Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rjmsilvaOs 23k é o preço em Portugal?

Suponho que sim, não o referem, mas se n for a notícia não tem QQ sentido.

Um elétrico por menos de 20 000 euros?
    A estreia do Citroën vai fazer-se precisamente com esta versão com 320 quilómetros de autonomia, que terá um preço a começar nos 23 300 euros.

Porém, em 2025, a construtora gaulesa vai lançar uma versão do ë-C3 com apenas 200 quilómetros de autonomia, destinada a quem faz percursos curtos e tem facilidade de carregar regularmente, que terá um preço a começar nos 19 990 euros
  2. Se for 23.300 - 4000 do apoio a eléctricos (mas isso vai acabar, não?) - 3000 do abate de um charuto, isso sim era super interessante.
  3. Colocado por: gil.alvesAlgum dia faz sentido a preocupação com APPs, autonomia, postos certos para carregar, não saber qt paga, ter de “contar” o tempo que está a carregar, etc.

O novo regulamento europeu vem limitar um bocado isto. Todos os postos rápidos passam a ter carregamento obrigatório via cartão bancário e os "normais" têm de ter um QR code para pagamento ad-hoc sem contrato. Todos passam a ter de mostrar o preço final no próprio posto.

Preocupações com autonomia e se há ou não postos suficientes, faz parte. Lá chegará o tempo que os postos estão mais massificados. Os postos de combustível também não estão desde sempre "por todo o lado", e mesmo assim há locais muito mal servidos de postos de combustível.
    Os VE têm uma grande vantagem em relação aos restantes: podem carregar quando estão parados e estatísticamente os carros passam 90% do tempo parados. Vejo com alguma tristeza a aposta apenas em postos rápidos e ultra rápidos (e os utilizadores parecem também pedir mais e mais postos desses), na minha opinião fazem falta é tomadas lentas por todo o lado. Todo o lado, "todos" os lugares de estacionamento.
    Infelizmente parece que a grande maioria quer eternizar o modelo da bomba de combustível, quando se podia ter uma experiência tão diferente...

Mas sem dúvida, ainda não é toda a gente que pode ter um VE (e não estou a falar do preço de compra)
    Concordam com este comentário: argo, mafgod, gil.alves, RcrdPrnt
  4. É pá, um eléctrico que ficasse por 16.000€ com 320 km de autonomia já me dava bem, agora que tenho um "charuto" quase clássico para as viagens ocasionais mais longas (e para pagar IUC ao Costa). Mas tendo um outro charuto a GPL que pouca despesa dá e não vale nada, continua a custar justificar a despesa. Só mesmo se este tiver avaria irreparável. Ou melhor, só mesmo se ficar destruído por alguma calamidade, poque já tive que lhe reconstruir o motor e ficou-me mais barato que a revisão anual da Skoda na marca...
    •  
      NTORION
    • 18 outubro 2023 editado
    https://www.citroen.pt/models/new-e-c3.html

Até já se pode encomendar.
    Ainda não consegui ver a garantia associada
  5. Parece mesmo pequeno, tipo Dacia Spring, não?
  6. Colocado por: pcspinheiroParece mesmo pequeno, tipo Dacia Spring, não?

Deve ser, certamente. Mas para cidade ou viagens curtas chegará perfeitamente.
  7. 4015 comprimento, mais 28 cm q o Spring
    1813 largura
    Autonomia 320 km wltp, semelhante ao Spring
    27800€
  8. O que me deixa mais de pé atrás é a velocidade máxima, 135km, não pela velocidade em si, mas PQ o motor andará em grande esforço grande parte do tempo, e nesse caso o consumo tb m será o dos 13kwh... Pelo q a autonomia deve ficar bastante afetada.

Mas para quem faz essencialmente cidade e nacionais deve ser suficiente, ao pé do Zoe então deve ser óptimo
  9. Colocado por: pcspinheiroParece mesmo pequeno, tipo Dacia Spring, não?

Nadinha. Aquilo é um C3, a plataforma de um 208. Basicamente a mesma categoria que um VW Polo.

O Dacia Spring é tipo um Toyota Aygo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
  10. Contínuo a não conseguir perceber como é possível para privados, ficar-se "excitado" por pagar 28 000€(!!!) por uma caixa de fósforos de plástico e com material do mais barato e depois ainda ter limitações de autonomia, Apps e todas aquelas coisas... A sério... :)

VW GOLF 1.0TSI 29 000€
    Valor de venda ao fim de 20 anos? 5000€(?) e o e-C3? será que chega aos 20 anos?...
    quando o Golf avariar "qualquer" um está à vontade em mexer-lhe. e o e-C3??

Quando houver a "mesma" gama de um Golf, preço e autonomia em versão eléctrica, aí sim compro um eléctrico, se o estado não me permitir ter outra alternativa.
  11. Ao usar um elétrico de 20 mil € poupo 1500€ por ano em combustivel, face ao diesel. Se serve para cada um, só cada um o saberá.
    Concordam com este comentário: gil.alves, jorgemlflorencio
  12. Colocado por: IronManSousapoupo 1500€ por ano em combustivel
    Entre outras poupanças sim. Concordo.
    No entanto pela diferença de preço C3 electrico VS gasolina são 12 000€(!) (28 000€VS16000€), o que daria para uns 10 anos, simplificando as poupanças. Claro há IUC, manutenção etc... mas são 12 000€ à cabeça. e 28 000€ por um citadino!...

De novo. Não contrario ninguém que possa e faça sentido. é só a minha opinião. ;)
    Concordam com este comentário: Belhinho
  13. Colocado por: gil.alvesEntre outras poupanças sim. Concordo.
    No entanto pela diferença de preço C3 electrico VS gasolina são 12 000€(!) (28 000€VS16000€), o que daria para uns 10 anos, simplificando as poupanças. Claro há IUC, manutenção etc... mas são 12 000€ à cabeça. e 28 000€ por um citadino!...

De novo. Não contrario ninguém que possa e faça sentido. é só a minha opinião. ;)

28.000€ se precisar da versão mais cara. Começa nos 23.000. Nem toda a gente precisa de mais de 200KM por dia.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  14. não inclui o iuc porque não pago iuc mas pago o seguro mais caro, face ao chevrolet matiz q tinha, fica ela por ela.
    É verdade q tenho a limitação da autonomia, que não me afecta pq tenho 2o carro a diesel.
    Há a comodidade para ir 3X por semana a Lx, que num eletrico é muito maior q num carro com mudanças, ainda q automáticas. O pára arranca é muito, muito mais sereno num elétrico.
    Carrego em casa, portanto é cómodo. Não tenho app nem cartões nem penso vir a ter. Essas comodidades para mim também valem dinheiro.
    Essas foram as razões que me levaram a trocar por um elétrico. E quando tiver paineis para carregar melhor será, mas será daqui a uns 2 anos.
  15. Os preços terão tendência a aproximar-se, mas claro que os modelos mais económicos serão os últimos a atingir essa paridade.
    No segmento E+ já pouco sentido faz comprar um carro a combustão.
    No segmento D há vários casos de VEs que já fazem mais sentido que o equivalente a combustão na compra.
    No segmento C considerando as poupanças de quem pode carregar em casa o mais caro rapidamente se dilui a diferença de preço.
    Nos segmentos mais baixos ainda não, mas lá chegaremos. Se este carro é o equivalente a um Polo, seriam 23.000€ contra ~~21k€ do Polo em que a "unica" vantagem palpável do Polo é a autonomia. Já não é totalmente descabido pois não?

E depois há a parte não economicista da coisa: as pessoas podem escolher um carro qualquer, de que tipo for, só porque gostam e querem. Na combustão existem certamente carros da mesma gama muito mais caros que os restantes, e mesmo assim vendem-se (sim Mini, estou a falar de ti :-D)
    Concordam com este comentário: gil.alves
  16. eu aderi a um elétrico em primeiro lugar pelo negocio que apareceu e depois por questões fiscais, tinha ideia que viagens maiores seriam sempre a diesel.

1 ano depois fiz qualquer coisa como 20.000kms com bastantes viagens de lisboa/porto, lisboa/algarve a por ai adiante sempre em autoestrada e sem andar a pisar ovos, ao principio tive alguma dificuldade na adaptação á limitação da autonomia mas basta parar a meio uns 15 minutos (coisa que habitualmente já fazia), as poupanças são brutalmente maiores do que esperava pois carrego sempre em casa com carga lenta para tirar partido dos painéis fotovoltaicos, de tal maneira que ja mandei vir um furgão comercial médio elétrico apesar de seu enormíssimo preço (perto de 50.000€), mas pelas minhas contas deverá ficar pago em 3 anos só com a diferença de consumo pois anualmente faço qualquer coisa como 130.000kms.

ps: manutenção é quase zero, não leva adblue que é uma fortuna e uma condução relaxada, dificl é voltar ao diesel, não raras vezes tou a dar comigo a não travar para aproveitar a travagem regenerativa mas no diesel isso não existe....
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, gil.alves, Bruno.Alves, Zé Meirinho
    •  
      NTORION
    • 19 outubro 2023 editado
    Colocado por: ricardoantunes28.000€ se precisar da versão mais cara. Começa nos 23.000. Nem toda a gente precisa de mais de 200KM por dia.

N me aparece qualquer diferença de autonomia entra as 2 versões. São ambas de 320km. A diferença deverá estar no equipamento.

A versão YOU é a que torna os veículos elétricos acessíveis a todos, sem comprometer o design e conforto, com uma autonomia de 320 km (WLTP).
    Pelo que simulei só dá branco e aquele azul manhoso... é uma pena

Com a versão MAX, beneficie do MÁXimo conforto, características de estilo e conectividade, com um veículo totalmente equipado que pode personalizar de acordo com as suas preferências e gosto.
  17. Colocado por: jorgealvesja mandei vir um furgão comercial médio elétrico

Por curiosidade, qual foi a carroça?
  18. Pelo preço foi a Peugeot Expert Elétrico 136 cv (100 kW) - Bateria 75 kWh

0.8678 seg. NEW