de CO2, se for um elétrico corresponderá à emissão de 27,8 toneladas de CO2, ou seja, o que para uns é a salvação do planeta, para mim são valores na prática iguais.

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.zemo.org.uk/assets/workingdocuments/MC-P-11-15a%20Lifecycle%20emissions%20report.pdf
      Capturar.JPG

Não entendi onde foi buscar esses valores: na tabela vejo para um veículo a bateria, 19 toneladas vs 24 toneladas para um veículo a gasolina. Estes valores assumem que os carros percorrem/duram 150 mil kms e incluem as emissões relativas à produção e ao uso no dia-a-dia. Não são os valores de um mundo ideal mas ainda assim é uma redução de 20%. Há que saber ler as fontes que se citam. Além disso, nenhum tipo de veículo atinge o seu "fim de vida" com 150 mil kms. Diria que na sua grande maioria, é possível aumentar este valor para os 250 mil e ainda que a bateria precise de manutenção no entretanto, trata-se de um recondicionamento (portanto, a troca de algumas células e não a destruição de uma bateria na sua totalidade).

Agora, uma coisa que acho importante referir é que a produção de electricidade para os carros eléctricos pode vir de fontes renováveis (solar) o que permitirá reduzir ainda mais as emissões totais neste caso. Já no caso de um carro a gasolina, ainda que possamos usar fontes de energia menos poluentes (p.e. GPL) ou mesmo gás natural, é um pouco mais complicado reduzir as emissões do mesmo modo. No meu caso e se tivesse investimento suficiente, tenho a certeza que conseguiria andar com energia solar 50% ou mais do ano. E sendo muito franco, nem estou a falar de um enorme investimento em infraestrutura. Diria que com uns 3000 mil euros faria a festa. A nota de rodapé é que tenho a sorte de poder carregar durante o dia, por estar em casa :)
  11. Teria de ver o estudo completo para perceber, mas só nessas 2 páginas está bem patente o sentido da conclusão.

Based upon a 2015 vehicle in use for 150k KM using 10% ethanol blend and 500g/KWH grid electricity.

500g/kWh da rede elétrica? Só a Alemanha com a decisão absurda de substituir centrais nucleares por carvão, e a Polónia que nunca teve outra fonte.
    Nós estamos regularmente abaixo dos 100g, França costuma andar nos 20-30g.
    https://app.electricitymaps.com/map

Quase de certeza que consideraram o custo de fabrico de um Citroen C1 contra um S70 como o meu 😅😅😅
    Concordam com este comentário: tgferreira, Dias12
  12. Colocado por: Bruno.AlvesTeria de ver o estudo completo para perceber, mas só nessas 2 páginas está bem patente o sentido da conclusão.

500g/kWh da rede elétrica? Só a Alemanha com a decisão absurda de substituir centrais nucleares por carvão, e a Polónia que nunca teve outra fonte.
    Nós estamos regularmente abaixo dos 100g, França costuma andar nos 20-30g.
    https://app.electricitymaps.com/map

Quase de certeza que consideraram o custo de fabrico de um Citroen C1 contra um S70 como o meu 😅😅😅
    Concordam com este comentário:tgferreira

O estudo indica de um modo geral que:
    - Os carros eléctricos emitem menos emissões na totalidade, apesar de terem efectivamente uma percentagem maior de emissões na sua produção (relativamente à sua vida útil);
    - Há que melhorar os métodos de produção dos veículos eléctricos para reduzir este valor;
    - Aos carros a gasolina aplica-se o inverso: menos emissões na sua produção (relativamente à totalidade na sua vida útil) mas maiores emissões no total.

O utilizador que indicou o estudo não interpretou corretamente os dados que providenciou e o comentário onde o publica tem dados errados.
  13. Colocado por: tgferreiraNão entendi onde foi buscar esses valores: na tabela vejo para um veículo a bateria, 19 toneladas vs 24 toneladas para um veículo a gasolina.

A esses valores de utilização some-lhe os valores da produção (os da 3ª coluna).
  14. Colocado por: tgferreirao comentário onde o publica tem dados errados.

O que é que está errado?
  15. Colocado por: J.Fernandes
    A esses valores de utilização some-lhe os valores da produção (os da 3ª coluna).

Colocado por: J.Fernandes
    O que é que está errado?

Na primeira página do PDF que indica, tem:

"For example, a typical medium sized family car will create around 24 tonnes of CO2 during its life cycle, while an electric vehicle (EV) will produce around 18 tonnes over its life. For a battery EV, 46% of its total carbon footprint is generated at the factory, before it has travelled a single mile."

Ao olhar para a tabela, vê que:
    - As emissões estimadas para a produção de um veículo eléctrico (8.8 ton) correspondem a 46% do valor da primeira coluna;
    - Pelos termos utilizados para descrever a primeira coluna (lifecycle) e pelas contas acima, podemos concluir que as emissões totais (produção + uso ou "lifecycle") estão representadas na primeira coluna.

Assim, os valores que refere no seu comentário estão errados: está a duplicar os custos de produção.
    • eu
    • 23 setembro 2024 editado
    Este estudo tem valores mais díspares: https://www.visualcapitalist.com/life-cycle-emissions-evs-vs-combustion-engine-vehicles/

Mas de facto, a solução de mobilidade mais ecológica é andar de transportes públicos, ou melhor, de bicicleta. Só que nem sempre é possível ou razoável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
    • eu
    • 23 setembro 2024
    • argo
    • 24 setembro 2024
    Colocado por: crisssx

Novamente a Alemanha , o motor Europeu ?
    Sim claro vamos continuar a comprar aquilos que eles querem...no entanto nós não podemos fazer o mesmo !

Se pesquisares na internet o peso da industria em Portugal que directamente e indirectamente gira à volta da produção automóvel verá que é relevante e esse discurso dos outros, a Alemanha, perde a razão.

2.1324 seg. NEW