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  1.  # 1

    Para mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
  2.  # 2

    Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho

    Concordo, comparando modelos semelhantes.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.
    Prefiro de longe uma bateria de 60kWh e uma autonomia na casa dos 500km do que uma bateria de 100kWh e ter a mesma autonomia e com o mesmo peso/volume.
    Concordam com este comentário:Zé Meirinho


    o meu Ioniq 28 com uma bateria de 60kWh... Fazia 600km no verão
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 4

    Colocado por: Zé MeirinhoConcordo, comparando modelos semelhantes.
    Sim e não :-)
    Tenho um model Y a ter consumos semelhantes ao Leaf40, e os carros são bem diferentes :-)
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho
    • eu
    • 16 abril 2024 editado

     # 5

    Colocado por: mafgodPara mim, mais importante que a capacidade da bateria e conseqentemente o eventual aumento de autonomia, é a eficiência do VE.
    E nesse campo, vejo poucas marcas a preocuparem-se a sério.


    Todas se preocupam, mas a eficiência já é tão elevada que estamos próximos dos limites físicos de eficiência.

    Por exemplo, a eficiência de alguns motores elétricos da Tesla é de 97% !!!!
  5.  # 6

    Colocado por: euPor exemplo, a eficiência de alguns motores elétricos da Tesla é de 97% !!!!
    Nem todos se preocupam... e a eficiência nã oestá apenas nos motores.... há o drive train, conversores, aerodinâmica....
  6.  # 7

    O aumento da capacidade das baterias para ter maior autonomia nos VEs faz-me lembrar o que se passava nos de combustão em aumentar as cilindradas e consumos para se ter mais potência. Felizmente que depois foram obrigados a ter de obter a mesma potência com menores consumos e menores cilindradas :-)
  7.  # 8

    Colocado por: mafgodo que se passava nos de combustão em aumentar as cilindradas e consumos para se ter mais potência


    Vamos la desmitificar essas ideias.

    Para aumentar a potência nos motores tradicionais é preciso aumentar a sua rotação. Era o que a Honda fazia nos anos 90 com os seus carros a fazerem 9000 rpm e a debitar quase 200cv em blocos aspirados.

    Actualmente é impensável continuar com esta abordagem porque maior RPM implica que os gases saem rapidamente da câmara de combustão devido aos tempos de abertura de válvulas, dando origem a uma queima mal feita, logo valores de HC mais elevados.

    Basta ver a potência debitada pelos V8 americanos e os Honda citadinos da altura.

    Colocado por: mafgodelizmente que depois foram obrigados a ter de obter a mesma potência com menores consumos e menores cilindradas


    Ninguém foi obrigado ao downsizing. Isso foi dos maiores embustes do mundo automovel cujo objectivo foi puramente reduzir custos na produção, mantendo na mesma os preços.

    A Mazda com os seus modelos aspirados 2.0 180cv consegue consumos e emissões semelhantes aos 1.0 turbo de 3 cilindros.

    A titulo pessoal, o meu 2.5 gasta tanto como o meu anterior 1.6.
 
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