Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como nos carros a combustão. Dependendo do seguro, há algumas "viagens" incluídas até ao posto de carregamento/combustível mais próximo.
  2.  # 2

Cada vez gosto mais do ChatGPT :-)

Perguntei-lhe, a nível financeiro, qual seria melhor, um carro a combustão de 5.000€ ou um 100% elétrico por 15.000€.
    Eis a resposta:

Quando se compara um carro a combustão de 5.000€ com um carro elétrico de 15.000€, o cenário financeiro muda consideravelmente, principalmente por causa do custo inicial drasticamente diferente. Vamos analisar os principais fatores da mesma maneira que fizemos anteriormente.

### 1. **Custo Inicial**
    - **Carro a Combustão**: 5.000€
    - **Carro Elétrico**: 15.000€

### 2. **Custos de Combustível/Eletricidade**
    - **Carro a Combustão**: Supondo que o carro consuma 7-9 litros/100 km e o combustível custe cerca de 1,70€ por litro, o custo de combustível será em torno de 12-15€ por 100 km.
    - **Carro Elétrico**: Com um consumo de 15-20 kWh/100 km e o custo de eletricidade em torno de 0,15-0,20€/kWh, o custo seria de cerca de 3-4€ por 100 km.

### 3. **Custos de Manutenção**
    - **Carro a Combustão**: Carros usados mais antigos (especialmente um carro de 5.000€) tendem a ter custos de manutenção mais elevados devido ao desgaste natural. É razoável esperar que a manutenção seja mais frequente e cara.
    - **Carro Elétrico**: O carro elétrico, mesmo sendo usado, geralmente tem custos de manutenção mais baixos, já que há menos peças móveis e sem a necessidade de trocas de óleo ou manutenção do sistema de escape.

### 4. **Incentivos e Benefícios Fiscais**
    - **Carro a Combustão**: Não há incentivos, e pode haver penalidades em termos de impostos se o carro for mais antigo e menos eficiente em termos de emissões.
    - **Carro Elétrico**: Pode haver incentivos fiscais e benefícios como isenção de certos impostos ou descontos em seguros.

### 5. **Depreciação**
    - **Carro a Combustão**: Um carro de 5.000€ já depreciou significativamente, então a depreciação futura será mais lenta. No entanto, a desvalorização pode acelerar se as regulamentações ambientais ficarem mais rígidas.
    - **Carro Elétrico**: A depreciação inicial de um carro elétrico de 15.000€ pode ser maior, mas a popularidade crescente dos elétricos pode ajudar a estabilizar seu valor.

### 6. **Custo Total de Propriedade (TCO)**
    - **Carro a Combustão**:
    - Custo inicial baixo, mas custos de operação mais altos, especialmente com combustível e manutenção.
    - **Carro Elétrico**:
    - Custo inicial mais alto, mas economias significativas em combustível e manutenção ao longo do tempo.

### 7. **Considerações de Uso**
    - **Distância Percorrida**: Se você percorre longas distâncias, o custo de operação mais baixo do elétrico começa a compensar o investimento inicial mais alto.
    - **Idade e Condição do Veículo**: Carros de combustão mais baratos tendem a ser mais antigos, com maior risco de problemas mecânicos. Isso pode aumentar os custos de manutenção inesperadamente.

### **Análise de Cenário**
    Considerando que você dirige 15.000 km por ano e mantém o carro por 5 anos:

- **Carro a Combustão**:
    - Combustível: ~1.800€/ano.
    - Manutenção: ~800€/ano (considerando maior desgaste em um carro mais antigo).
    - Custo Total em 5 anos: 5.000€ + 9.000€ (combustível) + 4.000€ (manutenção) = 18.000€

- **Carro Elétrico**:
    - Eletricidade: ~450€/ano.
    - Manutenção: ~200€/ano.
    - Custo Total em 5 anos: 15.000€ + 2.250€ (eletricidade) + 1.000€ (manutenção) = 18.250€

### **Conclusão**
    Neste cenário, o custo total de propriedade dos dois veículos ao longo de 5 anos é bastante semelhante, com o carro a combustão sendo ligeiramente mais barato inicialmente, mas compensado pelos menores custos operacionais do carro elétrico.

No entanto, o carro elétrico pode oferecer outros benefícios além do custo, como menor impacto ambiental, potencialmente maior confiabilidade devido a menos componentes mecânicos e possível maior valor de revenda, dado o interesse crescente em veículos elétricos. Se você valoriza esses aspectos e pode investir mais inicialmente, o carro elétrico pode ser a melhor escolha a longo prazo.

Os valores usados pelo ChatGPT podem não ser os mais corretos, mas não andarão longe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
    • Dias12
    • 20 agosto 2024 editado

# 3

Colocado por: JosebaUm Tesla acabou de deflagrar um incêndio no parque de estacionamento na zona do Prior Velho, Lisboa....

Hoje um ICE estava a arder na A33. Só que como isso é tão regular que não há noticia disso.
    Enfim, parece uma caça às bruxas.
  3.  # 4

Colocado por: Dias12Hoje um ICE estava a arder na A33. Só que como isso é regular não há noticia disso.

Como quase todos os dias nos últimos tempos …
  4.  # 5

🤔
      Sans titre 1.jpg
  5.  # 6

Aqui vai
  6.  # 7

.
      Screenshot_2024-08-21-08-34-13-863_com.android.chrome2.jpg
      Screenshot_2024-08-21-08-34-18-055_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2024-08-21-08-34-23-472_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2024-08-21-08-34-28-372_com.android.chrome.jpg
  7.  # 8

Colocado por: Dias12

Hoje um ICE estava a arder na A33. Só que como isso é tão regular que não há noticia disso.
    Enfim, parece uma caça às bruxas.

É extremamente dificeis de apagar baterias a arder. Esse é que é o problema e não a probabilidade de começarem a arder.
  8.  # 9

Colocado por: mafgodCada vez gosto mais do ChatGPT :-)

Perguntei-lhe, a nível financeiro, qual seria melhor, um carro a combustão de 5.000€ ou um 100% elétrico por 15.000€.
    Eis a resposta:

Os valores usados pelo ChatGPT podem não ser os mais corretos, mas não andarão longe...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:bluthunder82

Há ainda a somar o IUC a pagar todos os anos...
  9.  # 10

Colocado por: ARAS79

Podes ter a certeza que assim que o parque automóvel for maioritariamente eletrico, vão estes passar a pagar também IUC...
    O Estado não dorme em serviço quando o tema é receitas!
  10.  # 11

O ChatGPT, só esqueceu que as baterias do VE, provavelmente não vão durar 14 anos.
  11.  # 12

Colocado por: VarejoteO ChatGPT, só esqueceu que as baterias do VE, provavelmente não vão durar 14 anos.

Podem durar, mas perder a eficiência.

Colocado por: ARAS79

Mais ano menos ano os VE vão pagar IUC ou algo equivalente
  12.  # 13

Porque pensa isso? O meu é de 2016 e a bateria está quase a 100% de SoH.

Colocado por: VarejoteO ChatGPT, só esqueceu que as baterias do VE, provavelmente não vão durar 14 anos.
  13.  # 14

Colocado por: ricardoantunesPorque pensa isso? O meu é de 2016 e a bateria está quase a 100% de SoH.

Quantos km tem?
  14.  # 15

cerca de 130.000

Colocado por: Varejote

Quantos km tem?
  15.  # 16

Conheço alguns com VE, que andam pouco com eles, quase carro de fim de semana, para trabalhar andam a combustão.

Outros têm híbridos, já andaram com VE, dizem que tão depressa não compram VE, por causa do uso diário.
  16.  # 17

Concerteza que terão as razões deles (válidas ou não).
    Eu pelo contrario, ando de VE desde 2019 e cada vez conheço mais pessoas que mudaram e não voltaram atrás.

Colocado por: VarejoteConheço alguns com VE, que andam pouco com eles, quase carro de fim de semana, para trabalhar andam a combustão.

Outros têm híbridos, já andaram com VE, dizem que tão depressa não compram VE, por causa do uso diário.
  17.  # 18

Colocado por: ricardoantunesConcerteza que terão as razões deles (válidas ou não).
    Eu pelo contrario, ando de VE desde 2019 e cada vez conheço mais pessoas que mudaram e não voltaram atrás.

Também conheço um que tem um Tesla Model 3 como Uber, creio que para já está satisfeito.
    • justme
    • 21 agosto 2024 editado

# 19

Colocado por: mafgodCada vez gosto mais do ChatGPT :-)

Eis a resposta:
    ...

Os valores além de não serem os mais corretos, estão ridiculamente altos para o caso do ice. Mas como a narrativa é a de promover os VE a todo o custo, isto não me espanta.

Eu nem sou anti-elétrico, estou mesmo a ponderar comprar um VE como próximo carro, mas temos de ser sérios nas comparações para não tornar o assunto demasiado ridículo e numa guerra de fan boys sem sentido...

No meu actual carro a diesel gasto cerca de 6€ por cada 100km, já exagerando um pouco no consumo.
    De manutenção gasto entre 300 a 400 euros a cada 2 anos na marca. Se não for à marca o valor baixa significativamente. Até aos 100k km não paguei manutenções, estavam a cargo da marca.
    De IUC pago cerca de 150€ ano, não se iludem mas os VE em breve também vão começar a pagar IUC ou algo parecido.
    O carro tem 8 anos, 160k km e está como novo, nunca me deu 1 único problema, comprei-o novo com zero km.

Agora é só dizer para o ChatGPT refazer todos os cálculos com estes valores, para vermos qual o resultado.

E não me venham com a conversa da treta de que pagam apenas 0.15€ por kWh, porque se contabilizarem impostos, taxas e TAR o valor final é bem mais do que isso. Além de que se vê muita gente com VE's a publicar na internet pagamentos nos postos de carregamento com valores exagerados, pode até ser só uma vez por outra, mas a verdade é que quando o fazem estão mesmo sujeitos a esses preços.
    Tenho um colega de trabalho que tem um Ioniq e após 2 anos teve de trocar a bateria de 12v, enquanto a bateria de 12v do meu ice ainda é a de origem com 8 anos. Enfim, e ele nem garagem tem, carrega maior parte das vezes em postos de carregamento públicos, será que tem assim tanta poupança que justifique a mobilidade elétrica e o preço exagerado do carro? Ele pagou cerca de 50k euros pelo carro.

Gostaria que este tipo de assuntos fosse mais sério e honesto sem exageros de parte a parte, para que se pudesse realmente fazer comparações reais e justas. Há muita gente que vai ter de trocar de carro daqui a uns anos e procura alguma informação séria e credível para tomar uma decisão o mais ponderada possível.
  18.  # 20

Pede sem exageros e diz que gasta 6€ por 100km já exagerando??? 6/1.5 = 4 Litros/100? de média?

Tambem já tive de trocar a bateria do ioniq de 12v, custou 60€.

Pago 0.15€ por kWh + IVA

Carregar na rua é um roubo, fica quase ao preço dos ICE.

Colocado por: justme
    Os valores além de não serem os mais corretos, estão ridiculamente altos para o caso do ice. Mas como a narrativa é a de promover os VE a todo o custo, isto não me espanta.

Eu nem sou anti-elétrico, estou mesmo a ponderar comprar um VE no próximo carro, mas temos de ser sérios nas comparações para não tornar o assunto demasiado ridículo e numa guerra de fan boys sem sentido...

No meu actual carro a diesel gasto cerca de 6€ por cada 100km, já exagerando um pouco no consumo.
    De manutenção gasto entre 300 a 400 euros a cada 2 anos na marca. Se não for à marca o valor baixa significativamente. Até aos 100k km não paguei manutenções, estavam a cargo da marca.
    De IUC pago cerca de 150€ ano, não se iludem mas os VE em breve também vão começar a pagar IUC ou algo parecido.
    O carro tem 8 anos, 160k km e está como novo, nunca me deu 1 único problema, comprei-o novo com zero km.

Agora é só dizer para o ChatGPT refazer todos os cálculos com estes valores, para vermos qual o resultado.

E não me venham com a conversa da treta de que pagam apenas 0.15€ por kWh, porque se contabilizarem impostos, taxas e TAR o valor final é bem mais do que isso. Além de que se vê muita gente com VE's a publicar na internet pagamentos nos postos de carregamento com valores exagerados, pode até ser só uma vez por outra, mas a verdade é que quando o fazem estão mesmo sujeitos a esses preços.
    Tenho um colega de trabalho que tem um Ioniq e após 2 anos teve de trocar a bateria de 12v, enquanto a bateria de 12v do meu ice ainda é a de origem com 8 anos. Enfim, e ele nem garagem tem, carrega maior parte das vezes em postos de carregamento públicos, será que tem assim tanta poupança que justifique a mobilidade elétrica e o preço exagerado do carro? Ele pagou cerca de 50k euros pelo carro.

Gostaria que este tipo de assuntos fosse mais sério e honesto sem exageros de parte a parte, para que se pudesse realmente fazer comparações reais e justas. Há muita gente que vai ter de trocar de carro daqui a uns anos e procura alguma informação séria e credível para tomar uma decisão o mais ponderada possível.

1.9422 seg. NEW