Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: BorgasCandidaturas para apoio à compra de carros elétricos abrem na próxima semana

O artigo sugere que poderá avançar na forma EV + Abate, como o ACP propos.

O ACP tinha proposto 6K para o EV +4k cumulativos se for abatido também um veiculo em fim de vida, com um apoio de potencialmente 10K.

E que o valor do abate também fosse aplicável na compra da um ICE de baixas emissoes novo, ai só com um dos apoios, claro.
  2. Colocado por: BorgasCandidaturas para apoio à compra de carros elétricos abrem na próxima semana

Ministra da Energia revelou no Parlamento que serão abertas na próxima semana as candidaturas aos incentivos à compra de carros elétricos. A dotação da medida foi revista em alta para 13,5 milhões de euros.

As candidaturas aos apoios para a compra de veículos elétricos vão abrir na próxima semana, revelou a ministra do Ambiente no Parlamento. Este ano haverá mais "cheques" disponíveis já que no ano passado não houve pedidos suficientes para esgotar a verba disponibilizada.

Falando sobre a mobilidade individual sustentável, Maria da Graça Carvalho salientou o "o incentivo à aquisição de veículos de baixas emissões, cujas candidaturas de 2025 irão abrir na próxima semana".

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/candidaturas-para-apoio-a-compra-de-carros-eletricos-abrem-na-proxima-semana
    Estas pessoas agradeceram este comentário:hangas

Vamos ver o que aí vem... Se também derem apoios para eléctricos sem abate de antigos num bolo de orçamento comum, vão esgotar o orçamento em 3 segundos, deixando de fora quem, com eu, está a dar os passos no sentido do abate, mas que ainda demoram...

Por outro lado, eu ficaria extremamente aborrecido se desse o meu Opel para abate e não recebesse o apoio por isso. O carro ainda vale uns 1000€ no mercado de usados, que é 1000€ mais do que o entregar para abate em troca de um papel inútil...
  3. Colocado por: hangas

O que queria dizer é que se tiver um email, e depois por qualquer motivo se tentarem demarcar, tem sempre essa evidencia.
    Mas pelo que vejo no grupo TCP no FB, acho que não costuma haver problema.
    Até porque muitas vezes os carros de inventário ainda estão em transporte e por vezes há atrasos e costumam ser flexíveis com essas datas. Julgo que será so mesmo para evitar os abusos de empurrar a entrega com a barriga para conseguir um modelo mais recente ou assim.

Pois, percebo. Mas no nosso caso o potencial atraso será sempre do lado deles. E, por outro lado, só fui informado da data esperada de entrega DEPOIS de efectuar o pagamento da taxa de encomenda.
    Coincidentemente, fui agora contactado pela Tesla Porto, onde entregarão o veículo, e quando questionei a sra. acerca disso não me soube dar uma resposta directa! Expliquei-lhe que estou disposto a pagar o veículo até antes do final do mês mas que a entrega só depende DELES! Também já fiz o pedido de esclarecimento ao email que me enviou, para ter registada a resposta. Na pior das hipóteses, imagino que posso cancelar tudo no prazo dos 14 dias para contratos à distância... Pelo preço total simplesmente não quero o carro, como lhe fiz saber.
  4. Colocado por: luismnViva!

Mais alguem tem candidatura ao apoio ao abate de 2024 ainda por analisar?

Alguem sabe se há alguma forma de os contactar? Já tentei por email mas não respondem e o numero de telefone também não funciona.

Obrigado
  5. Submeti a minha candidatura em dezembro e ainda não recebi nada.
    Não percebo com podem abrir as candidaturas para 2025, se ainda não despacharam as de 2024.
  6. Eu por outro lado fiquei surpreendido com eficiência. Submeti a candidatura e 10 dias depois já tinha o dinheiro na conta.

Não tivesse perdido 4 dias com mails a pedir mais elementos, como comprovativo de pagamento e não apenas a fatura, tudo num PDF etc, teria sido mais rápido ainda.
  7. Vocês que beneficiaram (ou concorreram) já do incentivo ao abate podem por favor fazer um breve passo a passo? Não que não haja o risco de alterarem as regras, mas acho que ajudaria imenso quem vai tentar este ano.

A mim o que mais me faz comichão é a possibilidade de abater um veículo que está melhor do que muitos na estrada para depois correr o risco de ficar sem o veículo e sem incentivo ao abate quando o poderia vender rapidamente a quem dele necessitar... Continuo a defender que os incentivos deviam ser adiantados com um prazo para depois efectuar o abate do outro, sob pena da devolução do incentivo. Nestes moldes actuais é um bocado estúpido por princípio, sobretudo quando a razão do abate é apenas para este fim. Mas isto sou eu...
    • neco
    • 5 março 2025
    Colocado por: pcspinheiroVocês que beneficiaram (ou concorreram) já do incentivo ao abate podem por favor fazer um breve passo a passo?

Muito básico.

Preencher a candidatura, enviar o que é pedido.

Se for tudo ok, rapidamente pagam.

Abati o carro depois de receber o novo.

Novo não pode superar os 38500. Abatido tinha que estar no meu nome e ser ligeiro de passageiros com mais de 10 anos. Ligeiro de mercadorias não servia. Correu tudo muito bem.
  8. Ah, antes que me esqueça, recebi resposta escrita da Tesla e é no mínimo evasiva... Quero acreditar que seja mais no sentido de evitar que os compradores adiem a entrega ad eternum e cumprirem com metas de vendas trimestrais, como mencionado, do que para tentar chular o comprador. Esta última opção não faria sentido já que, obviamente, as datas de entrega estão fora do controlo do comprador (a não ser que o atraso seja por demora deste em ir levantar). Por outro lado, como o comprador apenas é informado da data de entrega DEPOIS de se comprometer a comprar, seria desonesto ou até ilegal chegar ao final e espetar com a factura completa ou obrigar a abdicar da taxa de encomenda. Mas decidam por vocês mesmos:

"Lembramos que independentemente de qualquer campanhã existente, todas as viaturas têm obrigatoriamente de ser levantadas até ao final do trimestre.

Desta forma, se efetivamente não for possível a entrega da viatura até 31 de Março por motivos de transporte, a situação é analisada no sentido de não prejudicar o cliente."
  9. Colocado por: neco

Muito básico.

Preencher a candidatura, enviar o que é pedido.

Se for tudo ok, rapidamente pagam.

Abati o carro depois de receber o novo.

Novo não pode superar os 38500. Abatido tinha que estar no meu nome e ser ligeiro de passageiros com mais de 10 anos. Ligeiro de mercadorias não servia. Correu tudo muito bem.

Obrigado! Acerca do abate -porque nunca fiz isso- entrega-se o carro, (pagam alguns trocos pelo peso dele?) e saímos de lá logo com o certificado na mão? Para darem o certificado, o carro tem que lá chegar pelas próprias rodas? Ter inspecção em dia?
    Estou a perguntar para um amigo...
  10. Há uns meses, num local, ofereceram-me 0,10€ por kg, se levasse lá o carro. Noutro não davam nada, noutro disseram que se o carro chegasse lá pelos próprios meios davam sempre mais alguma coisa. É uma questão de ligar para vários e perguntar.
  11. Colocado por: pcspinheiroObrigado! Acerca do abate -porque nunca fiz isso- entrega-se o carro, (pagam alguns trocos pelo peso dele?) e saímos de lá logo com o certificado na mão? Para darem o certificado, o carro tem que lá chegar pelas próprias rodas? Ter inspecção em dia?
    Estou a perguntar para um amigo...

Para efeito de abate de veiculos em fim de vida, basta que o carro tenha os componentes principais e que tenha o certificado de matricula em nome que quem pede o abate e identificação do próprio. Tem que lá ir presencialmente entregar a documentação.

Na zona de Coimbra abati um E46 sinistrado na SVP auto. Foi onde me deram mais incluindo virem-no buscar a casa. Mas é uma questão de ligar para os centros da zona. O valor é um bocado a olho e varia muito de centro para centro.

Fui lá primeiro entregar a documentação, e agendou-se a recolha do carro. Passado 1 semana fui lá buscar o certificado e fizeram a transferência do valor para o IBAN indicado.

Não é preciso ter seguro, inspeção, basta ter o certificado de matricula original.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  12. Vou esperar pelo aviso e ver o que dizem quanto a regras relativas ao abate.
  13. Relato da minha mais recente viagem....
    Mais umas mini-férias.... em jeito de resumo, 3 dias, 1759km a uma média de 138Wh/km.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fpacardoso, Zé Meirinho
  14. Colocado por: mafgodRelatoda minha mais recente viagem....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fpacardoso
    muitos contratempos, muitas diligências para um "simples" carregamento. Para mim, não dá. Tenho u mSpring que faz 80 kms por dia, tem 200 kms de autonomia. Para viagens superiores à sua autonomia, uso o outro carro a diesel. Eu sou um dos que quer ter 1000km autonomia. Menos carregamentos implica menos stress. Com 1000 km autonomia bastaria ter carregado no hotel de destino em Granada. Saúdo quem tem paciência para isso, eu não tenho.
  15. Cerca de 1800km em 3 dias são 600km por dia. Isso não são bem férias, é mais o dia de um camionista... :)
    Concordam com este comentário: mafgod, eu, Zé Meirinho
    • mafgod
    • 6 março 2025 editado
    Colocado por: IronManSousamuitos contratempos, muitas diligências para um "simples" carregamento.
    Apenas e somente porque a minha conta era dos EUA, depois de resolvido, parar e carregar.
    Colocado por: IronManSousaCom 1000 km autonomia bastaria ter carregado no hotel de destino em Granada.
    Eu não consigo andar mais de 2h a 3h sem ter de parar, não só por mim, mas pelos acompanhantes. Ao fim de 200/300km uma vez ainda se faz... agora, 2 ou 3 troços de 300km já dói! O tempo chuvoso que apanhei também não ajudou em nada.
    E como temos de parar, nem que seja para um xixi ou café/lanche/almoço.... as paragens para carregar nem as notas.
  16. "Nem as notas.."

Depende, se estiver uma fila de carros para carregar são 2 ou 3 horas de espera..

Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!
  17. Quem tem elétricos que potencia contratada tem em casa?
    Sempre tive 3,45kVA e chega bem mas agora com o elétrico se quiser carregar durante o dia, corro o risco de andar sempre a disparar, no verão com os paineis nem é preciso aumentar a potencia, mas agora ainda é incerto.
  18. Colocado por: carlosj39Há um engenheiro espanhol que inventou e patenteou um sistema gerador que carrega as baterias com o vento gerado no para brisa com o movimento cinético dos carros, vamos ver se a industria vai pegar nisto, ou se alguma eléctrica lhe vai comprar a patente para a ..enterrar!

Banha da cobra.
    Concordam com este comentário: fpacardoso

5.8685 seg. NEW