Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: bmccruzNem precisa de ser por razões económicas.

Alguém que esteja atualmente à procura de comprar carro, um novo ou semi-novo. Provavelmente um eléctrico irá ser uma opção em ter muito em conta, independentemente de poupar em combustível. Pela experiência de condução, pela circulação futura em alguns locais, por puder carregar o carro em casa e deixar de visitar bombas de gasolina (seja a pagar mais ou menos), por ter o mínimo de vontade de poluir menos.

Eu irei ter necessidade de comprar outro carro de 5 lugares, neste momento tenho 1 de 5 lugares(vw jetta) e uma carrinha de 3 lugares.
    Sou a favor da evolução, (posso dizer que tenho a casa toda elétrica, tenho painéis fotovoltaicos, instalei eu mesmo 2 baterias), foi muito bom cerca de 4 meses ir apenas buscar 2/5 kwh a rede elétrica)
    Sim iria para um elétrico sem sombra de dúvidas...pois seria para fazer cerca de 60km diários....mas...
    Como o jetta já tens uns bons km(e ser o carro de família)...

Este segundo carro teria de ser um carro de "família", cerca de 450litros de bagageira, espaço nos bancos de trás(dois filhos 4 e 1 ano)ect...

O meu problema(e se calhar de muitas famílias) é não querer/poder dar mais que 22/25 mil por um carro....
    Logo por este valor um elétrico nas condições que mencionei mesmo em 2ª mão(com menos de 20/30 mil km)não terei nenhum...
    Mas se calhar um a combustão já será mais fácil de encontrar....

Logo a escolha será mesmo um de combustão, mas não é porque quero mas porque terá de ser....( e tenho adiado a decisão até poder, para ver para onde irá mercado).
  2. Colocado por: bmccruz

Isso também é um belo exagero, lá por uma pessoa não ter 30k/40k para comprar um carro, não pode pagar 20 euros em portagens?!

O facto de "não ter" esse dinheiro para investir no carro passa muito pela pessoa, de quanto do seu orçamento/poupanças acha que deve dar por um automóvel. E acho muito bem que assim seja. Quantos andam prai com carros desses e depois é que não têm mesmo dinheiro para pagar a portagem.

As viagens são feitas em dois sentidos não conta só para os veículos elétricos.

Uma viagem Porto-Lisboa-Porto são €50 em Portagens... 1% do valor de um veículo de €5.000.
    Uma viagem Porto-Faro-Porto são €100 em portagens... 2% do valor de um veículo de €5.000.

Isto sem custos de combustível e despesas de alojamento e alimentação ao que eleva o valor dessa viagem facilmente para 15 a 20% do preço de um carro, por viagem. Até parece que estas contas são um exagero...

Para além disso tens carros que te fazem essas viagem e não custam €30/40k... esse valor é para carros NOVOS.
  3. Colocado por: mafgodSobre o ser rico os que compram VEs.
    Bem, eu sou rico e não sabia. E realmente, Portugal é um pais de ricos já que existe um acentuado aumento de vendas de VEs.
    E de muitos ricos, já que Tesla é quem mais vende... há espera, o Model 3/Y é dos VEs mais baratos, mas prontos, quem tem um Tesla é super rico! Enfim.

Todas as pessoas que conheço que andam com EV, é tudo malta com alguma bagagem financeira.

E mesmo que não os comprem a pronto pagamento, para recorrer a crédito, é preciso apresentar rendimentos compatíveis com créditos dessa ordem de grandeza ou ter um salário que permita poupanças.

Colocado por: mafgodResta saber se, ter um carro faz sentido e se usar os transportes públicos não seria solução.

Eu acho que vocês as vezes não tem bem noção do que é Portugal fora da metrópole.

A ultima carreira passou há mais de 15 anos. Mas a paragem ficou na aldeia para recordação.

Os transportes mais próximos estão a 10 Km.

Colocado por: mafgodO que me intriga é, pessoal com capacidade financeira, vão trocar ou comprar um novo carro e nem ponderar um VE.

Porque deveriam ponderar um EV? Respondendo por mim, os EV simplesmente não me dão tesão. Eu "gosto" de conduzir os EV dos meus amigos/familiares (Teslas incluindo). Mas chega ao final do dia e falta tempero.

Mas isso nem é o que esta em causa. Estávamos a falar do espectro da população que não tem dinheiro para EV ou similar e que são obrigados a manter os ferros.

Colocado por: mafgodpara quem tem um clio de 30 anos e com algumas posses, poderia troca-lo.

Quem tem o atrevimento em ter um carro constantemente na oficina em reparações, é porque não tem posses! Então se tiverem filhos...Essa foi a historia da minha infância, e é infelizmente a historia ainda de muita gente nas aldeias, incluindo a minha vizinha.

E desenganem-se, que não é porque o IUC antigo são apenas 40 ou 50€

Uma reparação de 200€ 3 em 3 meses, fica mais barato que uma prestação de igual valor todos os meses para a compra de um novo carro, independentemente do combustível.

Colocado por: mafgodIsto é como a discussão de comprar ou alugar uma casa. Quem tem razão? Ambos e nenhum!

Não não.

Esta questão é mais sobre o pobre desgraçado que não consegue aquecer a casa porque:
    a) não tem dinheiro
    b) a casa não é eficiente

E vocês dizem "então compra uma casa moderna e eficiente, que vais poupar a longo prazo"

Como dizia a Antonieta: Se não há pão, que comam Brioche
    Concordam com este comentário: Dias12, tigoncal, jorgemlflorencio
  4. Colocado por: AiOGajoDacia Sandero não é elegível mas é o carro mais vendido a particulares, especialmente devido ao seu preço. No entanto quem anda a comprar Sanderos não os compra para fazer
    Onde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?
    •  
      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: mafgodNem tanto ao mar nem tanto à terra :-)

É... simplesmente diferente.
    Tem os seus constrangimentos e as suas vantagens, assim como os ICEs.

Não tenho que andar a circular com o veículo se ele entrar em regeneração.
    Não tenho que esperar que o turbo arrefeça.
    Não tenho que esperar que o carro aqueça de manhã para o poder usar sem restrições.
    Não tenho que andar a verificar o nível do óleo nem preocupado com as pinguitas no chão da garagem.
    Não tenho que ficar sem o carro a cada 15.000km para mudar o óleo ou filtros.
    Não tenho que ir de próposito a uma bomba abastecer o carro.
    Não tenho que andar à procura de um posto com adblue a granel.
    Não tenho de andar aos solavancos nas passagens de mudanças;
    Não tenho de esperar sempre que carrego no acelerador para acontecer alguma coisa;
    Não tenho de aumentar o volume do rádio para deixar de ouvir o motor;
    ...

Os carros a combustão são bons para quem tem tempo a perder. Eu não.

O carro elétrico é a melhor coisa que aconteceu ao mundo automóvel quer queiram ou quer não queiram e ele está aqui para ficar pois a cada dia que passa está a ser melhorado.
  5. Colocado por: NostradamusE vocês dizem "então compra uma casa moderna e eficiente, que vais poupar a longo prazo"
    O problema é que a "casa nova ineficiente" custa atualmente quase ou mais que a "casa moderna e eficiente".

Nunca disse que todos tem de andar de VE!
    Há, atualmente lugar para todas as motorizações.
    Até já há hibridos em todas as marcas, algo que deveria de existir há mais de 20 anos!
    Se a maior preocupação é económica, surpreende como ainda se vende ICEs quase ao mesmo preço que um VE!
    Há espera, somos um pais rico afinal :-)
    Veículos eléctricos (BEV) com crescimento de 43,9 por cento para Ligeiros de Passageiros
    Quedas de 32,5 por cento e 73,2 por cento, para Ligeiros de Mercadorias e Pesados, respectivamente

Colocado por: NostradamusPorque deveriam ponderar um EV? Respondendo por mim, os EV simplesmente não me dão tesão. Eu "gosto" de conduzir os EV dos meus amigos/familiares (Teslas incluindo). Mas chega ao final do dia e falta tempero.
    Se é uma questão de gosto, gostos não se discutem obviamente.

Colocado por: NostradamusQuem tem o atrevimento em ter um carro constantemente na oficina em reparações, é porque não tem posses! Então se tiverem filhos...Essa foi a historia da minha infância, e é infelizmente a historia ainda de muita gente nas aldeias, incluindo a minha vizinha.

Uma reparação de 200€ 3 em 3 meses, fica mais barato que uma prestação de igual valor todos os meses para a compra de um novo carro, independentemente do combustível.
    Ok, e essa realidade representa que percentagem da população?
    Claro que vai haver sempre que não tem dinheiro nem para comer quanto mais para comprar carro.
    Sempre vai haver pessoas a reclamar que ganham pouco mas tem iphone e roupa de marca.
    Há pessoas a reclamar que pagam muito mas não se esforçam para mudar de hábitos/rotinas/fornecedores....
    Há de tudo.
    E há de tudo para todos.
    Haja escolha!
  6. Colocado por: mafgodOk, e essa realidade representa que percentagem da população?
    Provavelmente a mesma que tem os carros que deveriam ser o alvo do programa incentivo ao abate :)
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    •  
      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: HAL_9000Onde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?

Eu referi que o carregamento sem garagem é o único entrave para já, do carro elétrico embora se saiba que a maioria das habitações em Portugal tenha no mínimo um lugar de garagem segundo os últimos sensos de 2021 e essa percentagem tem reduzido por efeito das novas edificações.
  7. Colocado por: HAL_9000Onde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?
    A bomba de combustível, parque de estacionamento, loja, ... provavelmente terá um posto de carga.
    Se a malta de ICEs anda à procura da bomba de combustível mais barato, é agora ir à procura de um posto de carga :-)
    Ok, obviamente que, se tiver de me deslocar 3x por semana para carregar o carro de propósito, não fará sentido algum.
    MAS, se já tiver que pagar estacionamento, aproveitar para carregar até pode sair mais barato que apenas estacionamento.
    E atençao, há cidades que pode-se estacionar sem pagar ou pagar uma avença anual de valor baixo.

Para quem pensa que são poucos os postos, é ver aqui, na volta até vai ver que tem um ao pé de casa e não sabia.
    •  
      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: mafgod
    MAS, se já tiver que pagar estacionamento, aproveitar para carregar até pode sair mais barato que apenas estacionamento.

Isto.
    Por vezes também deixo o carro a carregar em vez de pagar o estacionamento... e ainda para mais em 15 minutos carrego o suficiente para 50km. Chega-me e sobra.
  8. Colocado por: Nostradamus

Eu acho que vocês as vezes não tem bem noção do que é Portugal fora da metrópole.

A ultimacarreirapassou há mais de 15 anos. Mas a paragem ficou na aldeia para recordação.

Muitos destes carros velhos fazem esses 10 km todos os dias até uma estação principal. Dizer para as pessoas usarem transportes públicos é não ter noção de como eles são.
    Eu faço 40 km de casa ao escritório.
    Felizmente tenho carro da empresa.
    Caso não tivesse teria de pegar no corolla de 96 para fazer 6 km até à paragem do autocarro direto para Lisboa porque se não tinha de acordae ainda mais cedo para apanhar o autocarro que passa na terrinha. E se chegasse mais tarde na volta provavelmente perdia o ultimo autocarro que passa pela minha localidade
    Isto numa aldeia a 30 km de lisboa (concelho de Mafra)

As coisas não são branco ou preto. Milhares de pessoas usam o carro para ir apanhar o transporte público - autocarro direto, comboio, barco, metro, etc etc.

E para essas pequenas viagens e para ficar num parque aos elementos, um chaço de 96 a consumir 1 depósito por mês é bem melhor que uma prestação dum crédito qualquer para ter um elétrico.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  9. Colocado por: AiOGajo

Não tenho que andar a circular com o veículo se ele entrar em regeneração.
    Não tenho que esperar que o turbo arrefeça.
    Não tenho que esperar que o carro aqueça de manhã para o poder usar sem restrições.
    Não tenho que andar a verificar o nível do óleo nem preocupado com as pinguitas no chão da garagem.
    Não tenho que ficar sem o carro a cada 15.000km para mudar o óleo ou filtros.
    Não tenho que ir de próposito a uma bomba abastecer o carro.
    Não tenho que andar à procura de um posto com adblue a granel.
    Não tenho de andar aos solavancos nas passagens de mudanças;
    Não tenho de esperar sempre que carrego no acelerador para acontecer alguma coisa;
    Não tenho de aumentar o volume do rádio para deixar de ouvir o motor;
    ...

Os carros a combustão são bons para quem tem tempo a perder. Eu não.

O carro elétrico é a melhor coisa que aconteceu ao mundo automóvel quer queiram ou quer não queiram e ele está aqui para ficar pois a cada dia que passa está a ser melhorado.
    😂 metade disso que mencionou não tem rigorosamente nada fazer , tipo ligar para aquecer , arrefecer o turbo , não andar de forma natural quando o liga , nao tem que nao querer ouvir o motor , e mais só tem que dar a chave e arrancar em qualquer hora do dia ...
    •  
      AiOGajo
    • 7 outubro 2024 editado
    Colocado por: rafaelisidoroade disso que mencionou não tem rigorosamente nada fazer , tipo ligar para aquecer , arrefecer o turbo , não andar de forma natural quando o liga , nao tem que nao querer ouvir o motor , e mais só tem que dar a chave e arrancar em qualquer hora do dia ...

Dei 10 razões, e 5 delas não fazes mais nada a não ser esperar:

- Esperar que aqueça...
    - Esperar que arrefeça...
    - E esperar que não avarie... lol

Ou agora esperar só é um problema para os carregamentos?

É que eu nem para isso espero porque geralmente estou a fazer outras coisas.
  10. Colocado por: AiOGajo

Dei 10 razões, e 5 delas não fazes mais nada a não ser esperar:

- Esperar que aqueça...
    - Esperar que arrefeça...
    - E esperar que não avarie... lol

Ou agora esperar só é um problema para os carregamentos?

É que eu nem para isso espero porque geralmente estou a fazer outras coisas.
    É como os iPhones, são tão melhores que os outros que nem sei como é que há gente que nao tem um e ousa sequer usar um android... É que por exemplo o tempo que se perde a enviar uma foto ou um documento para o PC a partir do telefone, podiam estar a negociar na bolsa. Vejam só que quem anda a pé nem sequer o problema de esperar nos carregamentos tem, nao peder nenhum tempo nisso! Para mim, o ranking do pior para o melhor, em termos de tempos de espera em meios de deslocação é o seguinte: 1. Andar de ICE (uma chatice), 2. Andar de VE (menos chatice), 3. Andar a pé (não se espera para nada).

Ironias à parte, agora so falta ter noção e, sobretudo, sentido crítico. Esta discussão parece a daqueles gajos que quando vêm de férias, só pela cagança, foi tudo "uma maravilha". Pagaram 1000€ por uma semana num país subdesenvolvido, mas contam aquilo como se fosse um 5 estrelas em Ascot.
  11. Colocado por: tigoncalÉ como os iPhones, são tão melhores que os outros que nem sei como é que há gente que nao tem um e ousa sequer usar um android... É que por exemplo o tempo que se perde a enviar uma foto ou um documento para o PC a partir do telefone, podiam estar a negociar na bolsa. Vejam só que quem anda a pé nem sequer o problema de esperar nos carregamentos tem, nao peder nenhum tempo nisso! Para mim, o ranking do pior para o melhor, em termos de tempos de espera em meios de deslocação é o seguinte: 1. Andar de ICE (uma chatice), 2. Andar de VE (menos chatice), 3. Andar a pé (não se espera para nada).

Ironias à parte, agora so falta ter noção e, sobretudo, sentido crítico. Esta discussão parece a daqueles gajos que quando vêm de férias, só pela cagança, foi tudo "uma maravilha". Pagaram 1000€ por uma semana num país subdesenvolvido, mas contam aquilo como se fosse um 5 estrelas em Ascot.

Ou seja, o tempo de espera só é um problema para quem embirra que é um problema lol nada de novo aqui. :)
  12. Colocado por: AiOGajo

Ou seja, o tempo de espera só é um problema para quem embirra que é um problema lol nada de novo aqui. :)
    Sim, assim como o tempo de carregamento só não é um incómodo para quem não quer perceber que é um incómodo.
  13. O eC3 já chegou? Ainda não vi nenhum
    • eu
    • 7 outubro 2024
    Colocado por: AiOGajoTer um carro a combustão é que é só para ricos, porque gastas menos a adquirir o carro mas gastas o dobro do preço para circular com ele.

Eu tenho dois carros a diesel, um com 10 anos e o outro com 16 anos, ambos com mais de 150,000 Kms. Um é segmento D outro segmento E. Ambos estão impecáveis, têm sido fiáveis e gastam cerca de 6 litros aos 100 em média.

Porque é que eu vou estoirar 30 ou 40 mil euros para substituir um carro que está impecável?
    Concordam com este comentário: Dias12, bluthunder82
  14. Colocado por: Nostradamus

Todas as pessoas que conheço que andam com EV, é tudo malta com alguma bagagem financeira.

E mesmo que não os comprem a pronto pagamento, para recorrer a crédito, é preciso apresentar rendimentos compatíveis com créditos dessa ordem de grandeza ou ter um salário que permita poupanças.

A ultimacarreirapassou há mais de 15 anos. Mas a paragem ficou na aldeia para recordação.

Porque deveriam ponderar um EV? Respondendo por mim, os EV simplesmente não me dão tesão. Eu "gosto" de conduzir os EV dos meus amigos/familiares (Teslas incluindo). Mas chega ao final do dia e falta tempero.

Mas isso nem é o que esta em causa. Estávamos a falar do espectro da população que não tem dinheiro para EV ou similar e que são obrigados a manter os ferros.

Quem tem o atrevimento em ter um carro constantemente na oficina em reparações, é porque não tem posses! Então se tiverem filhos...Essa foi a historia da minha infância, e é infelizmente a historia ainda de muita gente nas aldeias, incluindo a minha vizinha.

Não não.

Esta questão é mais sobre o pobre desgraçado que não consegue aquecer a casa porque:
    a) não tem dinheiro
    b) a casa não é eficiente

E vocês dizem "então compra uma casa moderna e eficiente, que vais poupar a longo prazo"

Como dizia a Antonieta:Se não há pão, que comam Brioche
    Concordam com este comentário:Dias12,tigoncal

Tenho 2 elétricos , e posso dizer-te que estes 2 estão a fazer com que tenha mais dinheiro a médio/longo prazo .
    Não sou rico , nem perto disso , aliás nem na classe média me posso encaixar...

O que posso dizer é que sei fazer contas , e não olho apenas para o dia de hoje .

O pessoal queixa-se , mas toma opções que a meu ver são duvidosas .

Esta minha opção por elétricos é que me proporciona trabalhar a 50km de casa e já ter recuperado dinheiro para comprar um novo véiculo quando necessário ...

Os iluminados que só fazem contas ao valor que o carro custa , não se lembra do valor de gasoleo/gasolina que lá tem mete todas as semanas .
    Concordam com este comentário: Dias12
  15. Colocado por: eu

Eu tenho dois carros a diesel, um com 10 anos e o outro com 16 anos, ambos com mais de 150,000 Kms. Um é segmento D outro segmento E. Ambos estão impecáveis, têm sido fiáveis e gastam cerca de 6 litros aos 100 em média.

Porque é que eu vou estoirar 30 ou 40 mil euros para substituir um carro que está impecável?

Pelo que entendo isto não é nenhum convite...
    é para quem quer trocar de carro .

2 carros com 10e 16 anos com cerca de 150000km , realmente porque motivo terias interesse num eletrico ?
    Pouco andas ....

Ainda assim contas por alto , esse combustivel custou-te +\- 30000€ para 300000km .

0.0488 seg. NEW