Colocado por: pcspinheiro
Olhe, lamento desiludir mas por acaso não... Quando chegou a altura (no dia 25, quando saiu o aviso), o abate do Opel gerou muito desconforto lá em casa por ter tanta história na família. Inclusive, a minha filha já tinha dito que eu a ia ensinar a conduzir nele e que não podia "deitá-lo fora"... Por isso, acabei mesmo por comprar um carro velho e abater esse. Mas, em minha defesa, era um carro que circulava e que, se não o comprasse eu, seria comprado por outra pessoa para andar com ele. COnsumia óleo e vertia fluídos... Por isso, o objectivo de tirar um velho e mais poluente de circulação foi cumprido: tirei um pior ainda.
Colocado por: Nostradamus
é um malabarismo financeiro para qualquer dos efeitos. E agora estender a ajuda até 55 mil € para carros de 7 lugares à evidente que a medida foi moldada aos interesses de alguém.
Um gajo tem dinheiro para um EV, mas compra primeiro um ferro velho a cair podre por 200€ para rentabilizar o investimento em 2000% com o abate a 4000€. Nem em criptomoedas se ganha 2000% do dia para a noite.
Estes neo-parasitas não precisavam de ajuda nenhuma. Precisavam era de 2 pingos de decência, visto que os apoios são limitados.
Para qualquer dos efeitos, este carro já nem circulava. Segundo dizem nem precisa ter IPO. Não se tirou nenhum carro poluidor da estrada. Removeu-se sim um carro parado/abandonado nem palheiro qualquer.
Portanto sim, há malabarismo financeiro que na verdade só beneficia quem tem mais capacidades financeiras e favorece este chico-espertismo tipicamente tuga.
Bom bom seria como se fez em certos países europeus, que qualquer carro Euro6 com menos de 125 g de CO2 podia ter um incentivo ao abate, sendo que podiam ser novos ou semi-novos; a gasolina, híbridos ou EV, com o apoio a ser tabelado em função da poluição emitida.
Esta taxa de poluição <125g exclui automaticamente os carrões, além de permitir a Ti Maria Palmita trocar o seu Renault Clio 1.9d dos anos 90, pelo Clio 0.9Tce semi-novo, a 10 mil paus.
Ajudava-se verdadeiramente quem precisava, e tirava-se os carros poluidores da estrada, sem estar a subsidiar directamente carros EV made in China (Teslas, Bydes, MGs etc).
(O caso do Paulo com o Opel é uma minoria que efectivamente abateu o seu carro antigo que por acaso ainda circulava e estava na sua pose à vários anos.)
Colocado por: carlosj39Só um aparte ; dizem que o pessoal não tem dinheiro, mas farto-me de ver teslas e outros quejandos nas estradas. Se calham muitos endividaram-se e andam agora a comer sandes para meter combustivel gasoso ou electrico no estomago do veiculo. Ou fazem é poucas contas á vida..
Eu tive um inquilino que tinha um Audi A5, mas para pagar a renda nem sempre o homem tinha dinehiro a horas..
Colocado por: Sirruper
Concordo com o Nostradamus.
A medida é simplesmente ridicula. O incentivo deveria colocar regras como a viatura estar em nome da pessoa pelo menos 12 meses. Deveria ter IPO e mais de 15 anos. Nao 10 anos.
Esta chicoespertice nao faz sentido nenhum.
No caso do pscpinheiro era para abater o seu carro velho, nao o carro velho de outra pessoa.
Enfim. A lei está mal feita e cada um tira partido dela como quiser.
Colocado por: bluthunder82Faz-me espécie as pessoas estarem a entregar carros com 10anos. O nosso de cá de casa tem 20anos e se não for obrigado , não o conto trocar tão cedo.
Mas um carro com 10anos está assim tão mau para ir para abate? E um carro com 10anos, não vale mais que 4k?
Colocado por: bluthunder82Faz-me espécie as pessoas estarem a entregar carros com 10anos.
Colocado por: ClioIIUm carro com 10 anos a valer menos de 4K é uma coisa estranha (a menos que tenha um defeito/avaria muito grave).
Colocado por: SirruperEnfim. A lei está mal feita e cada um tira partido dela como quiser.
Colocado por: ematosA única coisa é que efetivamente deveria ser obrigatorio estar a andar e ter mais de 15/20 anos
Colocado por: fpacardoso
Também acho o mesmo.
Vendi um Fiesta 1.4Tdci de 2002 por 2K, sem qualquer avaria, vai fazer a festa para outra família.
Acho que este "apoio" é um tapa olhos, dão 4K mas tens de comprar um carro elétrico novo!
Seja que carro for, não gastas menos de 17K (13K SE receberes o apoio).