Iniciar sessão ou registar-se
  1. Sou o único a não gostar do design?

Creio que o 3 melhorou com o facelift, mas do Y não consigo gostar... A frente tipo cybercab não parece ser coerente com o resto do design, e a traseira parece um BYD qualquer...
  2. Tem de se ver ao vivo e a cores :-)
  3. Gostava de ter a câmera do para-choques da frente, dava muito jeito a estacionar de frente com passeios altos.
    Concordam com este comentário: mafgod
  4. Até o meu leaf40 de 2018 tem .. realmente faz muita falta.
    Os avisos sonoros também davam jeito :)
  5. Nenhuma notícia sobre ter sido um Tesla ou um veículo elétrico, ou a bateria de um veículo elétrico ou o limpa pára brisas de um veículo elétrico a causar os incêndios de LA?
  6. 840cv por roda? era interessante perceber o consumo que terá, bem como o preço estimado.

Volto a dizer, andamos a perder 50 anos de evolução tecnologica graças aos ICE.

https://abertoatedemadrugada.com/2025/01/donut-lab-apresenta-motor-electrico.html
  7. Desculpem o ceticismo, não vi motor nenhum... Via apenas desenhos, imagens geradas em 3D e muita conversa. Os números de binário e potência parecem ficção científica e gostava de perceber como é que uma estrutura com 40 kg lida com tão grandes forças. Mas hey, espero que sim!
    • argo
    • 13 janeiro 2025
    Se fosse como vendem não precisavam de vender com videos de "!exciting news".
  8. Colocado por: ricardoantunesVolto a dizer, andamos a perder 50 anos de evolução tecnologica graças aos ICE.

Muita da tecnologia que existe hoje, não existia há 50 anos. Nem me parece que tenha sido os ICE a impedir essa evolução. Basicamente é eletrónica, computadores e baterias.
  9. Então o gargalo não é o motor termico? e a necessidade de partes moveis? a eletronica não mudou assim tanto um automovel ICE nos ultimos 50 anos, os principios são os mesmos, 1 motor e 4 rodas.

Colocado por: rjmsilva

Muita da tecnologia que existe hoje, não existia há 50 anos. Nem me parece que tenha sido os ICE a impedir essa evolução. Basicamente é eletrónica, computadores e baterias.
  10. Colocado por: rjmsilvaMuita da tecnologia que existe hoje, não existia há 50 anos. Nem me parece que tenha sido os ICE a impedir essa evolução. Basicamente é eletrónica, computadores e baterias.

A tecnologia não aparece espontaneamente para ser usada. Vem da necessidade essencialmente.
    Toda a tecnologia das missões Apollo não existia, mas havia um objectivo e investiu-se nela.

Se houvesse uma necessidade premente de ter carros eléctricos há 20 anos, acredito que já os teríamos e seria hoje mais avançados.

Não havendo necessidade, ou procura, o investimento não faz sentido.
    E muita da evolução nas baterias deve se ao boom da electrónica de consumo.
    •  
      AiOGajo
    • 14 janeiro 2025 editado
    Colocado por: Zé Meirinho
    E com entregas "expected" a começar em Maio. Por cá, lembro-me quem tenha estado mais de 24meses (!) à espera dum e-Tron.

Eu estive 9 meses à espera de um Twingo...
  11. Mais um relato impressionante da longevidade de um VE. 500kkm em 7 anos. E não lhe caiu a bateria vejam lá.
    Está num grupo privado do FB por isso não coloco o link.

O 1º Tesla Model X 100D comprado para turismo em Portugal e 1 dos primeiros da Europa chegou aos 500.000km, poucos dias antes de fazer os 7 anos. Se estamos satisfeitos? Se não estivéssemos não íamos já no 8º TMX. Este vai ficar para o museu, trocámos os carregamentos gratuitos deste para o novo TMX Plaid.

Algumas curiosidades:
    - a 100% continua a marcar 100% e serve o propósito inicial, por isso não vale a pena perguntarem degradação porque não nos interessa nem preocupa, desde que dê para o dia a dia 😉
    - motor e bateria original
    - 1as pastilhas à frente aos 250.000km
    - 1as pastilhas atrás aos 450.000km
    - discos originais
    - 1 jogo de pneus Bridgestone faz 100.000km (temos um post no grupo sobre pneus se tiverem mais interesse)
    - levou braços, amortecedores, charge port, e compressor AC, etc...
    - vai agora forrar o banco do condutor, os outros parecem novos
    - também temos Mercedes EQV e EQS além de outros elétricos e embora sejam bons não se vão actualizando ao longo do tempo como o Tesla
    - continua a fazer menos de 5 segundos dos 0 aos 100km/h por isso também não perdeu potência 😜
    - se quiserem podem marcar uma viagem para o aeroporto ou um passeio turístico para verem ao vivo. www.TeslaPortugalTours.com

Boas viagens
  12. A informação da degradação da bateria seria útil...
  13. Colocado por: jorgemlflorencioA informação da degradação da bateria seria útil...

Com 500km julgo ser irrelevante...
  14. Podia não dizer a degradação, mas se dizer que quando comprou o carro com carga total total o carro fazia x kms e agora faz x menos y isso é que era informação util, não acredito nem de perto nem de longe que faça perto dos mesmos x iniciais. Mas florear a conversa e não informar do essencial, faz bem ao ego inchado de muita gente, nós vemos isso todos os dias no tom assertivo dos comentadores televisivos..
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  15. É o mesmo que dizer que o meu ICE gasta o mesmo e tem os mesmos cavalos que quando comprei :-)

Assim como, quem tem ICEs, sabe/espera que ao passar do tempo o consumo vá aumentando um pouco e a potência vá diminuindo enquanto que a autonomia vai mantendo-se (ou não, já que o depósito vai tendo impurezas e cada vez menos irá até à reserva por medo de entupir o filtro/injetores/bomba) e vive bem com isso, nos VEs... o bicho mau ainda é a capacidade da bateria/autonomia e para quem tem VEs com uma bateria grande, perder 20 ou 30% de bateria desde que sirva para o dia-a-dia é um não problema.

Tenho um Leaf24 de 2012, que até há quase 1 ano atrás tinha 65% de degradação! Fazia uns 30/35km mas servia.... depois levou uma bateria e ficou com ~90km de automomia. Se a anterior servia para o dia-a-dia agora serve muito mais :-)
  16. Colocado por: carlosj39Podia não dizer a degradação, mas se dizer que quando comprou o carro com carga total total o carro fazia x kms e agora faz x menos y isso é que era informação util, não acredito nem de perto nem de longe que faça perto dos mesmos x iniciais. Mas florear a conversa e não informar do essencial, faz bem ao ego inchado de muita gente, nós vemos isso todos os dias no tom assertivo dos comentadores televisivos..

Que faça menos 30% .... que não acredito que seja o caso .
    Já ultrapassa em muito dos chamados " carros habituais " .

Para mim é o suficiente , mas há sempre quem precise dos detalhezinhos para colocar algum entrave .
  17. Se para muitos a questao da autonomia da bateria num carro elecrico é um pormenor, para muitos outros, onde me incluo, é um pormaior..
    •  
      AiOGajo
    • 15 janeiro 2025 editado
    A questão da autonomia da bateria ser um promaior é só para aqueles que precisam de fazer grandes distâncias TODOS os dias o que basicamente é um nicho de mercado...

O meu carro só tem bateria para 200km mas faço mais quilómetros que a maioria da malta com carros a combustão com tanque para 1000km. O meu bolinhas foi à revisão no dia 24/12 e ao dia de hoje já fiz mais de 1500km...

2.9848 seg. NEW