Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: tgferreira

É gasolina o carro? Se sim, eu empresto-lhe um que cá tenho em casa. Diga-me qualquer coisa se quiser!

Sim, gasolina. Se decidir testar se calhar peço, obrigado! E da zona de Coimbra?
  2. Colocado por: fpacardoso
    Por acaso tenho a mesma opinião :)
    Também ainda não conduzi nenhum mas já andei à pendura e gostei da simplicidade do interior e é de valor um carro que está sempre a receber atualizações e melhoramentos sem pedires ou teres de ir à marca.

Confesso que o meu comentário foi no sentido negativo... Não me agrada a ideia. Para mim -e não estou a exagerar- um carro precisa de rádio e AC como "extras". O resto é conversa. Bancos com ajuste eléctrico? Para quê? Usa-se 1-2 vezes para ajustar e pronto, e por essas 1-2x anda-se a carregar centenas (milhares) de € em motores e sistemas electrónicos? Que mal tem umas alavancas? As marcas convencem-nos de que precisamos de coisas que são basicamente desculpas para encarecer os carros... Já estofos e materiais de qualidade, yes please!
    Concordam com este comentário: fpacardoso, paulo.g
  3. Bancos c ajuste eletrico dá jeito se tiver memória e facilita mt se existirem 2 condutores q alternam com frequência a condução no mesmo carro
    Concordam com este comentário: Participante
  4. Concordo consigo pinheiro, é como todos os novos sistemas de ajuda a condução que agora são obrigatórios, qualquer dia não precisam tirar a carta, o carro faz tudo.
    Apesar de gostar de tecnologia num carro também tenho muitas coisas que dispensava se baixasse o valor do carro mas como nunca comprei um carro novo, sujeito-me aos extras que alguém escolheu :)
  5. Colocado por: IronManSousaBancos c ajuste eletrico dá jeito se tiver memória e facilita mt se existirem 2 condutores q alternam com frequência a condução no mesmo carro

Pois, concordo: se! Mas isso deve ser mais a exceção que a regra.
  6. Colocado por: fpacardosoConcordo consigo pinheiro, é como todos os novos sistemas de ajuda a condução que agora são obrigatórios, qualquer dia não precisam tirar a carta, o carro faz tudo.
    Apesar de gostar de tecnologia num carro também tenho muitas coisas que dispensava se baixasse o valor do carro mas como nunca comprei um carro novo, sujeito-me aos extras que alguém escolheu :)

Abomino "ajudas" á condução. No leaf da esposa, nas poucas vezes que o uso tenho que desligar tudo porque enerva-me e rouba-me o prazer de conduzir descansado. Vai-se perto de uma linha e vibra, apita e puxa o volante. Ok, percebo que há muito quem conduza a dormir, ou até a ver vídeos no YouTube (sim, já vi!) e nesses casos ainda bem que existem (devia era haver um banir de conduzir ditado pelo carro...). Mas também ainda bem que podem ser desligados!

Tenho pena de não existirem versões/opções "sem mariquices" mais baratas, assim com há sem tecto de abrir ou bancos aquecidos, por exemplo.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  7. Já eu anseio pelo dia que os carros sejam totalmente autónomos e se tornem um serviço e não um bem. Para mim não faz sentido dar uns milhares de euros valentes por uma coisa que uso 10 minutos por dia.
    Era ir a uma App e agendar a recolha diária às 07h00 para me levar ao comboio e às 18h00 para me levar a casa.
    Concordam com este comentário: fpacardoso, jorgemlflorencio
  8. Pois, nessa perspectiva, para mim o ideal mesmo era nem precisar de carro: morar a 1 km ou menos do trabalho e os miúdos da escola; ia tudo a pé que faz bem ao corpo, ao planeta e ao bolso.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  9. Colocado por: pcspinheiro

Pois, aqui precisaria de ser carro com 350+ km de autonomia, senão a esposa volta aos híbridos e tal... Confesso que TM3 não vejo como carro, mas como gadget com rodas. Não sei se ia gostar, mas nunca conduzi um.

Para mim as contas são que actualmente pago consideravelmente + de 2000€ anuais em combustível, revisões e IUC. Mesmo com o custo da eletricidade, um EV poupava-me 2000€/ano. Assumindo a situação ideal se não haver avarias graves, em 10 anos paga-se vs outro a combustão.

Você já anda a estudar esta situação á tanto tempo e ainda não está decidido ?
  10. Não... e qual é o problema, pergunta? É que gosto da porcaria do carro velho, apesar dos problemas que já vai acumulando... Tenho plena consciência que não é seguro nem confortável pelos padrões actuais, mas é simples, leva-me de A a B sem pressas, é espaçoso qb para ocupantes e carga e tem sido muito fiável. E também é um hobby mexer nele.
    A embraiagem ainda é a original, com 424.000 km! E há coisas que troquei por ser mais fácil, não porque avariaram (alternador: era só o rolamento, mas pelo tempo e custo meti novo; compressor de AC: era só a embraiagem, mas idem). Mas eventualmente vai ter que ir, estou consciente. Com pena.
  11. Colocado por: pcspinheiroBoas,
    o meu velhinho Opel do dia a dia, com 424.000 km, anda a dar-me sinais de que está cansado... por isso estou a olhar para EVs para uma substituição eminente. A escolha será usado, menos de 80.000km ou menos, menos de 5 anos e gostava de não ir (muito) acima dos 20.000€. Para as nossas necessidade diárias (incluindo a esposa ir a Lisboa algumas vezes quando retomar os estudos de medicina), um Kauai/e-Niro 64 deveria servir bem (se bem que a mala pequena do kaui pode ser chata nas viagens mensais ao norte). Mas pelo preço de um kauai/e-niro cá (muitos deles importados) compra-se um TM3 na Alemanha...

Conduzi hoje um kauai 64 (un kona, na verdade) e até que gostei do conforto, posição de condução, etc, excepto o barulho dos pneus de inverno ou 4 estações que tem. Se alguém tiver experiências com estes carros (ou outros que se enquadram neste perfil), sou todo ouvidos.

Esse carro tem um ruído de rolamento elevado. Comparando com o meu nissan leaf, o leaf parece um class S. De resto acho um carro porreiro, exceto a mala que é pequena e que limita numa viagem maior para quem tiver filhos e tiver de levar muita coisa.
  12. Colocado por: pcspinheiroAbomino "ajudas" á condução. No leaf da esposa, nas poucas vezes que o uso tenho que desligar tudo porque enerva-me e rouba-me o prazer de conduzir descansado. Vai-se perto de uma linha e vibra, apita e puxa o volante. Ok, percebo que há muito quem conduza a dormir, ou até a ver vídeos no YouTube (sim, já vi!) e nesses casos ainda bem que existem (devia era haver um banir de conduzir ditado pelo carro...). Mas também ainda bem que podem ser desligados!

Sabe que isso dá para desligar não sabe?
    Eu tenho isso desativado.
    Só fica ativo quando tenho o propilot em stand by ou ativado.

Como faço nacionais no dia a dia, aquilo passava a vida a apitar e vibrar e o raio, desativei.
    • mafgod
    • 14 fevereiro 2025 editado
    Estas ajudas à condução que tenho num Leaf40 de 2018 por ex. só são ativadas ou quando eu prevarico (piso a linha sem pisca por ex., piso a guia...) ou em caso de necessidade (carro parado à frente e prevê que não pare a tempo).
    Contudo, também é chato, porque já aconteceu à minha esposa algumsa vezes, em situação de estrada com muitos carros estacionados e pessoas na estrada junto aos carros ele abrandar ou mesmo parar por perigo. É chato sim, mas eu prefiro um falso alarme que nenhum.

No Tesla, tenho o aviso sonoro quando vou a mais de 10km/h da velocidade legal permitida e pronto, quando prevarico lá levo com os apitos lol....

Sei que de fato, tanto VEs como ICES, há modelos/marcas muito mais chatas que outra.... mas creio que, para quem cumpre as regras, estes alertas/ajudas seriam pouco ou nunca ativados.
    • hangas
    • 14 fevereiro 2025 editado
    Colocado por: mafgod
    Sei que de fato, tanto VEs como ICES, há modelos/marcas muito mais chatas que outra.... mas creio que, para quem cumpre as regras, estes alertas/ajudas seriam pouco ou nunca ativados.

Ando com tudo ligado e raramente intrevem, e quando o faz é como o mafdog disse.. porque nao fiz um pisca ou assim.
    Alias, a melhor forma de o desactivar é sinalizar para indicar que a manobra é intencional e saber que está lá quando for mesmo necessário.

E nos modelos mais recentes, 2024 para a frente, ainda mais picuinhas são. Não so indicam como corrigem. Até o C3 já tem active lane assist. active emergency breaking e essas coisas todas.

O EQA, se me corrigir o lane assist algumas vezes e eu não intervir, liga os 4 piscas e encosta à berma. Claro que antes me avisa e faz todo um escarcel para me acordar se for o caso. Acho muito util.
    Pode um dia por evitar que numa emergencia media subita eu va para cima de alguem ou que alguem venha para cima de mim.

Alem disso, com a nova regulamentação dos data recorders, fica registado que foi desligado. Em caso de sinistro se se provar que o sistema podia ter prevenido o acidente, a seguradora pode invocar exclusão.
  13. Colocado por: rjmsilvaJá eu anseio pelo dia que os carros sejam totalmente autónomos e se tornem um serviço e não um bem. Para mim não faz sentido dar uns milhares de euros valentes por uma coisa que uso 10 minutos por dia.
    Era ir a uma App e agendar a recolha diária às 07h00 para me levar ao comboio e às 18h00 para me levar a casa.
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Esse servico ja existe. Taxi.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, eu
  14. Colocado por: rjmsilvaEra ir a uma App e agendar a recolha diária às 07h00 para me levar ao comboio e às 18h00 para me levar a casa.

Uber
  15. Colocado por: Sirruper
    Esse servico ja existe. Taxi.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho

Colocado por: Sasapo

Uber

Taxi autónomos? Sem um gajo a falar do Benfica? Sem ter um custo acrescido porque o taxista também tem que comer?

Uber está entre o táxi e aquilo pretendo.
  16. Próximo mês vou á Alemanha visitar família e vou ver se vemos carros para ter 1 ideia.
    Ps: niros já tirei da ideia, já são várias as pessoas que conheço com necessidade de trocar o motor, hyundai revisões anuais também dispenso mas gosto do modelo...
    Ando a explorar carros com menos autonomia, tenho 1 amiga com um mini capacidade 200km reais e para o que gasto normalmente chega e sobra.
    Trabalho a 5km de casa 😅
    Quanto ao modelo em si ainda não me decidi mas tem que ter menos de 4 anos e máximo 50 mil km
  17. Spvale

Aqui em casa temos 2 eletricos , o primeiro foi um vw e-golf o carro é top. É para os 200 km.32kw uteis Ate faz um pouco mais em cidade,. E muito eficiente.
    E é um golf normal por dentro e por fora. Infotainment bastante bom e bons materiais. Pelo que pesquisei tem muito poucos problemas e nada crónico a saber. Em PT no foi mto anunciado. Tb eram mais de 40k 😱
    Arranja se de 2020 prai por 18k, com poucos km
  18. A autonomia do e-golf, e preço pelo que oferece, não são uma opção...

Para mim, acresce que tenho o meu irmão a viver perto de Estugarda, por isso ir buscar lá um carro seria uma opção relativamente fácil, já que ele poderia tratar da compra. E como já importou/legalizou um carro sabe o que é preciso fazer.
    Faltaria uma aventura de 2000km para baixo com ele, mas nada que não se faça. Cheguei a fazer 3000 km em dois dias quando ia para Copenhaga de Opel Astra :-)

4.1325 seg. NEW