Colocado por: pcspinheiroCusto comparativo simplificado do MEU actual VE vs um ICE em 15 anos, tendo em conta o custo do ICE que aqui foi mencionado: (todos precisam de pneus, pastilhas, discos, seguro, etc, mas um VE provavelmente troca de discos e pastilhas 2x em 15 anos; um ICE troca talvez 5x). Vamos assumir que ambos valem ZERO ao fim de 15 anos de propriedade e que nenhum tem avarias, ou que terão um custo semelhante em avarias e, portanto, ignora-se esse factor, pois também não é controlável.
VE: 32.950€ (preço que conto pagar pelo carro já com o incentivo; fingers crossed) + ~6.000€ (electricidade) = 38.950€
ICE de 10k: 10000€ (carro) + 37500€ (combustível) + 7500€ (manutenções + IUC) = 55.000€
Colocado por: brunoaNo meu caso entrou também na equação. O factor principal era uma redução do custo em combustíveis. Mas estou a adorar não usar qq combustível fóssil em casa ou em deslocações.
Colocado por: manelvcMas será que as pessoas podem comprar coisas porque querem?
Colocado por: justmeICE: 0.00€ (carro existente pago há muito tempo) + ~600€ por ano (combustível) para cerca de 9600 km
Colocado por: carlosj39Este argumento do preço do combustível está a fazer cada vez menos sentido e a tendência é essa, aliás neste momento quem carrega electrico em postos públicos já lhe fica ao preço do gasóleo.
E não se esqueçam que a EDP é chinesa e a tecnologia automóvel eléctrica, incluindo a fabricação de baterias, é em larga medida controlada pelos amarelos da ditadura do partido comunista chinês.
Portanto não é muito difícil neste contexto prever a tendência futura do preço da electricidade!
Colocado por: NostradamusA partir do momento que se faz um crédito é porque uma pessoa está a adquirir um produto acima das suas posses, porque ninguém faz créditos automóveis, existindo liquidez disponível.
Colocado por: justme
Estes valores que as pessoas apresentam para justificar compra de VE são tão sem sentido. É certo que cada caso é um caso, mas custa-me ver valores totalmente exagerados, para justificar algo. Eu também tenho um ICE e sei o que gasto com ele, que está muito longe de todo esse drama, ou então sou eu que tive muita sorte, ou soube muito bem escolher carros na hora da compra!
Eu não sou anti-VE, até porque tenciono comprar um daqui a 2 ou 3 anos.
O meu ICE a diesel já tem mais de 8 anos (matricula de agosto), com 170 mil km, no entanto está muito bem estimado, comprei novo, configurado de fábrica, tem um único registo.
Por norma costumo comprar carros novos e fico com eles em minha posse cerca de 10 anos, até hoje, os que tive deram zero problemas.
Despesa total em manutenções na BMW (não foi na oficina do curioso da esquina) de 30 em 30 mil km, nestes 170 mil km e 8 anos: 1240.46€ (os primeiros 100 mil km a manutenção estava a cargo da marca) a próxima manutenção será apenas aos ~187 mil km. Ronda os 350 a 450€ depende se leva todos os filtros ou não, de 60 em 60 mil troca filtros.
Despesa de IUC em 8 anos: ~1200€
Pneus troco de 100 mil em 100 mil km
Nestes 8 anos nunca troquei pastilhas e discos, continuam a ser os de origem, e ainda me dá estimativa para troca de pastilhas, de mais uns 30 mil km.
A bateria de origem durou 8 anos, levou uma nova há poucos meses.
Problemas zero, levou até hoje um sensor do circuito de gases de escape que custou 10€.
Tendo em conta as suas contas, então as minhas neste momento com o ICE são estas...
ICE: 0.00€ (carro existente pago há muito tempo) + ~600€ por ano (combustível) para cerca de 9600 km + ~350€ por ano (manutenção + IUC) = ~950€ por ano
Com tudo isto tenho a certeza que na hora de comprar um VE vou ser prejudicado, pois vou pagar mais caro por um carro "idêntico" e certamente com materiais de qualidade inferior, os materiais que tenho visto dos VE de preços até os 40 mil euros, faz doer até à alma. Com isto duvido que sejam carros que durem 10 anos com boa aparência nos materiais, como os que estou habituado.
As fotos que tenho visto na net é que em 1 ou 2 anos os materiais dos VE já estão gastos, ou a estalar, e a precisar de ser substituídos, o volante dos Teslas é crónico, entre outros problemas conhecidos.
Ainda agora no fim de Março fui de fim de semana à Serra da Estrela, fiz no total quase 700 km (ida e volta) com passagem por Loriga, Covilhã, etc, o único custo com o carro foi abastecer 60€ de combustível na reserva, subi 2x a Serra (sábado e domingo), cheguei a casa com 1/4 de depósito ainda.
Não estou a ver o grande drama que um ICE pode causar com custos destes, pelo menos no meu caso.
No entanto eu não posso generalizar pelo meu caso, assim como os outros também não o podem fazer.
Colocado por: ricardoantunesE 3.7L/100 se o usar nas descidas, desengatado.
Colocado por: Zé Meirinho
Compreendo o ponto de vista, mas gostava de partilhar uma perspectiva um pouco diferente, do ponto de vista da literacia financeira.
Nem sempre recorrer a crédito significa estar a adquirir algo “acima das posses”. Até pode ser uma decisão estratégica de gestão de liquidez. Há quem tenha capital disponível, mas opte por não o imobilizar num único activo, especialmente num carro que se desvaloriza com o tempo. Ao invés, preferem manter a liquidez para investir, para manter uma reserva de emergência, ou simplesmente porque o custo do financiamento é baixo o suficiente para compensar essa mesma flexibilidade.
Na prática, é uma questão de planeamento e objetivos — não necessariamente uma falta de recursos.
Claro que o crédito mal utilizado pode ser sinal de sobre-endividamento, mas não podemos generalizar...
Colocado por: NostradamusUm carro desengatado tem sempre o consumo do relantim do motor 700-800 rpm.Num carro a combustão :-)
Se é para poupar nas descidas tem mesmo de ter a caixa engrenada.
Colocado por: Vítor MagalhãesAgora créditos de 120 meses para compra automóvel... 😐Seja para um a combustão ou 100% elétrico.
Colocado por: manelvcMas será que as pessoas podem comprar coisas porque querem?
Colocado por: pcspinheiroQuando o carro custa zero e gasta 3.7L/100 (?) é fácil fazer contas dessas :-)))
Colocado por: ricardoantunesE 3.7L/100 se o usar nas descidas, desengatado.
Colocado por: ricardoantunesEu troco novamente para um ICE se este custar 0€ como indica nas suas contas.