Iniciar sessão ou registar-se
  1. 1MW... assim tá bem!
    Qualquer dia os defensores do ICE vão defender "o cheirinho do gasol" como o último argumento

https://abertoatedemadrugada.com/2025/03/byd-lanca-posto-de-carregamento-de-1mw.html
    • hangas
    • 18 março 2025 editado
    Colocado por: ricardoantunes1MW... assim tá bem!

1000V a 1000A! em DC! O isolamento dos cabos e as proteções activas vão passar a ter outra exigência... e já estamos a falar de cabos de >35mm2
  2. Colocado por: ricardoantunesQualquer dia os defensores do ICE vão defender "o cheirinho do gasol" como o último argumento
    Já há à anos fragrâncias com cheiro a gasolina :-)
  3. Colocado por: hangas

1000V a 1000A! em DC! O isolamento dos cabos e as proteções activas vão passar a ter outra exigência... e já estamos a falar de cabos de >35mm2

Os cabos até vão brilhar no escuro... :)
  4. Claro que depois a culpa dos chineses estarem a ganhar supremacia em tudo o que é mobilidade eléctrica é deles que fazem, e não dos construtores "legacy", que não fazem

Já não me lembro de ler uma notícia em que um construtor clássico inovou, para além de fazerem carros cada vez mais feios (debatível).
    Concordam com este comentário: mafgod, AiOGajo, jorgemlflorencio
  5. Colocado por: pcspinheiroClaro que depois a culpa dos chineses estarem a ganhar supremacia em tudo o que é mobilidade eléctrica é delesque fazem, e não dos construtores "legacy",que não fazem

Já não me lembro de ler uma notícia em que um construtor clássico inovou, para além de fazerem carros cada vez mais feios (debatível).
    Concordam com este comentário:mafgod

E depois ainda querem boicotar tudo o que os asiáticos e os americanos inventam quando algo corre mal ou menos bem.
    Quem inventa e produz é que ainda tem que ser castigado por aqueles que nada fazem (e quando fazem é cópia dos outros) e só reclamam.
    Enfim.
    • eu
    • 18 março 2025 editado
    Colocado por: hangas1000V a 1000A! em DC! O isolamento dos cabos e as proteções activas vão passar a ter outra exigência... e já estamos a falar de cabos de >35mm2

1000 A não é brincadeira nenhuma, os cabos até devem ter que ser refrigerados, não?

Eu admiro-me é como a bateria consegue absorver esta potência toda sem derreter.
    • hangas
    • 18 março 2025 editado
    Colocado por: eu1000 A não é brincadeira nenhuma, os cabos até devem ter que ser refrigerados, não?

Sim, só pode.

E acima enganei-me nas unidades no tamanho dos cabos.
    Os 35 e era diâmetro e não secção.

Em secção estamos a falar na ordem dos 250-400mm2 consoante sejam refrigerados ou não.

Já nos superchargers de 300kw os cabos são refrigerados a líquido justamente para se poder reduzir a secção e permitir que sejam manuseáveis.

Acho mais impressionante o BMS gerir essa energia toda.
    Quando vai a bateria a corrente sera dividida por milhares de células.
      IMG_0544.jpeg
    •  
      AiOGajo
    • 19 março 2025 editado
    Colocado por: eu

Em 18 anos, essa poupança dá para pagar o carro.

São precisos 18 anos porque todos sabemos que os carros a combustão equivalentes são de graça e o pessoal anda a pagar para comprar carro elétrico...

Enfim.

E por outro lado também não deixa de ser impressionante que ao fim de 18 anos um carro elétrico comprado novo consegue ser mais barato que um a combustão oferecido, e se isso não dá que pensar, não sei o que dará.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  6. Não sei até que ponto será muito legal e seguro, aquilo ali espetado no chão com um cabo está mesmo a pedir que alguém tropece e se aleije a sério....
    Além de que, a proteção contra a chuva da tomada não sei até que ponto é tão segura assim.
  7. Colocado por: mafgodaquilo ali espetado no chão com um cabo está mesmo a pedir que alguém tropece e se aleije a sério...

Por cá é pior. Cá estaciona-se no próprio passeio, coisa que lá é raro, e da direito a multa certa em minutos - é uma lotaria que sai sempre :)

Esta é a empresa que faz os equipamentos: https://trojan.energy/

Pelo que entendi esta num projecto piloto em 2 ou 3 councils ("juntas de freguesia/camaras")
    Concordam com este comentário: bluthunder82
  8. Eu confesso que gostava de ter uma tomada de carga na rua, num dos lugares de estacionamento em frente ao prédio. Facilitava IMENSO não ter que andar no mete e tira o carro, sobretudo o da esposa, que também sou eu que trato porque ela bateu com ele uma vez e é desculpa para a vida 😩
    Tecnicamente, seria bastante fácil puxar da garagem e passar por baixo do passeio, que é em pequenos blocos (pavê?) amarelos e vermelhos. Mas legalmente não sei se seria fácil...
    • eu
    • 19 março 2025
    Colocado por: AiOGajo
    E por outro lado também não deixa de ser impressionante que ao fim de 18 anos um carro elétrico comprado novo consegue ser mais barato que um a combustão oferecido, e se isso não dá que pensar, não sei o que dará.

Há gente que não sabe mesmo ler o que os outros escrevem.

Então não foi isso que eu escrevi? Ao fim de 18 anos, o carro está pago.

"Enfim" digo eu.
  9. Está pago como? Gastou dinheiro a comprar, gastou dinheiro na energia, nas manutenções, etc. Só se for trabalhar de Uber.
  10. Há os génios da lâmpada e depois os génios da finança. Tantos génios e tantos doutores e engenheiros pseudo- sabichões, e este irrelevante e periférico-bruxelo-dependente país, cada vez pior..
  11. Colocado por: rjmsilvaEstá pago como? Gastou dinheiro a comprar, gastou dinheiro na energia, nas manutenções, etc. Só se for trabalhar de Uber.

Está pago face ao que se gastaria num diesel fazendo os mesmos percursos.
    No meu caso, Dacia Spring, ao fim de 12 ou 13 anos, estará pago, ou seja, terei gasto o mesmo na compra do Spring + a electricidade que gastaria com o combustível do carro a diesel. Nãio desgastei tanto a caixa de velocidades do diesel no pára arranca em Lisboa e libertei-o só para as grandes viagens. Assim o diesel dura mais uns anos.
  12. A quem eventualmente interessar, contratei seguro na OK! com as coberturas todas para um valor de tabela de 39.990€ (franquia de 500€), quebra de vidros 2500€ (25€ de franquia) e a melhor assistência em viagem, por 477€. Foi de longe o mais barato.
    Concordam com este comentário: AiOGajo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, nocas1, fpacardoso, jorgemlflorencio
    •  
      AiOGajo
    • 20 março 2025 editado
    Colocado por: eu

Há gente que não sabe mesmo ler o que os outros escrevem.

Então não foi isso que eu escrevi? Ao fim de 18 anos, o carro está pago.

"Enfim" digo eu.

Se o problema é sempre dos outros, então se calhar convém começar a escrever de outra forma para que seja mais facilmente entendido.
    É que assim eu só queria saber onde se arranja desses veículos a combustão novos a custo €0 e que fazem os elétricos demorar 18 anos a se pagarem a eles próprios com o valor das poupanças em combustível...

Mas enfim diz você.
  13. Assumindo que o custo de aquisição de um ICE seja novo ou velho é zero.
    Ao fim de 370.000Km o custo do combustível perfaz 35000Eur, que já da para comprar um VE.
      Screenshot 2025-03-20 at 12.30.10.png

4.2784 seg. NEW