Colocado por: eu
Mas também não se andam a gabar que os seus motores fazem 300,000 Kms sem problemas, pois não?
O que eu critico é a gabarolice da Tesla sobre as baterias, sem uma garantia a condizer.
Um DPF não custa 10,000 €a substituir, pois não?
É por isso que a degradação das baterias (e respetivas garantias) são cruciais num BEV. 8 anos e 160,000 Kms parece-me pouco.
Colocado por: SS1128Fico sempre com a ideia que as pessoas não compreendem que a bateria não morre ao primeiro dia ou km após a garantia...é uma GARANTIA, não é um prazo de validade.
Colocado por: SS1128Agora garantias? Vale o que vale. O meu Ioniq, importado de França, tinha 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, e garantia de bateria de 200.000km ou 8 anos. O mesmo carro cá tem 7 anos gerais e só 160.000km na bateria. Será diferente? Não, é só estratégia de marketing do OEM.
Colocado por: pcspinheiroNão relacionado, quanto acham que deve custar o transporte de um carro da Alemanha?
Colocado por: Dias12dá que pensar como carros parados começam a arder.É normal nos eléctricos. Basta ter carga na bateria.
Colocado por: Dias12Ou foi problema no reboque
Colocado por: SS1128
Não me parece que seja gabarolice, simplesmente estão a partilhar os dados de degradação que os veículos têm em média..os outros OEMs também o sabem, sempre que vão lá pagar balúrdios para atestar o mija mija eles tiram esses dados..só não os partilham.
Seria gabarolice se anunciassem os 300.000km como "garantidos", mas não os ter em garantia, mas não, eles "só" garatem os 160.000km, mas em média a degradação é x% aos 320.000km.
E também não é segredo de estado nenhum que estas baterias modernas são MUITO mais resistentes que as primeiras dos EV's (mal era se assim não fosse).
Para além de terem químicas melhores, são muito maiores e, como tal, menos cicladas que as dos Leafs 24 ou os iMiev e restantes clones.
Fico sempre com a ideia que as pessoas não compreendem que a bateria não morre ao primeiro dia ou km após a garantia...é uma GARANTIA, não é um prazo de validade. Até podiam dar 3 anos de garantia e 100.000km, não é por isso que durava menos que agora.
E está a assumir (não 100% erradamente, infelizmente) que se tiver algum problema numa célula terá de trocar toda a bateria, como se num ICE se o DPF estiver avariado também for trocar o motor (também pode acontecer :p).
Para mim, "pior" que a garantia de "apenas" 160.000km e 8 anos, é o facto de terem baterias estruturais, cheias de espuma que não são reparáveis, isso sim, seria algo que me deixaria de pé atrás.
Agora garantias? Vale o que vale. O meu Ioniq, importado de França, tinha 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, e garantia de bateria de 200.000km ou 8 anos. O mesmo carro cá tem 7 anos gerais e só 160.000km na bateria. Será diferente? Não, é só estratégia de marketing do OEM.
Como disse anteriormente, deviam obrigar os OEMs a ter baterias repareveis (como os coreanos, franceses, etc) e ter no mercado celulas disponíveis durante, pelo menos, 10 anos.
O meu sogro tem um iON de 2017, bateria a 90%, mas no dia que for preciso trocar alguma célula..boa sorte em arranjar as LEV50N...isso sim, não tem cabimento.
Colocado por: Dias12Ou foi problema no reboque ou dá que pensar como carros parados começam a arder.
Colocado por: pcspinheiroquanto acham que deve custar o transporte de um carro da Alemanha?
Colocado por: pcspinheiroE em relação às garantias, há alguma nuance nos importados? Sei que a Hyundai dá condições diferentes em vários países...
Colocado por: BelhinhoÉ normal nos eléctricos. Basta ter carga na bateria.
Colocado por: Bruno.AlvesNão diga asneiras, homem...Por alguma razão existem regras especiais para envio de baterias e equipamentos a baterias em transportes internacionais. Veja o exemplo marítimo: https://www.maersk.com/logistics-explained/transportation-and-freight/2024/04/04/shipping-batteries
Colocado por: BelhinhoPor alguma razão existem regras especiais para envio de baterias e equipamentos a baterias em transportes internacionais. Veja o exemplo marítimo:https://www.maersk.com/logistics-explained/transportation-and-freight/2024/04/04/shipping-batteries
Colocado por: Dias12
Isso é verdade, mas ainda hoje "coloquei" 2 empilhadores elétricos num contentor com as respetivas baterias e o armador sabia deles e não pediu nada de extra para levar esse contentor.
Acho que estas baterias são diferentes das dos EVs (chumbo ou lá o que são) mas o contentor não deverá ter tratamento especial.
Colocado por: manelvco que a mim me preocupa em comprar um VE é o teu estimado de vida útil, em anos.
facilmente um carro a combustão faz 15 anos por exemplo.
nos VE para mim ainda é uma incógnita, até porque o carro ainda pode ter saúde mas tem que levar uma bateria nova, e o real custo de as substituir ainda não é certo...
Colocado por: Vítor Magalhães
Esse tipo de mercadoria é considerada mercadoria perigosa e obedece a regras especificas. Na ficha de segurança (obrigatória) tem um campo especifico onde refere as condições de transporte seja por via marítima, aérea ou terrestre. Se o transitário (armador é o dono da companhia marítima) não lhe pediu nada de extraordinário quanto a isso, ainda o pode fazer e na pior das hipóteses a mercadoria pode ter que ser retirada do contentor.