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  1.  # 441

    porquê? Faço frequentemente e não sinto mais perigo que noutros, excepto na ponte VG com vento, aí tem de se abrandar para 100km/h
  2.  # 442

    Sim, o spring também é uma excelente opção, assim o encontre à venda :-)
  3.  # 443

    Boas marinha...

    Alguém dos ID.4, ID.5 com feedback das médias reais em auto-estrada? E dentro da cidade?

    Obrigado e bom ano a todos!
  4.  # 444

    Segundo testes feitos pelo Bjorn:
    ID4 82kWh a 15ºC 90km/h => 167W/km => 449km autonomia
    ID4 82kWh a 9ºC 120km/h => 251W/km => 297km autonomia
    ID4 82kWh a 24ºC 90km/h => 160W/km => 456km autonomia
    ID4 82kWh a 24ºC 120km/h => 221W/km => 330km autonomia

    ID5 82kWh a 20ºC 90km/h => 154W/km => 477km autonomia
    ID5 82kWh a 20ºC 120km/h => 220W/km => 334km autonomia

    Mais info aqui.
  5.  # 445

    Bem, lá levei o Leaf à revisão anual (pela qual me apresentaram um orçamento de 199€), mas disse que apenas pretendia a revisão/verificação que me mantenha a garantia da bateria + troca do fluído de travões. Paguei menos de 60€ pelo serviço e concluí, adicionalmente, que as "revisões" anteriores que custaram 70€ (com filtro de habitáculo) foram só "olhar para o carro" e trocar o dito filtro... Enfim...
  6.  # 446

    Colocado por: pcspinheiroBem, lá levei o Leaf à revisão anual (pela qual me apresentaram um orçamento de 199€), mas disse que apenas pretendia a revisão/verificação que me mantenha a garantia da bateria + troca do fluído de travões. Paguei menos de 60€ pelo serviço e concluí, adicionalmente, que as "revisões" anteriores que custaram 70€ (com filtro de habitáculo) foram só "olhar para o carro" e trocar o dito filtro... Enfim...


    60€ com filtro habitáculo e óleo travões?
  7.  # 447

    Colocado por: pcspinheiroBem, lá levei o Leaf à revisão anual (pela qual me apresentaram um orçamento de 199€), mas disse que apenas pretendia a revisão/verificação que me mantenha a garantia da bateria + troca do fluído de travões. Paguei menos de 60€ pelo serviço e concluí, adicionalmente, que as "revisões" anteriores que custaram 70€ (com filtro de habitáculo) foram só "olhar para o carro" e trocar o dito filtro... Enfim...

    O pcspinheiro faz lembrar aquela malta que reclama por tudo e por nada e que é demasiado exigente com tudo e com todos.
    E que todo o mundo tem de fazer por si, mas o pcspinheiro nao tem de fazer por ninguem.
    O dinheiro não é tudo na vida. E na vida fica o caracter das pessoas. Amanhã se precisar de um favor da oficina ou tiver uma avaria 1 mes depois de acabar a garantia, essa malta, que tem uma "boa" impressao da sua pessoa, só nao o vai lixar se nao puderem. Só pq o seu dinheiro é demasiado valioso e ninguem o leva de cantiga.
    P.s. Desculpe o desabafo, mas ja estou cansado da conversa do professor universitario que quer um carro velhinho para gastar pouco, e nao admite que as modernices lhe levem o dinheiro.
  8.  # 448

    Colocado por: pcspinheiroBem, lá levei o Leaf à revisão anual (pela qual me apresentaram um orçamento de 199€), mas disse que apenas pretendia a revisão/verificação que me mantenha a garantia da bateria + troca do fluído de travões. Paguei menos de 60€ pelo serviço e concluí, adicionalmente, que as "revisões" anteriores que custaram 70€ (com filtro de habitáculo) foram só "olhar para o carro" e trocar o dito filtro... Enfim...


    E por esse preço queria o quê exactamente?

    Da última vez que contratei um fiscal de obra paguei bem mais e o gajo só lá foi olhar para a coisa.

    Mãos á obra....o filtro é aí uns 20 euros...

    https://m.youtube.com/watch?v=YHIWHPpg_rY
  9.  # 449

    Faz bem desabafar homem! Afinal não é para isso que serve a internet? E nem precisa de se desculpar, tem direito á sua opinião, mas cada um vive como quer... Eu reclamo do que acho que tenho razão e sou consciencioso com os gastos e com o ambiente, não me interessa minimamente a quem isso incomoda. Se eu digo que apenas quero mudar oleo de travões e verificação da bateria estou no meu direito e não estou a ofender ninguém, nem na oficina nem no fórum. Até porque as manutenções que me queriam fazer são recomendadas, não obrigatórias como me queriam fazer entender ao telefone. Mas lá está, há muito quem pague sem olhar ao que paga.
    Se muitos se queixam do aumento da Euribor eu digo que aumente á vontade porque poupei muito e já paguei a casa, e o aumento só me beneficia as poupanças em aforro. Opiniões e modos de vida... Mas vamos partilhando experiências e opiniões, que é isso que procuro nos fóruns.
    Concordam com este comentário: Sirruper, Paramonte
  10.  # 450

    Concordo com o pcspinheiro

    A ideia dos VE é também acabar com o autêntica ditadura das oficinas que cobram o que lhes apetece sem ser possivel controlar se as obras e se as peças cobradas foram sequer mexidas. Histórias de mudanças de óleo cobradas e não efectuadas são aos montes. E OUTRAS! Os carros elétricos têm apenas cerca de 12 peças em movimento, portanto para as oficinas vai acabar (espero eu) a mama de muita coisa que faziam e que, com os VE, não vai ser preciso. Mas as oficinas começam já a "domesticar" os donos de VE no sentido de terem (as oficinas) os mesmos lucros.
    E vejo que há aqui alguns com interesse nisso...
  11.  # 451

    12 peças em movimento? Assim ás rápidas já contei mais de 20, mas são mais, bem mais.
  12.  # 452

    Colocado por: DuarteM12 peças em movimento? Assim ás rápidas já contei mais de 20, mas são mais, bem mais.

    Ok dou-lhe razão
    "How many moving parts does a Tesla motor have?
    For example, Tesla's electric motors only have two moving parts and use single-speed “transmissions” with no gears. The company says its drivetrain has about 20 moving parts compared with 200 in conventional drivetrains."
  13.  # 453

    Colocado por: SirruperO dinheiro não é tudo na vida. E na vida fica o caracter das pessoas. Amanhã se precisar de um favor da oficina ou tiver uma avaria 1 mes depois de acabar a garantia, essa malta, que tem uma "boa" impressao da sua pessoa, só nao o vai lixar se nao puderem. Só pq o seu dinheiro é demasiado valioso e ninguem o leva de cantiga.
    P.s. Desculpe o desabafo, mas ja estou cansado da conversa do professor universitario que quer um carro velhinho para gastar pouco, e nao admite que as modernices lhe levem o dinheiro.

    Eu até entendo (não concordo, mas entendo) essa abordagem. Mas na minha opinião falha no fundamental: estão a querer "meter a unha" sem qualquer justificação.
    Pode não ter visto os casos atrás onde se cobram 40€/h para carros normais e 100€/h para eléctricos. Mas a revisão do eléctrico é:
    -trocar o filtro do ar
    -trocar o fluido do circuito dos travões a cada 2 anos (o que só por si é uma barbaridade, tive carros a combustão mais de 10 anos que nunca viram este fluido trocado, mas...)
    Eu já vi uma revisão a ser feita. Sai o técnico do "carro X a combustão", vai virado ao VE, troca estas 2 coisas, segue uma checklist de verificações que não tem NADA de exclusivo num eléctrico, assina a folha e vai para o próximo "carro Y a combustão". Nessa altura o preço do técnico era igual, agora é o dobro. O MESMO TÉCNICO. Sim, o meu dinheiro é demasiado valioso...

    Quando tive problemas que precisaram de garantia, não é o concessionário que decide nada. Vai-se lá (na altura vinha "um engenheiro" de Lisboa num dia específico), recolhem dados, fotos e vídeos, mandam para a marca e espera-se pela resposta. Por isso essa do "1 mês fora da garantia" é letra. Vi alguns casos de Leafs que "morreram na praia" com a garantia da bateria (por dias ou semanas, ou alguns km), "temos pena". Alguns conseguiram depois de muito reclamar com a Nissan Ibérica uma comparticipação no preço de uma bateria nova.
    E quem diz na na Nissan, diz por exemplo na Tesla com avarias "meia duzia de km" depois do fim da garantia geral de 80kkm. Fora de garantia, paga.
    Por isso acho que esse argumento é descabido.

    Eu entendo que há formações, software, hardware, etc. Mas que há aproveitamento, há. Quer na frequência das revisões (há marcas a obrigar revisão a cada 15kkm (!!!)), quer e sobretudo no preço.
    Se houver necessidade de um trabalho específico de um VE aceito que tem de ter um custo diferenciado. Mas pagar 100€/h para trocar o filtro de habitáculo?

    edit: nos Tesla não há nenhuma manutenção obrigatória e tanto quanto julgo saber são veículos eléctricos. Há manutenções recomendadas e há instruções para DIY da marca para troca de filtros e afins. Não se invalida a garantia se não forem feitas.
    Sim, a MO é cara (130€/h já com IVA), mas o carro só tem de lá ir se tiver um problema. Têm um serviço de assistência móvel que nos vem a casa ver problemas e fazer pequenas reparações/modificações que não obriguem o carro a ir à oficina.
    • eu
    • 5 janeiro 2023

     # 454

    Colocado por: SirruperAmanhã se precisar de um favor da oficina ou tiver uma avaria 1 mes depois de acabar a garantia, essa malta, que tem uma "boa" impressao da sua pessoa, só nao o vai lixar se nao puderem


    Isso do "lixar se não puderem" por vezes aplica-se a todos os clientes, não apenas aos que "refilam".

    Se calhar até abusam mais dos "otários" que vão sempre na conversa.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, pcspinheiro, Vítor Magalhães
  14.  # 455

    Colocado por: Paramonte
    Ok dou-lhe razão
    "How many moving parts does a Tesla motor have?
    For example, Tesla's electric motors only have two moving parts and use single-speed “transmissions” with no gears. The company says its drivetrain has about 20 moving parts compared with 200 in conventional drivetrains."


    Além disso um carro não é só motor. E muita da despeza em peças e revisões nem diz respeito ao motor.
    Depois ainda se tem de ver o preço dessas ditas peças, se dão para trocar e como se sabe que trocaram.
  15.  # 456

    Tirando o oleo do motor e correias (que não é em todos os carros e na maioria as correias duram 200.000km), qual a grande diferença entre as revisões de um carro electrico e a um a combustão?
  16.  # 457

    Colocado por: DuarteMqual a grande diferença entre as revisões de um carro electrico e a um a combustão?

    Filtros de óleo e combustível, assim de repente. O resto (muito menor gasto de pastilhas por exemplo) são consumíveis, não tanto "revisão".

    A questão fundamental é que o VE não vai lá fazer NADA. O que obriga o carro a combustão a ir lá é exactamente a necessidade de trocar óleo e filtros, que se degradam e têm forçosamente de ser substituídos. Isso não existe no VE.

    A Kia/Hyundai, além de obrigar às tais revisões a cada 15kkm, agora tem no plano de revisões a troca do fluido de refrigeração da bateria a cada 60kkm. Ridículo, se considerarmos que existem Teslas de 2013/2014 que nunca trocaram - não é obrigatório - e a marca não faz a garantia da bateria depender disso. Ah e porque custa 600€ ou lá o que era.

    Como é óbvio, não se pretende "acabar com as oficinas". Mais uma vez os donos de Tesla têm vários problemas por só existirem 2 - em breve 3 - centros de assistência da marca. Ainda que tenham o tal serviço móvel, se for mesmo preciso ir à oficina é uma logística complicada.
    Mas estes preços absurdos, na minha opinião, têm exactamente esse efeito. Eu ver orçamentos de 100€/h para trocar o filtro do habitáculo só me apetece nunca lá pôr o "rabo".
  17.  # 458

    Filtro do óleo faz parte da mudança do oleo, e custa uns 5 ou 10 euros. Quem paga mais de 100/120 euros (com oleo bom) por uma muda é porque quer.
    O filtro de combustivel é um pouco mais caro mas dura muito, não é por aí.

    Isso do gasto das bastilhas é mais para a treta, depende muito do tipo da condução e do peso.


    A vantagem dos VE no meu ver é nas avarias, não nas revisões. Têm a desvantagem na possivel necessidade de troca das baterias no futuro, que invalida drásticamente toda a poupança.
    • eu
    • 5 janeiro 2023

     # 459

    O custo de manutenção é relevante, mas o maior custo de ter um automóvel é de longe...

    ...a desvalorização.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, jdmosorio
  18.  # 460

    Colocado por: euO custo de manutenção é relevante, mas o maior custo de ter um automóvel é de longe...

    ...a desvalorização.


    Comprar charutos velhos, é o melhor remédio para isso e na maioria dos casos cumprem perfeitamente.
    Concordam com este comentário: pcspinheiro
 
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