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    • dom123
    • 4 setembro 2024 editado

     # 1

    Colocado por: callinasIsto mete medo ao susto.
    1 euro o kWh?
      Screenshot_2024-09-03-23-30-25-232_com.muvext.miio.jpg

    Que posto é esse?

    No Lidl
      Screenshot_20240903_234441.jpg
  1.  # 2

    Posto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...
    Concordam com este comentário: mafgod
  2.  # 3

    Colocado por: Bruno.AlvesPosto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...

    Temos que escolher bem os postos antes de carregar
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 4

    Colocado por: Bruno.AlvesPosto Galp e CEME Miio, é catástrofe certa...
    Concordam com este comentário:mafgod

    Mas podiam tornar isto mais transparente. Quando se vai a uma bomba de combustível, já se sabe de antemão quanto se vai pagar por cada litro de combustível com impostos incluídos. E em alguns países esse valor até oscila várias vezes ao longo do dia.

    Por cá, é o que temos. Na app da Miio publicitam um valor por kWh mas depois falta os €xtras.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4.  # 5

    Sem dúvida. Este método obscuro de preços beneficia os players mas prejudica grandemente os utilizadores.
    Os postos caríssimos, com potências anunciadas para 800V (ou até mais) mas na realidade a entregar uma fração dessa potência em >90% do parque de VE, cobrados por minuto, servem só para que o utilizador não se aperceba do assalto que está a ser levado a cabo...
    Desde abril que o AFIR obriga a que todos os novos postos rápidos tenham preço final por kWh e pagamento por CC. Há "algum motivo" para que os principais players como Galp e EDP se estejam a borrifar para o regulamento europeu: ou afixam preços de >0,8€/kWh e as pessoas apercebem-se (e provavelmente procuram outras alternativas) ou ganham vergonha e têm de baixar os preços absurdos. Assim, no obscurantismo, estão melhor :-(
    • hangas
    • 4 setembro 2024 editado

     # 6

    Colocado por: Bruno.AlvesDesde abril que o AFIR obriga a que todos os novos postos rápidos tenham preço final por kWh e pagamento por CC. Há "algum motivo" para que os principais players como Galp e EDP se estejam a borrifar para o regulamento europeu:


    O problema é que os CEMEs tal com a Galp, EDPs, e todos os outros não tem controlo total do processo. A Mobi.E é o principal entrave à simplicidade do sistema.

    Mas à boa moda portugues, tinha que haver uma empresa publica no meio a complicar gerir. Que é para no futuro se poder regular taxar mais eficientemente.

    Esta foi a apresentação do AFIR aos operadores: https://www.youtube.com/watch?v=rkOSAkSPrFU

    Basicamente foi: Deixamos para a ultima esta obrigação, temos menos de 1 mês, por isso o melhor é usarem este parceiro que nos já escolhemos, porque ja nao vao ter tempo.
    E claro houve umas perguntas muito incomodas no fim, mas a mobi.e chuta sempre para canto.

    A solução da Mobi.e para o AFIR foi uma integração feita à pressa, em que o posto (OPC) escolhe um CEME default, que quase nunca é o mais barato nesse posto.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho
  5.  # 7

    Colocado por: Bruno.AlvesOs postos caríssimos, com potências anunciadas para 800V (ou até mais) mas na realidade a entregar uma fração dessa potência em >90% do parque de VE

    Mais essa, bem recordado!

    Colocado por: hangasEsta foi a apresentação do AFIR aos operadores:https://www.youtube.com/watch?v=rkOSAkSPrFU

    Boa partilha. A CEPSA mandou a tacada e ficaram a olhar uns para os outros. Não entendo isto. Os CEME investem uns milhares em projectos de desenvolvimento de soluções que cumpram o AFIR (Alternative Fuels Infrastructure Regulation) mas esbarram na burocracia das certificações?
    Pelo que entendi nem era tanto pelo tempo de desenvolvimento porque há alternativas à SIBS como parceiro de pagamentos e haviam CEME já em testes ou entendi mal?
  6.  # 8

    Colocado por: Zé MeirinhoPelo que entendi nem era tanto pelo tempo de desenvolvimento porque há alternativas à SIBS como parceiro de pagamentos e haviam CEME já em testes ou entendi mal?


    A integração com a SIBS era mais com o OPC e podiam recorrer a outros parceiros. Mas julgo que faltavam alguns detalhes técnicos da solução, nomeadamente APIs para Mobi.e, pois esta é que fala com os CEMEs.

    Mas também entendi isso, uns OPCs avançaram por eles próprios as cegas, outros ficaram até ao ultimo momento à espera de clarificação.
    Essa demora na volta até foi propositada, para depois dizerem "olhem temos aqui um parceiro já certificado, e pronto a usar, visto que têm menos de 1 mes para cumprir o deadline"
  7.  # 9

    É um pouco mais complexo que isso... Implementar meios de pagamento próprios obriga os OPC a pagar por equipamento e ter custos de operação (fees, licenças e tal) que não tinham antes. Isso e o interesse em manter o obscurantismo dos preços...

    Colocado por: hangaspor isso o melhor é usarem este parceiro que nos já escolhemos

    Isto para mim (vi essa apresentação há algum tempo, logo depois de sair) é um atropelo gigante à concorrência.
    Tens "n" provedores de serviços de TPA, mas a entidade gestora (não é um player qualquer, é a entidade central da operação da rede) apresenta UM. Sem qualquer surpresa foi esse o provedor que apareceu nas primeiras "inaugurações" de postos com TPA.
    Enfim...
    Concordam com este comentário: hangas, jorgealves
    • dom123
    • 5 setembro 2024 editado

     # 10

    Não percebo como carregou 46kwh na bateria tendo ela uma degradação de quase 10%.
    Nos carregamentos anteriores carregava cerca de 40Kwh.
    Só se foi de ter ido ao Algarve e ter feito vários carregamentos rápidos, mas mesmo assim.
    Até a autonomia estimada subiu e muito, antes andava no ordem dos 280Km.
      Screenshot_20240905_101435.jpg
      20240905_101629.jpg
    • nsf
    • 5 setembro 2024

     # 11

    Boa tarde.
    Comprei um carro elétrico (ainda estou à espera que seja entregue) e tenho procurado inteirar-me de como tudo funciona, nomeadamente os carregamentos.
    Será que a malta mais "batida" nisto pode dar umas luzes e principalmente qual o melhor comercializador. No site da mobi.e aparece uma carrada deles e entrado nas respetivas páginas, nem todos disponibilizam uma informação clara.
  8.  # 12

    Andamos a ver o 3008 elétrico, alguém conhece este carro?
  9.  # 13

    Colocado por: nsfBoa tarde.
    Comprei um carro elétrico (ainda estou à espera que seja entregue) e tenho procurado inteirar-me de como tudo funciona, nomeadamente os carregamentos.
    Será que a malta mais "batida" nisto pode dar umas luzes e principalmente qual o melhor comercializador. No site da mobi.e aparece uma carrada deles e entrado nas respetivas páginas, nem todos disponibilizam uma informação clara.
    Parabéns pela decisão... qual foi o VE escolhido?

    Sobre o carregar na rua, é de evitar e carregar o menos possível devido aos custos.
    Aconselho a instalar a APP dA MIIO... há outras... para fazer a simulação do preço nos postos para escolher qual o cartão a usar.
    Aconselho a pedir os vários cartões (e deixar no carro, se não a carteira fica cheia), EDP, GALP, PRIO, eVAZ, MIIO, ....
    Numa determinado posto e dia, a escolha de um cartão ou outro pode ter imensa influência no preço.

    Instale a APP do Continente Plug and Charge. Há vários Continentes que tem carregadores na sua rede que pode ver na APP (não dá para usar os outros cartões) e associa a um cartão do Continente, pode receber em saldo o que pagou por até 15min numa carga rápida ou até 30min no lento, se nos últimos 10 dias incluíndo o atual, fez uma compra superior ou igual a 30€.
    Concordam com este comentário: dom123
    • mafgod
    • 5 setembro 2024 editado

     # 14

    Colocado por: callinasAndamos a ver o 3008 elétrico, alguém conhece este carro?
    Por alguma razão em particular pelo 3008?
    É bastante gastador (bateria grande mas que outros com bateria menor tem a mesma autonomia), segundo o EV database anda nos 192Wh/100km.
    No dia-a-dia será inferior (tenho no meu Y uma média de 126 e no site dá 164) mas será sempre um pouco mais gastador.

    Mas, mais importante, é fazer um test drive :-)

    Veja esta review em PT
    • nsf
    • 5 setembro 2024

     # 15

    Colocado por: mafgodParabéns pela decisão... qual foi o VE escolhido?

    Sobre o carregar na rua, é de evitar e carregar o menos possível devido aos custos.
    Aconselho a instalar a APP dA MIIO... há outras... para fazer a simulação do preço nos postos para escolher qual o cartão a usar.
    Aconselho a pedir os vários cartões (e deixar no carro, se não a carteira fica cheia), EDP, GALP, PRIO, eVAZ, MIIO, ....
    Numa determinado posto e dia, a escolha de um cartão ou outro pode ter imensa influência no preço.

    Instale a APP do Continente Plug and Charge. Há vários Continentes que tem carregadores na sua rede que pode ver na APP (não dá para usar os outros cartões) e associa a um cartão do Continente, pode receber em saldo o que pagou por até 15min numa carga rápida ou até 30min no lento, se nos últimos 10 dias incluíndo o atual, fez uma compra superior ou igual a 30€.
    Concordam com este comentário:dom123

    Já tenho a app da miio e já dei uma vista de olhos, mas como ainda sou verde nisto há termos e valores que ainda me fazem confusão.
    Também já vi um video no youtube sobre um indivíduo que partilha a sua experiência com o seu tesla e apontou os postos do continente como dos mais baratos (ou mesmo o mais barato) a par dos da tesla. Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5m5C-yCg0V0
    A viatura foi um megane e-tech.
  10.  # 16

    Acabo por fazer a maior parte das minhas cargas no Continente, precisamente dividindo as compras em 30€. Temos dois cartões continente na família para poder dividir 60€ em compras por duas de 30€ e dar 2x15min no PCR. Mesmo fora dessas borlas, num dos cartões tenho aquela opção que apareceu há um tempo para algumas pessoas em que se faz o carregamento mensal de 100€ de saldo no Cartão Continente e tem-se automaticamente 10% de desconto em cartão em todas as compras. E isso inclui carregamentos. Logo quando preciso, sai 10% mais barato do que os 0,24€/min que estão afixados, o que dá um preço particularmente interessante se apanhar um dos postos com duas CCS que dá um potência média mesmo perto dos 50kW, e não 45kW como nos postos mais antigos.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  11.  # 17

    Alguém sabe se na Prio dá para ter 1 cartão ao min e 1 ao kWh na mesma conta? Pedi 2 cartões mas tinha que escolher á partida se eram facturados ao min ou kWh e, tendo um Leaf 40, talvez não tenha sido a melhor escolha. No entanto, queria comparar carregamentos idênticos com um e outro para ver o mais vantajoso.
  12.  # 18

    Podes sempre pedir um cartão em nova de outra pessoa :-)
  13.  # 19

    Andava a ponderar comprar 1 BMW I3 usado, alguém com experiência neles que possa dar feedback?
  14.  # 20

    Colocado por: XtrilhoAndava a ponderar comprar 1 BMW I3 usado, alguém com experiência neles que possa dar feedback?

    Não tenho experiência nesse carro, mas se for comprar usado recomendo importar à marca na secção de usados.
 
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