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  1. Seria interessante saber qual foi a razão objectiva para a escolha deste valor que, por "trocos" não abrange um dos modelos mais vendidos.

    Honestamente, perguntou-me quantas pessoas andam de carro com mais de 15 anos mas na verdade têm dinheiro para um elétrico novo e são os 4000€ do abate que vão fazer toda a diferença 🤡

    O melhor por enquanto é mesmo estar quieto e esperar pelo aviso oficial. Se riscaram a ideia de se poder comprar usados até 4 anos, é uma medida que vai beneficiar ninguém...
    Concordam com este comentário: fpacardoso, HAL_9000
  2. Colocado por: SirruperAté agora comprar VE era só para ricos ou entao só conseguiamos comprar AMIs ou dacias.


    Ter um carro a combustão é que é só para ricos, porque gastas menos a adquirir o carro mas gastas o dobro do preço para circular com ele.
    Concordam com este comentário: mafgod
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      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroSeria interessante saber qual foi a razão objectiva para a escolha deste valor que, por "trocos" não abrange um dos modelos mais vendidos.

    Honestamente, perguntou-me quantas pessoas andam de carro com mais de 15 anos mas na verdade têm dinheiro para um elétrico novo e são os 4000€ do abate que vão fazer toda a diferença 🤡

    O melhor por enquanto é mesmo estar quieto e esperar pelo aviso oficial. Se riscaram a ideia de se poder comprar usados até 4 anos, é uma medida que vai beneficiar ninguém...
    Concordam com este comentário:fpacardoso


    No entanto se pensares que um dos carros novos mais vendidos a particulares é o Dacia Sandero em que os preços começam nos €12.500 e que agora o Dacia Spring com o incentivo ficará ao mesmo preço, parece ser uma solução interessante...
  3. O Sandero não é elétrico, logo não elegível. E o Spring pode de facto começar a ser beneficiado nas vendas, mas pela sua parca autonomia e tamanho e potência não acredito que vá ter muito mais aceitação pelos 4000€ do incentivo. Mas hey, já me enganei no passado 😅
  4. Colocado por: AiOGajoTer um carro a combustão é que é só para ricos, porque gastas menos a adquirir o carro mas gastas o dobro do preço para circular com ele.


    Realmente agora que penso nisso, a minha vizinha deve ser uma idiota, que anda com o clio dela de 30 anos constantemente enfiado na oficina, porque não alternativa para andar no dia a dia.

    Mais valia endividar-se, ligar à Cofidis e estourar 20 ou 30 mil num EV.
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      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: pcspinheiroO Sandero não é elétrico, logo não elegível. E o Spring pode de facto começar a ser beneficiado nas vendas, mas pela sua parca autonomia e tamanho e potência não acredito que vá ter muito mais aceitação pelos 4000€ do incentivo. Mas hey, já me enganei no passado 😅



    O Dacia Sandero não é elegível mas é o carro mais vendido a particulares, especialmente devido ao seu preço. No entanto quem anda a comprar Sanderos não os compra para fazer 800km por dia, portanto a autonomia é um não assunto.

    A única coisa que pode retrair alguém é não ter local para carregar mas desde que tenha lugar de garagem isso arranja-se porque nem é preciso autorização do condomínio para os instalar.
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      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: Nostradamuse penso nisso, a minha vizinha deve ser uma idiota, que anda com o clio dela de 30 anos constantemente enfiado na oficina, porque não alternativa para andar no dia a dia.

    Mais valia endividar-se, ligar à Cofidis e estourar 20 ou 30 mil num EV.


    Se pelo menos existissem carros elétricos usados, mas não... esses só aparecem quando é para fazer comparações de desvalorização.

    Mas para comprar só existem carros novos porque todos sabemos que se eu for a qualquer stand pela internet nem encontro um Nissan Leaf capaz de fazer o mesmo que um Clio com 30 anos (e que é mais seguro) por menos de €50.000.

    LoL
  5. Conheço muito boa gente que 5000€ por um carro a combustão usado já é um enorme sacrifico, quando mais Leafs a 10 mil € com a autonomia mais acabada que um octogenário.

    Aquela afirmação de um carro a gasolina ser para ricos é de uma falta de noção flagrante. Parece-me aqueles alienados que conheci há 20 anos que andavam a diesel, e se rejubilavam dos consumos criticando ainda a decisão dos outros por andarem com carros a gasolina que faziam o dobro dos consumos.

    Enfim
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, pkasa
  6. Sobre o ser rico os que compram VEs.
    Bem, eu sou rico e não sabia. E realmente, Portugal é um pais de ricos já que existe um acentuado aumento de vendas de VEs.
    E de muitos ricos, já que Tesla é quem mais vende... há espera, o Model 3/Y é dos VEs mais baratos, mas prontos, quem tem um Tesla é super rico! Enfim.

    Piadas à parte, a compra de um VE, para mim, é puramente económica.
    Portanto, é fazer as contas, e cada caso é um caso.

    Se há quem tenha um Clio de 30 anos e que conte os trocos para a gasolina e se tiver de ir à oficina com o carro ter de vender um rim, obviamente que não terá capacidade financeira para um VE nem para nenhum outro carro.
    Resta saber se, ter um carro faz sentido e se usar os transportes públicos não seria solução.
    Ok, os portugueses são ricos e andam todos de carro até para fazer 100m e ir ao café....

    Há também quem tenha ICEs com muitos anos e nunca o venderão já que tem valor sentimental ou até ser um clássico.

    O que me intriga é, pessoal com capacidade financeira, vão trocar ou comprar um novo carro e nem ponderar um VE.
    Partem logo do principio que os VEs são caros!
    Mas, quando vejo o preço PVP de alguns ICEs, hibridos por exemplo, aí sim, até me assusta e me surpreende como ainda se vendem.

    Como disseram acima, há VEs usados pouco acima de 10k € com uns 5 anos que, para quem tem um clio de 30 anos e com algumas posses, poderia troca-lo.
    MAS, ei... e depois não consegue carregar em casa... será que não? É só problemas...

    Mas continuo a dizer, é uma questão de fazer comprar.

    Isto é como a discussão de comprar ou alugar uma casa. Quem tem razão? Ambos e nenhum!
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      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: NostradamusConheço muito boa gente que 5000€ por um carro a combustão usado já é um enorme sacrifico, quando mais Leafs a 10 mil € com a autonomia mais acabada que um octogenário.

    Aquela afirmação de um carro a gasolina ser para ricos é de uma falta de noção flagrante. Parece-me aqueles alienados que conheci há 20 anos que andavam a diesel, e se rejubilavam dos consumos criticando ainda a decisão dos outros por andarem com carros a gasolina que faziam o dobro dos consumos.

    Enfim


    E eu conheço muita gente não é sacrifício andarem a pagar €2000 a cada 2 anos em reparações de carros antigos... porque devem ser ricos.

    E já agora relativamente à questão da autonomia ser realmente problemático porque todos sabemos que um carro antigo com 15 ou 20 anos comprado em segunda mão vais fazer muitos quilómetros todos os dias! Aliás os carros a gasóleo com 7/8 anos são conhecidos por se avariarem precisamente porque não circulam o suficiente todos os dias pois não chegam a aquecer o suficiente para regenerar o filtro de partículas...

    Essa história de um Leaf (ou outro carro qualquer) não ter autonomia é apenas uma barreira psicológica e eu dou-te o meu caso: o meu carro só tem autonomia no verão para 210km mas isso não me impede de com 18 meses já contar com 30.000km no ódometro porque a maior parte das viagens das pessoas normais é para fazerem pequenos trajetos de no máximo 20km ou 30km: é para levar os miúdos à escola, para ir as compras, para ir ao trabalho, para ir ao futebol, para levar alguém aqui ou acolá.... e as viagens acabam por ser pequenas mas várias e não viagens longas de 1000km ao contrário do que possas pensar que as pessoas fazem frequentemente.


    É completamente irrealista afirmares que um Leaf não serve devido à autonomia, porque a maior parte das pessoas não faz mais de 60km por dia e mesmo com 100km de autonomia chega e sobra. É preciso é que tenha local para o carregar.


    Portanto sim, um carro a combustão é para ricos, porque se pagas €5.000 no médio prazo ele custa-te o dobro ou triplo e sempre foi assim, não é de agora.
    • Dias12
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: AiOGajoautonomia no verão para 210km mas isso não me impede de com 18 meses já contar com 30.000km no ódometro


    Aqui um spring com 18 meses e 47.480 km. Média de 90 km por dia. Chega e sobra.
    Vou de férias ou viagens acima dos 100 km da minha casa num Audi A1 de 2013 a gasóleo (da namorada) ou num Corolla de 1996 a gasolina ("herdei" dos meus pais).

    Mas compreendo as pessoas que não têm dinheiro para comprar outro carro, principalmente se for elétrico, porque por terem pouco orçamento, só conseguem ter 1 carro e se for um elétrico com pouca autonomia limita a vida da pessoa, mesmo que só seja por 1 ou 2 viagens por ano.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, mafgod, jorgemlflorencio
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      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: Dias12

    Mas compreendo as pessoas que não têm dinheiro para comprar outro carro, principalmente se for elétrico, porque por terem pouco orçamento, só conseguem ter 1 carro e se for um elétrico com pouca autonomia limita a vida da pessoa, mesmo que só seja por 1 ou 2 viagens por ano.
    Concordam com este comentário:IronManSousa



    Eu não vejo por essa preservativa, até porque quem tem dificuldades para trocar de carro, certamente não vai fazer viagens superiores a 200km nas férias devido aos custos de combustível e portagens...

    Mas nada te impede também de o fazeres num elétrico com pouca autonomia.
  7. Quem não quer só vê problemas.... quem quer arranja soluções :-)
    Concordam com este comentário: kajuda
  8. Nem precisa de ser por razões económicas.

    Alguém que esteja atualmente à procura de comprar carro, um novo ou semi-novo. Provavelmente um eléctrico irá ser uma opção em ter muito em conta, independentemente de poupar em combustível. Pela experiência de condução, pela circulação futura em alguns locais, por puder carregar o carro em casa e deixar de visitar bombas de gasolina (seja a pagar mais ou menos), por ter o mínimo de vontade de poluir menos.
  9. Colocado por: AiOGajo


    Eu não vejo por essa preservativa, até porque quem tem dificuldades para trocar de carro, certamente não vai fazer viagens superiores a 200km nas férias devido aos custos de combustível e portagens...

    Mas nada te impede também de o fazeres num elétrico com pouca autonomia.



    Isso também é um belo exagero, lá por uma pessoa não ter 30k/40k para comprar um carro, não pode pagar 20 euros em portagens?!

    O facto de "não ter" esse dinheiro para investir no carro passa muito pela pessoa, de quanto do seu orçamento/poupanças acha que deve dar por um automóvel. E acho muito bem que assim seja. Quantos andam prai com carros desses e depois é que não têm mesmo dinheiro para pagar a portagem.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  10. Colocado por: bmccruzNem precisa de ser por razões económicas.

    Alguém que esteja atualmente à procura de comprar carro, um novo ou semi-novo. Provavelmente um eléctrico irá ser uma opção em ter muito em conta, independentemente de poupar em combustível. Pela experiência de condução, pela circulação futura em alguns locais, por puder carregar o carro em casa e deixar de visitar bombas de gasolina (seja a pagar mais ou menos), por ter o mínimo de vontade de poluir menos.



    Completamente de acordo.
    Viver com um carro elétrico é muito mais fácil do que viver com um carro a combustão.
  11. Colocado por: bmccruzAlguém que esteja atualmente à procura de comprar carro, um novo ou semi-novo. Provavelmente um eléctrico irá ser uma opção em ter muito em conta, independentemente de poupar em combustível.
    Deveria de ser, mas conheço várias que na troca de carro ou na aquisição de um novo optaram por ICEs, e tem, aparentemente mais posses que eu.

    Um comprou um VW GTI com uns 20 e poucos anos por 5K,g gastou 2k na oficina... ficou portanto por 7k.
    Um ZOE ou mesmo um Leaf40 por uns 10k, mais 3K, rapidamente compensava!

    Outro, está a trocar uma Megane com uns 10 anos e comprou um Dacia Jogger novo a GPL!
    Ok é novo, mas pelo preço poderia ter comprado um bom usado VE.

    Ambos com casa paga e sem grandes despesas...

    Mas lá tá, são opções... e a maior parte das vezes as opções não são puramente económicas!
  12. Colocado por: AiOGajoViver com um carro elétrico é muito mais fácil do que viver com um carro a combustão.
    Nem tanto ao mar nem tanto à terra :-)

    É... simplesmente diferente.
    Tem os seus constrangimentos e as suas vantagens, assim como os ICEs.
    • ematos
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: mafgodquem tem um Tesla é super rico! Enfim.


    Infelizmente é muito assim...! Parece o estigma dos iphones ha uns anos.
    Dou um exemplo muito engraçado... Apareci com um model 3 da empresa (40k) fui bombardeado de bocas ah e tal sim senhor assim ta bem. Deram-te esse caro???? fogo..
    Um outro amigo apareceu com um Bmw serie 2 da empresa (44k se não estou em erro) ninguém mandou boca nenhuma...
    Isto resume muito o que se passa com quem tem teslas....
    Concordam com este comentário: mafgod, RUIOLI
  13. O inimigo dos VE são a rotina cheia , Tempo de carregamentos , não ter garagem , e futuramente não haver electricidade para todos nem carregadores para todos , baterias viciadas ,lixo eletrônico que nunca mais acaba ... Não sei se já viram o problema da BYD no Brasil ? Isso de VE é bom e bonito porque não é massivo e porque nem todos o podem comprar novo . Usados não faz sentido porque as baterias são ainda muito caras o que faria um VE desvalorizar muito ,também é preciso ter em conta que quando se diz que é um motor elétrico e não há desgaste esquecemos que aquela tralha toda eletrónica já comum até no carro combustão mas muito mais acentuada no elétrico também avaria e sai caro arranjar ... Portanto eu mesmo que tivesse dinheiro e apesar de fazer no mínimo 115 km por dia não tenho tempo para ficar refém de u. Simples carregamento . Já um híbrido para mim fazia mais sentido .
 
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