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  1.  # 1

    Estou curioso para ver a desvalorização e qualidade do serviço pós-venda das marcas chinesas..concordo com as tarifas dado haver práticas de dumping na China e entre um VW e BYD electrico venha o VW. Temos que manter uma industria europeia forte.

    Também há que ter noção que quando uma VW tiver que fechar fabricas, as fabricas alemas não vao estar no topo da lista
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 2

    O aumento da taxa de importaçao é para combater a subsidiação dos produtores de EVs da China e não o dumping. Enquanto os europeus financiam (através de impostos!) a descarbonização, através por exemplo do incentivo à mobilidade eletrica (e.g isenção de ISV a veiculos eletricos e hibridos), a china financia a produção de EVs para inundar o mercado europeu (e assim fazer negócio), enquanto queima cada vez mais carvão para sustentar a produção dos próprios EVs -> o financiamento dos europeus à descarbonização está a financiar é a produção de EV, já que a produção de carbono apenas é deslocalizada e não reduzida. Como a Tesla produz os Model3 que venda na europa em Xangai, tambem é alvo das taxas, neste momento temporárias e enquanto decorre a investigação da CE.
  3.  # 3

    Colocado por: eu

    Mas também não se andam a gabar que os seus motores fazem 300,000 Kms sem problemas, pois não?

    O que eu critico é a gabarolice da Tesla sobre as baterias, sem uma garantia a condizer.


    Um DPF não custa 10,000 €a substituir, pois não?

    É por isso que a degradação das baterias (e respetivas garantias) são cruciais num BEV. 8 anos e 160,000 Kms parece-me pouco.

    Não me parece que seja gabarolice, simplesmente estão a partilhar os dados de degradação que os veículos têm em média..os outros OEMs também o sabem, sempre que vão lá pagar balúrdios para atestar o mija mija eles tiram esses dados..só não os partilham.
    Seria gabarolice se anunciassem os 300.000km como "garantidos", mas não os ter em garantia, mas não, eles "só" garatem os 160.000km, mas em média a degradação é x% aos 320.000km.
    E também não é segredo de estado nenhum que estas baterias modernas são MUITO mais resistentes que as primeiras dos EV's (mal era se assim não fosse).
    Para além de terem químicas melhores, são muito maiores e, como tal, menos cicladas que as dos Leafs 24 ou os iMiev e restantes clones.

    Fico sempre com a ideia que as pessoas não compreendem que a bateria não morre ao primeiro dia ou km após a garantia...é uma GARANTIA, não é um prazo de validade. Até podiam dar 3 anos de garantia e 100.000km, não é por isso que durava menos que agora.
    E está a assumir (não 100% erradamente, infelizmente) que se tiver algum problema numa célula terá de trocar toda a bateria, como se num ICE se o DPF estiver avariado também for trocar o motor (também pode acontecer :p).
    Para mim, "pior" que a garantia de "apenas" 160.000km e 8 anos, é o facto de terem baterias estruturais, cheias de espuma que não são reparáveis, isso sim, seria algo que me deixaria de pé atrás.

    Agora garantias? Vale o que vale. O meu Ioniq, importado de França, tinha 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, e garantia de bateria de 200.000km ou 8 anos. O mesmo carro cá tem 7 anos gerais e só 160.000km na bateria. Será diferente? Não, é só estratégia de marketing do OEM.

    Como disse anteriormente, deviam obrigar os OEMs a ter baterias repareveis (como os coreanos, franceses, etc) e ter no mercado celulas disponíveis durante, pelo menos, 10 anos.
    O meu sogro tem um iON de 2017, bateria a 90%, mas no dia que for preciso trocar alguma célula..boa sorte em arranjar as LEV50N...isso sim, não tem cabimento.
    Concordam com este comentário: mafgod, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    • eu
    • 1 julho 2024

     # 4

    Colocado por: SS1128Fico sempre com a ideia que as pessoas não compreendem que a bateria não morre ao primeiro dia ou km após a garantia...é uma GARANTIA, não é um prazo de validade.

    Porque é que fica com a ideia que "as pessoas" não sabem distinguir uma garantia de um prazo de validade? Eu não acho que "as pessoas" sejam assim tão idiotas.

    Colocado por: SS1128Agora garantias? Vale o que vale. O meu Ioniq, importado de França, tinha 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, e garantia de bateria de 200.000km ou 8 anos. O mesmo carro cá tem 7 anos gerais e só 160.000km na bateria. Será diferente? Não, é só estratégia de marketing do OEM.

    Num componente que pode custar mais de 10,000 € a substituir, é um bocado estranho dizer que uma garantia "vale o que vale".

    Na minha opinião, a garantia da degradação da bateria é um fator essencial num BEV.
  4.  # 5

    O H1 e o H350 deixaram de existir por algum motivo
  5.  # 6

  6.  # 7

    Passei pelo local momentos após a ignição. Ainda não estavam bombeiros nem polícia.
    Uma coisa estranha. Ou foi problema no reboque ou dá que pensar como carros parados começam a arder.
  7.  # 8

    Não relacionado, quanto acham que deve custar o transporte de um carro da Alemanha? Não tinha grandes planos de comprar em breve mas o meu velhinho Opel com quase 420.000 km está a acumular uma série de afazeres que começo a perguntar-me se vale o meu tempo e custo... faria eu quase tudo que é um hobby/distração, mas pronto... Andei a ver e encontram-se ioniq 38 com poucos KMS por menos de 17k.

    E em relação às garantias, há alguma nuance nos importados? Sei que a Hyundai dá condições diferentes em vários países...
    • eu
    • 2 julho 2024

     # 9

    Colocado por: pcspinheiroNão relacionado, quanto acham que deve custar o transporte de um carro da Alemanha?

    Pesquise na net, há empresas que tratam de tudo. Peça-lhes um orçamento.
  8.  # 10

    Colocado por: Dias12dá que pensar como carros parados começam a arder.
    É normal nos eléctricos. Basta ter carga na bateria.
  9.  # 11

    Colocado por: Dias12Ou foi problema no reboque


    Será que foi do pneu/ travões do atrelado do camião, é que foi mesmo no local da roda.
    Concordam com este comentário: psergio57
  10.  # 12

    Eu quando passei as labaredas estavam no parachoque traseiro do tesla de baixo. Mas tanto pode ter começado no carro como mais abaixo no reboque.
  11.  # 13

    Colocado por: SS1128
    Não me parece que seja gabarolice, simplesmente estão a partilhar os dados de degradação que os veículos têm em média..os outros OEMs também o sabem, sempre que vão lá pagar balúrdios para atestar o mija mija eles tiram esses dados..só não os partilham.
    Seria gabarolice se anunciassem os 300.000km como "garantidos", mas não os ter em garantia, mas não, eles "só" garatem os 160.000km, mas em média a degradação é x% aos 320.000km.
    E também não é segredo de estado nenhum que estas baterias modernas são MUITO mais resistentes que as primeiras dos EV's (mal era se assim não fosse).
    Para além de terem químicas melhores, são muito maiores e, como tal, menos cicladas que as dos Leafs 24 ou os iMiev e restantes clones.

    Fico sempre com a ideia que as pessoas não compreendem que a bateria não morre ao primeiro dia ou km após a garantia...é uma GARANTIA, não é um prazo de validade. Até podiam dar 3 anos de garantia e 100.000km, não é por isso que durava menos que agora.
    E está a assumir (não 100% erradamente, infelizmente) que se tiver algum problema numa célula terá de trocar toda a bateria, como se num ICE se o DPF estiver avariado também for trocar o motor (também pode acontecer :p).
    Para mim, "pior" que a garantia de "apenas" 160.000km e 8 anos, é o facto de terem baterias estruturais, cheias de espuma que não são reparáveis, isso sim, seria algo que me deixaria de pé atrás.

    Agora garantias? Vale o que vale. O meu Ioniq, importado de França, tinha 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, e garantia de bateria de 200.000km ou 8 anos. O mesmo carro cá tem 7 anos gerais e só 160.000km na bateria. Será diferente? Não, é só estratégia de marketing do OEM.

    Como disse anteriormente, deviam obrigar os OEMs a ter baterias repareveis (como os coreanos, franceses, etc) e ter no mercado celulas disponíveis durante, pelo menos, 10 anos.
    O meu sogro tem um iON de 2017, bateria a 90%, mas no dia que for preciso trocar alguma célula..boa sorte em arranjar as LEV50N...isso sim, não tem cabimento.
    Concordam com este comentário:mafgod,jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mafgod

    Ss1128 quais são os melhores modelos a seu ver já agora devido a possíveis arranjos de bateria
  12.  # 14

    Colocado por: Dias12Ou foi problema no reboque ou dá que pensar como carros parados começam a arder.

    Do que li foi um pneu do camião que se incendiou

    Colocado por: pcspinheiroquanto acham que deve custar o transporte de um carro da Alemanha?

    Depende da zona. Os meus primeiros 2 VE vieram de França e o custo de transporte foi bastante diferente porque um deles estava bastante longe das "rotas ótimas". Transportadoras tipo Rodocargo tendem a ser muito mais caras. Concordo que o ideal será falar com quem faz disso vida.
    Colocado por: pcspinheiroE em relação às garantias, há alguma nuance nos importados? Sei que a Hyundai dá condições diferentes em vários países...

    Não conheço diferenças, tive um ioniq 28kWh que foi exemplarmente assistido em Portugal (incluindo pequenas coisas em garantia) e veio de França com 7 meses. O meu Leaf anterior, idem. O Tesla veio da Bélgica mas idem.

    Colocado por: BelhinhoÉ normal nos eléctricos. Basta ter carga na bateria.

    Não diga asneiras, homem...
  13.  # 15

    o que a mim me preocupa em comprar um VE é o teu estimado de vida útil, em anos.
    facilmente um carro a combustão faz 15 anos por exemplo.
    nos VE para mim ainda é uma incógnita, até porque o carro ainda pode ter saúde mas tem que levar uma bateria nova, e o real custo de as substituir ainda não é certo...
  14.  # 16

    Colocado por: Bruno.AlvesNão diga asneiras, homem...
    Por alguma razão existem regras especiais para envio de baterias e equipamentos a baterias em transportes internacionais. Veja o exemplo marítimo: https://www.maersk.com/logistics-explained/transportation-and-freight/2024/04/04/shipping-batteries
  15.  # 17

    Colocado por: BelhinhoPor alguma razão existem regras especiais para envio de baterias e equipamentos a baterias em transportes internacionais. Veja o exemplo marítimo:https://www.maersk.com/logistics-explained/transportation-and-freight/2024/04/04/shipping-batteries


    Isso é verdade, mas ainda hoje "coloquei" 2 empilhadores elétricos num contentor com as respetivas baterias e o armador sabia deles e não pediu nada de extra para levar esse contentor.
    Acho que estas baterias são diferentes das dos EVs (chumbo ou lá o que são) mas o contentor não deverá ter tratamento especial.
  16.  # 18

    Colocado por: Dias12

    Isso é verdade, mas ainda hoje "coloquei" 2 empilhadores elétricos num contentor com as respetivas baterias e o armador sabia deles e não pediu nada de extra para levar esse contentor.
    Acho que estas baterias são diferentes das dos EVs (chumbo ou lá o que são) mas o contentor não deverá ter tratamento especial.


    Esse tipo de mercadoria é considerada mercadoria perigosa e obedece a regras especificas. Na ficha de segurança (obrigatória) tem um campo especifico onde refere as condições de transporte seja por via marítima, aérea ou terrestre. Se o transitário (armador é o dono da companhia marítima) não lhe pediu nada de extraordinário quanto a isso, ainda o pode fazer e na pior das hipóteses a mercadoria pode ter que ser retirada do contentor.
  17.  # 19

    Colocado por: manelvco que a mim me preocupa em comprar um VE é o teu estimado de vida útil, em anos.
    facilmente um carro a combustão faz 15 anos por exemplo.
    nos VE para mim ainda é uma incógnita, até porque o carro ainda pode ter saúde mas tem que levar uma bateria nova, e o real custo de as substituir ainda não é certo...

    Cá em casa a media está nos 16 qnos nas duas viaturas. Quero ver se chegam aos 20 anos. Os VE teimam em nao descer de preco e o abate está parado.
  18.  # 20

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Esse tipo de mercadoria é considerada mercadoria perigosa e obedece a regras especificas. Na ficha de segurança (obrigatória) tem um campo especifico onde refere as condições de transporte seja por via marítima, aérea ou terrestre. Se o transitário (armador é o dono da companhia marítima) não lhe pediu nada de extraordinário quanto a isso, ainda o pode fazer e na pior das hipóteses a mercadoria pode ter que ser retirada do contentor.


    O transitário pediu o que o agente do armador pediu. E todos sabem que mercadoria lá vai dentro.
 
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