Iniciar sessão ou registar-se
  1. Acho que o maior problema dos VE atualmente é na parte dos carregamentos… Ainda não é simples ou economico carregar fora de casa.
    Tenho visto nas redes sociais relatos de pessoas com faturas de 700 e 800 euros por um carregamento… para quem não pode carregar em casa é assustador.
  2. 700? Por um carregamento? Jamais ouvi tal coisa
  3. Colocado por: IronManSousa700? Por um carregamento? Jamais ouvi tal coisa
    Pois, não faço ideia, mas há quem se queixe de só saber quanto vai pagar depois quando recebe a fatura..: Nao sei explicar melhor
  4. Isso ou é engano ou propaganda. Que digam 70€ porque não sabem escolher o carregador e estiveram ad eternum a carregar, até acredito. 700€ é absurdo. Mas também é absurdo os postos não apresentarem claramente os preços de carregamento. Nem que fosse uma tabela estimativa para o cliente ter uma ideia do custo. E então no final do carregamento devia ser obrigatório apresentar o preço do serviço.

Cá carregamos 99% em casa, por vezes no Lidl porque tenho um carro na garagem a fazer revisões mais extensas e nem sempre dá jeito carregar porque não cabem dois carros e estorvar aos vizinhos...
  5. Não saber quanto se paga é sempre estranho, está muito mal feito ( ou bem feito, depende do ponto de vista de quem beneficia com isso), comprei o Spring já com a ideia de o carregar sempre no meu lugar de estacionamento na garagem comum e já sei que dá para voltas até 220, 230 kms. Coisas que se fazem durante um dia, por exemplo. Para viagens mais longas existe o carro a diesel. Carregar fora de casa para mim é impensável, nos anos mais próximos
  6. Colocado por: IronManSousa700? Por um carregamento? Jamais ouvi tal coisa

Só se for uma fatura mensal e mesmo assim acho muito.
  7. Mesmo a um preço absurdo de 1€/min.... 700€ seriam 700 minutos..mais de 11h e meia!
    Obviamente que se colocarem um carro que não tenha carga rápida num posto rápido e deixa-lo lá especado durante o dia ou a noite toda irão pagar uma pequna fortuna, mas aí, a "culpa" é do utilizador que escolheu mal o posto e o tempo para o deixar lá.

E de fato o nosso modelo favorece a que só saibamos o valor a pagar quando vier a fatura 1 ou 2 meses após!
    Felizmente há maneira de saber antes, como usar a rede do Continente Plug & Charge ou usar APPs tipo a MIIO e outras.
  8. É por estas e por outras que não acredito no modelo que a electrificação segue.

Algum dia faz sentido a preocupação com APPs, autonomia, postos certos para carregar, não saber qt paga, ter de “contar” o tempo que está a carregar, etc. …
    Que dependência!…

Digo de novo. É a minha opinião. Não preciso de argumentos, já os debatemos aqui pelo tópico.
    Preferia muito mais ver desenvolver os híbridos, aumentando a autonomia que o modelo 100% eléctrico.
  9. Factos:
    Foi onde calhou sem procurar alternativas nem economias
      Screenshot_2023-10-18-09-25-23-715_pt.edp.evcharge.jpg
  10. Colocado por: gil.alvesÉ por estas e por outras que não acredito no modelo que a electrificação segue.
    O modelo adoptado em Portugal para os postos públicos tem os seus defeitos e virtudes, mas não será por o modelo não ser bom que a eletrificação terá de parar.

Colocado por: gil.alvesAlgum dia faz sentido a preocupação com APPs, autonomia, postos certos para carregar, não saber qt paga, ter de “contar” o tempo que está a carregar, etc. …
    Que dependência!…
    É como os ICEs, para quem quer poupar no combustível também tem de usar cupons/APPs/sócios ACP e sei lá o mais o quê, para não dizer também estar atento ás notícias para ir a correr a abastecer o carro/jerricans/bidons antes de um aumento avultado.
    Para quem não se quer preocupar, leia-se o dinheiro não é problema, basta usar um cartão qualquer e siga... conta com débito direto e não tem chatices nenhumas.

Colocado por: gil.alvesDigo de novo. É a minha opinião. Não preciso de argumentos, já os debatemos aqui pelo tópico.
    A sua opinião é tão válida como a minha, cada um de nós temos as nossas convições, ideais e objetivos.
    Eu pretendo esclarecer a quem esteja interessado na mobilidade elétrica apontando as virtudes e também as suas falhas.

Colocado por: gil.alvesPreferia muito mais ver desenvolver os híbridos, aumentando a autonomia que o modelo 100% eléctrico.
    Um hibrido com uma boa autonoma a nível de preços anda quase a par do mesmo modelo a 100% elétrico. Qual o propósito nos dias de hoje de um hibrido com 100km ou quase de autonomia?
    Se tivesse havido um esforço nas marcas, como a Toyota fez com o Prius, já há muito que teríamos hibridos plug-ins como agora começam a aparecer e provavelmente os BVEs dificilmente se impunham.
    Agora, podendo andar por 1,5€/100km ou menos quem prefere um ICE ou hibrido? :-)
    Para mim, os hibridos phev e outros, já vem tarde.... com VEs a ter autonomias na casa dos 200km a preços competitivos e a haver postos em cada esquina (pronto, no litoral e AML) não há razão para ter ansiedade.
    Infelizmente o interior ainda não está bem apetrechado, mas vai tando.
    Vejam aqui os postos que existem...

E para mim, um hibrido reune o pior dos dois mundos.
    • mafgod
    • 18 outubro 2023 editado
    Colocado por: jorgealvesFactos:
    Foi onde calhou sem procurar alternativas nem economias
      Screenshot_2023-10-18-09-25-23-715_pt.edp.evcharge.jpg

Nada mau, saiu a 0,422€/kWh, um pouco mais que o dobro em casa em cheio....
    Se o VE for "normal", esses 65,53kWh permitem fazer uns 430km, portanto saiu a 6,43€/100km.
    A preços médios do diesel simples (1,782€/L), é o equivalente a 3,6L/100km.... poucos carros o conseguem.
  11. Colocado por: gil.alvesAlgum dia faz sentido a preocupação com APPs, autonomia, postos certos para carregar, não saber qt paga, ter de “contar” o tempo que está a carregar, etc. …
    Que dependência!…
    sem contar aue deixas o carro a carregar, se acontece algum imprevisto que nao podes vir tirar o carro a tempo quando la chegares tens uma conta jeitosa…
  12. Colocado por: mafgodA sua opinião é tão válida como a minha, cada um de nós temos as nossas convições, ideais e objetivos.

Opiniões e gostos são como cuecas. Cada um tem a sua. :)
    Respeito tudo o que diz apesar de não alinhar pela mesma batuta.
    genericamente vejo a mobilidade 100 eléctrica como coisa de "países ricos" ou melhor, países que "podem". Isto porque como diz e bem "Infelizmente o interior ainda não está bem apetrechado" que também é Portugal. E o resto do país... lamentavelmente não é uma Noru€ga.

Tenho pena de também como diz uma Toyota não ter apostado mais cedo.
    Quanto a um híbrido de 100kms vejo como o ideal. Dá para todas as voltas de cidade tranquilamente e dá para as viagens, fins de semana fora, viagens surpresa, etc. sem se preocupar com apps ou sítios para carregar.
    E não, não sou rico, mas não ando com cartões de desconto, nem apps e nem por sombras a correr para a bomba se o preço vai subir.
    Tenho carro porque preciso e sirvo-me dele. Não ando ao sabor do carro!

Abr. mafgod, bem haja.
  13. Colocado por: mafgodSe o VE for "normal",
    um mero Citroen eC4
    • mafgod
    Um VE com consumo normal, portanto :-)

É que se fosse um model S/X ou e-Tron, as contas seriam outras :-)
    • lmcaet
    Para pior ou para melhor?
    Fiquei com a ideia de o mafgod ter escrito mais atrás que os Teslas eram muito eficientes.
    Ou referia-se apenas ao modelo 3?
  14. O model 3 e o Y são muito eficientes.... já o S e o X nem por isso :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    •  
      NTORION
  15. Os 23k é o preço em Portugal?
  16. Duvido...

1.0386 seg. NEW