Colocado por: bmccruzNem precisa de ser por razões económicas.
Alguém que esteja atualmente à procura de comprar carro, um novo ou semi-novo. Provavelmente um eléctrico irá ser uma opção em ter muito em conta, independentemente de poupar em combustível. Pela experiência de condução, pela circulação futura em alguns locais, por puder carregar o carro em casa e deixar de visitar bombas de gasolina (seja a pagar mais ou menos), por ter o mínimo de vontade de poluir menos.
Colocado por: bmccruz
Isso também é um belo exagero, lá por uma pessoa não ter 30k/40k para comprar um carro, não pode pagar 20 euros em portagens?!
O facto de "não ter" esse dinheiro para investir no carro passa muito pela pessoa, de quanto do seu orçamento/poupanças acha que deve dar por um automóvel. E acho muito bem que assim seja. Quantos andam prai com carros desses e depois é que não têm mesmo dinheiro para pagar a portagem.
Colocado por: mafgodSobre o ser rico os que compram VEs.
Bem, eu sou rico e não sabia. E realmente, Portugal é um pais de ricos já que existe um acentuado aumento de vendas de VEs.
E de muitos ricos, já que Tesla é quem mais vende... há espera, o Model 3/Y é dos VEs mais baratos, mas prontos, quem tem um Tesla é super rico! Enfim.
Colocado por: mafgodResta saber se, ter um carro faz sentido e se usar os transportes públicos não seria solução.
Colocado por: mafgodO que me intriga é, pessoal com capacidade financeira, vão trocar ou comprar um novo carro e nem ponderar um VE.
Colocado por: mafgodpara quem tem um clio de 30 anos e com algumas posses, poderia troca-lo.
Colocado por: mafgodIsto é como a discussão de comprar ou alugar uma casa. Quem tem razão? Ambos e nenhum!
Colocado por: AiOGajoDacia Sandero não é elegível mas é o carro mais vendido a particulares, especialmente devido ao seu preço. No entanto quem anda a comprar Sanderos não os compra para fazerOnde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?
Colocado por: mafgodNem tanto ao mar nem tanto à terra :-)
É... simplesmente diferente.
Tem os seus constrangimentos e as suas vantagens, assim como os ICEs.
Colocado por: NostradamusE vocês dizem "então compra uma casa moderna e eficiente, que vais poupar a longo prazo"O problema é que a "casa nova ineficiente" custa atualmente quase ou mais que a "casa moderna e eficiente".
Colocado por: NostradamusPorque deveriam ponderar um EV? Respondendo por mim, os EV simplesmente não me dão tesão. Eu "gosto" de conduzir os EV dos meus amigos/familiares (Teslas incluindo). Mas chega ao final do dia e falta tempero.Se é uma questão de gosto, gostos não se discutem obviamente.
Colocado por: NostradamusQuem tem o atrevimento em ter um carro constantemente na oficina em reparações, é porque não tem posses! Então se tiverem filhos...Essa foi a historia da minha infância, e é infelizmente a historia ainda de muita gente nas aldeias, incluindo a minha vizinha.Ok, e essa realidade representa que percentagem da população?
E desenganem-se, que não é porque o IUC antigo são apenas 40 ou 50€
Uma reparação de 200€ 3 em 3 meses, fica mais barato que uma prestação de igual valor todos os meses para a compra de um novo carro, independentemente do combustível.
Colocado por: mafgodOk, e essa realidade representa que percentagem da população?Provavelmente a mesma que tem os carros que deveriam ser o alvo do programa incentivo ao abate :)
Colocado por: HAL_9000Onde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?
Colocado por: HAL_9000Onde é que o pessoal que compra os Sandero, e que em muitos casos mota em blocos de apartamentos que nem garagem têm vai carregar o spring 3 a 4 x por semana?A bomba de combustível, parque de estacionamento, loja, ... provavelmente terá um posto de carga.
Colocado por: mafgod
MAS, se já tiver que pagar estacionamento, aproveitar para carregar até pode sair mais barato que apenas estacionamento.
Colocado por: Nostradamus
Eu acho que vocês as vezes não tem bem noção do que é Portugal fora da metrópole.
A ultimacarreirapassou há mais de 15 anos. Mas a paragem ficou na aldeia para recordação.
Os transportes mais próximos estão a 10 Km.
Colocado por: AiOGajo😂 metade disso que mencionou não tem rigorosamente nada fazer , tipo ligar para aquecer , arrefecer o turbo , não andar de forma natural quando o liga , nao tem que nao querer ouvir o motor , e mais só tem que dar a chave e arrancar em qualquer hora do dia ...
Não tenho que andar a circular com o veículo se ele entrar em regeneração.
Não tenho que esperar que o turbo arrefeça.
Não tenho que esperar que o carro aqueça de manhã para o poder usar sem restrições.
Não tenho que andar a verificar o nível do óleo nem preocupado com as pinguitas no chão da garagem.
Não tenho que ficar sem o carro a cada 15.000km para mudar o óleo ou filtros.
Não tenho que ir de próposito a uma bomba abastecer o carro.
Não tenho que andar à procura de um posto com adblue a granel.
Não tenho de andar aos solavancos nas passagens de mudanças;
Não tenho de esperar sempre que carrego no acelerador para acontecer alguma coisa;
Não tenho de aumentar o volume do rádio para deixar de ouvir o motor;
...
Os carros a combustão são bons para quem tem tempo a perder. Eu não.
O carro elétrico é a melhor coisa que aconteceu ao mundo automóvel quer queiram ou quer não queiram e ele está aqui para ficar pois a cada dia que passa está a ser melhorado.
Colocado por: rafaelisidoroade disso que mencionou não tem rigorosamente nada fazer , tipo ligar para aquecer , arrefecer o turbo , não andar de forma natural quando o liga , nao tem que nao querer ouvir o motor , e mais só tem que dar a chave e arrancar em qualquer hora do dia ...
Colocado por: AiOGajoÉ como os iPhones, são tão melhores que os outros que nem sei como é que há gente que nao tem um e ousa sequer usar um android... É que por exemplo o tempo que se perde a enviar uma foto ou um documento para o PC a partir do telefone, podiam estar a negociar na bolsa. Vejam só que quem anda a pé nem sequer o problema de esperar nos carregamentos tem, nao peder nenhum tempo nisso! Para mim, o ranking do pior para o melhor, em termos de tempos de espera em meios de deslocação é o seguinte: 1. Andar de ICE (uma chatice), 2. Andar de VE (menos chatice), 3. Andar a pé (não se espera para nada).
Dei 10 razões, e 5 delas não fazes mais nada a não ser esperar:
- Esperar que aqueça...
- Esperar que arrefeça...
- E esperar que não avarie... lol
Ou agora esperar só é um problema para os carregamentos?
É que eu nem para isso espero porque geralmente estou a fazer outras coisas.
Colocado por: tigoncalÉ como os iPhones, são tão melhores que os outros que nem sei como é que há gente que nao tem um e ousa sequer usar um android... É que por exemplo o tempo que se perde a enviar uma foto ou um documento para o PC a partir do telefone, podiam estar a negociar na bolsa. Vejam só que quem anda a pé nem sequer o problema de esperar nos carregamentos tem, nao peder nenhum tempo nisso! Para mim, o ranking do pior para o melhor, em termos de tempos de espera em meios de deslocação é o seguinte: 1. Andar de ICE (uma chatice), 2. Andar de VE (menos chatice), 3. Andar a pé (não se espera para nada).
Ironias à parte, agora so falta ter noção e, sobretudo, sentido crítico. Esta discussão parece a daqueles gajos que quando vêm de férias, só pela cagança, foi tudo "uma maravilha". Pagaram 1000€ por uma semana num país subdesenvolvido, mas contam aquilo como se fosse um 5 estrelas em Ascot.
Colocado por: AiOGajoSim, assim como o tempo de carregamento só não é um incómodo para quem não quer perceber que é um incómodo.
Ou seja, o tempo de espera só é um problema para quem embirra que é um problema lol nada de novo aqui. :)
Colocado por: AiOGajoTer um carro a combustão é que é só para ricos, porque gastas menos a adquirir o carro mas gastas o dobro do preço para circular com ele.
Colocado por: Nostradamus
Todas as pessoas que conheço que andam com EV, é tudo malta com alguma bagagem financeira.
E mesmo que não os comprem a pronto pagamento, para recorrer a crédito, é preciso apresentar rendimentos compatíveis com créditos dessa ordem de grandeza ou ter um salário que permita poupanças.
Eu acho que vocês as vezes não tem bem noção do que é Portugal fora da metrópole.
A ultimacarreirapassou há mais de 15 anos. Mas a paragem ficou na aldeia para recordação.
Os transportes mais próximos estão a 10 Km.
Porque deveriam ponderar um EV? Respondendo por mim, os EV simplesmente não me dão tesão. Eu "gosto" de conduzir os EV dos meus amigos/familiares (Teslas incluindo). Mas chega ao final do dia e falta tempero.
Mas isso nem é o que esta em causa. Estávamos a falar do espectro da população que não tem dinheiro para EV ou similar e que são obrigados a manter os ferros.
Quem tem o atrevimento em ter um carro constantemente na oficina em reparações, é porque não tem posses! Então se tiverem filhos...Essa foi a historia da minha infância, e é infelizmente a historia ainda de muita gente nas aldeias, incluindo a minha vizinha.
E desenganem-se, que não é porque o IUC antigo são apenas 40 ou 50€
Uma reparação de 200€ 3 em 3 meses, fica mais barato que uma prestação de igual valor todos os meses para a compra de um novo carro, independentemente do combustível.
Não não.
Esta questão é mais sobre o pobre desgraçado que não consegue aquecer a casa porque:
a) não tem dinheiro
b) a casa não é eficiente
E vocês dizem "então compra uma casa moderna e eficiente, que vais poupar a longo prazo"
Como dizia a Antonieta:Se não há pão, que comam Brioche
Colocado por: eu
Eu tenho dois carros a diesel, um com 10 anos e o outro com 16 anos, ambos com mais de 150,000 Kms. Um é segmento D outro segmento E. Ambos estão impecáveis, têm sido fiáveis e gastam cerca de 6 litros aos 100 em média.
Porque é que eu vou estoirar 30 ou 40 mil euros para substituir um carro que está impecável?