Colocado por: euPorque é que eu vou estoirar 30 ou 40 mil euros para substituir um carro que está impecável?
Colocado por: AiOGajoNão tenho de andar aos solavancos nas passagens de mudanças;
Colocado por: euum com 10 anos e o outro com 16 anos, ambos com mais de 150,000 Kms
Colocado por: Nostradamusorque dá para conduzir com os pés atados.
Colocado por: tigoncalSim, assim como o tempo de carregamento só não é um incómodo para quem não quer perceber que é um incómodo.
Colocado por: crisssxPelo que entendo isto não é nenhum convite...
é para quem quer trocar de carro .
2 carros com 10e 16 anos com cerca de 150000km , realmente porque motivo terias interesse num eletrico ?
Pouco andas ....
Ainda assim contas por alto , esse combustivel custou-te +\- 30000€ para 300000km .
Colocado por: AiOGajoNão tenho que esperar que o carro aqueça de manhã para o poder usar sem restrições.
Colocado por: AiOGajoNota-se que não sabes do que falas...
Colocado por: crisssxDesculpe hoje ter acordado do contra mas ainda que possível, é improvavel que o seu exemplo seja o da maioria... vamos a contas
Tenho 2 elétricos , e posso dizer-te que estes 2 estão a fazer com que tenha mais dinheiro a médio/longo prazo .
Não sou rico , nem perto disso , aliás nem na classe média me posso encaixar...
O que posso dizer é que sei fazer contas , e não olho apenas para o dia de hoje .
O pessoal queixa-se , mas toma opções que a meu ver são duvidosas .
Esta minha opção por elétricos é que me proporciona trabalhar a 50km de casa e já ter recuperado dinheiro para comprar um novo véiculo quando necessário ...
Os iluminados que só fazem contas ao valor que o carro custa , não se lembra do valor de gasoleo/gasolina que lá tem mete todas as semanas .
Colocado por: Bruno.AlvesSe não precisar de trocar, não troca. Nunca ninguém apontou uma arma à cabeça de ninguém para comprar um VE
Colocado por: AiOGajoEsse é um não argumento, porque um VE tambem gasta pneus, tambem gasta pastilhas, tambem deve trocar fluido dos travões, tambem gasta filtros de habitáculo. O óleo de um ICE é apenas mais um item de manutenção, manutenção essa que é comum a um VE, e usando o mesmo argumento, tambem se pode estar a fazer outra coisa enquanto se espera pela revisão.
Lá está, o argumento funciona para os dois lados e não pode ser só um argumento contra os carros elétricos como se tem visto até aqui...
Assim como o tempo de espera no mecânico para mudar óleo e filtros é um incomodo para quem não quer perceber que é um incómodo.
Colocado por: euHá circunstâncias certas para trocar um ICE por BEV, nem sempre é uma solução boa e cada caso é um caso.
Colocado por: euOlhe que algumas pessoas apelidam os que ainda não trocaram ICE por BEV de "burros" ou "ricos"...
Colocado por: tigoncalDesculpe hoje ter acordado do contra mas ainda que possível, é improvavel que o seu exemplo seja o da maioria... vamos a contas
- Numa perspetiva optimista, tem uma média de 12kWh/100km;
- Trabalhando a 50km de casa, faz 100km por dia, o que, para um preço médio de 0.15€ por kWh (que com impostos nao é nada exagerado), gasta 1.8€ por dia em eletricidade para ir trabalhar;
- Numa prespetiva pessimista, um veiculo a gasóleo recente (da mesma idade que o VE qualquer que ele seja), gastará 7L/100km, que tambem numa perspetiva pessimista custa 1.9€/l, custa 13.3€/dia para os mesmos 100km.
- Assumindo que compra um carro "novo" de 25.000€ (mais uma vez, numa estimativa optimista, já que um carro novo hoje em dia dificilmente custa isso, salvo raras excepções), o valor poupado em combustível é recuperado em 2000 dias (ou 2000x100km=200.000km), o que a 11 meses de trabalho por ano (22 dias uteis x 11 = 242 dias por ano), corresponde a 8 anos;
- Se trocou propositadamente de ICE para VE, tem que somar o custo de aquisição (ou o valor do leasing/crédito), e a simulação piora.
Mas mesmo não sendo para toda a gente, nao quer dizer que nao seja uma opção válida, por favor não a pintem é como a única solução lógica a tomar porque não o é. Agora se quer/tem que trocar de carro, faz 20 ou 25 mil kms por ano, não faz viagens grandes (ou nao se importa de parar para carregar) com regularidade e tem como carregar em casa, claro que faz todo o sentido considerar um eléctico.
E não sejam como os gajos do fotovoltaico que fazem as contas ao que poupam e dizem que já recuperaram o investimento em poucos meses, mas depois andam a ligar cargas para gastarem os excedentes, cargas estas que não ligariam normalmente.
- Assumindo que compra um carro "novo" de 25.000€ (mais uma vez, numa estimativa optimista, já que um carro novo hoje em dia dificilmente custa isso, salvo raras excepções), o valor poupado em combustível é recuperado em 2000 dias (ou 2000x100km=200.000km), o que a 11 meses de trabalho por ano (22 dias uteis x 11 = 242 dias por ano), corresponde a 8 anos;
Colocado por: tigoncalasta pastilhas, tambem deve trocar fluido dos travões, tambem gasta filtros de
Colocado por: AiOGajoSim, estão viciadas é mesmo por não considerar a troca, considerei que o custo de aquisição é o mesmo (e faço referência a isso disso no último ponto), o que faz com que a diferença de 25000 seja recuperada só após 200.000km (com estimativa otimista para consumo médio e preço de energia do elétrico, e pessimista para consumo médio e peço de combustível para o diesel).
As tuas contas estão viciadas porque estas a comparar comprar carro novo com um carro usado e a calcular a diferença pela troca e não numa situação em que tenhas de comprar um carro independentemente de ser elétrico ou a combustão...
Mas se ainda assim é poupança que procuras, já arranjas um VE que faça 150km por dia em AE por menos de €15.000, aliás arranjas carros que fazem isso com 3 a 4 anos a €12.500. Ou seja, se fizeres 100km por dia durante 242 dias por ano, chegas ao brake-even em 4 anos e meio (100.000km) onde o carro pagou-se a ele próprio e ainda está na garantia. E se andares durante o fim de semana reduzes o tempo mais rapidamente.
E isto sem incluir as 6 idas ao mecânico só para mudar óleo, filtros e correias, e 4 IUC's... ou seja a diferença cai rapidamente.
Colocado por: crisssxPara a minha realidade é o ideal.Acho que aqui é que está o ponto, e para a sua realidade funciona bem (e mesmo que não funcionasse, o dinheiro é seu, faz o que quiser com ele).
Colocado por: AiOGajoVou parar de responder a alheados da realidade. Se tivesse que apostar, diria que a bimby poupa-lhe imenso tambem e é otima para fazer sopas. Ah, e o Rainbow é o melhor aspirador do mundo.
Não gasta filtros de óleo, não gasta velas, não gasta correias, Filtros de ar, filtros de combustível...
Na revisão o que fazes? Geralmente tem que se arranjar outro carro. Isso entra como custo?
Não inventes.
Colocado por: tigoncalVou parar de responder a alheados da realidade. Se tivesse que apostar, diria que a bimby poupa-lhe imenso tambem e é otima para fazer sopas. Ah, e o Rainbow é o melhor aspirador do mundo.
Colocado por: tigoncalSim, estão viciadas é mesmo por não considerar a troca, considerei que o custo de aquisição é o mesmo (e faço referência a isso disso no último ponto), o que faz com que a diferença de 25000 seja recuperada só após 200.000km (com estimativa otimista para consumo médio e preço de energia do elétrico, e pessimista para consumo médio e peço de combustível para o diesel).